Leigos Usam Parte do Dízimo no Evangelismo Local e Obtêm Resultados Positivos

Durante algum tempo, fui um crítico feroz deste sistema injusto que coloca um
pastor para várias igrejas e usa o dinheiro do dízimo para sustentar uma
administração que pouquissimo benefício traz à igreja.

Hoje, tenho dedicado menos tempo para criticar e mais tempo para agir. Juntamente com alguns irmãos de minha igreja e de igrejas vizinhas fundamos
um ministério de apoio ao evangelismo.

Contratamos seis obreiros, que trabalham em nossa região e se dedicam em dar
estudos bíblicos, ministrar classes bíblicas e visitar regularmente os
membros de nossa igreja. Resultado: 110 pessoas estão recebendo estudos
bíblicos e mais 40 estão recebendo estudos por correspondência. Muitas
destas pessoas já decidiram se batizar.


Biblias, livros e revistas sao distribuídos em abundância e gratuitamente. O
ministério dá treinamento para os obreiros bíblicos e obreiros voluntários.
A igreja está super empolgada com esta iniciativa e tem dado total apoio
(inclusive apoio financeiro).


Até aquelas pessoas que a princípio achavam errado usar parte do dízimo no
evangelismo local, agora, ao ver os resultados e ao estudar o Espírito de
Profecia, estão aderindo aos ideais do ministério e colaborando. Os membros leigos tem que se levantar, assumir o seu papel e terminar a obra que Cristo lhes confiou. Temos tudo nas mãos, é só agir.

Quem quiser mais detalhes sobre como funciona o ministério, solicite o nosso
artigo explicativo e o nosso catálogo de artigos relacionados.

Um forte abraço aos irmãos e sucesso em seus esforços missionários.

Ricardo Nicotra
Colaborador do MOVA - Ministério dos Obreiros Voluntários Adventistas
movanet@hotmail.com
 

Leia também este artigo de Ricardo Nicotra: Lavagem Cerebral


Associação Imprime Envelope de Dízimo com Opção para que Fique na Igreja Local

Não me surpreende o sucesso relatado pelo irmão Nicotra com relação à experiência de criar um ministério local forte. Isso é o que todas igrejas deveriam fazer. Não há nenhuma contra-indicação para o uso do dízimo diretamente na igreja local. Só se tem a ganhar, pois  o dinheiro, se bem administrado, poderá ser melhor usado do que em viagens de departamentais... Já faz muito tempo que defendo essa idéia. E onde os membros tiveram coragem de mudar a tradição, a coisa deu certo.

Na minha igreja (Riverside, CA) no envelope do dízimo temos a opção de destinar o dízimo para a  Associação ou para a igreja local. Funciona bem, e a igreja local tem dinheiro para evangelismo direto. E o envelope é impresso pela Associação! Clique na miniatura ao lado para ver uma cópia desse envelope.

Parabéns Nicotra pela sua audácia e inovação. (Apesar de que certamente voce
deve ter arrumado muitos inimigos na Associação...)

Georges Tichy
drtichy@aol.com
Riverside-CA-USA


Jornalista Consulta Igreja Católica sobre Risco de Perseguição

Meu amigo,

Pouco a pouco, gradativamente, sua página vai recebendo contornos de qualidade. Está ficando cada vez melhor. Andei navegando nela há alguns minutos e gostei. 

Fiz algumas perguntas ao Vicariato da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo e recebi como respostas as mentiras mais descaradas possíveis.

Ruben: Qual a opinião de vocês a respeito de grupos fundamentalistas, como os judeus ortodoxos, islâmicos xiitas, adventistas do sétimo dia, testemunhas de jeová?
Pe. Fernando Altemeyer Jr: Respeitamos os grupos religiosos como princípio de tolerância. Devemos como sociedade democrática evitar pelos meios legais que existam grupos religiosos que usem da violência ou do crime. Mas esta é uma função de coação que cabe à sociedade toda e não a um grupo religioso particular mesmo que majoritário.

