Estudo Propõe Duplo Cumprimento para Apocalipse 17

O estudo abaixo está circulando entre adventistas de todo o Brasil. Alguns o atribuem ao Pr. Hugo Gambetta (foto). Outros dizem provir de irmãos do Paraná. Embora tenhamos relutado um pouco, nós da Homepage Adventistas.Com o estamos publicando apenas para que seja analisado e debatido por nossos leitores. A publicação não significa que estejamos convictos de que a interpretação secundária seja correta.

"Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente e nenhum dos ímpios entenderá. (Daniel 12:10)

Cumprimento Passado

1. E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças ["pragas" de Apocalipse 15:1] e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta ["grande cidade/igreja" de Apocalipse 17:18. Ver Efésios 5:32] que está assentada sobre muitas águas ["povos", "multidões" de Apocalipse 17:15].

2. Com a qual se prostituíram os reis da terra [compra de favores através de apoio financeiro]; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição [doutrinas espúrias].

3 - E levou-me em espírito a um deserto [veja também Isaías 4:26 e Jeremias 50:12] , e vi uma mulher assentada sobre uma besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.

João é levado em visão a um deserto/terra (Jeremias 4:26), mostrando-nos que o que ele vê está acontecendo na terra, e ele vê a mulher (grande cidade/prostituta/igreja católica de Apoc 17:18 e Efésios 5:32) assentada (montada, pois a igreja é quem domina) sobre uma besta...(Roma) cor de escarlata (cor do pecado e de sangue), ...cheia de nomes de blasfêmias... (blasfêmia contra Deus: Intitula-se "santa", com poder para mudar a lei de Deus, "Deus na Terra" (através de seu líder), Vigário filho de Deus, prerrogativa que só cabe a Cristo,  possui o "clero de Deus, etc. 

Tenhamos em conta que quando uma profecia tem um duplo cumprimento, você não pode estabelecer uma data específica somente, (para os que viveram antes de 1844, esta profecia tem que necessariamente ter um cumprimento, e para os que vivemos depois desta data, outro cumprimento) ... E tinha sete cabeças.../reis, reinados, formas de governo (Daniel 2-38 - Apoc 17:10): 

Aqui observemos Revelações do Apocalipse de Anderson: 1 - Babilônia, 2 - Pérsia, 3 - Grécia, 4 - Roma pagã, 5 - Roma Papal, 6 - republicanismo ou democracia e 7 - O grande dragão vermelho. E ainda Apocalipse de Uriah Smith, que apresenta as sete cabeças como as formas de governo por que passou Roma. 1 - Realeza, 2 - Consulado, 3 - decenvirato, 4 - ditadura, 5 - triunvirato, 6 - império (que está em vigor na época de João, e 7 - Papado. 

Os cinco primeiros já haviam caído, a 6ª - (o império) está em vigor, mais duas se levantariam depois deste tempo. Uma haveria de continuar só por curto período de tempo, e daí não ser mencionada entre as cabeças, enquanto que a última, que é denominada sétima, é na realidade a oitava. Houve uma "cabeça"de curta duração? Após a forma imperial ter sido abolida, houve um governador que cerca de sessenta anos governou Roma sob o título de exarca de Ravena. 

A besta de apocalipse 13: 1 a 10 é um símbolo deste poder (destrói todos os que se opõem) , que tem existido sob diversas formas, simbolizadas pelas sete cabeças. (Ellen White, pág. 777) Não nos esqueçamos que Deus está mostrando aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer, e nesta altura dos acontecimentos, as profecias cumpridas, secundárias devem apenas agregar informações para que possamos interpretar corretamente os acontecimentos futuros, assim, ficaremos (apenas como objeto de estudo) com a interpretação que conseguir agregar informações à nova profecia, considerando que a estátua de Nabucodonosor só apresenta 4 reinos, que culminam em Roma. ...Os dez chifres/poderes aqui apresentados são as dez nações da Europa - (representados pelos 10 dedos da estátua de Nabucodonosor), profecia profética passada, analisaremos mais à frente sua colocação futura.

