Pastor da Ativa Aceita Críticas, Mas Defende Novamente a IASD

Prezado irmão Jonas, o meu objetivo não foi, em momento algum, dogmatizar em termos da salvação como estando restrita a uma Igreja, no caso a IASD, ou aos seus membros. Nisto, não há problema nenhum entre o que penso falo e escrevo com aquilo que o irmão faz alusão em seu texto. 

Temos que ter sempre em mente os dois conceitos de Igreja: a visível (que é aquela que eu defendo, com sinceridade lógica e coerência, como sendo a IASD) e a Invisível (que abarca e reúne os fiéis de todas as igrejas e denominações, incluindo os da IASD, e mesmo os fiéis e/ou sinceros que não estão ligados a nenhuma destas denominações ou credos religiosos). Nosso Senhor Jesus deixou isto bem claro: "Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a Mim Me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então haverá um rebanho e um pastor" (João 10:16).

Deus não salva estruturas ou organizações, embora estas sejam usadas por Ele no desenvolvimento dos Seus desígnios, mas, sim, indivíduos. Sendo assim, nem todos que estão na igreja visível fazem parte da igreja invisível: "Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes" (Mateus 8:11-12, grifos acrescentados). "... nem todos os de Israel são de fato israelitas; nem por serem descendentes de Abraão são todos seus filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência" (Romanos 9:6-7).

Quanto ao texto de Atos dos Apóstolos, há um sincero equívoco da parte do irmão: o original daquela frase mencionada pelo irmão não é o texto da Review And Herald. Na Review a Sra. White estava tratando de um aspecto da questão e em Atos dos Apóstolos estava tratando de outro. O livro foi escrito por ela e publicado enquanto ela estava viva, portanto se tivesse havido alguma inversão esta teria sido feita por ela própria. 

De qualquer forma, lembro ao querido irmão, que, a bem da verdade e da coerência, não há nenhum antagonismo entre as frases - o que ela afirma em um texto não invalida o que ela diz no outro. "A Igreja está fraca - ou enfraquecida - por causa do egoísmo". Certo, mas "Fraca e defeituosa como possa parecer", [esta Igreja, enfraquecida pelo egoísmo e tantas outras falhas, e nenhuma outra...] "a igreja é o único objeto sobre que Deus concede em sentido especial Sua suprema atenção".

Quanto ao mais, estou certo de que o irmão é um sincero adventista daqueles que não crêem numa oitava Igreja ou nova organização; no entanto, a bem daqueles que pensam diferente, mas ainda crêem no Espírito de Profecia, vale lembrar algumas citações:

"Haverá, entre o remanescente destes últimos dias, como sucedeu com o antigo Israel, os que querem agir independentemente, que não estão dispostos a submeter-se aos ensinos do Espírito de Deus e que não atenderão a advertências ou conselhos. Tenham essas pessoas sempre em mente que Deus possui uma Igreja sobre a Terra, à qual Ele delegou poder. Os homens quererão seguir seu próprio critério independente, desprezando conselhos e repreensões; mas, com tanta certeza como fazem isso, eles se afastarão da fé, e seguir-se-á a desgraça e a ruína de almas". - Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág, 23, grifos acrescentados.

"Desde anos tenho apresentado meu testemunho dizendo que, em surgindo quaisquer pessoas pretendendo possuir grande luz, e não obstante advogando a demolição daquilo que o Senhor por Seus agentes humanos tem estado a edificar, acham-se eles muito enganados, e não trabalham em cooperação com Cristo. Aqueles que afirmam que as igrejas adventistas do sétimo dia constituem Babilônia, ou qualquer parte de Babilônia, deveriam antes ficar em casa. (...) Embora existam males na igreja, e tenham de existir até ao fim do mundo," [prestemos atenção a esta sentença...] "a igreja destes últimos dias há de ser a luz do mundo poluído e desmoralizado pelo pecado".

Abrindo um parêntesis, a qual igreja ela se refere? A uma nova que vai surgir? À IASD-MR? Certamente que não, o texto e o seu contexto são cristalinos. "A igreja, débil e defeituosa, precisando ser repreendida, advertida e aconselhada" [anciãos, colegas pastores distritais, departamentais, presidentes e demais líderes de nossas missões ou associações, uniões e de nossa DSA, é aqui que entra o nosso exercício de humildade: Será que aceitamos a idéia de que precisamos ser repreendidos ou, ao menos, aconselhados? Será que aceitamos que as crianças critiquem e opinem sobre os sermões que pregamos, como o fazia a Sra. White? Será que já aprendemos a verdade de que o inimigo é aquele que nos bajula e enaltece e não aquele que nos faz uma crítica relevante e sincera?* Ou será que estamos, cada vez mais, fazendo o culto à personalidade e alimentando o conceito de infalibilidade em nosso meio?**]

Retomando o texto do Espírito de Profecia, vejam, também, os dissidentes e "criticões de plantão" a classificação que o Senhor Deus dá a esta "igreja débil e defeituosa" que precisa ser repreendida, advertida e aconselhada: ela "é o único objeto na Terra ao qual Cristo confere Sua suprema consideração". - Testemunhos Seletos, vol. II, pág. 355.

