SEÇÃO DE CARTAS  
Filha de Pastor Diz que Encontrou Jesus Fora da Igreja

Estou enviando este e-mail para que os irmãos adventistas conheçam um pouco da minha história:

Nasci e cresci na igreja adventista, filha de pastor, sempre envolvida no ministério da música. Estudei no IASP, cantei em corais, conjuntos, enfim, tive uma educação cristã. Mas, como muitos jovens adventistas, tinha uma aparência cristã por fora: não usava jóias, "guardava o sábado", procurava estudar a lição da escola sabatina, e tentava orar embora achasse que minha oração não passava do teto. 

Eu sempre duvidei da minha salvação, achava que nunca fazia o suficiente para Deus. E quanto a pecar contra o Espírito Santo? Isso me aterrorizava, pois eu sempre pensava que se não ouvisse aquela "voz da consciência" em alguma situação de pecado ( ou que os homens consideram como tal), tinha pecado contra Ele.

Aos 25 anos, sofrendo de uma profunda depressão, conheci o Senhor Jesus. Comecei a ter uma sede de ler a Palavra de Deus, de orar e senti que fui realmente curada. Uma paz verdadeira me inundou, pude provar o que é o novo nascimento e tive e tenho experiências maravilhosas com o Espírito Santo! Nesse período estava em contato com outros ministérios evangélicos (não-adventistas) e aos poucos fui me desligando da igreja adventista. Meu marido (adventista) estava ao meu lado e também se desligou da igreja adventista. 

Faz quatro anos que estamos em outro ministério, que tem uma outra linha de pensamento, não é tradicional. E Jesus tem sido real na minha vida e de minha família. Aprendi que a aparência exterior não nos leva a testemunhar de Cristo, mas o nosso coração sendo cheio do Espírito Santo, e do amor de Deus, fala muito mais alto para as pessoas.

Quero dizer à vocês que Deus tem caminhos diferentes para cada um de nós e quando Jesus veio a esse mundo Ele não instituiu uma igreja com um nome, porque a sua igreja é invisível e está em todas as pessoas que crêem no nome de Jesus e verdadeiramente O amam e O adoram em espírito e em verdade.

Por isso, não julguem as pessoas por elas terem uma visão bíblica diferente da de vocês, não presumam que porque alguém não é adventista está no caminho errado e não tem a "verdade". O único que tem esse poder é Jesus e Ele mesmo diz que não veio julgar o mundo mas veio para salvar o que se havia perdido.

Como uma pessoa que já foi adventista e conhece muito esta igreja, sou um testemunho vivo de que Deus não faz acepção de pessoas e creio que Ele usa TODAS as pessoas que O buscam e se deixam ser usadas por Ele para pregar o evangelho de Jesus. INDEPENDENTE da denominação à que elas pertencem.

Deus fez uma grande transformação na minha família e eu O louvo por este amor que Ele tem derramado sobre nós! DEUS É FIEL!

Que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo inunde os seus corações!

Se possível gostaria que este testemunho fosse aberto a todos que entrarem neste site. Se alguém quiser saber mais sobre a nossa história de vida, mande um e-mail.

Lucimara

Nota do Editor:

Esta carta foi publicada na íntegra e está recebendo destaque por ser uma forte evidência de que algo precisa ser alterado na maneira como estamos lidando com nossos jovens. Se filhos de pastores dizem ter encontrado a Cristo por outros caminhos, o que pode acontecer aos nossos filhos? Onde estamos falhando? É essa a reflexão que o Adventistas.Com quer provocar.

As perguntas à Lucimara, bem como suas respostas, serão intermediadas por nós a fim de evitar desvios doutrinários inconvenientes e para impedir a identificação da moça, que é filha de um amigo pastor, subordinado à Organização.


Reação de Leitores:

Irmã Lucimara,
 
Meu nome é Francisco, moro em Fortaleza, CE. Na realidade, após ter lido o seu e-mail no Adventistas.com, estou interessado em saber
qual é seu posicionamento referente ao que caracteriza os santos, ou seja, os que "guardam os mandamentos de Deus e o testemunho de Jesus"? 

