Espírito de Intolerância e Apostasia da UCB Contamina Cuiabá, MT

Na MMT, líderes quiseram proibir folhetos com trechos extraídos do Grande Conflito. Disseram que a IASD não acredita mais no que Sra. White escreveu. Vários irmãos foram excluídos, disciplinados e censurados por estudarem a Bíblia. O relato abaixo foi escrito por um ancião de igreja ordenado:

É com satisfação que exponho aos meus irmãos de diferentes partes do país o fato que se segue:

Acabo de ser disciplinado pela comissão de minha igreja. Igreja a qual amo, nasci e investi toda a minha vida, procurando sempre amar ao Senhor e ser uma bênção a Ele e aos irmãos. Fui diretor da Escola Sabatina, tesoureiro, evangelista na igreja para conferências públicas, e externamente em projetos evangelísticos como: Calvários, Evangelismo Público, Diretor de Temperança e Saúde para a Igreja e área externas como instrutor de Cursos Como Deixar de Fumar, Ancião, devidamente eleito pela Igreja e, tendo meu nome aprovado pela Missão Mato-grossense da IASD, no último ano, fui ungido para exercício da função neste sagrado ministério.

Quando adolescente, andei muitas vezes a pé e em algumas delas no pó, na chuva desatolando carro, no desejo sagrado de partilhar a salvação com muitos, no sudoeste do Paraná, em companhia do meu pai, tendo de posse apenas a Bíblia e os Tesouros da Fé [série de slides]. Meu pai explicava o filme, enquanto eu cuidava dos equipamentos. Ajudamos muitas pessoas a tomarem sua decisão ao lado de Cristo e outros, dos quais não tivemos oportunidade de saber, só o céu dirá.

Tive a bênção de ter tido pais cristãos e, sob a influência de minha saudosa mãe que já descansa, sempre fui ensinado que deveria ter total respeito pelos “ungidos” do Senhor.  No entanto, fiel como foi, vivendo a sua  vida santa, tenho a plena certeza de que ficaria perplexa a princípio e muito triste se pudesse ver que muitos dos que se dizem “Ungidos do Senhor” traíram o depósito que o Senhor a eles confiou (Ver Testemunhos Seletos Vol. II, págs. 65-66). Não estou generalizando, há pessoas fiéis em cada setor da obra, com os quais creio que Deus pode contar.

Ela ficaria ainda mais triste se visse que a Igreja que foi sua última em vida, a qual lhe abrigou nos seus últimos dez anos de vida, acaba de ser fechada. Motivo: Exclusão dos irmãos fiéis, por crerem, pregarem e defenderem a Palavra de Deus, assim como ela fazia.

Poucos sabem a história desta Igreja e também o nível de fé e fidelidade de minha mãe, pois muitas coisas só o céu irá dizer. No entanto, posso contar-lhes algo. Os fundos para a construção desta Igreja saíram boa parte das mãos dela, pois de saúde débil se dispunha a bordar, fazer crochê, colchas de retalhos para vender e investir na construção. Certa vez em oração apresentou o número de uma conta bancária para o Deus do Céu e um anjo foi enviado para depositar nela fundos para a construção em resposta às orações e fé de minha mãe.

A disciplina que recebi, traz junto a certeza da exclusão, pois me foram dados trinta dias para que eu refletisse na minha decisão. Deveria, segundo o pastor e a comissão, admitir estar errado e voltar atrás, deixando portanto de falar e pregar a verdade. Pensar e pregar o que a igreja pensa e prega, mesmo que esta esteja errada. Somente para que eu ficasse bem com o corpo administrativo local e a organização superior.

Tudo começou há mais ou menos seis meses, com uma investigação profunda e minuciosa da Bíblia e do Espírito de Profecia, sobre determinados assuntos: A Verdade Sobre o Santuário, A Encarnação de Cristo, A Renovação da Mente, e Reforma Alimentar.

As reuniões dos grupos de estudos foram totalmente rejeitadas pelo pastor e os seus. Ele afirmou ser expressamente proibido participar das reuniões, sendo eu um oficial na igreja, Como se fosse pecado reunir para estudar a Bíblia! Fizemos como os pioneiros em 1844. Reunimo-nos em diligente estudo para fortalecer nossa fé.

