"Hoje, como nos séculos anteriores, a apresentação de qualquer verdade que reprove os pecados e erros dos tempos, suscitará oposição... É o mesmo expediente que tem sido adotado em todos os tempos. Elias foi acusado de ser o perturbador de Israel, Jeremias de traidor, Paulo de profanador do templo. Desde aquele tempo até hoje, os que desejam ser fiéis à verdade têm sido denunciados como sediciosos, hereges ou facciosos." - O Grande Conflito, págs. 458  e 459.


Pastor Desacredita da Organização

...Meu irmão, sobre a eficácia de seus métodos não tenho uma avaliação. Algumas idéias apenas, mas nada de definitivo... De fato, é dificil fazer alguns dos nossos líderes descerem do pedestal que eles mesmos construíram. Só temo que da maneira como você esteja fazendo possa "jogar fora a criança junto com a água de banho".

Tenho tentado o método educativo. Cavo as oportunidades e procuro sugerir a necessidade de uma liderança mais transparente e liderados mais conscientes. 
Não sei dos resultados a curto prazo, mas creio que a médio e longo prazos as coisas possam acontecer. ...Ouço aqui e acolá informações de novas posturas tanto em líderes como em liderados. Mas reconheço que a maioria não mudou muito...

Para falar a verdade, até acredito que a Instituição não terá muito que melhorar, mas sim que piorar, e tomara que piore bastante; indicará sua completa falta de necessidade. Mas creio também que a Igreja (povo de Deus), essa dará o Alto Clamor. Procuro pautar o meu ministério em preparar esse "povo de Deus", tornar conscientes os membros do distrito onde estou para que por si mesmos decidam quem colocar na liderança, desde a igreja local até a Associação e etc...

... Mas se meus colegas, pastores distritais, induzem suas comissões de nomeações, não adianta esperar que esses membros saibam o que fazer nas trienais. Por isso, creio que deveríamos fazer uma campanha para que os membros leigos conheçam de sobejo as regras do Manual de Igreja e Manual de Procedimento. Assim, destruiriam esses líderes déspotas em seu próprio território. Tenho absoluta confiança de que eles não seguem o Manual da Igreja para se favorecerem. Se o seguissem não conseguiriam fazer o que fazem.

Bem, a gente vai escrevendo e vai pensando... Sabia que por causa dessa chuva de denúncias, os homi da Obra andam muito mais cautelosos? "Há males que vêm pra bem!" Na minha Associação, o presidente anda muito cauteloso nos gastos, já anunciou que não teremos nenhum concílio fora de nossas instituições para não gastar com viagens e hotéis. Veja isso já é um avanço, pois estavam abusando como se a igreja fosse uma empresa e os pastores (eu incluído!) executivos de alta categoria. E olha que poucos de nós reclamavam do luxo. 

Creia, algo já aconteceu graças à crítica de vocês na net.

.................. Pastor Distrital.

(Omitimos alguns trechos desta carta para que seu autor não seja identificado e demitido da Organização. Fizemos questão de publicá-la, porque revela quais estão sendo os frutos de nosso trabalho. Deus seja louvado!)


Excelente! 

Como somos portadores da verdade, pelo fato de acreditarmos e vivermos de acordo com a Bíblia de uma forma integral, crendo que Jesus Cristo é o nosso Salvador, é somente nEle que devemos depositar nossa confiança. Devemos nos preocupar apenas com a verdade, mesmo que doa a "alguns" que só pensam em lucros e não no principal dever nosso que é levar a mensagem do evangelho a todo o mundo.

Rogério


Pregação com "Sabor Bullón"

Sou Adventista e meu nome é Gilberto. Gostaria de saber qual é o objetivo de vocês. Li o que o Pastor Bullon escreveu e não tem nada a ver com "o fabricar revelações". Acho que vocês interpretaram mal as suas palavras. Nesse artigo, ele nos faz refletir sobre como fazer um sermão que realmente ajude as pessoas. Parece-me que vocês estão interessados em falar mal, seria desse modo?

