Pastor Prova Cientificamente a Existência da Trindade

A Associação Paulistana distribuiu neste ano de 2002 em seminários para anciãos uma apostila, na qual o Pastor R. Splanger tenta provar cientificamente a existência da trindade.

Eis a tal prova:

“Uma ilustração muito simples ajudou a fortalecer minha fé na doutrina da trindade. Como aluno de física em um laboratório de uma escola de segundo grau sempre fui fascinado pelo mercúrio em nossas experiências. Como era intrigante colocar mercúrio (um metal líquido) em minha mão e dividi-lo em várias partes e logo após uni-lo novamente em uma grande gota; unicamente pelo ato de tornar minha mão em forma de um copo. Esta substância branca-prateada dividida ou unida, era sempre a mesma substância, tendo a mesma consistência, e exatamente as mesmas qualidades.

“Um químico pode tomar três gotas de mercúrio e descrevê-las cientificamente. A mesma descrição cientifica se ajustaria perfeitamente a três gotas como se fossem uma só. A única diferença seria a quantidade. Vamos nos imaginar tomando uma gota de mercúrio e dividindo-a em três partes, e então unindo-as novamente. Vendo apenas aquela gota, pode-se concluir que existia unicamente uma gota. Ainda assim, você sabe que aquela gota era composta de três gotas que estavam separadas, mas que foram unidas, tornando-se uma só. O ponto central é que ela pode ser três gotas, e ainda assim é uma única gota!

“Assim, o mesmo aconteceria com a Trindade. Se fosse possível descrever cientificamente o Pai, a mesma fórmula poderia ser aplicada para o Filho e para o Espírito Santo. Eles têm a mesma essência. Todos possuem as mesmas qualidades de irrestrita sabedoria, inigualável bondade, imensurável clemência, ilimitado amor, insuperável inteligência, interminável poder, e ilimitada glória!” – Pastor R. Spangler, Encontro de Anciãos 2002, Associação Paulistana.

Experiências semelhantes podem ser desenvolvidas por você na cozinha de sua casa. É só preparar um saboroso omelete com três ovos mexidos. Serão três ovos e, ao mesmo tempo, um só omelete! Ou faça uma limonada com três limões. Assim, terá no copo o suco de três limões e, ao mesmo tempo, poderá dizer tratar-se de um só suco! Demais, né? Ou será que essas tolices não provam coisíssima alguma acerca da natureza da Divindade?

 

Leigo prova a existência de Clone do Pastor Lessa

A Revista Adventista de novembro de 2002, traz um artigo de Ozéas Caldas Moura, doutor em teologia bíblica, intitulado: “A Divindade e a Personalidade do Espírito Santo”. Assim começa o artigo:

“Idéias heréticas sobre a divindade e a personalidade do Espírito Santo já vem de longe. Macedônio, bispo de Constantinopla de 341 a 360 d. C., já ensinava que o Espírito Santo  era ministro e servo no mesmo nível dos anjos. Cria que o Espírito Santo era uma criatura subordinada ao Pai e ao Filho. Isso era uma negação da verdadeira divindade do Espírito Santo. Em 381 d.C., o Concílio de Constantinopla condenou essas idéias de Macedônio.

“No entanto, vê-se hoje que essas heresias sobre a pessoa do Espírito Santo vem sendo ressuscitadas, seja por mera curiosidade teológica especulativa, seja como meio de atacar a Igreja e suas doutrinas”.

Desse texto conclui-se que a doutrina da trindade surgiu em Concílios Católicos e que a IASD atual repudia a tese de Macedônio e concorda com a tese do Concílio de Constantinopla, de 381 d.C.

Depois, o autor segue com os mesmos argumentos já utilizados em artigo anterior por Rubens Lessa.

O primeiro deles: que o Espírito Santo tem os mesmos atributos de Deus , portanto é um terceiro deus, esquecendo-se que em nenhuma parte a Bíblia afirma que existe uma trindade.

Em seguida, como um bom doutor em divindade mostra conhecimento de grego e hebraico, referindo-se ao PARÁKLETO e à palavra “echad”, afirmando que a mesma indica uma unidade composta. Depois explica que “echad” significa uma unidade composta de duas partes como “uma tarde e uma manhã” , “um homem e uma mulher” e daí deduz que Deus é uma unidade composta, Pai, Filho e Espírito Santo.

Porém, se “echad” é uma unidade composta de duas partes, então não é composta de três partes. Pastor, não estudei hebraico nem grego, mas do pouco que sei de matemática aprendi que um é um, dois são dois, três são três, três não são um, um não é três e dois não são três.

Cita então uma passagem que deve ser do terceiro testamento, porque ela não se encontra no primeiro nem no segundo:

“Sendo que as três pessoas da Trindade são co-iguais, co-eternas, da mesma natureza, da mesma qualidade e com os mesmos propósitos, então é correto dizer que adoramos Um Deus, que Se manifesta ou Se apresenta em três pessoas divinas. Em outras palavras, adoramos o Deus Triúno”.

Pastor, esse credo é de sua autoria? É da autoria do Pastor Lessa, é o credo do Concílio de Constantinopla ou é um verso bíblico?

Depois cita o provável texto falso do livro Evangelismo. Das passagens bíblicas, que cita nenhuma delas afirma que a trindade existe.