Abordado pelo pastor, inimigo número um das reuniões dos grupos de estudos, ele me  perguntou qual seria minha posição. Ele entendia que não era legal eu estar participando das reuniões. Disse que feria meu ancionato diante dos irmãos e dele. Disseram  que eu estava “conspirando, passando pro outro lado, jogando nos dois times”.

Foi me dito ainda de que eu poderia crer nos Escritos, mas que não pregasse de púlpito as verdades da Palavra de Deus. Condicionou o púlpito ao retrocesso do “Assim diz o Senhor”. Ele insistia em querer saber a minha posição quanto aos estudos. Disse-lhe que a princípio estava investigando, pois não tinha preconceito algum, mas ficaria sob a bandeira da verdade e que não retrocederia um milímetro sequer e estava disposto a pagar qualquer preço. Afastei-me do púlpito, por achar que o Espírito Santo não mais impressionaria as pessoas, caso concordasse em omitir as verdades. A igreja sentiu-se ameaçada e com uma sensação de perda, pois caiu o nível das mensagens apresentadas do púlpito. Juntamente comigo, um bom número de irmãos líderes também estão pagando o mesmo preço.

Preparei então um sermão, ciente de que seria o meu último. Entendi que a amada igreja precisava de uma mensagem forte neste momento e de um esclarecimento, mas no sábado em que iria pregar, não sei por que motivo, o pastor me substituiu. Na semana seguinte, fui convocado para uma reunião de Anciãos para tratarmos de assuntos relacionados à igreja, quando inesperadamente o referido assunto veio à tona. Fui apanhado de surpresa, bombardeado por 5x1. Palavras fortes direcionadas a mim , inclusive que a obra de se reunir para estudar a Bíblia e os Testemunhos é de Satanás. Entendi então porque é que, quando se descobre que se vive em erro e negligência, as pessoas fiéis mudam de rumo. Eles afirmavam que essas reuniões estavam causando “divisões” na igreja.

Solicitei o meu direito como primeiro Ancião da Igreja de dizer em plenário um esclarecimento a Igreja, por achar que esta merecia uma informação. Ficou difícil até a aproximação com os irmãos que passaram a ser ameaçados de disciplina e exclusão caso se reunissem comigo e meu grupo de estudo.

Aumentou o preconceito das pessoas. Boatos e fofocas infundados se ouviam por todas as partes: Que estávamos fundando outra igreja, a qual já teria até nome... Negaram-me o direito de dizer à frente da igreja o que estava acontecendo. 

Uma quinzena depois, eu deveria me reunir com o pastor e Anciãos para apresentar uma síntese de todos os meus estudos e pesquisas realizadas até então. Acreditei não ser necessário, porque nada do que dissesse surtiria efeito. Pedi então que ao menos na comissão me deixassem fazer um pronunciamento. O pastor concordou a princípio que eu comparecesse a comissão, mas em seguida mudou de idéia, acusando-me de ser “traidor”. Soube por terceiros que não me seria permitido falar.

Onde está meu direito? Se a Igreja é minha também? Fui julgado sumariamente sem direito de defesa e ser ouvido. (Pecado e Crime, Cível e Penal)  

A seguir as conclusões dos estudos para que todos os quais lerem esta nota julguem entre o certo e o errado e tirem suas conclusões:

  • Creio em uma expiação de sangue, realizada diariamente no santíssimo do santuário celestia , que se iniciou em 1844, quando Jesus entrou para o interior do véu, e terminará quando disser: Está feito.

"Mantendo ainda a humanidade, Cristo subiu ao Céu, triunfante e vitorioso.

Levou o sangue da expiação, para o Santíssimo, aspergiu-o sobre o propiciatório e sobre os Seus próprios vestidos, e abençoou o povo." Signs of The Times, 15/04/1905.

"A compreensão correta do ministério do santuário celestial constitui o alicerce de nossa fé". Carta 208, 1906. Evangelismo 221.

"Agora se está levando a cabo no santuário celestial a obra de intercessão sacerdotal de Cristo em nosso favor.  Pois quão poucos se dão realmente conta de que nosso grande sumo sacerdote apresenta seu próprio sangue diante do pai, reclamando como recompensa de seu sacrifício e todas as graças que implicam em seu pacto para o pecador que o aceita como seu salvador pessoal. Este sacrifício se faz eminentemente capaz de salvar a todos que se dirigem a Deus por meio Dele, posto que vive para interceder por eles". [Manuscrito 92, 1899].