Não se trata de falar mal do Pastor Bullón, ou de quem quer que seja. Queremos apenas corrigir distorções. Foi o que fizemos a sugerir a leitura crítica daquele texto. 

Para perceber o equívoco das falsas "revelações" durante os sermões, é preciso ler nas entrelinhas. O pregador está mentindo, quando apenas supõe a presença de uma pessoa com este ou aquele problema, mas diz com toda certeza: "Eu sei que entre nós existe uma pessoa em dificuldades, pensando em se matar, porque está desesperada..." 

Quem está nessa situação, ouve e imagina que o pregador desfruta de uma relação tão especial com Deus que Este lhe estaria usando para revelar uma mensagem específica para alguém com um problema específico. E os que não se enquadram no perfil mencionado, imaginam que aquele pregador tem mais poder e intimidade com Deus do que os outros. Assim, olham para o pregador e não para Deus.

Esse é o mesmo método usado pelos pregadores pentecostais, que direcionam suas pregações a ouvintes-padrão em situações-padrão e falam como se estivessem recebendo "revelações de Deus". Entre nós, a mensagem de Deus não precisa desse "reforço" emocional e enganoso.
Ou precisa?


Dupla Reforma

Parabenizo o(s) webmaster(s) deste oportuno site. A Igreja com a qual convivo há mais de trinta anos está caduca e necessitada urgentemente - de uma reforma de duplo caráter: espiritual e financeiro-administrativa. O que se vê, pode ser um bizarro ante-projeto de Laodicéia, onde seus pseudo-líderes, tal qual os das denominações espúrias e reavivadas, quedam pejados de vícios de mordomias, preguiça e corporativismo, gerando uma crescente insatisfação dentre a membresia esclarecida, e prorrogando para cem anos o que poderia ser feito em dez. 

Louvo toda e quaisquer manifestações deste porte e natureza, com as quais me identifico e me disponibilizo para implementarmos uma discussão a nível planetário, revisionista até diria, dos rumos e missão de um povo que se autodenomina, povo de Deus, e aguarda seu regresso em majestosa e tremenda glória, mas nega na prática os seus efeitos.

Maranata!

Carlos Rocha

Sinta-se à vontade para participar da conosco deste trabalho. Envie suas colaborações para o e-mail: adventistas@adventistas.com .


Ano 2000

Olá, amigo Robson!

O ano 2000 tem muito significado pra igreja católica, pois dentre outras
coisas menos importantes, comemora-se o jubileu, essa grande festa feita de
50 em 50 anos... Vamos dizer que o ponto alto dela seja o perdão. Bonito, né? Perdão... Mas no contexto profético, isto é cumprimento da Bíblia, pois
sem esse perdão não é possível haver o ecumenismo... Nação perdoando nação,
dívidas canceladas, dentre outras coisas relevantes. E é também nesse ano
que o pontífice romano vem ao Brasil para lançar a Bíblia Católica. A Bíblia
Universal, chamaremos assim. Nela, todas as passagens referentes ao sábado
estarão trocadas pelo domingo.

São as profecias se cumprindo! Está na hora de acordarmos e estruturar de vez nossa vida com DEUS. Vamos voltar ao primeiro amor!

Gerson Talhatelly 

Se puder nos enviar informações adicionais sobre essa tal Bíblia, agradeceríamos, irmão.


Pecados Públicos

Caro irmão,

Na resposta que publicou, você diz: "Via internet, estamos cumprindo exatamente o que a Bíblia sugere: 'Se o teu irmão pecar, repreende-o!' São pecados públicos, divulgados nas publicações da igreja ou com base em informações passadas pela liderança à imprensa. E pecados públicos exigem repreensão pública." 