4 - E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;

De púrpura e escarlata: A cor púrpura era a cor do manto de Cristo (João 19:1), símbolo de misericórdia / paz = azul e justiça/lei/pecado=escarlata, (salmos 85:10) a justiça=escarlata e a paz=azul se beijaram (misturaram) e a escarlata é cor do pecado, esta igreja, embora tente demonstrar ao mundo exteriormente sua justiça não consegue no entanto ser justificada pelo manto, uma vez que mesmo coberta por ele seus pecados ainda continuam alí, (naquele tempo sete mulheres lançarão mão de um homem... (Isaias 4:1), adornada com ouro...etc, mostrando toda sua opulência e riqueza, na sua mão um cálice... (As prostitutas serviam os seus amantes na boca, de sua própria mão) de ouro... O cálice de ouro, símbolo de pureza de doutrina e profissão de verdade (Apoc. 3:18) que devia ter em seu interior só o que é inadulterado e puro, tem na verdade abominações e vinho (bebidas misturadas) de sua fornicação.

5 - E na sua testa estava escrito o nome: mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra.

Mistério: esta palavra é encontrada em Efésios 5:32 (Grande é este mistério, digo-o porém a respeito de Cristo e da Igreja.) A mãe... (Sem dúvida, ela é a progenitora de todas estas abominações, e também se é mãe, é porque tem filhas.)

6 - E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.

7 - E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres.

8 - A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.

O cumprimento profético passado mostra Roma como besta ...foi...(define-se como besta quando exerce poder perseguidor, Imperial pagã / supremacia papal ...e já não é...(não esqueçamos da data que ele vê, não a que ele vive...) Então Roma perseguidora - ...era... - (538-1798 = 1260 anos), perde seu poder (Apoc 13:3), com Berthier, general de Napoleão, -...não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição. (Em 1929 Mussolini devolve o território a Roma, no entanto a ferida está se curando lentamente, subindo do abismo, quando aliada aos EUA e posteriormente aos 10 chifres estará completamente restabelecida (como Besta). ...e irá a perdição... (Desta forma).

9 - Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes sobre os quais a mulher está assentada.

As sete cabeças são sete montes... (Roma cidade das sete colinas...) A igreja está assentada sobre ela.

10 - E são também sete reis: cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e quando vier, convém que dure um pouco de tempo.

Durante a época de João, ele vivia sob a sexta forma de governo (Roma imperial) outra forma ainda não havia chegado e duraria pouco tempo. (exarca de Ravena?) (Ver Urias Smith - Apocalipse 17), mas a profecia apresenta Reis/cabeças (Daniel 2:38) Roma, a partir de sua supremacia teve sete imperadores (Reis) 1 - Cezar Augusto (27 AC a 14 DC), 2 - Tibério César, 3 - Calígula, 4 - Cláudio, 5 - Nero, 6 - Galba, Otão, Vitélio, 7 - Vespasiano e 8 - Domiciano (sob o qual estava João exilado (AA pág 569).

11 - E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.

Aqui o anjo não diz Rei, embora seja uma forma de governo/ou mesmo homem, é besta, por que? Porque terá os atributos de perseguidora, e é dos sete, porque é a mesma forma de governo, note-se que a Besta tem sete cabeças, no entanto, uma nova cabeça é introduzida aqui, mas não é considerada na descrição anterior da mesma. (Provavelmente devido ao tempo ter sido tão curto que não é considerado, à frente veremos o porque da sua importância aqui.) 

A besta / fera, é o símbolo de um poder opressor e perseguidor... Assim, Roma, na sua forma pagã, foi um poder perseguidor em suas relações com o povo de Deus, durante cujo tempo constituiu a besta que era, mas o império converteu-se nominalmente ao cristianismo. Houve uma transição do paganismo para outro fase de religião falsamente chamada cristã (falsa conversão), e durante um breve período, enquanto esta transição se estava operando perdeu o seu caráter feroz e perseguidor, e então podia dizer-se da besta que já não era. Passou-se o tempo, degenerou-se no papismo, ede novo assumiu o seu caráter sanguinolento e opressor, e então constituiu a besta que virá, ou que havia de vir depois dos dias de João.(Uriah Smith - Apocalipse pag 280) (Com razão João estaria grandemente admirado (Apoc 17:6), porque que uma nação pagã exercesse perseguição ao povo cristão, seria normal, mas uma igreja "Cristã", fazendo-o, verdadeiramente causaria espanto. Uma Segunda aplicação é assim descrita: 538 a 1798 - é, 1798 a 1929 - não é, 1929 até o fim - é, ou será (união Roma (poder religioso) + EUA (poder protestante).