Sabe por que lhe pergunto, irmã? Porque tenho a plena convicção de que a Instituição ASD não é conduto à salvação, tanto quanto estou convicto de que A MENSAGEM ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA, em toda a espiritualidade e profundidade bíblica abrangidas pelo significado desse nome, é a mensagem que definirá nos nossos dias os santos, estejam eles onde estiverem, congregando-se com quem estiverem.

Necessário é, amada irmã, que façamos parte do grupo dos 144.000. Caso contrário, de nada nos adiantou sermos conhecedores de tão maravilhosa salvação. Por favor, esclareça-me acerca da sua posição.

Que Deus lhe abençoe com o estreitamento da sua comunhão com Ele.

Seu irmão em Cristo, assim espero, Francisco.

Prezado irmão Francisco:

Em resposta ao seu e-mail, esta é a minha posição a respeito dos "santos":

  • Crêem na segunda vinda de Cristo.
  • Obedecem a direção de Deus no seu viver diário em total acordo com a Bíblia. Tudo que está imperativo na Bíblia é mandamento. Ex: Orai sem cessar, Amai-vos uns aos outros, Enchei-vos do Espírito, etc.
  • Os santos são conhecidos pelos seus frutos, que são muito diferentes das obras dos não-convertidos. (Leia em Gálatas 5:16-26)
  • Os santos têm o SELO DE DEUS: o ESPÍRITO SANTO. (Leia Efésios 1:13)
  • O testemunho (ou as testemunhas) de Jesus: somos nós (1 Cor 1:4-7), os santos, porque "não sou mais eu, mas Cristo vive em mim" (Gálatas 2:20). Somos cheios do Espírito Santo e, assim, testemunhamos de Cristo.
Creio firmemente que este é o perfil espiritual dos que fazem parte da igreja invisível de Cristo nesses últimos dias. 

Já estamos bem pertinho da vinda de Jesus, concorda? Que Deus o abençoe!

Graça e paz!

Lucimara


Estou Preocupado com Vocês

Lucimara, meu nome é Mauro e eu li o seu relato no Adventistas.Com. Como um adventista leigo, achei-o um tanto estranho, mas gostaria de conhecer toda sua história como você mesma diz. 

Que DEUS lhe de sabedoria, a você e a seu esposo, que todos possam peceber o tempo em que estamos vivendo.

Aguardo contato.

Mauro:
A minha experiência com Deus é muito especial para mim e a Bíblia é luz para os meus caminhos. Dessa forma, nós sabemos o que é verdade e o que é falso. Quem guia minha vida é o Espírito Santo. Não estou mais da IASD porque penso que Deus tem outros planos para minha vida, assim como Ele deve ter um plano para sua vida. Não importa o nome da sua igreja, a salvação está somente no nome de Jesus Cristo, nosso Senhor. Que Deus o abençoe!

Lucimara


Lucimara:
Li sua carta e fiquei feliz com sua experiência. Desejo muito conhecer com mais  detalhes os caminhos que você está percorrendo  bem como as suas idéias que com certeza estão embasadas na Palavra de Deus. Estou na  IASD há mais de quarenta anos, mas eu me sinto como um peixe fora d'água. Não tenho mais ambiente na igreja. Diante deste fato, tenho uma enorme necessidade de mudar a direção de minha vida religiosa.

Aguardo sua resposta.

O irmão em Cristo, Lineu  R . Reis

Prezado Lineu:
Entendo o que vc sente. Pertencer simplesmente à uma igreja não representa nada se não houver uma experiência com Deus. Nós geralmente ficamos apegados à doutrina da igreja, cremos que só ela tem a verdade e não vemos outro jeito senão o de permanecer nela, apesar de não concordarmos com muitas coisas. E Deus quer tanto para nós, quer que O busquemos, quer falar conosco, mas por estarmos apegados à igreja, nos fechamos para Aquele que é soberano sobre todas as coisas.

Ele não está vinculado a placas de igrejas. Nos deu a Bíblia, que, revelada pelo Espírito Santo é o manual mais perfeito para que não sejamos enganados. Deus não criou pessoas passivas. Nós somos seres pensantes, com liberdade de escolha, e o Espírito Santo nos guia sempre no caminho certo. Se vc sente necessidade de mudar a direção de sua vida religiosa, busque de Deus o que ele quer para sua vida. Foi isso que aconteceu comigo, e tenho tanta convicção de que estou no caminho de Deus! Sei em quem eu creio e estou bem certa de que é poderoso!