Pois bem, pelo pouco que entendo a Bíblia, acho que devemos repreender nossos irmãos como Jesus também nos ensinou em Mateus 18:15, que diz: "Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o ENTRE TI E ELE SÓ; se te ouvir, terás ganho teu irmão". Por isso, desculpe-me irmão, mas eu não concordo com a tese de vocês.

Irmão, sabemos que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a Igreja de Deus aqui
na Terra. Ela tem problemas, como eu e você temos (pois nós somos a Igreja e
não a Organização e as construções) e devemos realmente fazer tudo para
mantê-la pura e unida, mas devemos usar os métodos que Jesus Cristo usou.
Cristo procurava repreender as pessoas de seus erros, em primeiro lugar com
AMOR, e depois com o EXEMPLO de vida e sempre com a pessoa envolvida.

Reclamem em primeiro lugar com o pastor de sua Igreja local, caso não
resolva procurem a Associacão, depois a União de seu campo, a Divisão e a
Conferência Geral, e se de tudo ainda não for tomada nenhuma decisão, orem e
entregue o problema para o DONO da Igreja e deixe Ele mesmo resolver da
maneira dEle, pois Ele sempre resolveu tudo da melhor maneira possível. 

Não devemos nunca nos afastar dos métodos de Jesus. Temos a certeza
de que Ele está no comando olhando para trás e vendo como Ele conduziu Sua
Igreja até aqui. 

Essa é minha humilde opinião, pois sou apenas um membro da
Igreja, não sou obreiro nem trabalho na administração.

Continuarei orando por vocês. Um grande abraço, Sandro Dias

Ore, Sandro. Ore por nós e pela Organização. Como você já deve ter lido na carta que antecede à sua, a liderança não tem permitido que Deus dirija a igreja. Felizmente, como informa o pastor que não pudemos identificar, estamos conseguindo alguns resultados positivos para a glória de Deus. 

Quanto aos métodos de Cristo, sugerimos uma releitura de São Mateus 23, em que o Mestre repreende os líderes da igreja de Seu tempo. Uma repreensão, pública, direta, sem meias-palavras. Em ocasião anterior, Ele chegou a usar um chicote para expulsar do Templo aqueles que o profanavam, transformando suas cerimônias em fonte de renda.

Outro incidente marcante é a repreensão pública de Paulo a Pedro, descrita em Gálatas 2:11-14.

Nova Carta (Mesmo Autor) 

Lendo sua resposta na homepage, vejo que vocês são mais pretensiosos que eu pensava, pois estão querendo o lugar do Mestre. Fico triste que isso esteja acontecendo. Vocês estão tentando distorcer os fatos. Reclamem sim, mas com as pessoas certas e não com as pessoas que não tem nada com isso.

Vocês dizem: "Tão logo recebamos um e-mail de alguém da liderança, admitindo esses equívocos e dispondo-se a corrigi-los, retiraremos a denúncia do ar e comemoraremos juntos a mudança de atitude (arrependimento). Há milhares de ex-adventistas querendo voltar, só dependendo de uma manifestação desse tipo." Caso o que vocês estejam fazendo dê resultado, com que cara vocês vão publicar que estão novamente unindo-se a Igreja que vocês tanto criticaram?

Ou vocês querem "abrir" uma nova igreja, como os muitos "reformistas" ?

Vou continuar orando por vocês, pois quero encontrá-los no Céu quando Jesus voltar, e tenho a certeza de que Ele vai orientá-los para que tomem a melhor decisão.

Um abraço do irmão, Sandro.

Pretensiosos? Por esperar que a Organização reconheça seus erros e peça desculpas? Ora, nossos líderes não são humanos como nós, não são sustentados por nossos dízimos, por que não deveriam assumir seus erros, pedir desculpas e tentar repará-los? São funcionários da igreja e, portanto, devem satisfação a ela! (Até o papa, que se diz infalível, tem para quem confessar seus pecados... Ou nossos líderes se acham mais infalíveis que o Papa?)