Vamos provar cientificamente que o Pastor Ozéas pode ser um clone do Pastor Lessa, ou vice-versa:

Lessa escreveu no editorial da Revista Adventista de outubro de 2002: “Outro absurdo engendrado nas sombrias oficinas de Satanás é a idéia de que o Espírito Santo é uma pessoa subordinada ao Pai e Filho. Ozéas escreveu em seu artigo: “O Espírito Santo não é uma criatura subordinada ao Pai e ao Filho”.

Lessa escreveu: “Esse falso ensino, que ecoa pela encosta dos séculos, está ganhando força em nossos dias.” Ozéas escreveu: “No entanto, vê-se hoje que essas falsas heresias vem sendo ressuscitadas.”

Lessa escreveu: “Será que os depreciadores do Espírito Santo não entendem o que está registrado nas Escrituras, sobre o desafortunado Ananias?” Ozéas escreveu: “Por isso Pedro disse a Ananias que mentir ao Espírito Santo é mentir a Deus.” 

Lessa escreveu: “Podemos afirmar que o Espírito Santo tem os mesmos atributos da divindade.” Ozéas escreveu: “O Espírito Santo é Deus pois tem os mesmos atributos que Deus.”

Lessa escreveu: “Com referência ao Deus triúno, o Livro Sagrado descreve o Espírito Santo como uma pessoa.” Ozéas escreveu: “Deve-se dizer ainda que o fato de as Escrituras apresentarem o Espírito Santo como uma pessoa divina...”

Lessa assim escreveu: “Os que dizem que o Espírito Santo é apenas uma força...” Ozéas escreveu: “Andam dizendo que o Espírito Santo é uma força...”

Portanto Lessa e Ozéas são a mesma pessoa, ambos têm os mesmos atributos, a mesma crença,  usam as mesmas palavras, escrevem na mesma revista, são doutores em divindade e se não formam uma trindade, ao menos formam uma “echad”!

O pastor Ozéas cita I João 4:1: “Amados, não deis créditos a qualquer espírito; antes , provai os espíritos se procedem de Deus , porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo afora.” Uma pergunta: a doutrina da Trindade procede da Bíblia ou do Concílio Católico de Constantinopla, como o doutor Ozéas citou no início de seu artigo?

Depois, o pastor assim escreve: O que passar disso é mera especulação perigosa, que pode e tem desencaminhado da fé aqueles que se deixam levar “por todo vento de doutrina.” Efésios 4:14.

Pastor, não é a doutrina da trindade um vento de doutrina nascido no Concílio de Constantinopla? Pastor, já que a Bíblia nada  afirma claramente  sobre a existência da trindade não será a trindade mera especulação humana?

O editor da revista adventista ao publicar duas vezes o mesmo artigo em edições sucessivas, mas com autores diferentes, parece utilizar o seguinte ensinamento pagão: “Uma mentira repetida mil vezes torna-se uma verdade”.

Enfim ambos os textos são farinha de trigo do mesmo saco, ou joio do mesmo pacote.

 

Pastor prova a existência da Igreja Adventista do Sétimo Dia da Nova Era

Como membro da IASD, quero manifestar meu repúdio contra as técnicas satânicas de viagem astral da nova era utilizadas em nosso púlpito pelo pastor Paulo Matos. Gostaria que irmãos que participaram do evento narrado pelo editor deste site descrevessem aqui com suas palavras o que lá ocorreu, para que haja mais versões dos fatos.  

Gostaria também que pastores de nossa igreja expusessem neste site suas opiniões acerca  das técnicas que segundo o editor deste site foram usadas pelo referido pastor.

Sobre hipnose coletiva, vale a pena repetir as palavras de Ellen White citadas pelo editor do site:

“A experiência do passado há de repetir-se. No futuro, as supertições de Satanás assumirão novas formas. Erros serão apresentados de maneira agradável e lisonjeira. Falsas teorias, revestidas de trajos de luz, apresentar-se-ão ao povo de Deus. Assim procurará Satanás enganar, se possível, até os escolhidos. As mais sedutoras influências serão exercidas; mentes serão hipnotizadas.” Testemunhos Seletos, volume 3, página 271.

Depois da morte da serva do Senhor, doutrinas, raciocínios sutis e técnicas estranhas   têm invadido nossa igreja. Mistura-se o trigo da palavra de Deus, com o joio de doutrinas estranhas.

Um pastor prova cientificamente o que a Bíblia não revela, outro dá a impressão que escreveu um artigo por encomenda usando as palavras de quem o encomendou e outro usa hipnose coletiva e vê no trono de Deus, alguém além do Pai e do Filho.

Ellen White assim escreveu: “Nossa religião seria alterada. Os princípios fundamentais  que têm sustido a obra nestes últimos cincoenta anos, seriam tidos na conta de erros. Estabelecer-se-ia uma nova organização. Escrever-se-iam livros de ordem diferente. Introduzir-se-ia um sistema de filosofia intelectual. Os fundadores desse sistema iriam  às cidades, realizando uma obra maravilhosa.” Mensagens Escolhidas, volume 1, pág. 204.

Não posso afirmar, mas os eventos aqui narrados aparentemente demonstram que a serva do Senhor previu com antecedência os fatos que ocorrem hoje em nossa igreja. -- Leigo.com

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com