Ruben: O que acontecerá àqueles que não aceitarem participar do movimento de unificação religiosa?
Pe. Fernando: Não sabemos responder o que aconteceria, pois não defendemos nenhuma unificação religiosa, mas o ecumenismo que é a busca comum de paz e liberdade religiosas. O pluralismo é uma riqueza e não um perigo.

Ruben: Até que ponto vocês são tolerantes e não pensam no retorno de uma versão contemporânea do medieval tribunal da inquisição?
Pe. Fernando: Os outros religiosos é que deverão dizer se nós o somos. Da parte da Igreja Católica e do santo padre João Paulo II não existe a mínima vontade de retorno à inquisição. Mais que tolerância, precisamos ser irmãos que se respeitem e venerem mutuamente.


Moderador da MAB diz que Sabotador de Sites e E-Mails Não-Oficiais Pertence à SDANET

Olá, Robson!

A mais de um ano recebo mais de 600 e-mails/dia. Deste que a lista começou a tratar assuntos polêmicos e não vetamos nada, até porque a lista não é moderada, o nosso carrasco me castiga e a outros assinantes da lista.

A melhor maneira de evitar os spammer e a construção de filtros. A maior parte dos e-mails que recebo são deletados no próprio servidor. No passado, cheguei a tentar identificar quem seria o responsável por tais coisas e junto com uma amiga concluímos que isto está sendo feito por uma pessoa dentro da SDANET. Não conseguimos identificar quem seria exatamente, mas todas as evidências que levantamos na época apontavam para a SDANET.

Como resolvi meus problemas com o filtro não tentei ir mais a fundo. Espero que você consiga resolver seu problema, porque é de ficar louco com tanto email. Tente não transparecer sua irritação pelos e-mails. O responsável quer exatamente que você se sinta assim. Não transparecendo ele vai achar que não está surtindo efeito o que ele está fazendo.

Welington M. S. Nunes (Moderador da MAB)


Político Envolvido em Escândalo Pode Ter Sido Recomendado pela Organização

Olá,  Pr. Robson,

No site "antigo" do adventistas.net  havia muitas cartas escritas, uma porém dizia sobre um político que teve a igreja aberta para ele com exclusividade num sábado e fez seu comício dentro da igreja! Isto foi em Brasilia. E o político era, se não me engano, o senador Luís Estevão, que na semana passada foi capa da revista Veja. 
Então sugiro você ver com o Ennis, se ainda tem aquele depoimento. Caso afirmativo, sugiro também uma matéria em seu site que poderia ser:

"Político recomendado pela administracao da IASD" e então você teceria alguns comentários sobre a materia de capa da revista VEJA. Se quiser, coloque esta carta em seu site também,  mas não ponha o e-mail pois também já fui sabotado... 


Entrevista com o Goleiro Roa, que Deixou Mesmo a IASD, Surpreende

Alô, Robson:

Estive lendo aquela reportagem do goleiro argentino. Realmente tudo leva crer que ele não gostou da administração usá-lo como garoto propaganda. Ele mostra um perfeito entendimento da religião não estar vinculada a uma igreja ou a uma organização.

Interessante a administração acreditar na ação do Espírito Santo na conversão de uma pessoa, mas usar métodos convencionais para se promover!

Eu vejo a administração usando demais a Sra. White na sua propaganda até os anos 60 e depois passou a cultuar a própria liderança. Auto-adoração! Machucou-se com o exagero em relação a Sra. White e muito pior com a sacralização de si mesma.

Abraços, Ennis Meier


Olá, um comentário acerca da entrevista do goleiro Roa

Segundo meu ponto de vista o título da matéria que vocês colocam não é exatamente o que diz a entrevista. O golerio Roa não comenta nada disso e ademais afirma, segundo suas crenças, que é adventista do sétimo dia. Portanto, colocar um título enganoso e deturpado como este revela sua mais completa falta de seriedade e objetividade.

Matheus Nascimento - México

Mudamos o título para ficar mais claro. Veja se ficou melhor assim, Mateus: "Insistência da Organização em Transformar o Goleiro Roa em Garoto-Propaganda da IASD Obriga-o a Afastar-se da Denominação. (Entrevista em espanhol.)"