Ninguém aqui quer o lugar de Cristo, irmão. Não distorça nossas afirmações. O senhor disse que deveríamos adotar os métodos de Cristo e nós lhe dissemos que os métodos de Cristo iam um pouco além da conversa reservada quando se tratava de pecados públicos.

Quando reclamamos, reclamamos, sim, para as pessoas certas. Nós não estamos responsabilizando o irmão e nenhum outro leigo, como nós, pelos abusos que a administração comete. Estamos responsabilizando as pessoas certas, os líderes. E não precisamos unir-nos outra vez com a Igreja, porque não saímos dela. Nem precisamos mudar de "cara" porque em momento algum dissemos que a igreja (membros) seja culpada. A responsabilidade é da Organização, ou administração, também conhecida como obra ou IASD (instituição).

Não queremos abrir nova igreja. Se pudéssemos, juntaríamos todas as dissidências da Igreja Adventista, pediríamos perdão, choraríamos, reconliaríamo-nos, lavaríamos os pés uns dos outros e nos fortaleceríamo-nos na unidade que Deus sonha para Seu povo. 

Obs. Seu artigo "O Pai Nunca Desiste" está sendo publicado nesta edição. Escreva sempre.


Sub-Pastor

Querido irmão, Robson, gostaria de informar que não sou um pastor, mas apenas um servo de Cristo para ajudar na condução do seu rebanho, como um ancião. Quanto ao exemplo Davi, não quero entrar no mérito da forma de governo, mas na submissão à vontade divina, cada um dará conta de si mesmo conforme diz Ezeq. 18:4, 20 e 21. Quero reiterar que apesar de toda vontade humana na condução da obra na terra, é o Senhor DEUS quem controla todas as coisas e Sua vontade que prevalecerá afinal, pois ELE é DEUS.

Obrigado pelas palavras de incentivo verdadeiramente é disso que necessitamos.
Um grande abraço.

milton@alternex.com.br


Parabéns!

"Gostaria de agradecer a dica sobre a página www.adventistas.com. Nunca tinha visto nada igual, colocando e revelando algumas verdades nunca antes mostradas da Igreja. Parabéns!" adil <insert@u-netsys.com.br>


Falta Evangelismo

Olá, meu amigo, tudo bem espero que Deus esteja sendo seu guia. Entrei no site www.adventistas.com e não entendi claramente o objetivo desta página. O que vi são muitas críticas a nossa igreja e só. Não sei se esse é o objetivo. Talvez queiram manter-nos alertas de que existem erros graves na igreja. Mas gostaria que tivesse algo de evangelismo nesta página. Não podemos criticar a igreja que não está fazendo evangelismo sincero se nós divulgamos um site que não tem uma linha sequer de evangelismo. Talvez, não tenha encontrado. Sente você que principal objetivo desta pagina é a critica?

Não sei se isto é correto, Robson. Não fique bravo comigo. Talvez você esteja achando que sou um idiota enganado pela igreja, mas só quero fazer minha parte e me preparar para ser salvo.

De seu amigo e irmão, Robson Góes.

Vamos as explicações:

O site www.adventistas.com destina-se a adventistas, que, portanto, já
conhecem o evangelho e estão familiarizados com a interpretação adventista
dos acontecimentos finais, destacando-se entre eles a acentuada apostasia do
protestantismo (incluindo-se aí a IASD) e a recuperação do prestígio do
catolicismo, através da união com o espiritismo, o ex-protestantismo e o
governo dos Estados Unidos.

Os fatos relacionados com a Organização adventista aqui publicados objetivam a conscientização dos membros quanto à forma que a igreja está sendo conduzida e um convite ao arrependimento para a liderança. (Afinal, os
pastores também precisam converter-se diariamente, ou não?) Segundo EGW,
nada terámos a temer quanto ao futuro a não ser que nos esquecêssemos da
maneira como Deus nos guiou no passado. E é exatamente isso o que está
acontecendo no presente. Daí a preocupação em alertar.

