Meu Professor Dá Aulas na Calçada

Certo dia imaginei-me sentado na calçada à frente da minha escola observando um senhor com um livro aberto em suas mãos. Meus olhos estavam atentos nas palavras que aquele homem dizia. Ele era diferente de todos os professores que já tive em minha vida escolar. Suas palavras transmitiam vida, paz, alegria e fortaleza. Os ensinos daquele livro eram diferentes dos livros que eu carregava em minha mochila. Era simplesmente fantástico ler suas páginas.

Mas em minha classe havia alguns estudantes que não gostavam daquele professor, do que ele ensinava e do seu jeito de se comportar. Talvez fosse porque aqueles alunos estavam ensinando aos colegas de sala de aula as “fórmulas” erradas na matemática da vida e dizendo-se mais sábios que os outros alunos. Meu professor ao ouvir isso se opunha de maneira aberta e franca a tais conceitos, pois segundo ele todos somos iguais, mesmo que tenhamos maior conhecimento que os colegas.

Havia um outro “problema grave”: O mestre não tinha curso universitário, nunca foi matriculado em nenhuma escola, não possuía diplomas, certificados e outros papéis tão importantes para exercer sua função na porta da escola. Era filho de um homem que trabalhava na carpintaria mais pobre da cidade; e sua mãe era apenas uma dona de casa que mal sabia ler. Embora, suas palavras estivessem corretas, seus ensinos coerentes, não possuía os tais papéis.

Ele nos ensinava a pensar por nós mesmos e a formar nossos conceitos baseados nos princípios daquele livro e a praticar seus ensinos. Ele formulava perguntas: O que vocês entenderam do texto? Como aplicar isso nas suas vidas? Isso incomodava meus professores que tinham os tais diplomas universitários, por que aquele senhor lá fora me ensinara que eu deveria questionar, buscar incessantemente mais conhecimento quando participasse das aulas. Eu “perturbava” a aula querendo saber mais sobre o assunto, e muitas vezes discordava, pedia que o professor universitário abrisse o livro na página em questão e provava que eu estava certo. Isso o irritava muito, pois quem era eu para duvidar de suas palavras? Quem lhe ensinou isso? Perguntava meu professor. Dizia-lhe com franqueza. O Senhor que fica lá fora na calçada da escola!

Hoje, meus colegas são professores e eu... Bem, continuo sendo aluno, aprendendo ainda hoje com meu velho professor. Pois ele, sabendo que eu não tenho dinheiro pra ir estudar na universidade, cuja mensalidade é muito cara, não me cobra nada pelas aulas que recebo.

Fico triste por ver que meus colegas de sala de aula esqueceram-se do velho mestre.

Gostaria de analisar com vocês alguns pontos interessantes que observei em minha Bíblia, sobre a vida de meu Professor:

1. O lugar onde Nasceu – Lucas 2:7

Ele nasceu na periferia da cidade de Belém, num barraco feito para animais. Dormiu em um coxo que servia para alimento de bois, vacas e carneiros. Nem um médico foi fazer o parto de sua mãe, não havia enfermeiras para isso. Seus pais não possuíam planos de saúde!

2. O lugar onde Morou – Mateus 2:23

Morava na pequena cidade de Nazaré, que não tinha asfalto nas ruas, nem prédios e nem grandes hospitais ou escolas. A cidade era tão sem expressão que diziam: “De Nazaré pode sair alguma cousa boa?”

3. A escola que Estudou – João 7: 15

Seu pai e sua mãe foram seus professores; sua humilde casinha, a sua escola; a cadeira da sala, sua carteira.

É... Tudo isso parecia impedir que Jesus ensinasse em seus dias. Os pastores (os professores universitários e meus colegas da história) achavam que ele era um ignorante por que nunca estudou em uma Escola ou Universidade Adventista de sua época. Não tinha os tais papéis (Credenciais).

Mas Jesus ensinava por puro amor, pelo desejo sincero de me ver transformado e verdadeiramente feliz. Meus professores pelo contrário, como diz o profeta Miquéias “os seus sacerdotes (pastores) ensinam por interesse”. Miquéias 3:11.

Ah! Como almejo o dia que se cumpram as benditas palavras de Isaías: “E todos os teus filhos serão ensinados pelo Senhor; e será grande a paz dos teus filhos”. Isaías 54:13

Estas palavras foram repetidas pelo próprio Jesus:

“Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a Mim.”João 6:45, 46.

Queridos irmãos, que possamos todos juntos aprender de Deus, ir a Jesus nosso Eterno Professor e não aos homens para não errarmos o caminho.

Esse é o desejo sincero do vosso irmão em Cristo. 

Marcelo Gomes de Oliveira, Igreja Central de Codó, MA.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com