E leia com atenção este trecho da entrevista de Roa:

"-¿Es verdad que te molestó que te utilicen para promocionar tu religión y ya no sos más Adventista del Séptimo Día?
-Soy cristiano. Y se puede decir que prácticamente todas las personas que se consideran cristianas son adventistas, porque esperan la segunda venida de Cristo a este mundo. Trato de guardar el séptimo día bíblico. No puedo dar muchas más explicaciones."

Se o goleiro ainda pertencesse à Igreja Adventista, não daria essa resposta evasiva, você não acha?

Bom é que sou também jornalista e quando vejo um título assim, baseado em uma pergunta da entrevista que bem pode ser provocadora (e acredito que seja, pois como jornalistas, devemos provocar para saber a verdade) por parte do repórter, nao é um título confiável, a não ser que você tenha mais evidências acerca da história que realmente justifique isto... Posso estar errado, existem vários pontos de vista de um mesmo fato, mas acho que deveria ser assim para dar mais confiabilidade ao que diz.

Matheus Nascimento - México

Okay, Matheus. Depois desse seu segundo e-mail, chegou-nos a seguinte confirmação:

Lamentablemente, por otra vía he podido confirmar lo que decía el diario Ole. Roa ha renunciado a la iglesia. Aparentemente hay una influencia muy grande en él de un ex-pastor adventista cubano que vive en Miami.

Lo mejor que podemos hacer es orar y esperar que el Señor transforme esta situación y que pueda realmente volver a ser un excelente testimonio para su iglesia.

Luis Zamorano
lizam@writeme.com


Destinatário da Carta para Laodicéia é a Liderança

Li sua página na internet e você tem razão em muitos pontos, mas por que essa mágoa tão grande coma Liderança da Igreja Adventista? Não cabe a nós julgarmos, mas sim ao próprio Deus. Ele irá intervir quando achar necessário...

Acredito que se a Liderança da Igreja tem problemas (e nós todos sabemos que tem), por que não orarmos e pedir a Deus que intervenha? Se Deus até agora não mudou nada, você não acha que Ele tem bons motivos para isso? Você é uma pessoa (me parece) bem inteligente e que tem conhecimento de uma série de fatos da organização adventista, mas sabia que errar é humano e perdoar é divino?

Deus está ao leme. Se não for assim, está Deus completamente desligado da sua Obra aqui na Terra ? Pense bem...

Logan

Com certeza, você já deve ter ouvido dizer que Deus não tem outras mãos a não ser as suas, as minhas, as nossas mãos... Assim, não podemos dizer que Ele não mudou nada até agora porque, talvez, sejam estes sites na Internet, os ministérios leigos como o Movanet, as dezenas de obreiros consagrados e insatisfeitos com a atual situação e outras iniciativas, que, se inspiradas pelo Espírito, vão provocar a conscientização final para que o leigo deixe de esperar pela Organização e faça ele mesmo o trabalho.

Além disso, como Deus permanece no leme, estou seguro de que, ao final de tudo, todas as coisas terão colaborado para o bem. O que não podemos pensar é que Ele dirija somente a Organização. Se dirige a Organização, dirige também a igreja, que, através de nós, cobra dessa Organização uma postura mais coerente com sua responsabilidade.

É isso, mais ou menos, que dissemos naquele artigo: "IASD: Uma Carroça Conduzida por Burros Teimosos". Se ainda não leu, dê uma lida.  

Lembre-se que a mensagem à Igreja de Laodicéia é destinada por Deus em primeiro lugar à liderança: "Ao anjo da igreja de Laodicéia, escreve o seguinte..." É ao anjo, simbolizado pela estrela e não pelo candelabro, que Deus diz: "Eu sei o que vocês têm feito. Sei que não são frios nem quentes . Como gostaria que fossem uma coisa ou outra! Mas, porque são apenas mornos, nem frios nem quentes, vou logo vomitá-los. Vocês dizem: Somos ricos, estamos muito bem e temos tudo o que precisamos..." Apocalipse 3:15-16.(Veja Apocalipse 1:20 para entender .) 