Não busque resposta nas pessoas, ore do jeito que vc sabe orar, não importa.O Espírito Santo intercede por vc, e o Pai sabe qual sua necessidade no momento. Ele quer ser real na sua vida, assim como é na minha vida.

Não se apegue à placa, apegue-se a Jesus, pois nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. Neste mundo não existe nenhuma igreja que retém exclusivamente a verdade. Todas buscam ao Senhor e tem suas "particularidades". Mas o único caminho é Cristo. Veja Efésios 4:1-6.

Nosso Deus é vivo! Nos ama, nos ouve! Ele sabe o que vc está
sentindo. Ele vai falar claramente com você! Busque-o! 

Lucimara


Irmã, Lucimara.

Meu nome é Jose Carlos Pinheiro Morgado, mas pode me chamar apenas de Irmão Morgado. Quero dar o meu testemunho para você, não posso acreditar que a irmã encontrou Jesus fora a IASD. Eu nasci no seio católico, depois passei a ser espírita, esotérico, místico, em 1.995 senti um desejo muito forte de ler a Bíblia, então iniciei meus estudos sozinho nunca havia ouvido falar da Igreja Adventista do Sétimo Dia. 

Sentia dentro de mim, que DEUS tinha um povo na terra, porque se existe apenas uma bíblia, porque então tantas religiões, fui visitar algumas denominações, estudei sobre varias igrejas E DEUS ME MOSTROU A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA, não é possível que a irmã tendo nascido na Igreja a tenha trocado por outra, posso afirmar a você que eu encontrei o Sr. JESUS CRISTO na IASD.

Tenho 47 anos de idade, não sou criança. Se esta igreja não fosse a verdadeira Deus não ha teria mostrado, porque ele teve tempo de mostrar outra qualquer, mas não me mostrou a IASD, em outubro de 2000 fui batizado, para honra e glória do senhor nosso Deus.

Deus atendeu o meu pedido, depois de 5 anos de estudo e oração ele indicou a IASD. Veja todos nos sabemos que a igreja esta repleta de problemas, e dirigida por homens, mas com todos os problemas ela ainda e a igreja verdadeira a escolhida por Deus para levar a mensagem ao mundo. Você conhece a verdade, volte para ela enquanto você pode.

Irmão Morgado, Adventista do Sétimo Dia.


Compilação Quer Resgatar Música Sacra Tradicional

ALO, BRASIL!

Meu nome eh Eduardo Vieira e moro na area de Los Angeles, California ha mais de trinta anos. Ao visitar uma congregacao brasileira hoje, Novembro 11, 2000, alguem me deu esse WEB endereco e estive lendo tudo o que e dito a respeito da musica nessas paginas.

Como cresci no Brasil ate os fins de sessenta, nao posso crer na mudanca que esta  transcorrendo quanto a musica no culto divino. Apesar de entender que e quase impossivel o parar a mudanca que vem por ai, o estilo musical que estamos admitindo nos cultos e para desanimar. Alem de  ser um estilo banal e improprio, ate parece que qualquer um pode levantar-se e cantar os tais corinhos com mil repeticoes e sem gosto musical ou classe. Tambem o numero  de canticos antes do sermao queima a paciencia e  quando o sermao finalmente e pronunciado a canseira geral toma  lugar.

O que aconteceu com os especiais tradicionais que elevavam a alma ao ceu antes do sermao? estilo cantado por Del Delker e outros do passado, e que em geral eram de acordo com o sermao em si? E claro que a modernizacao deve tomar lugar tambem na igreja. Mas nao seria possivel fazer algo mais classico, mantendo a santidade no estilo e reverencia que esses numeros musicais devem trazer aos ouvintes? 

Aqui nos Estados unidos existem grandes congregacoes que ainda valorizam a bela musica ao orgao no culto divino. Eu pertenco a uma congregacao de fala espana que esta composta de varios musicos, trabalhadores do Hospital em Loma Linda. Temos uma orquestra, orgao piano, e a musica e escrutinada antes que possa ser apresentada no culto. De vez em quando algo banal sai pelo meio e se pode ver o desagrado dos que tem bom gosto. E claro, os jovens tem seu estilo baiao e popular, mas e razao de grande controversia em nossa congregacao.

