Confissões de um Ex-Pastor

 

É madrugada. Estou sem sono, novamente. Onde foi que eu errei? Andava com Jesus, lado a lado. Sentia Sua presença. Ganhava almas para o Seu reino. Expulsava demônios, visitava, pregava, orava, realizava tudo o que o Espírito de Deus me influenciava a fazer. Ele me dirigia. Somente Ele.

Sou um ex-pastor. Talvez esteja escrevendo só para compartilhar meu sofrimento. Talvez porque você seja o único que vai querer saber da minha história. Ninguém da liderança quer saber do coração magoado de um ex-pastor.

Nunca vieram me visitar. Não adulterei, não roubei, apenas fui mais uma vítima da oligarquia que domina a Igreja. Reis, Sarli, Borba etc. Nunca quis participar da politicagem existente. Fazia meu trabalho, somente. Batismos, pregações, visitas, enfim, o meu ministério.

Sofri as mais cruéis perseguições. Homens que são líderes, mas não sabem quem é Jesus. Não O conhecem. Pronunciam Seu Nome, mas nunca tiveram um encontro com Ele. São máquinas frias e cruéis que possuem o título de bacharel em teologia.

Você nem imagina o que eu vi e ouvi destes homens. Eles querem apenas o poder. Poder eclesiástico, financeiro. São arrogantes. Não ligam a mínima para a volta de Jesus. Eles querem os prazeres daqui deste mundo mesmo. Para isso são capazes de tudo.

Hoje me sinto vazio e triste. Deprimido. Alguém que gostaria tanto de estar pastoreando, mas não pode. Eu, num momento de depressão e perseguição acirrada, entreguei minha credencial, e nunca, por mais que implorasse perdão aos meus líderes, eles nunca a devolveram para mim.

Acredito que a Igreja deva saber o que faz a liderança com muitos de seus obreiros que não se curvaram à politicagem de homens. Acredite, existem mais como eu. Homens tristes, ex-pastores, que amam a Jesus de coração, e só querem desta vida, servir ao Senhor.

 

Recado assustador

Certa vez, ao verificar os recados da minha secretária eletrônica, uma voz assustadora dizia o seguinte: "Pastor K, aqui quem está falando é Satanás. Eu estou possuído. Eu conheço você, pastor K. Vou te matar. Você vai me pagar por tudo o que fez nas igrejas. Vou te destruir. Você, pastor K, vai morrer". Fiquei impressionado. Levei a pequena fita da secretaria para o pessoal do som no IAE. Queria passar para uma fita K 7 normal.

Durante o trabalho dos irmãos, ainda brinquei dizendo: Pessoas que não têm nada para fazer, fazem essas brincadeiras. Mas diante do silêncio deles, eu calei, e um irmão virou pra mim e disse: Pastor, isso não é nenhuma brincadeira... Ele tinha razão!

Três dias depois sofri um acidente automobilístico horrível na Trabalhadores. Meu carro virou uma sanfona. Sai ileso do carro para espanto do pessoal do resgate. Mas tarde, no mesmo ano, fui acometido por uma doença, que me levou a mesa de cirurgia. Fui parar na UTI. Nenhum colega pastor foi me visitar.

Sabe, agora, sei que nada disso se compara a maldade que existe no coração dos líderes da obra. Não foi isso que me fez desistir, mas a politicagem satânica destes homens.

Satanás me atingiu, não com o acidente e nem com a UTI. Seu golpe de mestre veio de homens que são ordenados ao ministério. Homens que perderão sua salvação por causa do amor ao poder eclesiástico e ao dinheiro.

Sabia como lutar contra Satanás. Cada vez que era chamado a lidar com uma pessoa possuída, sabia que ao orar e chamar por Jesus, os demônios sairiam. Sempre deu certo. Mas nunca aprendi a derrotar esses líderes satânicos. Perdi para eles. Reconheço: Vocês venceram!

Parabéns ao Pr. Osmar Reis, Getulio Farias, Ítalo Manzzoli, Jonas Arrais etc. Onde Satanás em pessoa foi derrotado, vocês venceram. Hoje sou um cristão fracassado graças aos senhores. Não prego mais, não ganho mais almas para Cristo, não expulso mais demônios, não visito mais os enfermos, não trabalho mais dentro das cadeias nem favelas, não oro mais, não leio mais a Bíblia, e certamente, como não quero ir para o céu, acompanhado de canalhas como vocês e suas esposas levianas e mundanas, ficarei na Terra, morto durante o milênio.