É esse exatamente o discurso da Organização Adventista: "Temos a Verdade, somos dirigidos por Deus, nada temos a recear quanto ao futuro..." Felizmente, para os membros, os versos seguintes trazem uma mensagem individual para cada adventista do sétimo dia: "Estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos." Quer dizer, no meio da noite, Jesus Cristo está decepcionado com a liderança que não Lhe dá espaço na igreja e então resolve procurar os membros em casa!


Como Ter Amor e Felicidade no Lar

Um dos grandes problemas, senão o maior, é o fato de que o modelo mundano de dirigir o lar, está sendo copiado e seguido por grande parte dos cristãos da atualidade e não aquele que o Senhor especificou em Sua Palavra. Com o movimento feminista em vigor, crescente e cada vez mais forte, as mulheres em nossas igrejas, estão se deixando influenciar pelas filosofias que não são bíblicas e portanto não provém de Deus. Por exemplo, ensinos da Nova Era estão por toda parte e vemos as desastrosas conseqüências de seus ensinos na vida daqueles que praticam conscientes ou não. 

Hoje, muitas mulheres tem saído um pouco do contexto bíblico que Deus as orientou a seguir. Estou falando da falta de respeito praticada por parte de algumas irmãs, rudezas, falta de submissão, atos de rebeldia, atrevimento, espírito de total independência, etc. Elas precisam entender que Deus deu ao homem, a liderança do seu lar. 

De maneira alguma estou expressando pensamentos machistas aqui. Só quero relatar e comentar essa realidade em nossos lares adventistas. Por outro 
lado, há irmãos que por estar no patamar de cabeça da família, vivem de 
maneira desordenada em seus lares, maltratando suas esposas, desrespeitando e fazendo o que querem, se valendo das passagens bíblicas para fazer validar suas aberrantes atitudes. Ambos, homens e mulheres, devem estudar profundamente e estar dispostos a aprenderem qual a parte que corresponde a cada um, no intuito de glorificar a Deus em suas vidas.

Irmãos, deveríamos promover mais palestras, cursos, orientações, etc em prol dos lares e famílias, alem de lermos maravilhosos livros de nossa igreja. Aliás, boa parte dos problemas estão relacionados a falta de conhecimento por parte dos casais.

Josafá Menezes dos Santos


Reflexão Sem Rancor

Esta noite tomei tempo para dar uma visitada no referido site. Há muita coisa interessante nele, há muita matéria para reflexão.

Aprecio  o seu estilo escrever. Apesar de expor francamente a sua discordância com a administração da igreja e focalizar outros pontos não muito pacíficos o faz de forma não agressiva, o que revela um bom grau de maturidade e ausência de rancor. Revela que o irmão está conseguindo administrar  os seus conflitos relativos à igreja.

Isso é salutar e provoca reflexão sem provocar repulsa.

Prof. Sales


Perguntas sobre o Sábado, Bullón e EGW

Caro Irmão em Cristo,

Já fui Adventista do 7º dia por mais de um ano, e até acabei me batizando,
agora estou sem uma igreja para me encontrar com o SENHOR.

As igrejas hoje , ou são legalistas demais (adventista) ou mercantilistas demais.
Mas o que eu quero saber é sua opinião sobre :

a) A quarda do sábado é necessária ?

b) O que você acha do pastor A. Bullon ?

c) Você acredita realmente de Ellen White é  profetiza ?

Um abraço, na paz do SENHOR ,
Paulo A. Varoli

1. A guarda do sábado não é necessária para se alcançar o favor de Deus, ser
por Ele aceito ou salvo.
Mas a igreja de Deus nestes últimos dias, também chamada de Israel espiritual, entende que as recomendações espirituais feitas a Israel e a seus patriarcas são válidas para ela ainda hoje.

A guarda do sábado é necessária para que nem nós nem nossos filhos ou empregados sejamos escravos do trabalho ou do consumo. A guarda do sábado é também evidência de que nos sujeitamos a Deus, nosso Criador; e não a uma criatura que se diz substituta (vigário) de Deus na Terra. 

