ECUMENISMO: Papa se Mostra a Favor de Acelerar Unidade Cristã

O Papa João Paulo II se mostrou a favor hoje (27/11/2003) de acelerar o caminho para a unidade plena dos cristãos e ressaltou a importância que dá à mesma e pela qual trabalhou nestes 25 anos de pontificado. O novo pedido de unidade dos cristãos foi feito na mensagem que enviou aos Bispos Amigos do Movimento Focolares, reunidos em um congresso ecumênico em Rocca di Papa (Itália), publicado hoje pelo Vaticano.

Em sua carta, o Papa lembrou que este congresso estava previsto para acontecer em Istambul, mas devido aos atentados cometidos nessa cidade turca os organizadores tiveram que transferi-lo para Rocca di Papa, perto de Roma. "Se não puderam visitar a Igreja de Santo André, em Constantinopla, é com grande emoção que a Igreja dos santos Pedro e Paulo de Roma os acolhe e oferece a hospitalidade reservada aos irmãos em Cristo", escreveu João Paulo II.

O Bispo de Roma fez votos para que a reunião dos prelados próximos ao Movimento Focolares, fundado por Chiara Lubich, "reforce o compromisso ecumênico e acelere o caminho para a plena unidade que Jesus pediu ao Pai e pela qual entregou sua vida".

João Paulo II ressaltou a importância que dá à unidade dos cristãos e a atenção que prestou a esse assunto desde que foi eleito Pontífice, há 25 anos. O Papa Wojtyla considera a separação dos cristãos um "escândalo", já que tira a credibilidade dos seguidores de Cristo na hora de propagarem o Evangelho.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI221889-EI312,00.html


João Paulo II recebe o Dalai Lama no Vaticano

O Papa João Paulo II recebeu hoje (27/11/2003), no Vaticano, o líder espiritual dos budistas tibetanos e Prêmio Nobel da Paz, Dalai Lama, num encontro definido como "exclusivamente religioso", anunciou a Santa Sé. "Foi uma breve visita de cortesia, de conteúdo exclusivamente religioso", disse o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro Valls.

"Manifestei ao Papa minha admiração pelo que tem feito pela paz e pela harmonia entre as religiões do mundo", disse o monge, após um encontro com o presidente do Senado italiano, Marcello Pera.

O encontro com o Papa não foi anunciado na lista de audiências diariamente divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

Esta não é a primeira vez que a visita do Dalai Lama é mantida praticamente em segredo. Em 20 de maio de 1996, a audiência não foi anunciada, bem como não foram publicadas fotos, assim como acontece agora. O líder espiritual tibetano foi convidado para a Itália por um grupo de parlamentares de vários partidos e participará, nesta sexta-feira, em Roma, de uma cúpula com prêmios Nobel da Paz.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI221880-EI312,00.html


Vaticano recebe o Dalai Lama com discrição

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa João Paulo 2o. encontrou-se com o Dalai Lama na quinta-feira, mas o Vaticano, que mantém relações bastante conflituosas com a China, recebeu o líder espiritual tibetano com discrição.

O nome dele não apareceu na lista das pessoas recebidas pelo papa no boletim diário do Vaticano, como geralmente acontece com os visitantes mais importantes.

Um porta-voz disse que isso aconteceu já que a visita foi "exclusivamente religiosa". Mas visitas de outros líderes espirituais têm sido listadas.

As relações do Vaticano com a China são difíceis. Os católicos-romanos da China não têm permissão para reconhecer a autoridade do papa e são obrigados a aderir à "igreja patriótica", apoiada pelo governo.

O Vaticano afirma que o governo comunista persegue os católicos e estima que oito milhões de chineses leais ao papa praticam sua religião às escondidas, em igrejas clandestinas.

A visita do Dalai Lama à Itália gerou controvérsia porque ainda não foi agendado nenhum encontro entre ele e o primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Alguns parlamentares disseram que o governo estava ignorando o tibetano para evitar desagradar à China.

Fonte: http://br.news.yahoo.com/031127/16/grxh.html

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com