No céu só vão entrar, as pessoas que a Mesa aprovar. Lá, as famílias Sarli, Borba, Reis, etc, formarão a grande Mesa Final. Logicamente, Getulio Farias dirá ao Osmar Reis que Deus deve ser substituído por alguém da panelinha da Terra. O Osmar vai concordar e pedira ao Ítalo para tomar providencias.

O Jonas Arrais virá com a solução final: O novo Deus será ... o Bullón! E tudo será perfeito. -- Pastor K.


Reação dos Leitores

O depoimento deste ex-pastor é deprimente e patético.

Por mais injustiças e perseguições que ele alega ter sofrido, não poderia jamais deixar isto se interpor em seu relacionamento com o Salvador:

Paulo em Romanos 8:35-39 disse:

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

Não sei nada sobre o caso de ex-pastor, por isso não posso de nem de longe avaliar toda sua frustração, dor e sofrimento, mas permitir que isso lhe separe do Senhor Jesus e se conformar com o fracasso eterno são coisas que não consigo aceitar.

Este pastor necessita de nossas orações, pois para pensar assim deve estar sofrendo de umas das mais terríveis doenças, a depressão. Talvez sua situação tenha se agravado pela amargura alimentada contra aqueles que ele julga ter-lhe prejudicado, e principalmente por pensar que pelo fato de ter deixado de ser um pastor denominacional, não pode mais trabalhar por Cristo em favor das almas que perecem.

Espero em Deus que este ex-pastor abra a porta de sua vida para o Senhor Jesus que continua batendo, perdoe seus ofensores para que isso não mais o destrua por dentro, e comece a ser um pastor leigo cujo ministério pessoal seja tão real como já foi no passado.

Que o Senhor lhe abençoe e guarde fazendo resplandecer o Seu rosto sobre ele, e lhe dê a paz.

Um amigo.


Caro Robson,

È compreensível o estado de ânimo do ex-obreiro. Agora só não é razoável o transferir culpas, como se só o outro lado cometesse erros. Dois pontos:

1. Credencial não é papel, é um chamado e um comissionamento divino. Não se entrega a homens aquilo que pela graça recebo de Deus. Entretanto não dependo do papel, nem de homens para exercer o meu sacerdócio (pois ele é de todos os crentes) .

2. Entendi também pela narrativa que pode haver outros motivos além daqueles especificados.

Cordialmente, Azevedo


Prezado Pastor K,

Como diz uma música gaúcha: "Não podemos se entregar pros homens!" Ainda mais em se tratando desses homens que você citou. Quero lhe dizer que aprendi que eu não preciso ser pastor para ser um servo de Deus, fiz três anos de teologia e cheguei a conclusão que jamais conseguiria ser conivente com as falcatruas dos homens que dirigem a obra de Deus. Sinto-me muito feliz em ser hoje um professor da escola sabatina e poder falar de Deus através da música, Assim, sinto-me realizado e tenho certeza que estou fazendo a minha parte para abreviar a volta de Cristo.

Quando sentir vontade de largar tudo, olhe para cima. Busque força em Deus! Quem somos nós para questionarmos os desígnios de Deus para nós? Como diz em Isaias: "Os teus pensamentos não são os Meus pensamentos e teus caminhos os Meus caminhos..." Com certeza Deus tem um plano para tua vida basta você se entregar e deixar que Deus a conduza. E outra coisa: não de esse privilégio dos pastores passarem o milênio na terra com você. Aqueles que você citou, nenhum vão vale a pena. Prefiro encontrar você lá em cima no céu.

Esse é o plano de Satanás, não te matar fisicamente mas espiritualmente. Sei que não é fácil mas vou estar orando por você. Um grande abraço do amigo, R. S. O.


Meu querido Pastor K,

Li o seu relato e pude compreender a sua angústia. Somente as pessoas que são feridas na IASD, podem entender o seu gesto. Outras jamais terão um vislumbre do que o irmão está passando.

