Polêmica na Internet Estimula Pastor a Escrever Sobre a Natureza Humana de Cristo - 2

A Bíblia traz alguns textos que nos devem fazer pensar:

"Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,  o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz." Filipenses 2:5-8.

Note a expressão semelhante aos homens e a expressão forma de homem.

"Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado." Romanos 8:3.

Talvez este seja o texto mais explícito que a Bíblia tenha, falando que Jesus veio na carne do pecado. É biblicamente evidente que esta expressão "em semelhança da carne do pecado" é uma alusão a natureza de Adão depois da queda. E o interessante é que o termo grego usado em Fil. 2:7, referindo-se a "semelhante aos homens", é o mesmo usado em Rom.8:3 para "semelhança da carne do pecado".

"Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;" I S. João 4:2.

Esta expressão "Jesus veio em carne" e uma alusão clara à natureza humana de Jesus. Ele era realmente um ser humano como qualquer um de nós!

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai." S. João 1:14.

"Se fez carne e habitou entre nós"... Não faz sentido dizer que a carne de Jesus era diferente da nossa no que se refere à tendência para o pecado. Com certeza, Ele levaria uma grande vantagem sobre nós para resistir a tentação... E aí já não da para ser o nosso exemplo de que foi tentado exatamente como nós somos...

"Pois, na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão.   Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados." Hebreus 2:16-18.

Aqui a Bíblia fala que Ele (Jesus) foi semelhante a seus irmãos. E só pode fazer propiciação por nós porque ele foi tentado na mesma condição que  nos somos e por isso pode se compadecer de nós. Como e que Jesus poderia se compadecer de nós se Ele resistiu a tentação com uma natureza que só tinha tendência para o bem? No caso, a de Adão antes da queda...

"Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." II Corintios 5:21.

- Note aqui a aparente contradição de Paulo... dizendo que aquele que não conheceu pecado se fez pecado... Claro que Jesus não pecou.. mas se fez pecado no sentido de que tomou a herança da  natureza humana pecaminosa de 4 mil anos de pecado... se fazendo assim pecado...  para nos fazer Justo aos olhos de Deus... AMEM por isso!

"Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos." Gálatas 4:4 e 5.

Deus enviou seu filho nascido de mulher, nascido sob a lei... Porque Jesus estava debaixo da lei? A lei não e só para pecadores? Jesus estava debaixo da lei porque ele tinha a tendência para o pecado que nós também temos... E se Ele Escolhesse ceder a esta tendência, seria grampeado pela lei! Mas Ele escolheu não pecar e por isso pode nos resgatar da Lei... Se Jesus tivesse vindo a esse mundo com a natureza de Adão antes da queda com tendências só para fazer o bem, Ele jamais estaria sob a lei...

"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer- se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno" Hebreus 4:15 e 16.

Este texto é claro afirmando que Jesus esteve no mesmo nível de tentação que nos... Alguns resistem aceitar essa idéia porque acham que se Jesus tinha estas tendências como nós temos... Nós estaríamos depreciando o caráter dEle ou diminuindo a Sua pessoa... ou trazendo o filho de Deus para esta miserável condição do homem pecaminoso... Entretanto, a Bíblia deixa claro que ao admitir que Jesus tinha tendência para o pecado mas resistiu e venceu, mostra que o AMOR DE DEUS é algo tão grandioso, que Ele voluntariamente enviou Seu filho para exaltar o homem, e resgatar nEle a pureza e a plenitude da perfeição eterna.

"Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, que ele antes havia prometido pelos seus profetas nas santas Escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne..." Romanos 1:1-3.

Note que Paulo, ao falar do Filho de Deus como descendência de Davi, acrescenta: "Segundo a Carne"... parece uma preocupação do apóstolo em afirmar a humanidade de Jesus e a sua natureza carnal exatamente como a nossa...

Continua

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com