Enquanto "Leigos" Destróem o Santuário, Lição da Escola Sabatina Traz Argumento Contra a Trindade

Os teólogos que planejam os temas das “Lições da Escola Sabatina” são grandes estrategistas. É preciso reconhecer sua visão e inteligência.

Há alguns meses, o tema da lição foi o Espírito Santo e a Trindade. Durante um trimestre, houve um barulhão por esse Brasil afora, muita discussão, gente sendo cortada, gente reclamando, pastores mostrando quem é que manda.

Ao final, a “oposição” “cantou vitória”, pois muita gente boa deixou de crer nesta doutrina adventista de 1931, que foi copiada pela igreja católica lá pelo terceiro ou quarto século de nossa era. Ouvi muito a frase: “eles não deviam ter tocado no assunto! Só despertaram o interesse!”

Nunca é bom subestimar a inteligência dos outros. A lição seguinte veio com o tema do Santuário, 2300 tardes e manhãs, 1844.

A “oposição” logo mordeu a isca. Alguns dos principais pensadores do “movimento leigo” deram início à missão de derrubar o santuário. A tarefa não é difícil, pois exigem dos que querem manter o Santuário de pé que usem só a Bíblia para explicar acontecimentos de 18 séculos após o último verso das Escrituras Sagradas ter sido escrito.

Algumas estacas do Santuário ainda estão de pé, mas, quanto tempo ainda resistirão? A Igreja oficial, que durante o alvoroço sobre a Trindade produziu muitos argumentos e contra-respostas, permanece calada. A importância da crença na Trindade é apenas mostrar aos membros que os teólogos são importantes, pois quando a IASD não os tinha, ninguém acreditava nesta doutrina. Já 1844 é fundamental para todo tipo de adventismo. Não existe Igreja Adventista sem 1844.  Entretanto, os teólogos, as revistas, os cultos doutrinários, ninguém fala no assunto. Parece que o plano é deixar o “movimento leigo” com suas próprias brigas intestinas. Não quiseram sair? Agora, “se virem”!

A Lição seguinte à do Santuário, foi sobre Criacionismo. Quando vi, confirmei minhas suspeitas. Era o golpe final. Com o tema da Trindade, os que não estão dispostos a crer conforme a igreja manda, criam caso e saem ou são expulsos. Com o tema do Santuário, o movimento se divide e os que participam de sua derrubada perdem todo vínculo com o adventismo. Sem EGW, sem profecias exclusivas. É preciso agarrar no casaco de Martinho Lutero ou Calvino. Ou voltar aos primórdios da era cristã. De toda forma, não há porque ficar perturbando os adventistas, já que não se tem mais nenhum vínculo com eles. Com o tema do criacionismo, melhor ainda. Ser oposição é ser ateu, evolucionista. E não há razão para um ateu ficar discutindo Bíblia com os crentes. Com isso, nossos teólogos conseguiriam extirpar todos os chatos oposicionistas.

Mas, parece que ninguém mordeu a isca do ateísmo. Ateus não podem cobrar dízimos e receber ofertas. (Sei que o comentário é um pouco injusto, mas também é um pouco justo, portanto, fica.)

A “oposição” está dividida. Alguns intelectuais não crêem na doutrina do santuário, estão convictos que Deus gastou suas melhores profecias apocalípticas com Antíoco Epifânio.

Uma grande ironia do destino é que, nas melhores discussões sobre o Santuário, a doutrina da IASD têm sido defendida utilizando-se os estudos da equipe do site “Concerto Eterno”, cujo editor há alguns anos colabora com o “adventistas.com”. Tudo indica que os editores dos pioneiros “adventistas.com” e “adventistas.net” ainda crêem na doutrina das 2300 tardes e manhãs, mas há uma grande expectativa para que abandonem esta crença, e, melhor ainda, que se tornem ateus, poderiam ser odiados então com mais justiça.

Outro ramo na oposição afirma que Jesus não teve pré-existência, e que, embora não exista Trindade, Deus e Jesus são a mesma pessoa. Deixaram a Trindade, que afirma que três pessoas formam um Deus, e abraçam a crença de que dois Deuses formam uma Pessoa. Conseguiram avançar na teologia, porém permanecem reprovados em matemática.

