Sra. White Previu Insubordinação da Igreja Contra Abusos da Administração

A principal e mais direta citação sobre esse tema é esta:

"O poder despótico que se tem desenvolvido, como se a posição tivesse feito dos homens deuses, faz-me temer, e deveria causar temor. É uma maldição onde quer e por quem quer que seja exercido. Esse domínio sobre a herança de Deus criará tal desagrado da jurisdição humana que resultará um estado de insubordinação. O povo está aprendendo que não se pode confiar aos homens que detêm elevadas posições de responsabilidade formar e moldar o espírito e o caráter de outros homens. O resultado será a perda da confiança até mesmo na liderança de homens fiéis. Mas o Senhor suscitará trabalhadores que reconheçam sua própria insignificância sem o auxílio especial de Deus." -- Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 361.

Há, porém, outras citações que também devem ser consideradas:

"O espírito de domínio está se estendendo até aos presidentes de nossas associações. Se um homem ansioso de exercer seus próprios poderes procura ter domínio sobre seus irmãos, achando que foi investido de autoridade para fazer de sua vontade o poder dominante, o melhor e único rumo seguro é removê-lo, para que não haja mal maior e ele perca sua própria alma e ponha em perigo a alma de outros. 'Todos vós sois irmãos.' Mat. 23:8. A disposição de mandar sobre a herança de Deus causará reação, a menos que esses homens mudem de atitude. Os que têm autoridade devem manifestar o espírito de Cristo. Devem lidar como Ele lidaria com cada caso que requer atenção. Devem ir possuídos do Espírito Santo. A posição de um homem não o torna um jota ou um til maior à vista de Deus; é só o caráter que Deus toma em consideração.

"A bondade, a misericórdia e o amor de Deus foram por Cristo proclamados a Moisés. Esse era o caráter de Deus. Quando os homens que professam servir a Deus Lhe ignoram o caráter paternal e se apartam da honra e da justiça ao lidar com seus semelhantes, Satanás exulta, pois ele lhes inspirou seus atributos. Estão seguindo no rumo do catolicismo.

"Nas Pegadas do Catolicismo

"Aqueles a quem se ordena representar os atributos do caráter do Senhor saem da plataforma bíblica, e em seu juízo humano inventam regras e resoluções para forçar a vontade de outros. Os inventos para forçar os homens a seguir as prescrições de outros homens, estão instituindo uma ordem de coisas que anula a simpatia e a terna compaixão; que cega os olhos para a misericórdia, a justiça e o amor de Deus. A influência moral e a responsabilidade pessoal são pisadas a pés.

"A justiça de Cristo pela fé tem sido passada por alto por alguns; pois é contrária ao seu espírito e a toda a experiência de sua vida. Governar, governar, tem sido sua atitude. Satanás tem tido a oportunidade de se fazer representar. Quando alguém que professa ser representante de Cristo se dá a um trato áspero, e a impelir homens a situações difíceis, os que assim são oprimidos, ou romperão todos os grilhões da restrição, ou serão levados a considerar a Deus como um duro Senhor. Alimentam maus sentimentos contra Deus, e a alma dEle se aliena, justamente como Satanás planejou que fosse.

"Essa dureza de coração da parte de homens que pretendem crer na verdade, Satanás lança à conta da influência da própria verdade, e assim homens ficam desgostosos e se afastam da verdade. Por esta razão não deve nenhum homem ter responsável ligação com nossas instituições se pensa não ser questão importante ter ele um coração de carne ou um coração de aço.

"Alguns homens pensam estar representando a justiça de Deus, mas não Lhe representam a ternura e o grande amor com que Ele nos amou. Suas invenções humanas que se originam nos enganosos artifícios de Satanás parecem suficientemente justos aos olhos cegos dos homens, porque são inerentes à sua natureza. Uma mentira crida e praticada para ele se torna uma verdade. Assim se realiza o propósito dos agentes satânicos de que os homens chegassem a essas conclusões pela atuação de suas próprias mentes inventivas.