A Organização vergonhosamente adulterou esta mensagem em 1957 para ficar bem com os "Protestantes", que odeiam a doutrina do santuário e  não ser mais qualificada como seita. O que mais impressionante é que ela  abafou e manteve escondida as mudanças ("correção", pois é assim que os teólogos a classificam) de seus membros por quase 50 anos, pois até alguns pastores desconhecem o fato.

  • Creio plenamente na encarnação de Cristo, pois sendo Deus se dispôs a ser homem de paixões e tendências humanas carnais, mas não pecou, viveu em santidade, descobri então que a partir daí posso ser um vencedor.

A encarnação de Cristo relaciona-se intimamente com a doutrina do Santuário, pois não crendo que Jesus veio em carne pecaminosa não o qualifica para o ministério sacerdotal.            

"Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados". Heb. 2:17e18.

"Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no   mundo". I São João 4:1-3.

"DEUS permitiu a Seu Filho vir, como um bebê carente, sujeito às fraquezas da humanidade. Ele Lhe permitiu enfrentar os perigos da vida em comum com cada alma humana, lutar a batalha que todo filho da humanidade deve lutar, ao risco de falha e perda eterna." O Desejado, 49.

"Muitos reclamam que era impossível para CRISTO ser vencido pela tentação. Então Ele não poderia ter sido colocado na posição de Adão... nosso Salvador tomou a humanidade com todas as suas responsabilidades. Ele tomou a natureza de Adão com a possibilidade de ceder à tentação." O Desejado, 117.

"As tentações às quais CRISTO estava sujeito eram uma terrível realidade. Como um agente livre JESUS foi colocado em provação com a liberdade de ceder às tentações de Satanás e operar em oposição a DEUS. Se assim não fosse, se não fosse possível que CRISTO caísse, Ele não poderia ter sido tentado em todos os pontos como a família humana é tentada." The Youth's Instructor, 26-10-1899.

"Quando Adão foi assaltado pelo tentador, nenhum dos efeitos do pecado estavam sobre ele. Adão permaneceu na força da perfeita varonilidade, possuindo o pleno vigor de mente e corpo... Não foi assim com JESUS quando entrou no deserto para lutar com Satanás. Por quatro mil anos a raça humana tinha estado decrescendo em força física, em poder mental, em valor moral; e CRISTO tomou sobre Si as enfermidades da humanidade degenerada. Somente assim poderia JESUS resgatar o homem das mais baixas profundezas de sua degradação." O Desejado, 117.

"CRISTO venceu a Satanás na mesma natureza sobre a qual Satanás obteve a vitória sobre o homem. O inimigo foi vencido por CRISTO em Sua natureza humana. O poder da divindade do Salvador foi escondido. Ele venceu na natureza humana, dependendo de DEUS para ter força. Este é o privilégio de todos." The Youth's Instructor, 25-04-1901.

"Cartas têm-me chegado, afirmando que CRISTO não podia ter tido a mesma natureza como o homem, pois se o tivesse, JESUS teria caído sob tentações similares. Se JESUS não tivesse a natureza do homem, Ele não poderia ser nosso exemplo. Se JESUS não fosse participante de nossa natureza, Ele não poderia ser tentado como tem sido o homem. Se não fosse possível JESUS ceder às tentações, Ele não poderia ser nosso ajudador. Foi uma solene realidade que CRISTO veio para lutar a batalha como o homem, em favor do homem. Sua tentação e vitória nos dizem que a humanidade precisa copiar o Padrão; os homens devem tornar-se participantes da natureza divina." R&H, 18-02-1890.

"CRISTO portou os pecados e enfermidades da raça como ela existia quanto Ele veio à terra para ajudar o homem... JESUS tomou a natureza humana, e suportou as enfermidades da raça degenerada." As Tentações de CRISTO, 30,31.

"Em sua grande misericórdia, enviou o senhor preciosa mensagem a seu povo por intermédio dos pastores: Waggoner e Jones." Testemunhos para Ministros, pág. 91. Esta mensagem tratava exatamente da encarnação de cristo, e do derramamento da Chuva Serôdia e caso  esta tivesse sido aceita e vivida, dois anos depois Jesus poderia ter voltado.

Outra vez a Organização muda a Bíblia e descrê da inspiração no tocante a esta doutrina. 