Passei por dor semelhante aqui na Igreja de Natal, RN. Após mais de trinta anos de igreja, pedi por questão de ética e fórum íntimo, o meu afastamento do Rol de membros, para não compactuar com uma visão exclusivista do Evangelho de pessoas que acham que a Igreja Triunfante será apenas a IASD e que simplesmente por ter a mensagem do sábado estão salvos. Pessoas que por se absterem de alguns alimentos e fazerem da reforma pró-saúde uma bandeira, discriminam e desmoralizam a aqueles que crendo na mensagem de saúde não a tem como base de sua salvação.

Meu irmão pastor K, não desista de Jesus. Reúna-se em sua casa, faça seu devocional com a família. E fique certo de que aqueles que lhe feriram, não venceram. E um dia serão responsabilizados pelos danos causados às suas ovelhas.

A dominação da liderança espúria está acabando. Volte a freqüentar a Igreja. Há várias igrejas observadoras do sábado. Não vá na conversa de que somente a IASD tem a Mensagem. Pode até ter, mas nega a eficácia dela.

Do irmão em Cristo, Dr. Altamiro Galvão de Paiva, Advogado, Natal, RN. 


Resposta do Ex-Pastor K aos Leitores

Meus amados irmãos em Cristo Jesus,

Estou utilizando o site do Robson para desabafar. Num desabafo, nem tudo é bonito, nem tudo é coerente, ou digno de análises profundas. Só estou magoado e sentei em frente ao micro e comecei a escrever. Por quê? Porque vi no Robson alguém que me escutaria.

A minha meta nisto tudo, é contar a minha história, atendo-me firmemente aos fatos ocorridos. Não estou preocupado com aspectos doutrinários ou teológicos no que estou fazendo. Apenas escrevo. Deixo simplesmente os fatos virem a minha mente e escrevo.

Deixo emoções que brotam do meu coração, no momento, passarem para o texto. Talvez aí esteja o problema, com frases mais fortes, ditas no calor de um desabafo. Quando disse que pretendia passar o milênio aqui, foi pura ironia, sarcasmo. Quando disse que me sinto fracassado, é porque isto veio com sinceridade, na hora no momento. Não quis magoar ninguém. Preocupar ninguém. Se fiz isso, peço perdão.

Senti que alguns me compreenderam, como o Dr. Altamiro. Você precisa viver o fato, para compreendê-lo totalmente. Quando li a primeira vez o livro de Jó, pensei, ingenuamente, que havia compreendido tudo. Até ficava indignado, com os questionamentos que ele fez a Deus. Não entendia o fato dele desejar morrer, e de ter amaldiçoado o seu dia natalício. Hoje, eu entendo muito bem.

Cair nas mãos de Satanás, não é uma brincadeira de criança. Jó estava certo neste questionamento? Se estivesse, não seria necessário depois ter pedido perdão a Deus. Mas vocês compreendem o que o levou a isto?

Eu estive numa UTI, gemendo de dor. Quando no Hospital, pensava no salmo 23, dizia para mim mesmo: "Ainda que eu ande, por um vale, escuro como a morte, não temerei mal nenhum, porque o Senhor esta comigo... Mas Jesus, este vale está tão escuro, não consigo te ver..." Vocês entenderam?

Uma coisa é você citar um texto de Paulo: "Nada poderá nos separar do amor de Cristo..." Outra é você viver um texto de Paulo, como eu vivi este: "Trago no corpo as
marcas do Evangelho."

Obrigado, pelas orações.

Do vosso servo em Jesus Cristo

Ex-pastor K.


Novo comentário em español

Pastor "K" luche en oración , Jesús nunca te dejará, el te ama y tiene un plan para tu vida, persevera en oración y eso te ayudará a perdonar a los que te han hecho daño y ora hasta que sientas la paz de Dios en tu alma.

Pastor "K": falta muy poco para que veamos a Jesús, fuerza hermano, tu amigo Jesús ya viene! maranata!

Un hermano que orará por ti

Tradução:

Pastor K, lute em oração. Jesus nunca te deixará. Ele te ama e tem um plano para tua vida. Persevera em oração e isto te ajudará a perdoar os que te fizeram mal. E ora até que sintas a paz de Deus em tua alma.

Pastor K, falta muito pouco para que vejamos a Jesus. Força, irmão! Teu amigo Jesus já vem! Maranata!

Um irmão que orará por ti.


Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com