Também Discordo do Lineu

Prezados amigos, fiquei profundamente estarrecido quando li a resposta de Lineu Soares sobre a Banda Novo Tom. Em sua resposta ele diz que na música popular o que importa é o som, e na música sacra, o mais importante é a letra, pois está comunicando uma mensagem de Deus.

Bom, primeiro lugar, eu não concordo, pois, em uma música, o que mais influencia a mente é o ritmo, que é absorvido pelo nosso subconsciente, nos proporcionando talvez, a vontade de seguir à esses ritmos, e talvez, o encontrando em músicas profanas.

E, em segundo lugar, para Deus, existe um todo em uma canção. A música é composta por melodia e letra, sendo que sem um o outro não funciona. Portanto, não aceito, quando diz que o mais importante é isso ou aquilo, o mais importante é o conjunto dos dois. 

Caro Lineu Soares. Termino te fazendo uma pergunta. Já imaginou você um anjo tocando bateria no céu? Me desculpe, já tentei imaginar várias vezes, mas até hoje não consegui. Medite um pouco nessa pergunta que te fiz, aí talvez você mude um pouco de idéia.

PS. Gostaria que o adventistas.com, publicasse esta réplica à resposta do Lineu Soares, e se possível, repassassem a ele (Lineu Soares) o meu e-mail e meu nome, para que se comunique comigo.

Fabiano


Em Defesa da Bateria

Eu gostaria de saber quem é esta pessoa que está criticando o Grupo Novo tom. Pelo que eu lhe no site, me parece que esta pessoa pelo qual é ancião da igreja, tem vergonha de colocar um instrumento como a Bateria, por exemplo. 

Eu gostaria que vc me provasse na bíblia onde menciona isto, de que não deve ter Bateria na igreja, só teclado como você mencionou para o Lineu. No livro dos salmos diz que o louvor a Deus deve ser tocado com todos os instrumentos se possível, e não só o teclado. Ou você preferi assim, que pode ter no play-back bateria na igreja, mas a bateria ao vivo, não pode que diferença tem? Será se não é muito radicalismo por sua parte não? A Bateria ela, ou qualquer instrumento tem que ter na igreja sim, basta saber como deve ser tocados, ou seja, com moderação.

Aguardo respostas. -- JG


Do Tempo do Êpa

Quero deixar muito claro q todas essas pessoas q falaram mal do Grupo Novo Tom são muito IGNORANTES, ñ evoluiram, ficaram no tempo do "ÊPA".Tive a oportunidade de estudar no IASP, e conheço o Lineu, já participei de varias gravações com ele qdo o coral de minha cidade gravou com ele, e ele foi nosso produtor,e quero dizer q ele é uma pessoa usada por Deus.Tem um dom maravilhoso q tenho certeza q se vcs tivessem usariam da mesma forma, e quem sabe nem iriam usar para Deus.

O Lineu é um cara maravilhoso, humilde acima de tudo, e tdo oq ele faz coloca Deus em sua razão.Tenho o cd do Novo Tom, assisto eles no IASP. E se vcs querem saber graças a uma única música q eles cantam, (O melhor lugar do mundo)estou levando uma amiga a igreja.Se vcs ñ se sentem tocados qdo eles cantam é pq estão com algum prolblema espiritual em suas vidas, pq muitas pessoas se sentem tocadas pelo espirito de Deus, e o nosso DEUS ñ o Deus do Lineu como disse um internauta aí q nem coragem para se identificar teve. Se quer falar mal, pelo menos tenha a coragem de se identificar.

Termino por aqui e espero q vcs coloquem a mão na consciência e reflitam sobre o q falam, pq eu nunca vi escrito na bíblia q é proibido baterias e outros tipos de instrumentos, e se tiver alguém me diga por favor, q aí sim vou concordar.

Agradeço pele atenção

Dayenne Silva


Bateria é Batida, Barulho, Ritmo Somente

JG e Dayenne Silva, li a mensagem de vocês no site www.adventistas.com os títulos: "Em defesa da bateria" e "Do tempo do êpa". Gostaria de dizer-lhes:

Precisamos ter muito cuidado, quando falamos sobre música. Satanas é um grande músico, e um profundo conhecedor dos efeitos que ela causa à nossa vida. Uma verdade é que uma boa parte das músicas tocadas e cantadas em nosso meio (Adventista), não é música agradável ao nosso Deus. É música semelhante à música tocada, cantada e idolatrada por pessoas que não conhecem a Deus e à verdade.

Uma música não é boa, por que a maioria a considera assim, nem tão pouco porque um grande músico, talentoso a compôs. Uma música é boa e agradável a Deus, se esta, estiver de acordo com o que Ele pede.

Neste site mesmo, existe muitas mensagens extraídas dos livros escritos por Ellen G.White, que derramam luz sobre este assunto. Estudemos, busquemos esta luz, então teremos um esclarecimento quanto a: Qual música é de boa qualidade? Qual música não o é? Não devemos julgar baseado naquilo que eu gosto, ou que vocês gostam, mas no "está escrito"?

Vocês falaram que na bíblia não há nenhuma passagem que fala sobre não se usar bateria. Também não conheço. Entendo que nos tempos bíblicos não existia bateria, então como proibir?

Devemos ou não usá-la? A bateria é um instrumento exclusivamente de ritmo. A bateria não é um instrumento que emite sons harmônicos. Você vê alguém passar vozes através da bateria? A bateria é um instrumento de batida, de barulho, de ritmo somente.

Este é meu ponto de vista relacionado à bateria, não sou dono da verdade. Porém se temos luz sobre o assunto música, contida nos livros do Espírito de Profecia é nosso dever estudar, aceitar e permitir que Deus transforme o nosso gosto.

Abaixo está meu email, vamos nos corresponder.

Rslouren@ig.com.br
Roberto Schultz Lourenço
Adventista do Sétimo Dia
Igreja Palmeiras
APS


Bom dia,

Chamo-me Marcelo, moro na Suíça e acompanho os debates, sempre quando posso. Eu gostaria de dar minha opinião quanto a música na igreja.

Não sou formado em música, gosto de cantar e sempre que posso mando vir do Brasil CD's para estar atualizado no que diz respeito a música no Brasil. E a verdade é que não gosto nada da evolução do "hino sacro" para "música rock, pop, rap, popular etc..." na igreja adventista do Sétimo Dia.

Penso que quanto mais sabemos, mais responsáveis somos em tudo que fazemos. Quanto mais sabemos, mais questões colocamos sobre o assunto e quando falamos em evolução, falamos do que o nosso coração está cheio. Então o nosso EU vem a tona e sabendo da verdade simples como ela é, preferimos dar desculpas e soluções e adaptamos o que é certo para o que nos convém.

Todos temos opiníões diferentes sobre o assunto, então deveríamos ser mais humildes e acatar os conselhos retos que temos nos escritos da Sra. White!

Fica aqui então minha simples pergunta quanto a música na igreja: se hoje temos que suportar essa evolução da música, o que os nossos filhos ouvirão daqui uns cinco anos ou mais? Será heavy-metal explícito na igreja ao vivo e a cores?

Fiquem com Deus.

Leia mais sobre Música na Igreja.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com