No momento, há milhares (talvez milhões) de filhos de Deus que não guardam o sábado, mas nem por isso estão sob Sua condenação. Quando houver a radicalização final e criacionistas (que entendem que sua missão neste mundo é servir) e evolucionistas (cujo objetivo é dominar pela força. sobrevivendo o mais forte) forem as duas únicas opções, então o sábado do sétimo dia será de novo emblemático da subordinação ao verdadeiro Deus. 

Não nos devemos esquecer também de que Deus deseja que vivamos como se todos os dias fossem santos e não apenas o sétimo. Os verdadeiros adoradores, que O adoram em espírito e verdade, não necessitam de um lugar ou tempo especial para Deus, porque têm verdadeiro descanso em Cristo .

2. Não conheço o pastor Bullón na intimidade. O que penso dele deriva de
observações a seus escritos, sermões e comentários de terceiros. Para mim,
atualmente os principais problemas com ele seriam:
a) pregação emocional, conscientemente planejada para falar às necessidades
psicológicas do auditório e conquistar sua simpatia, dando a impressão de
tratar-se de uma "revelação" divina;
b) excessiva subordinação e sacralização da organização adventista, a ponto
de usar o púlpito para defendê-la a qualquer custo de supostos "inimigos";
c) evangelicalismo, com isso quero dizer que o referido pregador faz de tudo
para dar a impressão de que a Igreja Adventista é uma denominação evangélica como outra qualquer, o que diminui a importância de sua existência, favorece a banalização de alguns princípios e viabiliza até o ecumenismo com os católicos.

3. Ellen G. White foi profetisa como alguns personagens bíblicos também o foram; isso não a isenta de haver cometido equívocos e até agido erroneamente. Afinal, a inspiração divina não torna o mensageiro infalível. O fato de tanta gente, dentro e fora da igreja ser contra ela, é um motivo a mais para acreditar que tenha mesmo uma mensagem de Deus. Por que não se faz tanta crítica a Nostradamus, por exemplo? Se o mundo a odeia tanto, é muito provável que tenha sido especialmente amada por Deus.

Quanto a uma igreja para congregar, sugiro que use seus sábados para a
pregação do evangelho.
Nós, adventistas viramos papa-sermões e nos esquecemos de que onde há dois ou três reunidos, estudando a Bíblia, ali existe uma igreja e Deus se faz presente.


Notícias Interessantes

Olá, Irmão Robson! Tudo bem? 

Dei uma pestanada nas  actualizações da sua página!

Há coisas que não aceito bem, mas como já lhe tinha anteriormente, mas não condeno.

Eu sou responsável pela gestão da página da Figueira da Foz e vou criar uma secção de notícias e estou a pensar recuperar muitas de outros sites. Sendo assim, caso esteja de acordo e se houver permissão, sempre que encontrar alguma que se enquadre na nossa página irei copiá-la, porque assim mais largo será o leque de pessoas a ter acesso.

Um Cyberabraço

João Carlos

http://orbita.starmedia.com/~iasdff


Fale-me de Jesus

Olá Robson, as últimas que ouvi de você é que é uma pessoa muito inteligente, honesta e que conhece muito do mestre Jesus! Fiquei curioso em conhecer mais sobre o Mestre dos mestres e achei que talvez você tivesse uma mensagem pra mim.

Um grande abraço,

Vinicius 

Quanto às qualidades que me atribuíram, posso garantir que se trata de um caso explícito de propaganda enganosa, digno de registro pelo Procon de sua cidade.

Quanto a Jesus Cristo, recomendo-lhe esta homepage:
"Jesus Cristo: A Amostra Grátis de Deus". Eu a produzi numa outra fase de minha vida, mas acredito que possa ajudá-lo:
http://www.terravista.pt/Nazare/2526/amostra1.html


Abaixo ao Corporativismo

Prezado Robson,

Quero externar minha solidariedade com V. e todo este pequeno grupo de irmãos e irmãs corajosos deste País que defendem pontos de vista avançados e destemidos, em confronto direto com o espírito corporativista e brutal da "corporação" IASD!

