Confusão no Arraial Trinitariano: Manuel Xavier de Lima diz que "Jesus é UM Deus" e a Revista Adventista publica...

Está na Seção de Cartas de Fevereiro, com o título "Filho Unigênito":

O texto que você lê acima foi copiado da seção de cartas da Revista Adventista de Fevereiro/2008. Chamo a atenção para uma carta do Pastor Manuel Xavier de Lima. Se não me engano ele foi presidente da APLAC na época do "caso Nildes" e antes de sua jubilação foi para a Associação Paulistana onde ficou por pouco tempo como evangelista.

Quem costuma ler a seção de Cartas da Revista Adventista perceberá que em muitas edições há uma carta do Pr. Manuel Xavier de Lima nesta seção. Se você tem as edições anteriores da R.A. poderá comprovar este fato.

O que quero destacar na carta do Pr. Manuel é o resultado de uma confusão gerada na cabeça de todo trinitariano. Poucos trinitarianos entendem a doutrina da Trindade. E a carta do Pr. Manuel mostra que depois de vários anos como pastor, administrador e evangelista da IASD ele ainda não entendeu o que é a Trindade.

Na tentativa de atacar "a nova safra de profetas não enviados" ele acabou, a meu ver, pisando na bola. Perceba que ele diz que Jesus "é um Deus como o Pai". Mas não é isso que a doutrina católica e adventista da Trindade ensina. Segundo a doutrina da Trindade Jesus Cristo é Deus, é o único Deus, não um Deus como o Pai. Segundo a doutrina da Trindade Jesus Cristo é o único Deus, assim como o Pai é também o único Deus. Ambos são um: co-iguais, co-substanciais, co-eternos. É isso que reza a doutrina trinitariana.

Dizer que Jesus é um Deus como o Pai, como fez o Pr. Manuel, implica em afirmar que o Pai também é um Deus. Desta forma cada um dos membros da Trindade seria interpretado como "um Deus" resultando num conjunto de três Deuses.

O Pr. Manuel Xavier, se desejar entrar neste debate, deverá ser mais cauteloso com o que escreve. Para defender a doutrina da Trindade ele deveria ter dito "Jesus é Deus assim como o Pai" ou "Jesus Cristo é um Deus com o Pai".

Isso mostra que muitos pastores ainda não entenderam a doutrina da Trindade como reza o credo católico e o credo adventista. Mas há um atenuante para o Pr. Manuel. A doutrina da Trindade foi concebida para não ser entendida, então isso minimiza sua falta de compreensão sobre o assunto. Além de ser concebida para não ser entendida, a doutrina da Trindade é inexplicável, ou seja, foi formulada para não ser explicada. Mas mesmo sem poder ser compreendida ou explicada, a doutrina da Trindade tem sido aceita por muitos há mais de 1600 anos. Isso porque a doutrina da Trindade foi elaborada apenas para ser aceita.

Enfim, dentro desta mistura de conceitos, parece que pouco importa se Jesus é o único Deus ou é "um Deus" assim como o Pai é um Deus e também como o Espírito é um Deus formando, desta forma, três Deuses. A Trindade é isso ai. Acredite se quiser! Acredite se quiser... continuar sendo membro da igreja.

Um forte abraço e que Deus lhe abençoe

Ricardo Nicotra

PS: Recebemos neste fim de semana a notícia da exclusão de mais um irmão por não acreditar na Trindade. É o irmão Carlos Lavrado, do Paraná. Que Deus dê o conforto a ele e a sua família. E o exército de não trinitarianos vai crescendo a cada dia.


Comentário do Leitor

O pastor Manuel Xavier de Lima deveria ter mais cuidado e procurar mais conhecimento quanto intentar falar sobre a Doutrina da Trindade. No texto que escreveu na R.A, ele cometeu vários erros. O primeiro erro que ele cometeu foi chamar os adventistas não trinitarianos de "profetas não enviados", julgando -os preconceituosamente. O segundo erro cometido foi afirmar que o arianismo propõe que Jesus tenha sido gerado por Deus. Muito ao contrário do que o pastor Xavier afirma, Ário nunca aceitou ou reconheceu Jesus Cristo como Filho de Deus. Ário considerava Deus, o pai, como um ser indivisível e como tal, não poderia ter um filho da sua mesma natureza. Um filho do Pai, com a mesma natureza do Pai, dividiria Deus e colocaria a fé cristã no politeísmo.
 
Para Ário, Cristo era simplesmente uma criatura de Deus, a primeira criatura, mas somente uma criatura. Assim como os adventistas trinitarianos, Ário negava a filiação de Cristo em relação ao Pai, somente que do lado inverso. 
 
Para Ário Cristo não poderia ser Filho de Deus, porque Deus é indivisível.
Para os adventistas trinitarianos, Cristo também não pode ser Filho de Deus, porque ele é, segundo o mal entendimento do pastor Xavier, também "um Deus".
 
Para os adventistas não trinitarianos, Jesus Cristo é o único Filho de Deus, da mesma natureza, substância e essência do Pai. Como Filho, Cristo se submete ao Pai e o reconhece como autoriadade absoluta do universo. Como Filho, por ser Filho, recebeu do Pai o direito de "possuir vida em si mesmo" e de trasferir vida eterna aos que o aceitam como Filho de Deus.
 
Assim, para concluir, verificamos que os adventistas trinitarianos exercem um arianismo invertido, mas com o mesmo resultado: Ário, para negar a divindade do Filho, o rejeitava como Filho de Deus. Os adventistas trinitarianos, para afirmar a divindade do Filho, também não o reconhecem como Filho de Deus. -- Elpídio da Cruz Silva

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com