Por essas razoes, estou compilando um livro de musica sacra classica tradicional que sera usado por solistas e cantores de especiais em nossos cultos. Muitos dos numeros ali contidos foram produzidos por John W. Peterson, um dos mais inspirados autores da musica classica sacra nos Estados Unidos.  Recebi livre uso do copyright  dos canticos, os quais sairao em portugues com traducao tambem de todos os numeros ao espanhol. Virah acompanhado de um cassete ou CD, para facilitar ao cantante no aprender de cada canto. Sinto que existe uma grande necessidade de voltar ao belo e ao inspirador, falando de musica sacra. Ou talvez pelo menos criar uma variedade entre o moderno e o tradicional. (Mando aqui uma foto da capa da frente da colecao musical ainda em correcao, com lancamento planejado para o principio do novo ano.)

Desculpem  a falta de acentos do computador americano formulado para a lingua Inglesa.

Aos que desejem informacao sobre essa colecao de canticos, por favor escrever a Ed Vieira, e-mail evier2cbart@juno.com.

Obrigado pela oportunidade em falar nesse forum.

Ed Vieira
Loma Linda
USA


Crítica e Pergunta: Quem São os "Caballeros de Colon"?

"Que a graça do Senhor a comunhão do Espírito Santo e o Amor de Deus sejam contigo."

Caro irmão, Robson Ramos

Já faz varios meses que venho acessando seu site, e embora vemos um certo grau de ironia e exagero em determinados assuntos, considero seu site de uma importancia muito grande, pois foi através dele que obtive informações muito importantes, e dou graças a Deus por isso, pois tem sido uma benção as informações preciosas que tu colocas ao alcance do mundo, embora creio que tu deverias filtrar algumas coisas, pois há algumas coisas que sabemos que são exageradas. Peço-lhe desculpas pela crítica, mas creio que é construtiva, portanto a fiz, não gostaria de ver o seu trabalho ser levado ao descrédito, pois como já disse é um trabalho muito bom, tirando os excessos.

Mas meu objetivo na real não é esse de lhe criticar, mas de lhe pedir que investigues sobre os Caballeros de Colon pois eu ouvi algo sobre eles, dizendo que eles são um tipo de esquadrão da Igreja Católica e que fazem um juramento de matar a todos que se interponham contra a fé católica e coisas assim .

Bem, não vou ficar tomando seu tempo, pois sei que é precioso, creio que o assunto é de interesse, e assim que eu tiver algum documento acerca disso estarei te enviando.

Desde já agradeço...

Seu irmão em  Cristo

Flavio A. S.

Leia mais:


Leitor Propõe Reformulação do Site

Olá, Robson. Como você está?

Que a graça de Jesus, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo seja com você e com todos os visitantes deste site.

A primeira coisa que quero dizer é que: Você é uma pessoa abençoada por Deus, pois Ele te deu muita inteligência e capacidade para aprender de Sua palavra eterna. Não digo isso exclusivamente para você, mas também para todos os outros amigos que designam sites como o seu.

A Bíblia nos diz: "Não coloqueis a vossa confiança em líderes humanos", e, pelo visto, você é uma pessoa que atende bem à esse conselho amoroso de Jesus. São Paulo disse que "...os de Beréia eram mais nobres que os demais , pois liam a palavra de Deus, e, a cada palavra de Paulo, abriam os rolos sagrados para ver se assim era."

Tudo isso mostra que você não está errado em se aprofundar nas Escrituras bíblicas ou no Espírito de Profecia, pois Jesus nos disse para "examiná-los", pelo contrário, isso faz de você um bem aventurado. Entretanto, como você aprendeu por meio dessas fontes de verdade, a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a igreja remanescente de Deus neste mundo, e ataques contra ela, como os que estão sendo feitos em seu site e nos outros do mesmo gênero, não estão em conformidade com os escritos eternos. Como você mesmo leu no Espírito de Profecia "grandes acusações serão feitas contra a igreja de Deus", porém ela sairá vitoriosa, e essa profecia se cumpre cada vez que acusam e pejoram a imagem da igreja de Deus.