Além do enfoque quanto à igreja, publicamos também sinais externos de que
Cristo logo voltará. Se você der uma olhada no índice geral, creio que vai
perceber isso. Detalhe: estamos na segunda semana de atividade e percebemos pela sua carta que poderíamos ser mais abrangentes no oferecimento de mensagens devocionais e evangelísticas. Sua sugestão será acatada assim que possível. Afinal, esse é um trabalho sem nenhum objetivo financeiro e que desenvolvo durante madrugadas ínsones.

Nunca me senti idiota enganado pela igreja, porque a igreja somos nós todos,
os membros da IASD. Se nos tentam fazer de idiotas, não é a igreja. São
alguns líderes corruptos que já não nos mantém com os olhos tão vendados
para a realidade. Caso não se arrependam, pode ter certeza de que a punição
virá. E, como você está vendo, falta de aviso não poderá ser alegada. Deus está vendo, o mundo está vendo, a Igreja está vendo...


Abraços!

Se quiser produzir um texto para a publicação neste site, fique à vontade.


Hora de União

Prezados irmãos,

Visito regularmente a homepage www.adventistas.com. Tenho notado que vocês estão dando muita ênfase em criticar a Igreja e isso não faz parte da ordem que Jesus nos deu, para que pregássemos o Seu Evangelho a todo mundo. Vejo, como um leigo, que desta maneira estaremos atrapalhando a pregação do Evangelho de Cristo e isso atrasará ainda mais. Vamos procurar fazer o que podemos para ajudar
a Obra a corrigir os seus erros e enganos, e não somente criticar. Jesus também nos ensinou como devemos agir quando essas coisas acontecem. "Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe." S. Lucas 17:3.

Tenho toda certeza que tanto vocês como eu queremos ir, o mais rápido possível, para o Céu, para tanto devemos ser um só corpo em Cristo, sem divisões. Façamos todo o possível para unir a Igreja de Cristo em toda a Terra. Estarei orando por vocês. 

Orem por mim também. Um forte abraço, do seu irmão em Cristo, Sandro Dias.

Sandro, meu irmão, o que atrapalha a pregação do Evangelho não é a
reprovação do pecado, mas o próprio pecado! Quanto a fazer o que podemos
para ajudar a Obra a corrigir seus erros e enganos, é exatamente isso o que
estamos tentando através do www.adventistas.com. Tão logo recebamos um
e-mail de alguém da liderança, admitindo esses equívocos e dispondo-se a
corrigi-los, retiraremos a denúncia do ar e comemoraremos juntos a mudança de atitude (arrependimento). Há milhares de ex-adventistas querendo voltar, só dependendo de uma manifestação desse tipo.

Via internet, estamos cumprindo exatamente o que a Bíblia sugere: "Se o teu
irmão pecar, repreende-o!" São pecados públicos, divulgados nas publicações
da igreja ou com base em informações passadas pela liderança à imprensa. E
pecados públicos exigem repreensão pública. "Se ele se arrepender, perdoa-lhe..." É isso que estamos esperando. Mas a Obra o que faz? Finge
ignorar o que dizemos, persegue-nos individualmente como está acontecendo em Goiânia e outras localidades. Há processos judiciais contra irmãos que
censuraram pastores por mau procedimento. A Associação Geral está
processando um pastor porque usou o nome da Igreja Adventista numa pregação contra o papado!

E não existe possibilidade de contato pessoal com esses homens. Porque não
nos receberiam, porque interurbanos custam caro e passagens para os Estados
Unidos, muito mais. A estratégia é admoestá-los aqui na rede mundial e orar
para que se arrependam. Ninguém está sendo estimulado a deixar a igreja ou
dividi-la. Pecados acariciados não devem, porém, ser o cimento a nos unir.