12 - E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora juntamente com a besta.

1 -  Hunos, 2 - Ostrogodos, 3 - Visigodos, 4 - Francos, 5 - Vândalos, 6 - Suevos, 7 - Burgundos, 8 - Hérulos, 9 - Anglo-saxões e 10 - Lombardos. Os dez países que todos conhecemos (dez dedos da estátua), em que se dividiu Roma, e que fazem parte hoje da Europa. (Por uma hora? ...comentários interpretação futura).

13 - Estes tem um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.

Roma no período de 538 a 1798, constituiu e destituiu reinos, ...fez quanto quis...lhe foi dado este poder... O papa Gregório se jactava folgando com seu triunfo, gabando-se de ser o seu dever abater o orgulho dos reis. (GC - 66).

Encerra-se aqui o cumprimento profético passado.

14 - Estes combaterão contra o Cordeiro, e o cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores.

Cumprimento Atual/Futuro

"Ha llegado el tiempo en que el mensaje de la pronta venida de Cristo ha de resonar por todo el mundo." (Testimonies, tomo 9 pág. 24)

Para entender-mos melhor a profecia aqui exposta, é necessário que compreendamos que as profecias concernentes a destruição de Jerusalém (fim do mundo) terão um cumprimento duplo... "Todo este discurso foi dado, não para os discípulos somente, mas para os que haveriam de viver nas últimas cenas da história terrestre (DTN 628).

"Mas esta profecia foi dada também para os últimos dias." (DTN 631)

"Na profecia da destruição de Jerusalém, Cristo disse... . Esta profecia terá outra vez seu cumprimento." (DTN 633) e ainda considerar que estas profecias (do tempo do fim) têm um cumprimento secundário (parcial)... "Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne..." (Atos 2:16 e 17) e um cumprimento primário (completo)... E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco... . Estes têm poder para fechar o céu, pra que não chova, nos dias da sua profecia; e tem poder sobre as águas... (Apoc 11:3 e 6). "As profecias que se cumpriram no derramemento da chuva temporã no início do evangelho, devem novamente cumprir-se na chuva serôdia, no final do mesmo." Meditações 1999 - Terça, 13 de julho. 

Coloquemo-nos ainda não como teólogos, mas como crianças que recebem de um Pai que as ama, uma carta de amor, onde este Pai tenta de todas as maneiras se comunicar com seus filhos, buscando da maneira mais simples possível nos ensinar o que em breve acontecerá.

1 - E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças (pragas - Apoc 15:1) e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta (grande cidade/igreja - Apoc. 17:18 - Efésios 5:32) que está assentada sobre muitas águas (povos, multidões - Apoc 17:15).

O anjo que João vê, está já com uma das taças/pragas para ser derramada sobre a terra, Deus está nos mostrando a data aproximada em que o discípulo se encontra em visão (Apoc 1:10) ou seja, no mínimo após 1844, (considere-se que a profecia é progressiva, observe-se que João relata sempre iniciando com "e", E veio..., E levou-me..., E vi... Como quem diz: então... porque é nesta data que começa o juízo, e antes que sejam todos julgados as pragas não começarão a cair. (Ver com. Apocalipse SDAC, pág. 307) O assunto aqui apresentado pelo anjo é a destruição/condenação de Babilônia, da Igreja, novamente nos indicando as cenas finais da história terrestre.

2 - Com a qual se prostituiram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição/adultério.

É interessante notar que o apóstolo João menciona que os reis se prostituiram com ela, enquanto que os habitantes da terra apenas se embebedaram com o vinho, mostrando que os reis da terra terão uma ligação mais íntima e espúria, irão mais longe no seu pecado e rebelião, enquanto que os habitantes da terra aceitarão a sua doutrina....vinho... Se por um lado os homens são lavados com água (a palavra de Deus), por outro lado se sujam e se embebedam com o vinho (mentiras / enganos) do inimigo. Enquanto Jesus apresenta a sua Igreja como virgem pura, e esposa, a prostituta não se dá em casamento, se une num ato ilícito a dez reis, a união político-religiosa condenada (ver Isaias 23:15 a 17)

3 - E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfemia, e tinha sete cabeças e dez chifres.