"Mas como caem os homens em tal erro? - Começando com falsas premissas, e então fazendo com que tudo prove que a verdade é erro. Em alguns casos os primeiros princípios têm uma medida de verdade entrelaçada com o erro, mas não leva a qualquer ação justa, e este é o motivo de os homens serem desviados. Para poderem reinar e tornar-se uma força, empregam os métodos de Satanás para justificar seus próprios princípios. Exaltam-se como homens de juízo superior, e têm permanecido como representantes de Deus. São eles deuses falsos." -- Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, págs. 362-364.

Obreiros dominadores desagradam ao Senhor

"Os que ocupam posições de confiança na obra de Deus, sempre devem ter em mente que estas posições envolvem grande responsabilidade. Correta realização da solene obra para este tempo, e a salvação das almas que conosco de qualquer modo se associam, dependem em grande parte de nossa condição espiritual. Devem todos cultivar um vivo senso de sua responsabilidade; pois seu bem-estar presente e seu destino eterno serão decididos pelo espírito que alimentam. Se o eu estiver entretecido no trabalho, é como se se oferecesse fogo estranho em lugar do sagrado. Tais obreiros incorrem no desagrado do Senhor. Irmãos, retirai vossas mãos da obra, a menos que possais distinguir o fogo sagrado do comum.

"Nem todos os que figuram como homens representativos, são cavalheiros cristãos. Prevalece o espírito de procurar o domínio sobre os outros. Os homens se consideram autoridade, exprimem suas opiniões e passam resoluções acerca de questões das quais não têm nenhum conhecimento experimental." -- Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 260

Instituições podem perder credibilidade

"Pela associação com o mundo tornar-se-ão nossas instituições sem conteúdo, indignas de confiança; porque essas pessoas mundanas, introduzidas e colocadas em posições de responsabilidade, são vistas, como professores que devem ser respeitados, em sua posição de educar, dirigir e oficiar, quando é certo serem controlados pelo espírito e poder das trevas; de modo que não se torna distinta a demarcação entre aquele que serve a Deus e aquele que O não serve." -- Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, pág. 265-266.

Administradores não substituem Deus

"Não permitais que algum homem se insinue como dominador arbitrário e diga: Deveis ir ali, e não acolá; deveis fazer isto, e não aquilo. Temos uma grande e importante obra a realizar, e Deus quer que a empreendamos inteligentemente. A colocação de homens em posições de responsabilidade nas diversas associações não os transforma em deuses. Ninguém possui suficiente sabedoria para agir sem buscar conselho. Os homens precisam consultar seus irmãos, deliberar juntos, orar juntos e planejar juntos para o avanço da obra. Ajoelhem-se os obreiros conjuntamente e orem a Deus, pedindo-Lhe que dirija o procedimento deles. Tem havido grande falta de nossa parte neste sentido. Temos confiado demais em projetos humanos." -- Fundamentos da Educação Cristã, pág. 530.

Ditadores devem ser afastados

"Homem algum deve colocar-se como ditador, como um senhor sobre seus semelhantes, para agir de acordo com seus impulsos naturais. Jamais deve permitir-se que a voz e a influência de um só homem se tornem um poder dominante. Os que oprimem seus coobreiros em nossas instituições, e que se recusam a mudar sua maneira de tratar os auxiliares que estão sob seus cuidados, devem ser afastados. Como administradores, deveriam eles ter exercido uma influência mais elevada, nobre, em favor do direito. O terem sido investidos de poder torna-lhes tanto mais necessário serem modelos de verdadeiro cristianismo.

"Estou instruída pelo Senhor a dizer que a posição jamais comunica ao homem graça, nem o torna justo. 'O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.' Prov. 9:10. Alguns homens aos quais se confiaram posições de responsabilidade, alimentam a idéia de que a posição é favorável ao engrandecimento do eu. Não pense administrador algum que todas as mentes devam sujeitar-se à sua, que todas as vontades devam subordinar-se à sua vontade, e que se devam pôr de lado todos os métodos em benefício dos seus métodos. Não se pode causar maior dano a qualquer instituição, do que permitir que um homem tal continue em sua posição, depois de teste e prova adequados. É um pecado contra Deus permitir que despenseiros infiéis, continuem em posições de confiança; pois o povo do Senhor está sujeito a se extraviar por sua infidelidade." Manuscrito 154, 1902. -- Medicina e Salvação, pág. 165.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com