Em nome da unidade cristã, Sandro, a Igreja Adventista tenta a cada dia
assemelhar-se mais às outras igrejas protestantes, evitando ser chamada de
"seita". Os protestantes por sua vez estão cada vez mais parecidos com a
Igreja católica. Aí surge a tal equação ecumênica:
adventistas=batistas=episcopais=luteranos=católicos... Resultado, daqui a
pouco não haverá diferença entre adventistas e católicos! Quer um exemplo?
Dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora, houve aula nas Escolas Adventistas?

Mais um exemplo: Você se lembra quando a mortalidade da alma era uma de
nossas crenças fundamentais? Pois bem, dê uma olhada nessa nova Bíblia com
estudos bíblicos impressa para ser usada em séries de conferência. Nós já
mudamos a doutrina para "Imortalidade Condicional" da alma! Daí para o ponto de vista protestante e espírita é só um pulinho...

Oremos, Sandro. Oremos mesmo. O fim está próximo.


Quem é Você?

Olá, Amigo. Gostaria de saber mais sobre você, quem é, o que fez, o que faz, seu nome, e o que mais você achar interessante falar sobre você. Pergunto para poder ter certeza do que escreve. Se quiser responder, fique à vontade. Caso contrário, nao irei mencionar o site a amigos por não conhecer a fonte. Sugiro também a inclusão de um link que levasse para "o que cremos" e "quem somos", já que esse nao é um site oficial da igreja

Tidan, membro da Igreja Adventista

Resumindo,

Sou campograndense, 37 anos, fiz teologia no ENA e IAE, fui redator da Casa
Publicadora Brasileira, discordei de procedimentos administrativos, voltei
para Campo Grande. Como ex-obreiro, sofri muitas pressões e perseguições. Acabei deixando a Igreja por dúvidas motivadas por aspectos práticos que me
fizeram questionar toda a teoria.

Formei-me em jornalismo, sou radialista, locutor de comerciais para a TV,
além de professor-subistituto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o que me obriga a manter-me informado sobre o que acontece pelo mundo através da Internet.

Nessas andanças, "conheci" (virtualmente) o irmão Ennis Meier do
www.adventistas.net e www.alvorada.net , um adventista há várias décadas, que me fez ver que se a igreja tem problemas abandoná-la não irá consertar nada. É preciso ficar (no meu caso voltar) e trabalhar pela conscientização dos membros para que estes assumam a Obra que nos foi confiada, trabalhem e Cristo possa voltar. Se ficarmos na dependência unicamente da liderança, isso nunca irá ocorrer.

Resultado, decidi voltar. É claro que enfrento dificuldades em função do
atual trabalho e outros aspectos da vida. Mas vejo que as profecias se
cumprem rapidamente e o alerta à igreja, inclusive aos pastores, e ao mundo
precisa ser dado. Sinto-me conivente e também culpado por ter me calado
durante dez anos, omitindo-me das discussões.

Agora, através do www.adventistas.com, pretendo criar um espaço alternativo para aqueles que também querem falar e discutir como adultos os problemas da igreja. Negá-los é infantilidade. Precisamos detectá-los e corrigi-los antes que seja tarde.

Durante o tempo em que estive fora produzi alguns textos que postei na
Internet. São idéias questionáveis sob certos aspectos, mas refletem meu
pensamento enquanto ovelha que se viu atacada por lobos vestidos de cordeiro e em vez proteger-se junto ao Pastor, ficou com raiva dele e fugiu.
Lendo-os, o irmão poderá conhecer um pouco mais sobre minha pessoa.
(http://sites.uol.com.br/robsonramos/). Embora, repito, são textos que refletem minhas opiniões numa outra fase da vida.


Pró ou Contra? 

