Os Perigos da Mídia

Por Volnei Kühl

Atualmente o maior poder na superfície da terra é o da comunicação, quem tem este poder domina, manipula, induz e forma valores e princípios e gera comportamentos. O grande sucesso da propaganda está baseado nas pesquisas de opinião, as quais determinam as preferências do público alvo, definindo, assim, não somente a apresentação do produto, mas, também, o próprio produto. Assim, a mídia se origina nos desejos naturais do homem e tenta satisfazer esses desejos.

Mídia é o nome que se usa para falar dos meios de comunicação social, como televisão, jornais, revistas, cinema, rádio, fotografia, música, e até computador. Os profissionais sabem que todo ser humano normal possui olhos, ouvidos e uma grande quantidade de desejos, sonhos e fantasias que quer ver realizada e satisfeita.

O vocábulo "mídia" vem do inglês "media" é novo na língua portuguesa e, segundo Aurélio, designa os meios de comunicação. É interessante notar que as palavras comunicação, comunhão, comungar, comunicar, comunidade, tem origem radical latino COMMUNE que quer dizer comum, e comunicar significa: fazer saber, tornar comum, participar, comunicar idéias, pensamentos e propósitos, e, ainda, ligar, unir e dialogar.

O MUNDO DAS IMAGENS

Assistir televisão é um hábito ligado a fatos muito antigos na história da sociedade humana. Tem a ver com a experiência do homem de olhar objetos, cenas, e buscar por meio disso algum tipo de resposta, satisfação, distração e conhecimento. Hoje, é a televisão que funciona em primeiro lugar para dar estas respostas ao homem que diante dela está. Mas, outrora, eram outros os meios que possibilitavam esse tipo de informação.

A imagem é a forma do homem representar as coisas que deseja através de símbolos, sinais, traços, marcas e toda uma série de elementos visuais. Desde que aprende a caminhar, o homem se baseia na visão para assegurar-se de seu meio ambiente e para decidir a direção a tomar. Os outros sentidos tato, olfato, audição, paladar, informam-lhe também sobre o ambiente, ao seu redor, mas é a visão, o sentido mais precioso para sua orientação.

Portanto, as imagens são um tipo de porta para outra dimensão, a dos sonhos, dos desejos, das fantasias. E isso significa que as imagens nunca estão sozinhas. Quando aparecem para que o homem as veja, servem de meio de ligação com outro mundo, que é o imaginário e é nesse espaço que se situa a mídia, a televisão, o som, a fotografia e a velocidade do mundo eletrônico. Em resumo, todas as formas de representação de mundos, são marcadas pela imagem.

O MUNDO DOS SONS

Se você quer uma definição da física, então o som é o "fenômeno acústico que consiste na propagação de ondas sonoras produzidas por um corpo que vibra". O meio que a mídia mais utiliza para proclamar a força do som é a música. Imagine um filme sem música. Há comerciais na TV em que só há música e imagens. Os filmes de Walt Disney são fortíssimos na música. Filmes ganham oscar de "melhor canção".

A indústria fonográfica (discos, fitas, CDs) sempre teve dificuldade em colocar seus produtos na mídia, exatamente porque contava apenas com um dos sentidos humanos para divulgar seus produtos, a audição. Na televisão, os programas musicais ocupavam pouco espaço, e só aqueles que estavam nas paradas de sucesso é que iam ao ar. Então o que fazer? A resposta foi o vídeoclip, música com imagens, cuja função é a divulgação comercial de canções populares por meio da Televisão. O clip faz um grande jogo com a energia e a pulsação, tentando dar a cada movimento musical uma imagem nova e sempre estimulante, já que a música isoladamente poderia significar uma dispersão dos telespectadores.

O MUNDO DOS JOGOS ELETRÔNICOS E DA FANTASIA

Temos conhecimento que muitos jogos para serem usados em computador e vídeo game estão cheios de violência, perversão sexual, sons e imagens de Satanismo. Cada imagem e cada som recebidos irão pedir uma resposta dentro de você. Portanto, cuidado para que um momento de lazer, de diversão e entretenimento não se transforme numa vida de inquietação, opressão e insônia. Cuidado com os jogos macabros, demoníacos e de terror. Tenha cuidado com as fantasias, onde no filme o principal ator nos últimos 10 segundos faz com que tudo dá certo. O herói consegue soltar-se de todas as armadilhas e amarras, saindo ileso e quase sem nenhum arranhão.

