"Avivamentos populares são muitas vezes levados a efeito por meio de apelos à imaginação, excitando-se as emoções, satisfazendo-se o amor ao que é novo e surpreendente. Conversos ganhos desta maneira têm pouco desejo de ouvir a verdade bíblica, pouco interesse no testemunho dos profetas e apóstolos. A menos que o culto assuma algo de caráter sensacional, não lhes oferece atração. Não é atendida a mensagem que apele para a razão desapaixonada. As claras advertências da Palavra de Deus, que diretamente se referem aos seus interesses eternos, não são tomadas a sério." - O Grande Conflito, pág. 463.


"Showmissa" com Padre Marcelo: Ensaio para Celebrações do Jubileu 2000

Moacyr Lopes Jr./Folha Imagem

A missa comandada pelo padre Marcelo Rossi no dia de finados reuniu cerca de 600 mil pessoas em Interlagos (zona sul de São Paulo), segundo estimativa da Polícia Militar. Além do padre, participaram os cantores Roberto Carlos, Sérgio Reis e Agnaldo Rayol, as duplas sertanejas Sandy e Júnior e Chitãozinho e Xororó e o bispo Fernando Figueiredo, da diocese de Santo Amaro.

Segundo a Folha de S. Paulo, foi a segunda maior missa da história de São Paulo e a terceira maior do Brasil. O encontro católico perdeu apenas para duas missas celebradas pelo papa João Paulo 2º, que em 97 chegou a reunir cerca de 2 milhões de pessoas no Rio. Os fiéis formaram o desenho de uma cruz de cerca de 1 km de extensão em frente ao Santuário do Terço Bizantino, sede paulistana da corrente católica Renovação Carismática. O altar ficou ao centro da cruz.

A Igreja Católica se prepara agora para um evento maior, ainda este ano. A intenção é atrair mais de um milhão de fiéis em uma missa a ser celebrada no autódromo de Interlagos (zona sul de São Paulo) ainda este ano. "Aguardem a nossa próxima surpresa, nossa comunidade já mostrou sua força. Em breve, faremos uma missa maior, em um lugar com mais estrutura", declarou o padre Marcelo em entrevista concedida após a missa. A longo prazo, o padre pretende aumentar o número de católicos que frequentam a igreja. Para isso, ele continuará utilizando os meios de comunicação, com maior ênfase à TV. 

"Não podemos desconhecer meios de comunicação como a TV e a imprensa escrita para divulgar a mensagem de Deus", disse dom Fernando. Segundo ele, os próximos eventos realizados pela diocese também serão transmitidos pela TV. Apesar disso, Marcelo Rossi nega ter assinado contrato com a TV Globo para ter um programa.
A presença na mídia é uma das estratégias adotadas pela Igreja Católica no Brasil para "aumentar seu rebanho". De acordo com dom Fernando, 83% da população brasileira é católica. Há dois anos, apenas 4% deles frequentavam a igreja. Agora, a porcentagem de praticantes subiu para 20%, segundo pesquisa feita pela igreja entre seus fiéis.

Jubileu 2000

A Igreja Católica quer que o Jubileu 2000 seja também um fenômeno televisivo e espera que algumas de suas celebrações alcancem índices máximos de audiência no mundo inteiro. Por este motivo, o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, o Comitê para as Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e o Centro Televisivo Vaticano realizaram em fevereiro deste ano no Vaticano um seminário sobre o tema "A televisão e as celebrações litúrgicas presididas pelo Santo Padre no Jubileu do ano 2000". Sessenta canais de TV participaram, analisando as exigências dos eventos e do público.

Dirigido aos comentaristas das redes de tevê interessadas na transmissão das celebrações jubilares, o seminário serviu para discutir com os realizadores os métodos de filmagem e teve também momentos de diálogo e discussão para que os profissionais fizessem sugestões à Santa Sede. Os encontros foram coordenados pelo arcebispo John Patrick Foley, considerado o "ministro das comunicações" de João Paulo II.

Fonte: http://www.zenit.org/portuguese/archivo/9902/ZP990207.html

PONTO DE VISTA EXTERNO

São Paulo, Quarta-feira, 03 de Novembro de 1999

Só falta padre Marcelo atuar em "Terra Nostra"

BARBARA GANCIA
Colunista da Folha

Como sempre, quem é vivo levou a melhor. Até no sagrado dia dos mortos.
Não querendo ser espírito de porco, mas, já "suinizando", gostaria de saber se o leitor devoto poderia me esclarecer uma dúvida: no evento de ontem, organizado pela Globo em parceria com o padre Marcelo, no Santuário do Terço Bizantino, na zona sul da cidade, a maioria dos fiéis compareceu para: 

  • a) ver ao vivo Roberto Carlos, a dupla Chitãozinho e Xororó, os fofinhos Sandy e Júnior, Sérgio Reis e Agnaldo Rayol; 
  • b) fazer exercícios ao ar livre; 
  • c) assistir missa?

Nada contra a promoção de "happenings" para alegrar o feriadão do paulistano, sempre tão carente de opções de lazer. Mas será que o público compareceu à celebração pelo motivo que a CNBB gostaria que tivesse comparecido? 

Com todo o respeito pelo nosso maior artista pop, ouso dizer que nem mesmo Roberto Carlos estava lá para prestigiar o dia de Finados. A julgar pelas entrevistas que deu depois do evento, o rei só foi para rezar pela recuperação da mulher -ou não?

E as outras 599,9 mil pessoas? Aliás, será que a "missa" do padre Marcelo reuniu mesmo 600 mil pessoas, como alegam os organizadores? Esse número equivale a mais de três Maracanãs cheios e, que eu saiba, desde a sua inauguração, em 1950, o estádio Mário Filho nunca ficou completamente lotado.

Bueno. Se, a essa altura, o pio leitor já está mordendo o jornal de tanta raiva, proponho que a gente tire a coisa a limpo. Que tal responder ao seguinte teste para averiguar se você é ou não um bom católico? Vamos lá:

  1. A última missa que você assistiu foi:
    a) na TV, durante o programa do Gugu Liberato;
    b) ao vivo;
    c) na época da sua primeira comunhão.
  2. Para você, a expressão "ajoelhou tem que rezar" é:
    a) gíria utilizada pelos internos da Febem;
    b) fisioterapia indicada para problemas no menisco;
    c) uma chamada para a introspecção e a reza.
  3. Você acha que o padre Marcelo Rossi é o novo queridinho da Rede Globo:
    a) porque a dona Marluce Dias é carismática;
    b) para atender aos anseios do público devoto;
    c) para aporrinhar a vida do bispo Edir Macedo.

Será que eu preciso dar o resultado do teste ou para bom leitor meia palavra basta? 

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com