Noticiário da Associação Geral Mente para Esconder Ecumenismo

iasdwef.jpg (73572 bytes)A Comunidade Mundial Evangélica (WEF) estimulou os 160 milhões de cristãos a ela afiliados a observar o último domingo, 12 de novembro de 2000, como Dia Internacional de Oração pela Igreja Perseguida. A imagem miniaturizada ao lado mostra ainda que o slogan da Comunidade é "Um nEle! Vamos juntos, orar juntos e agir juntos!" (Clique para ver.) Mesmo assim, o noticiário oficial da Associação Geral afirma que os encontros agendados para o próximo ano entre representantes da IASD e da WEF não terão objetivos ecumênicos!

Segundo o Dr. Bert B. Beach, diretor de relações interreligiosas para a Igreja Adventista Mundial, terá apenas "o objetivo de quebrar estereótipos e criar entendimento entre os dois grupos". 

Já o Dr. George Reid, diretor do Instituto de Pesquisa Bíblica Adventista, primeiro diz que os encontros não são sobre questões teológicas e questões doutrinárias. "Os dois grupos produzirão documentos com o objetivo de estabelecer uma ficha de cada grupo, a fim de criar melhor entendimento e remover estereótipos", garante. Mas, ao final, acrescenta, "as partes do diálogo também irão rever áreas de concordância doutrinária e discordância e discussões de hermenêutica ou interpretação bíblica". Não é uma incoerência?


Na foto acima, George Reid observa os principais promotores do ecumenismo na Igreja Adventista (John Graz e Bert Beach), que cumprimentam o representante da WEF (James Stamoolis) antes de ocuparem seus lugares à "mesa da comunhão". (Foto: www.adventist.org)

Confira abaixo, a íntegra da tradução da notícia publicada pela AG:

Adventistas e Comunidade Mundial Evangélica (WEF) Estudam Diálogo

Silver Spring, Maryland, USA .... [Bettina Krause]


James Stamoolis à esquerda, Bert Beach, à direita.

Uma série proposta de encontros entre a Igreja Adventista e Comunidade Mundial Evangélica (WEF) terá o objetivo de quebrar estereótipos e criar entendimento entre os dois grupos, disse Dr. Bert B. Beach, diretor de relações entre igrejas para a Igreja Mundial.

Os diálogos foram propostos em 8 de novembro na sede da IASD mundial entre líderes da igreja e o Dr. James Stamoolis, diretor executivo da Comissão Teológica do WEF.

"Primeiramente estamos nos conhecendo uns aos outros", disse Beach, que começou a trabalhar na idéia com Stamoolis há um ano atrás. "Nós queremos ir além dos estereótipos para ver onde nós concordamos e descordamos e explorar idéias onde poderíamos mutuamente beneficiar pelo trabalho conjunto, como em iniciativas de liberdade religiosa".

A Comissão Teológica da WEF, liderada por Stamoolis, facilita a relação entre teólogos evangélicos e produz trabalhos escolares e populares na teologia Cristã. O objetivo estabelecido é "encorajar cristãos de todo mundo a desenvolverem e articularem uma teologia bíblica que vai de encontro as necessidades e oportunidades do contexto local com uma perspectiva global".

Dr. George Reid, diretor do Instituto de Pesquisa Bíblica Adventista, diz que os encontros não são sobre questões teológicas e questões doutrinárias. "Não há interesse em ecumenismo nos dois grupos ", disse Reid. Ao invés, os dois grupos produzirão documentos com o objetivo de estabelecer uma ficha de cada grupo, a fim de criar melhor entendimento e remover estereótipos. As partes do diálogo também irão rever áreas de concordância doutrinária e discordância e discussões de hermenêutica ou interpretação bíblica.

A WEF, que traça sua história desde 1846, é uma organização afiliada a denominações Cristãs e organizações de 111 países servindo a aproximadamente 160 milhões de cristãos.

Web site: www.worldevangelical.org

Fonte:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com