Em nossas fantasias nunca falhamos. É como nos filmes onde tudo é pré-planejado. Os erros de gravação não vão ao ar, e tudo no final sai como no script. Em nossas fantasias tudo é permitido e nada é pecado. O "paraíso" que criamos em nossa mente é lindo demais. Ninguém nos proíbe de nada. Ninguém nos limita. Na vida real, não há espaço para fingir, para um jogo de faz de conta.

O ENGANO DOS DESEJOS

Toda imagem e som provoca uma reação dentro de nós. Isso deve-se ao fato de que fomos criados com vários desejos, e a entrada do pecado no mundo trouxe a perversão dos sentidos, dos sentimentos e dos instintos humanos. A Caim foi dito: "... O teu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo". (Gên. 4:7). Mas a mídia desconhece isso e trabalha justamente para fazer o contrário; as pessoas colocam toda inteligência em atividade a fim de despertar nossos desejos, dos puros aos impuros, dos permitidos aos proibidos, dos benéficos aos maléficos, dos divinos aos malignos.

O mundo da mídia não considera as conseqüências. As propagandas de cigarros, bebida alcoólica, filmes com cenas de perversão sexual, novelas com insinuações ao liberalismo e comportamento desenfreado, nunca colocam qualquer realidade das conseqüências quando se procura satisfazer os desejos que eles provocam em nós. Portanto, prazer, alegria, satisfação, emoção, são sentimentos que a mídia tenta trazer para as pessoas, não importando os meios usados para isso.

ESTEJA ALERTA CONTRA O ENGANO

A mídia engana a muitos. A imagem e o som trazem de forma sorrasteira mensagens anti-bíblicas, como estas: a vida é uma procura de relacionamentos onde a troca de interesses é o que tem importância; Novas formas de comportamento tem que ser bem-vindas. Afinal, as coisas mudam. Vale tudo para se obter prazer sexual; As melhores pessoas são as Jovens, bonitas, ricas, de famílias importantes e urbanas; O mundo é movido pelo esforço de indivíduos forte. Os menos favorecidos, os aleijados, os pobres e os doentes vão para o lixo; As pessoas podem ser usadas como objetos para satisfazer o desejo dos ricos e poderosos; O crime, a mentira e a desonestidade valem a pena desde que você fique muito rico.

CONCLUSÃO 

A mídia é poderosa, porque vende ilusões, promete felicidade baseada no dinheiro, sexo, status, saúde, beleza e poder. Abra os olhos, veja claramente a realidade destas ofertas na Bíblia:

  • Dinheiro: Prov. 3:9; Lucas 12:20; Mateus 19:23;
  • Sexo: I Tess. 4:3-8; Heb. 13:4;
  • Status: Jer. 17:5; Lucas 14:11; I Tim. 3:6.
  • Saúde: Gên. 3:19; Salmos 37:4,5; Lucas 12:25;
  • Beleza: Prov. 31:30;
  • Poder: Salmos 20:7; Isa. 31: 4

O excesso de diversão e lazer dos dias atuais nos roubam preciosos momentos familiares. Esteja atento às mensagens subliminares e use filtros seguros para todas as informações recebidas. Pergunte-se sempre: isso está de acordo com a Bíblia? Eu de fato preciso disso? Isso realmente é necessário? Isso é edificante?

Na guerra da propaganda, vence o produto que o consumidor escolhe. O que mais lhe agrada. Nem sempre vence o melhor. Você já escolheu? Ainda não? Então escolha: "Neste dia, chamo o céu a terra como testemunhas contra vocês. Eu lhes dou a oportunidade de escolherem a vida e a morte, entre a benção e a maldição. Escolham a vida, para que vocês e os seus descendentes vivam muitos anos". (Deut. 30:19 BLH). Você já experimentou isso? Já aceitou a Cristo? Não perca tempo. Decida-se agora. - Pr. Volnei Kühl - Líder de Jovens e Comunicação da Associação Norte Paranaense, volnei@anpiasd.org.br.

Publicado sem autorização do autor.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com