Como o irmão percebe através desta última frase, longe de ser uma contradição da Sra. White ou, pior ainda, uma adulteração do texto o que temos naquilo que o irmão cita - e no mesmo exemplo demonstrado aqui, neste texto de Testemunhos Seletos comparado com o de Atos dos Apóstolos - é a prática usual (permitam-me a redundância) de termos ou frases intercambiáveis em seus textos. Assim, em Atos dos Apóstolos ela fala que "a igreja é o único objeto sobre que Deus concede em sentido especial a Sua suprema atenção"; já em Testemunhos Seletos, ela diz que "a igreja... é o único objeto na Terra ao qual Cristo confere Sua suprema consideração". 

As frases são parecidas, quase iguais, mas o que importa mesmo é que neste caso - assim como no texto que usei e naquele outro da Review que o irmão trouxe à tona - ambas estão falando de uma mesma Igreja: a remanescente, a última que Deus mantém sobre a Terra. -- Elizeu C. Lira.

Nota: Agradeço ao editor, Robson Ramos, pela atenção e carinho manifestos à minha pessoa e peço desculpas aos leitores pelos possíveis erros de grafia ou digitação - troca de letras - que possam ocorrer; afinal, estou escrevendo a cerca de 24h (na chamada zero hora), após a semana mais estafante do ano. 

* Ver: "Ai de vós quando vos louvarem..." (devido ao cansaço, não consegui encontrar o texto...)


Tempo de União Interna

Prezados Irmãos.

Este é o tema atual: União e não Desenlace. Continuemos, mesmo com observações e contestações. Necessitamos, sim, de UNIR ESTE POVO, que tem a verdade de Jesus. Editor e visitantes, lutemos para ENcontrar a boa vontade da união espiritual. Jesus é nosso Elo de contato contínuo! Parabéns.

Oliveira. Leste.


Perguntas para o Pastor Elizeu

Olá, pastor! Em primeiro lugar, felicitações por participar destemidamente desse debate e um elogio sincero. Conheço apenas um livro seu e o aprecio muito pelo enfoque atual de sua mensagem. Bem, agora algumas perguntas: Quais são os outros que o editor do site mencionou de passagem? Foram editados pela Casa? Por que não fazem propaganda? Já está esgotado?

Sobre o assunto em questão, gostaria de entender melhor o seguinte:

1. Quando Jesus disse que ainda tinha outras ovelhas que não são deste aprisco, estava se referindo a uma denominação específica, como é a Igreja Adventista?

2. Se nem todos que estão na igreja visível fazem parte da invisível e se eu posso pertencer à igreja invisível sem passar pela visível, que importância tem pertencer à visível?

3. Quando a irmã White somente usa a expressão "igreja", como podemos saber se ela está se referindo à igreja visível ou à invisível?

4. O senhor acredita na preservação divina da integridade dos originais e traduções da Sra. White, tal como teria acontecido com a Bíblia?

5. Pode o "remanescente" ser uma denominação oficialmente estabelecida, ou será sempre "o resto", formado pelos fiéis dentre o suposto povo de Deus?

6. Se 1844 é a data limite para o surgimento da última igreja, como podemos dizer que a Igreja Remanescente atual seja a denominação IASD, organizada em 1863 e sucessivamente reorganizada desde então?

7. Na atual situação, quem realmente parece débil e defeituoso, precisando de conselhos, etc: o grupo dos que representam a denominação oficial, ou aquele dos excluídos e marginalizados por bradar contra o ecumenismo, apostasia doutrinária e corrupção administrativa?

8. A interpretação profética das cartas às sete igrejas do Apocalipse entende-as como sete denominações, como a IASD, ou sete períodos? Se são períodos, pode, sim, existir, oitava, nona, décima, vigésima... denominação, mas o perfil da maioria de seus membros será o de Laodicéia. Gostaria que me dissesse se este raciocínio está certo.

9. Na atualidade, os fiéis de Deus estão representados por Laodicéia ("a sétima igreja") ou pelos que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé de Jesus?

Sei que é muito mais fácil fazer perguntas que responder e entendo que o senhor seja um homem muito ocupado, pois parece ser um pastor que trabalha de verdade, mas gostaria que tirasse um tempinho para me responder ainda que em poucas linhas. 

Note bem, respeito o senhor e o seu trabalho. Só estou fazendo algumas perguntas, cujas respostas podem me ajudar e, quem sabe, ajudar o senhor mesmo.

Clóvis, São Paulo

Ler também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com