Anterior à 1957, o Sr. Martin e o Dr. Barnhouse, ministros das  igrejas protestantes, pressionaram a Conferência geral,  e esta cedeu com a maior facilidade e fez as mudanças nas doutrinas básicas. Isto segundo o Espírito de Profecia seria Apostasia da Verdade. Ver Mensagens Escolhidas, pág. Vol I, 204.

  • Não concordo com a hierarquia da igreja. Organização, sim, mas hierarquia não. Isto atrasou muito a obra. A hierarquia diz que pastores são pastores, são para treinar, delegar autoridade, batizar, etc. Os membros é quem têm de trabalhar!

Deus pede uma total inversão de valores. Serviço desinteressado em lugar de autoridade regiamente paga.

"Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". Mateus 20:25-28.

Sim, o modelo é Cristo!

"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai". Filipenses 2:5-11.

  • * Não concordo com a centralização dos recursos financeiros e má distribuição dos dízimos, pois certos escritórios vivem abastados, enquanto outros setores da obra não tem nem o necessário.

  • Sou contra usar o dinheiro do Senhor para construir imagens de escultura, transgredindo o primeiro e o segundo mandamento da Santa lei de Deus. Esta prova se encontra na recepção da Associação Geral e as fotos podem ser encontradas aqui mesmo no site Adventistas.com.

Não tomei a atitude de divulgar esta nota para me desabafar, nem tampouco me defender, pois o céu guarda minucioso registro de tudo.

Não posso ver o mal passar por bem e o bem ser visto como mal. Sei que esta poderá servir de alerta para muitos dos fiéis que ainda ali se encontram.

"Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que põem as trevas por luz, e a luz por trevas, e o amargo por doce, e o doce por amargo!" Isaías 5: 20  

"Aquele que persistentemente resiste as advertências que em sua misericórdia Deus envia, finalmente abrigará pensamentos tão perversos que não poderá distinguir mais entre o bem e o mal , sinceramente pensa que o bem é o mal e que o mal é o bem. Quando a perversidade chega a este ponto o castigo não pode demorar". SDABC, pág. 167.

Uma coisa é não saber. Outra é saber e ficar calado, não ter coragem de levantar a bandeira da verdade. Deve haver, porém, um único compromisso por parte daqueles a quem o Senhor chama. Ao descobrir o plano e a vontade de Deus devemos trabalhar em parceria com o Senhor para a realização da sua vontade, sem se preocupar com as críticas e idéias humanas. Louvado seja Deus! Chegou por fim a grande hora, o Senhor tem pressa, não poderia esperar mais, a mão poderosa do Altíssimo está à frente de sua obra, a qual irá levantar fiéis de todas as partes, despertando-os do sono, pois já se ouviu o clamor: "Aí vem o esposo".

Muitos programas foram empreendidos até hoje e pouco se avançou: Mil dias de Colheita, Colheita 90, Missão Global, Quase no lar, mesmo assim Jesus ainda não veio. Mas, preparemo-nos pois veremos grandes coisas que o Senhor irá realizar, e a principal como é  o meu maior sonho é ver multidões se enfileirando em direção a Cristo.

"O grande plano da redenção como está revelado na obra final destes últimos dias, deve receber estrito exame. As cenas relacionadas com o Santuário celestial devem produzir tal impressão na mente e no coração de todos, que possam impressionar os outros. Todos necessitam chegar a ser mais inteligentes a respeito da obra de expiação que se está realizando no Santuário celestial. Quando se vê compreendida esta grande verdade os que a sustentam trabalharão em harmonia com Cristo para preparar um povo que subsista no grande dia de Deus, e seus esforços terão êxitos" Jóias dos testemunhos". V II 219 e 220.

Tenho apenas 38 anos e creio ser uma das mãos ajudadoras do Senhor, pois Ele pode contar comigo como sempre contou. Sou uma das forças jovem desta Igreja. Fui forçado a deixar de ser Ancião na organização ASD. Não deixarei de ser Ancião na verdadeira Igreja de Deus, pois creio que o chamado para este sagrado ministério procedeu do Senhor, Cabeça da Igreja.

 "Sou imortal até que minha obra esteja concluída."  Isto pode ser amanhã, mas se assim for, estou satisfeito e preparado.

Eu sei em quem tenho crido.

Assumo total responsabilidade pelo exposto.

Assinado,
Eliel de Lucca.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com