Outro grupo defende a barba como ponto de salvação, afirmam convictos que quando Satanás e seus anjos foram expulsos, a primeira coisa que fizeram foi raspar a barba. Claro que não crêem apenas nisto. Entendem que Levítico proíbe misturar tecidos,  comer alimentos transgênicos, e é preciso trocar todos os nomes; falar hebraico é fundamental, português, nem tanto, o que torna a leitura de seus argumentos um tanto difícil. Parece ser esta sua principal estratégia, falar difícil.

Nada original, os teólogos fazem isso há séculos.

Então. Com os teólogos e estrategistas da igreja oficial apreciando a divisão da “oposição”, não é que eles mesmos se descuidaram?

Tiveram tanto trabalho para fazer EGW dizer o que não disse, lições da Escola Sabatina bem elaboradas para convencer nossos irmãos que Deus não tem espírito, pois Este é uma Pessoa à parte, e, vejam só, na última lição deste trimestre, página 168 da lição do professor, primeiro parágrafo, citam o SDA Bible Commentary:

“A palavra traduzida como espírito provém da palavra hebraica ruach, traduzida como respiração, vento ou espírito, no sentido de vitalidade, coragem, temperamento ou ira. Também se refere à disposição. Em outro lugar da Bíblia, ruach é traduzida para indicar o centro das emoções, a mente, a vontade, o coração, o caráter moral e o Espírito de Deus. Nunca é usada para designar uma inteligência capaz de existir à parte do corpo físico. O que retorna a Deus é o princípio de vida dado por Deus ao homem.”

É preciso lembrar que os autores da Lição e do SDA Bible Commentary são trinitarianos, mas os escritores da Bíblia não o eram, como fica claro no texto. È muito fácil de entender.

Os defensores da Trindade vão contra-argumentar, dizendo que Deus e o homem são diferentes, portanto não se pode comparar o espírito de um com o do outro.

Deus e o homem são mesmo muito diferentes. Deus criou a razão e a matemática. O homem cria doutrinas ignorando a razão e a matemática.

Onde está o “Arquivo X da IASD” e seus artigos “de olho na Lição da Escola Sabatina?” Alguém precisa estar de olho na Lição. Pois enquanto todos assistem à derrubada do santuário, estão colocando argumentos contra a Trindade na Lição. Bem,  eles dizem que a verdade é progressiva. Após a morte dos pioneiros, trouxeram para a igreja a “novidade” surgida no segundo e terceiro século. Quem sabe agora, não retrocedem um pouco mais, e voltam a crer como os apóstolos, para quem havia um só Deus e um só Senhor?... -- Tales Fonseca


 

Resposta do Presidente da ABAlei

 

Disse Jesus: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;”- João 5:39

 

“Os que entraram para a obra do ensino ou foram chamados para qualquer posição de responsabilidade, não se devem satisfazer com o produto das pesquisas de outras mentes, mas devem pesquisar a verdade por si mesmos. Se não formarem o hábito de estudar por si mesmos os temas da verdade, tornar-se-ão superficiais em sua vida e experiência. As opiniões de vossos companheiros vos podem ser de valor, mas não deveis confiar nelas, sem ter vossas próprias e definidas idéias.” – Conselhos Sobre Escola Sabatina 33

 

Deveis examinar as verdades que fostes levados a crer, até vos certificardes de que não contêm defeito algum. Perdeis muito quando não levais à lei e ao testemunho cada ponto da fé a que vos apegais, pois não vedes nem apreciais a verdade como é. Oh, que todos os nossos jovens apreciem o privilégio que Deus lhes deu! Ele deseja que vos dirijais à fonte de toda luz e sejais iluminados pelo Seu Espírito, que será dado a todo humilde pesquisador da verdade. Verificareis então que o Espírito e a Palavra concordam entre si e que sabeis o que é a verdade. Que segurança nos traz esse conhecimento!” - Conselhos Sobre Escola Sabatina 33

 

“Respondeu-lhes Jesus: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo por mim mesmo.” João 7:16-17

 

A Doutrina do Santuário tem sido, nesse momento, objeto de estudo de muitos dos irmãos e líderes do Movimento Leigo Adventista.