...Levou-me... (Transportou-me em visão ao tempo e lugar da profecia), ...a um deserto...(ver Jer. 4:26 / 25:11 - João menciona "um deserto" não "ao deserto" sempre que aparece a palavra deserto acompanhada de "um", como é o caso de Jeremias, o deserto ou terra aqui apresentado ganha uma conotação de desolação, lugar perigoso, destruído. (Ver Jer. 4:23 a 27), este tipo de compreensão se faz importante porque nos posiciona quanto ao tempo, lugar e condições da época da visão.

4 - E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;

Cheio das abominações.... Note-se que o cálice já está cheio das abominações (falso culto) (tempo futuro) Ellen White comenta que o cálice embora quase, não está ainda completamente cheio, quando o decreto dominical for efetivado, aí, sim, o o cálice estará cheio.

6 - E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.

Novamente aqui o tempo futuro: a mulher está embriagada do sangue dos santos (os que guardam os mandamentos de Deus - Apoc 14:12 e do sangue das testemunhas de Jesus (porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia - Apoc 19:10) porque João faz questão de mencionar santos e testemunhas, porque não apenas santos? Porque está indicando um tempo em que estes possuem o ministério profético (testemunhas de Jesus), o Espírito de profecia. (Ver Apoc. 11:3 / 16:6). ...Embriagada.. O estado de embriaguez é passageiro, portanto se ela está embriagada é porque está ocorrendo neste tempo, neste momento. Sugere ainda muito sangue, para se alcançar um estado de embriaguez. (Ver Apoc. 14:20)

7 - E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres.

8 - A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.

9 - Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes sobre os quais a mulher está assentada.

10 - E são também sete reis: cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e quando vier, convém que dure um pouco de tempo.

11 - E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.

Considerando o cumprimento profético futuro e como vimos anteriormente a época em que a visão de João nos leva, (não a data em que ele está) ou seja, 1844 em diante, temos sete reis: (5) já cairam, e um (6) existe, outro (7) ainda não é vindo e tem que durar pouco tempo, e uma besta que é também um rei (8) ...é Dos sete....Para ser rei, é necessário ter um reino, estamos falando da queda de Babilônia (igreja Católica Apostólica Romana) quem poderiam ser seus Reis? Os papas. Depois de 1844, só receberam um reino novamente em 1929 como vimos, então nossa conta deve iniciar em 1929. Vejamos: (1) Pio XI-1922/1939 - (2) Pio XII-1939/1958 - (3) João XXII - 1958/1963 - (4) Paulo VI - 1962/1978 - (5) João Paulo I - 26/8/78 - 28/9/78 (todos mortos...cinco já caíram) (6) João Paulo II ...está... Outro não é vindo e quando vier convém que dure um pouco de tempo.

Aqui, entraremos no campo da hipótese, uma vez que a partir daqui estará acontecendo a profecia, e não temos uma interpretação da liderança sobre estes eventos.

A profecia diz que a besta que era e já não é, é ela também o oitavo: como isso seria possível? João Paulo é o sexto (seis é o número da besta) é o 264º na história geral dos papas. O inimigo lhe promete que ele seria o que culminaria a história, o oitavo é dos sete, mas nenhum dos cinco pode ser porque já morreram, o sétimo, deve durar pouco, quem dos sete resta? Ioanes Pavlvs Secvndo I=1 / V=5 / L=50 / V=5 / C=100 / V=5 / D=500 =Soma 666 (...aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome (não apenas título). 

O versículo nove nos diz: aqui o sentido que tem sabedoria...(cálculo) e nos remete a 13:18...Aqui há sabedoria...calcule...porque é o número de um homem...(ver Bíblia Jerusalém) E apoc. 13:3: "...e ví uma de suas cabeças ferida de morte, mas a chaga mortal foi curada e a terra se maravilhou após a besta. (Maio de 81: Dia treze, João Paulo é baleado no estômago em plena Praça São Pedro.) ...E a terra se maravilhou após a besta...(ler manchete veja...) …E vi subi do mar uma besta que tinha... E sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia... (13:1) (Todos os papas usavam / usam uma mitra na cabeça com o nome Vicarius filii Dei...pode haver blasfêmia maior que se passar por Deus?