Quando a Bíblia diz: "Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar contra os restantes de sua descendência: os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus" (Apocalipse 12:17) não está se utilizando de metáforas ou simples exagero, diz sobre uma literalidade expressiva. O diabo quer, de fato, e com todas as suas forças maléficas, destruir a igreja de Deus, pois ele sabe que "pouco tempo lhe resta" (Apocalipse 12:12).

Meu amigo, certa vez, Jesus disse: "Se algum irmão fizer algum mal contra você, vai até ele e pleitea a sua causa". Por isso, caso alguém ou alguma administração adventista lhe fez algum mal, vai e pleitea a sua causa com eles. A Bíblia e o Espírito de Profecia nos diz que, quando tivermos a comprovação, devemos mostrar para as pessoas que elas estão erradas, mas não devemos usar de maledicência. Se alguém em nome da Igreja Adventista do Sétimo dia lhe fez mal, conte primeiro para Jesus, que é nosso amoroso Amigo e Irmão e Pai e Deus e TUDO. Em seguida, vá a quem lhe fez mal e pleitee contra ele a sua causa. Se está escrito que é para pleitear com ele, é só com ele, e mais ninguém.

Está escrito, e você sabe, em Atos dos Apóstolos que "...débil e defeituosa que possa ser, a igreja é o único objeto na Terra a quem Deus despensa Sua total atenção". A Igreja Adventista do Sétimo Dia, como qualquer outra instituição composta por seres humanos, tem falhas, mas ela é a igreja de Deus. 

Você se lembra da história de Pedro no mar? Pedro desviou os olhos de Jesus e começou a afundar. Pedro começou a olhar para as ondas enfurecidas do bravo mar... Pedro desviou sua atenção do Mestre amado, por isso imergiu. Tudo isso nos mostra que não devemos olhar para homens, pois "maldito é o homem que confia no próprio homem", devemos, sim, olhar para Jesus e viver. A falta disso faz com que muitas pessoas apostatem da fé em Cristo, pois se espelharam em pessoas, em líderes humanos.

Você já ouviu falar de igrejas inteiras que apostataram porque o Pastor adulterou? Eu já. Isso mostra que as pessoas não estavam ligadas a Jesus mas sim no Pastor.

O Senhor nos diz que a maledicência é condenada; espalhar contenda entre irmãos é abominação; difamar é pecado e julgar é indesculpável. Após lembrar disso, como você classifica o seu site? Não responda pra mim, ore e responda pra Jesus.

Você acha que todos os adventistas serão salvos? Ou você já leu que "...muitas igrejas adventistas se perderão de portas fechadas, inclusive com o pastor..."? Está escrito: "...muitos são chamados, porém poucos escolhidos..." e isso se aplica a qualquer igreja. Mas não devemos desanimar ou apostatar por conta disso, devemos, sim, nos afirmar em Deus e manter nEle nossa atenção.

Não vou citar e muito menos acusar as coisas erradas que estão no seu site, não me convém isso, pois quem sou eu para te julgar? E, além disso, você sabe, através do Espírito Santo, o que está errado no seu site.  Então que tal se você substituísse o que existe hoje por mensagens de salvação e do amor de Jesus por seus filhos? Que tal se você, já que estudou e estuda bastante a Bíblia (Luz maior) e o Espírito de Profecia (Luz menor) realizasse uma série de estudos bíblicos na internet? Que tal se você voltasse para o seio da Igreja Adventista do Sétimo Dia, desenvolvendo o ministério que Jesus lhe concedeu? Imagine quantas pessoas seriam influenciadas e levadas aos pés do Mestre querido se você tão somente voltasse para o redil do Senhor.

Bem, estou orando por você e por todos os seus amigos.

Abraços fraternos do amigo e irmão

T. A. de JESUS

Resposta: Talvez o irmão ainda não tenha reparado, mas na lateral esquerda superior de cada uma de nossas páginas, já existem links para homepages com estudos bíblicos e outras mensagens devocionais, em português e espanhol. Quanto à existência de material inadeqüado, preciso que seja mais específico uma vez que não vejo malediência nem difamação em nada do que escrevemos. São verdades doloridas, mas verdades. RR


Leia mais cartas:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com