 

O estudo dessa doutrina, entre outras, cremos ser necessário e pertinente, também salutar quando ao objetivo visa o entendimento da Palavra de Deus.

 

Alguns de nossos irmãos têm publicado suas pesquisas e seus entendimentos pessoais de forma conclusiva sem submete-los a apreciação dos demais irmãos do Movimento Leigo dando a impressão de que suas colocações é o pensamento dos Leigos Adventistas como um todo, e é isso tem possibilitado, entre outros, o termo utilizado pelo irmão Tales Fonseca nesta importante avaliação. “Enquanto Leigos Destroem Santuário...”

 

A ABALei, e as congregações associadas, conforme deliberacão tomada na reunião de Lideres Leigos em Santa Isabel/SP, incentiva o estudo das doutrinas que professamos, pois verdade será sempre verdade, e reafirma que toda e qualquer alterações doutrinárias só se fará em Convencão das Congregações reunidas após acurado estudo da Palavra de Deus.

 

Recomendamos porém que procurem banir, nos estudos doutrinários, entre outros, a intolerância e o desejo de supremacia, pois isso resultará em inimizades, divisões, dissensões e partidos etc... Se alguém tiver idéias pré concebidas e não quer ouvir opniões e as dúvidas dos irmãos, não compareçam e nem promovam reuniões para estudo doutrinários, pois a reunião resultará em dano para a pessoa, para a congregação e conseqüentemente para o movimento. Após a reunião da Diretiva da ABALEI do próximo dia 08/04/2007 divulgaremos uma carta para que vejam o resultado de se promover palestras sem estar preparado para ouvir opniões diferentes.

 

Bem, analisando a matéria em si, é importante realçar também que se trata de uma abordagem bastante pertinente, pois mostra que pela perda do foco (Anúncio do Evangelho Eterno) por parte dos leigos, Satanás tem avançado em sua missão de desviar o povo da verdadeira adoração constante na Palavra de Deus.

 

É importante destacar que embora tenhamos o direito e o dever de estudar, por nós mesmos, todas as doutrinas que fomos levados a crer, devemos ser prudentes ao fazê-lo, para que não nos desviemos da VERDADE PRESENTE para este tempo, ou seja, o chamamento do povo á VERDADEIRA ADORACÃO Bíblica. Devemos notar que conquanto todos nós, cristãos, estejamos aguardando o iminente retorno de nosso Senhor Jesus, o Cristo. O apóstolo Paulo declara que isso não acontecerá sem que venha primeiro a apostasia, o afastamento da verdade no tocante a adoração (II Tes. 2:1-13). Isso está ocorrendo em nossos dias, e é necessário que o primeiro, segundo e terceiro Anjos do Apocalipse, (representados por aqueles que anunciam o Evangelho Eterno) entrem em ação, simultaneamente, conclamando, em alta voz, o mundo a adorar ao Criador, mostrando-lhes, claramente, pelas Escrituras Sagradas, quem é digno de adoração e louvor.

 

Enquanto os membros do Movimento Leigo Adventista, levantados por Deus para cumprir a missão negligenciada pela IASD, se perdem em discussão doutrinárias, por mais pertinentes que sejam, Satanás avança com o objetivo de atingir seu alvo, ou seja, desviar o povo dAquele que pode dar-lhes a salvação, a saber, o único Deus, o Pai, e seu Filho Jesus, o Cristo. Vemos isso pela estratégia, prudentemente, percebida e denunciada pelo autor da matéria. A Lição da ES visa consolidar, formatar as mentes dos irmãos para que permaneçam no erro pensando estar na verdade. Se eles (irmãos) ao menos estudassem por si mesmos haveria esperanças.

 

Temos um trabalho a realizar. Uma missão a cumprir. Não permitamos que o inimigo nos desvie da VERDADE PRESENTE para este tempo.

 

Oremos para que na Convenção programada para os dias 27/04 a 01/05/2007 possamos entender qual é a VERDADE PRESENTE para esses dias e nos unir em missão.

 

Movimento Leigo Adventista. Unidos em Missão!

 

 

Obrigado irmão Tales pelo alerta.

 

Aparecido J. Souza

ABALei 

Retornar 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com