...E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo e é dos sete e vai à perdição...Futuro próximo...João Paulo renuncia (à força) em seu lugar (a besta negra) um papa eleito segundo os católicos pela maçonaria. Qual o interesse do Diabo em apresentar ao mundo o próximo papa como sendo o Anticristo? Porque a própria igreja católica está pregando que este próximo papa será o filho da perdição? Porque a "Cristandade"de um modo geral sabe que a Bíblia fala de um anticristo. Assim, o inimigo providenciará o "seu" anticristo (dando a ele ainda o número 7 - o número de Deus) para desviar a atenção do povo do verdadeiro anticristo. Assim como fará com o sinal da besta, está conduzindo as pessoas de um modo geral a crer que a marca ou sinal da besta é o código de barras, para desviar a atenção do povo do verdadeiro sinal (Exodo 31:13 a 17).

Com o decreto, vem a ruína dos EUA, a culpa (por enquanto) será colocada sobre este papa, porque "convém" (apoc. 17:10) que dure pouco tempo. Por pouco tempo... (A exarca de ravena, forma de governo que dirigiu Roma em substituição ao império e antes do papado, durou 60 anos, se considerarmos as palavras de Nosso Salvador, ...Os tempos serão abreviados... E ainda a profecia dia /ano que neste caso aplicaria-se ao contrário, como os 1260 anos passados que passam a ser dias, teríamos 60 dias deste papa, o que poderia ser o tempo que o povo de Deus, como foi no passado, no sítio de Jerusalem teve para sair da cidade.)

É também notável que Marian Berry coloca 60 dias entre a lei dominical nacional e a lei dominical universal. Não nos esqueçamos: 1260 dias + 60 dias=1320 dias, acrescente-se os 15 dias (uma hora) e teremos os 1335 dias de Daniel 12:12.

Com a ruína dos EUA, o povo pediria de volta João Paulo Segundo (a besta que era e já não é...volta a ser, é o oitavo e é dos sete, e não volta apenas como rei, e sim, também como Besta (perseguidor). Lembrando ainda que ele hoje é o 264º papa da história, ao voltar seria o 266º, o que lhe daria em outras palavras o ser duas vezes besta ou nº 6. Besta também é sinônimo de homem - (Apoc. 13: 17 e 18).

Deverá então ser coroado universalmente: "...e deu-se-lhe poder para agir por 42 meses (1260 dias). (Daniel 12). Seria quem sabe interessante considerar o que acontece de estupendo na Terra entre 1798 e 1929? 1844, nasce a igreja adventista, a verdade sobre a lei é restaurada... Entre 27AC e 14DC que acontece? Nasce Cristo a 4AC aproximadamente. A expressão: Aqui o sentido, que tem sabedoria, também deve ser considerada, onde mais vemos esta expressão? (Apoc 13:18) e todos sabemos de quem se trata, do papa, e obviamente não pode estar falando dos montes, pois é numero de um homem. 

Assim, temos um quadro fantástico que poderia se resumir assim: dentro de mais algum tempo João Paulo será convidado a sair (renunciar), o que deverá ocorrer logo. Clinton já se comprometeu a não deixar seu mandato sem assinar a lei validando o "dia da família" - diga-se Domingo. Com a promessa da lei, João Paulo sai, entra o sétimo. Junto com o decreto, vem a ruína nacional (Eventos Finais, pág. 117). A culpa será jogada sobre o falso anticristo, que deverá ser tirado logo (convém que dure pouco tempo). João Paulo é rempossado como uma espécie de "rei da terra". 

Assim como Deus empossa Seu Filho como o verdadeiro soberano, uma vez que resgatou este planeta como seu sangue, assim o inimigo empossa seu filho, o filho da perdição, como "soberano do planeta". (Deus Pai=Jeová + Deus Filho =Miguel + Deus Espírito Santo=Consolador/Poder X Lúcifer=Satanás + Filho da Perdição=Papa + Espírito Santo Espúrio=Protestantismo Apóstata). Empossado, ( ...sobe do abismo...) teríamos + 1260 dias ou 42 meses ou três anos e meio (e irá a perdição - Apoc. 20:4/ Apoc 13:10). Enquanto que o filho da perdição recebe do Dragão o poder e autoridade por 1260 dias, também os filhos de Deus recebem do Pai o poder do Espírito Santo e autoridade para resistir e pregar contra os enganos (Apoc.11:3 / daniel 12:7).

12 - E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora juntamente com a besta.