Sou membro e faço parte da liderança de uma das igrejas adventistas ao redor desta terra de Deus. Gostaria de saber se este site é pró ou contra a organização adventista da qual faço parte?

milton@alternex.com.br

O www.adventistas.com é pró-Igreja Adventista, entendendo ser ela a parte visível do "povo de Deus" na Terra. É anti-pecados, pecados estes cometidos especialmente pela Organização que insidiosamente se apoderou da Igreja Adventista. Entendemos que esses pecados não confessados e abandonados impedem o avanço da Causa de Deus.

Reconhecemos, porém, a necessidade de trabalho organizado, coordenado por líderes submissos a Deus e em comunhão com a Igreja Adventista. Nenhum dos leitores é, portanto, estimulado, a deixar a igreja. Só não aceitamos que o pecado não seja chamado por seu nome exato.


Pró ou Contra? - 2

Querido irmão, Robson, pertenço a essa organização que o irmão chama de pecaminosa há mais de 20 anos. Sei que ela não é perfeita em si mesma, pois é constituída de homens e esses são falhos e imperfeitos. Porém, segundo o Espírito de Profecia, essa igreja fraca e defeituosa como possa ou venha parecer, é ainda na terra o "único" objeto do supremo cuidado de Deus. 

Gostaria de usar um exemplo bíblico para uma reflexão, estando Davi já ungido como rei de Israel, sendo conhecedor do pecado de Saul e mesmo Saul perseguido, nao ousou nada falar ou fazer nada contra, deixando a cargo de DEUS o julgamento. Aliás, nós seres humanos estamos sempre prontos a julgar os outros, sem contudo lembrar das palavras de CRISTO: "Aquele que não tem pecado atire a primeira pedra."

Irmão, sei que todos necessitamos um profundo reavivamento e espero com a graca de Deus que o mesmo ocorra em mim primeiro e com isto possa contagiar aos demais membros de minha comunidade. Nunca, porém, atacando. Não quero dizer que o pecado deva ser aceito em nosso meio, pois Deus não o tolerará. 

Creio que a maior necessidade da igreja hoje é amor e união e não divisão, pois segundo Jesus um reino dividido jamais subsistirá. 

Perdoe-me, talvez eu não tenha compreendido suas palavras. Mas pelo que entendi nao poderia ecrever de maneira diferente.

milton@alternex.com.br

Não o conheço pessoalmente, pastor, mas imagino que esteja entre os pastores "segundo o coração de Deus". Sua humildade em admitir que possa não ter entendido o que lhe disse na resposta publicada acima, estimula-me a insistir nesta resposta adicional. Espero que, desta vez, nossa posição lhe fique mais clara.

1. Não estamos contra a Organização pura e simplesmente. Questionamos os equívocos e abusos de parte da liderança da igreja.

2. Entendemos que a promessa citada inicialmente refere-se à Igreja Adventista e não necessariamente à Organização. A administração não é a igreja, assim como o presidente, deputados e senadores não são o Brasil, ou a nação brasileira.

3. Quanto ao exemplo de Davi e Saul, não me parece ter sido feliz. É comum ver líderes que se imaginam "reis" deste Israel moderno. Mas o sistema administrativo adotado pela igreja pretende-se democrático e não, monárquico. Talvez resida aí a principal falha da Organização: imaginar-se autoridade sobre o povo de Deus, quando não temos nenhuma autoridade a ser reconhecida a não ser a de Deus, através de Cristo.

"Então Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." São Mateus 20:25-28.

4. Atirar pedras, no exemplo da mulher adúltera citado, equivalia a executar uma sentença de condenação. Não é este o caso. Não estamos condenando ninguém ao inferno. Apontamos falhas que esperamos sejam corrigidas para que Deus nos possa conduzir numa arrancada final de evangelização. Ao mesmo tempo, examinamo-nos a nós mesmos para que, admoestando a outrem, não venhamos a ser encontrados em falta.

Bom trabalho frente ao rebanho que lhe foi confiado, pastor! Se quiser escrever uma mensagem de ânimo e esperança para a igreja, conte conosco na divulgação.

[Retornar]


Para ler cartas anteriores, clique aqui!

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com