Congresso de Leigos: Resumo e Fotos desta Sexta 02/11/01 

Olá, irmão.

É mais de meia-noite, mas não posso dormir enquanto não fizer um breve relato do que vi e ouvi nesta sexta-feira, 02/11/2001, no primeiro congresso Sul-Americano dos Adventistas Leigos em Piracaia - SP.

O local escolhido foi uma escola pública. As reuniões foram (e serão) realizadas na quadra coberta. Foram colocadas quase 300 cadeiras, mas algumas pessoas assistiram na arquibancada lateral. Tudo foi coordenado pelo irmão Alfredo de Piracaia e pelo irmão Aparecido de Poá.

Fiquei surpreso com o ânimo dos irmãos que chegavam de vários lugares. Quando cheguei, a caravana de Brasília estava chegando. Tive o privilégio de conhecer pessoalmente a irmã Nildes, seu esposo e sua filhinha.

Os irmãos de Brasília lotaram um ônibus. Os irmãos de Cuiabá lotaram outro ônibus; saíram de Cuiabá na quarta-feira, às 21:00h, o ônibus deles teve vários problemas mecânicos, mas Deus concedeu que chegassem em paz antes do almoço, aliás um delicioso almoço vegetariano.

Lá estavam também os irmãos de Poá, SP, junto com o irmão Aparecido. Tive também o prazer de rever o pastor Robespierre. E fotografar todo esse pessoal! (Veja galeria de imagens logo abaixo.)

O que mais me chamou a atenção foram as presenças internacionais: irmãos do Paraguai, Argentina e Chile vieram de muito longe exclusivamente para o Congresso. Um exemplo: Marco Pozo, um irmão do Chile, viajou 60 horas até chegar a Piracaia.

Cada irmão pôde compartilhar publicamente suas experiências missionárias realizadas em seus locais de origem. A maioria dos irmãos é composta por membros que pregam a mensagem original adventista e não aceitam a postura ecumênica adotada pela IASD, portanto continuam pregando os temas proféticos, as mensagens angélicas, a necessidade de reforma e reavivamento e a necessidade de um aprofundamento no estudo da Palavra de Deus e do Espírito de Profecia (temas contrários à estratégia ecumênica adotada pela IASD).

Obviamente estes irmãos foram e são perseguidos pela corporação adventista. Outros irmãos tiveram problemas com a corporação por questionar determinadas práticas administrativas da instituição adventista. Os problemas enfrentados pelos irmãos da Argentina, Chile e Paraguai são iguais aos nossos.

O mais incrível e fabuloso é que pessoas diferentes, de lugares diferentes, que nunca se viram antes, têm enfrentado os mesmos problemas com a corporação adventista em suas regiões de origem, e tudo ao mesmo tempo! Ou seja, isto não é só com Poá, mas em todo o Brasil e em todo o mundo! 

Para mim este encontro teve um efeito muito positivo pois mostrou a cada uma das pessoas que elas não estão sozinhas em seus anseios, objetivos e perseguição; há 7000 que não dobraram os seus joelhos a Baal, ou seja, ainda lutam pela moralização da administração e pelo restabelecimento da mensagem adventista original. Parece que a filosofia destes irmãos não é apenas reclamar ou reprovar o erro, mas fazer acontecer o que é o correto.

Após a apresentação dos grupos, algumas comissões foram formadas para estudar formas de evangelismo. Infelizmente não pude participar destas comissões pois tinha um encontro à noite com o irmão Jaime Bezerra de Portugal e com alguns irmãos de São João Clímaco. Mas pelo pouco que vi no congresso, fiquei satisfeito e saí inspirado.

O encontro continua no sábado e termina no domingo.

Um forte abraço e feliz sábado.

Ricardo Nicotra

Para ampliar as imagens abaixo, clique na foto que quiser ver. Depois, utilize o botão "Voltar" (Back) do navegador para retornar a esta página.

faixa.jpg (55112 bytes) representantes.jpg (58888 bytes) Benitez (Argentina) e Marco.jpg (46877 bytes) Equipes de Apoio.jpg (60662 bytes)
GrupoDeDebate.jpg (55716 bytes) Robespierre.jpg (56727 bytes) MarcoPozo.jpg (46425 bytes) Nildes.jpg (44517 bytes)
almoço.jpg (51000 bytes) Robespierre e Marta.jpg (50877 bytes) Cido01.jpg (59123 bytes) Alfredo.jpg (31988 bytes)
 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com