Paralelo Entre a IASD e as Dez Virgens no Tempo do Fim

Entendo que a interpretação da parábola das dez virgens (Mateus 25), que se encontra em O Grande Conflito se refere ao tempo de 1844 (o tempo do fim). E entendo que a Irmã White também aplica essa profecia para o fim do tempo. Entendemos que, em geral, as profecias têm várias aplicações. Por exemplo, Mateus 24 não só se aplica à geração da destruição do Templo, mas também à última geração da humanidade na segunda vinda. O dragão de Apocalipse 12 não só é Satanás, mas também é Roma Pagã e Roma Papal, etc.

Agora, quando lemos a parábola das dez virgens em relação ao fim do tempo, entendemos que se refere somente à verdadeira igreja, que espera seu Esposo -- quer dizer, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, porque, a partir de 1844, as outras Igrejas se constituíram em Babilônia, embora ainda haja muitos filhos de Deus entre seus membros.

Em relação à aplicação desta profecia para o fim do tempo, o que é "o clamor da meia-noite" (vs. 6) que acorda as dez virgens? Alguns acreditam que é o Espírito Santo, mas não pode ser o Espírito Santo porque este já está especificado por meio da representação do azeite. Para mim, "o clamor da meia-noite" são os eventos finais -- isto é, especialmente a lei dominical, que despertará a uma igreja morna e acomodada.

Se seguirmos a cronologia dos eventos finais com a parábola das dez virgens, iremos notar que existe um certo paralelismo entre ambos. Veja:

DEZ VIRGENS IASD - Igreja Adventista do Sétimo Dia
1. As dez virgens dormem 1. A Igreja Adventista dorme
2. As dez virgens têm lâmpadas 2. A Igreja Adventista tem a verdade da Bíblia
3. Cinco delas têm azeite, e cinco não 3. Nem todos têm o Espírito Santo
4. O clamor da meia-noite 4. Os eventos finais (a lei dominical)
5. As dez despertam 5. A Igreja Adventista irá acordar
6. As dez se separam 6. A Sacudidura Final
7. As cinco prudentes usam o azeite 7. A Chuva Serôdia
8. As cinco acendem suas lâmpadas 8. O Alto Clamor
9. As cinco se encontram com o noivo 9. A Segunda Vinda

Poderíamos seguir enumerando, mas cremos ser suficiente para entender. Quando ocorrer o "clamor da meia-noite", parecerá que já é muito tarde para os que não estão preparados. Pode ser que o tempo de graça termine antes para a igreja que para o mundo? Afinal, o julgamento começa primeiro com a casa de Jeová, não é verdade? Se isto for certo, então quer dizer que, quando vier a lei dominical, poderá ser muito tarde para muitos adventistas?

"Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida." Apocalipse 12:11. -- Por Roni Dalla-Tor, recebido via internet.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com