(...Por uma hora? Parece que só aqui pode se cumprir a uma hora (15 dias)! A diferença entre os dias 1335 de Daniel, 60 dias acrescidos aos 1260 (espalhado o poder do povo santo...) Ou ainda 30 dias dos 1290 (desde que o contínuo sacrifício for tirado...) Decreto de morte... São os 10 presidentes que farão parte na nova ordem mundial, que dividiu o "mundo" em 10 partes, cabendo a cada uma delas um presidente. Ex.: Mercosul - Presidente da Argentina - Mercado Comum Europeu, Alca, União Caribenha, etc.. São os mesmos reis que descobrem que foram enganados... (17:17)...

13 - Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.

Mesmo intento: matar o povo de Deus... Coroarão a besta.

  • BESTA : Homens, Tito 1:12, Animal
  • BLASFEMIA: Ultraje a Deus. Blasfêmia: Cristo acusado de blasfêmia por dizer que era o filho de Deus.
  • Ver Apoc. 13:1 "...e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia". A coroa/mitra que os papas até há pouco tempo usavam ostentava o título Vicarius filii Dei. Querendo se fazer passar por Deus!
  • Sete (número de consumação, perfeição, completo.
  • Cabeças: Montes, Formas de governo, Reinos, e Reis. Apoc 17:9 e 10 , ( Daniel 2:38 Tú, ó rei, tú és a cabeça...)
  • Chifres: Poderes, Reinos Salmos 92:10 - (Apoc 17:12 - Os dez chifres que viste são dez reis).
  • Taças: Pragas (Apoc 15:1)
  • Prostituta: Grande cidade/igreja (Apoc. 17:18 - Efés. 5:32)
  • Águas: (povos / Multidões (Apoc. 17:15)

A primeira vez que ouvi sobre essa interpretação da profecia foi na Argentina com alguns irmãos leigos de lá. E posso afirmar que dos que lá conheci, foram os mais consagrados!

Achei espetacular o estudo, mas como Paulo nos adverte que os bereanos eram mais nobres porque änalisavam"para ver se de fato era assim, fui buscar informações. Em se tratando de profecias futuras, logicamente não se poderia achar nada explícito no ministério de Ellen Whitte, assim como qualquer pessoa que pedisse a Miller no início de seus estudos um aval do "espírito de profecia" não poderia tê-lo. E embora a Bíblia apresente de forma clara (hoje) o ocorrido em 1844 (Santuário) tal é a incredulidade reinante que a maioria hoje dos "teólogos proeminentes", não aceitam este FATO.

Assim, ouvi na Argentina, sobre a idéia da renúncia do Papa quando
ninguém cogitava sobre isso. Ouvi sobre os sete reis como papas. Já ouvi´uma fita do pastor Gambetta, onde ele faz uma pequena menção aos sete reis como papas, mas muito superficialmente. Sei que ele crê, mas em função do seu ministério ele é mais prudente. O Pastor Sagarra crê assim e é mais enfático. Mas, parece-me que o primeiro na interpretação dos sete reis como papas, seria um irmão americano que escreveu um livro com o título "The Sixt King", que eu particularmente gostaria muito de ver traduzido para poder ler. Então, não atribuiria o estudo a mim, mas devo humildemente dizer que, fora esses apectos, todo o resto apresentado é fruto de estudo e oração,
embora reconheça que é um estudo bastante humilde.

Em realidade, já tenho muitas informações adicionais a este estudo e
pretendo atualizá-lo breve, mas gostaria de dizer aos irmãos e irmãs que tiverem contato com esse roteiro que só me encorajei a mandar esse estudo no sincero desejo que busquem a luz, a luz
que aí possa estar, e ainda,impelido pela palavra da mensageira do
Senhor de Testemunhos para Ministros que apresenta o dever de apresentar a luz que porventura cria ser luz, para o benefício daqueles que estão pesquisando. (Não tenho o livro aqui comigo agora, mas logo enviarei o texto na íntegra).

Assim, humildemente gostaria de dizer que os erros que porventura aí estiverem, mostram apenas a imperfeição daquele que o apresenta, e me coloco à disposição para receber qualquer informação e mesmo crítica que qualquer que seja aprouver enviar. 

Em Cristo, RB.


Responda por e-mail: O que você achou disso tudo? Faz algum sentido, ou não? Responda.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com