Maranata!

Carlos Rocha


Vale a Pena Ler de Novo

Veja, Robson, uma coisa é o que se fala, outra coisa é a verdade.

Tem igreja recebendo pastor apenas três vezes por ano. Missão doando apenas 800 reais para ajudar a reconstrução de uma igreja. Caravana de americanos vindo passear na Amazônia, com desculpa de verificar "os avanços da Obra adventista"...

Recentemente, a Agência Adventista Sul-Americana de Notícias noticiou:

Desembarcaram em Manaus, no dia 20 de outubro, os Pastores Gerald Karst, Maurice Batle, Bob Lemon, respectivamente, Assistente do Presidente Mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Secretário e Tesoureiro Associados da Conferência Geral, com sede Silver Springs, Estados Unidos. Acompanhados do Pastor Haroldo Móran, Diretor da Agência de Desenvolvimento e Serviços Assistenciais para América do Sul, permanecerão 3 dias em Manaus e Belém, para visitar os Hospitais mantidos pela igreja nas duas cidades; conhecer de perto as atividades sociais das Luzeiros; e conversar com pastores e administradores locais sobre evangelização para o novo milênio.

No aeroporto, eles disseram estar "expectantes" para ver de perto a contribuição dos adventistas à comunidade local". Em resposta, o Pastor Antonio Moisés, afirmou que o "novo milênio se impõe como desafios à prática da religião", ao completar dizendo que só na capital da Zona Franca de Manaus são 13 Escolas e 33 Pastores Distritais. No mês de agosto, a Associação Baixo Amazonas cria mais um novo distrito pastoral, em Belém: o distrito de Satélite. Com isto, a União passa a ter 127 pastores distritais em toda região norte.

Agora, leia o que disse a revista Veja sobre a a presença evangélica na Amazônia:

Em Terra Firme, o atendimento médico dos 300 habitantes depende do barco Nova Esperança. Ancorada há três anos no vilarejo, a embarcação pertence à congregação evangélica Jovens com Uma Missão (Jocum). Três missionários moram no Nova Esperança. O presbiteriano Wilson França, um paranaense de 27 anos que vive há sete em Rondônia, é quem cuida da escassa farmácia do povoado remédios contra diarréia, vermes e micoses, males que atacam principalmente as crianças. Realiza também exames de sangue para detectar malária, que atinge um em cada quatro moradores da vila e das localidades próximas. 

Os outros missionários do Nova Esperança são os batistas Ole Klepp e sua mulher, Adriana, um norueguês e uma holandesa que levam consigo uma filha de quase 2 anos de idade. "No Brasil, as missões dão assistência em regiões onde o Estado simplesmente não existe", diz Eduardo Luz, vice-presidente da missão Novas Tribos do Brasil, responsável por 50.000 atendimentos por ano com seu contingente de 180 pessoas em campo na Amazônia incluindo aí médicos, enfermeiros e agentes de saúde.

Em muitos lugares, é preciso ainda um grande esforço para firmar a religião. Na Igreja Adventista de São Carlos, vila localizada na beira do Rio Madeira, a 100 quilômetros de Porto Velho, o pastor aparece três vezes por ano. "É que nós temos muito poucos pastores mesmo", justifica o diretor local da igreja, Cláudio Moraes. No ano passado, a cheia do rio destruiu o templo adventista. "É ruim ficar sem igreja, porque as pessoas esquecem a palavra de Deus", reclama Moraes. 

A sede regional de Porto Velho mandou 800 reais para comprar material e construir um novo templo, que vem sendo erguido em regime de mutirão.

Um pastor adventista prega de barco no Rio Madeira, a 100 quilômetros
  de Porto Velho: a religião mistura-se ao combate à miséria 
e ganha adeptos graças aos apelos contra o fumo, as bebedeiras e a preguiça.

Harosh

O pior é que, até onde sabemos, a Organização não enviou nenhum desmentido à redação da revista.


Para ler cartas anteriores, clique aqui.

[Retornar]

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com