O Que Fazer, Quando se Tem Líderes com Sangue de Pato?

Por Fabiano

O que aconteceria se um descuidado fazendeiro colocasse uma galinha para chocar ovos de patos? Seria tudo normal? Os patinhos passariam a agir como pintinhos?

Imagine os patinhos, filhos da galinha, isto é filhos por choco (não por geração), livres da prisão do ovo, libertam-se logo do cuidado maternal que a galinha quer exercer sobre eles. Bastará que haja ali por perto uma lagoa para que os patinhos se metam a nadar, diante do visível terror da sua progenitora postiça.

 

2. Quantas vezes acontece o mesmo a Cristo!?

a) Assim como para a galinha nasceram filhotes estranhos, o Senhor vê com tristeza que muitos líderes não são leais à voz do Seu Espírito, nem aos Seus mandatos expressamente indicados em Sua santa Palavra.

b) Não buscam ao Senhor.

c) Não trabalham, nem deixam a igreja trabalhar.

 

3. Jesus falou de Líderes com "SANGUE DE PATO". S. Mat. 23:37.

Veja o que diz EGW: "É certo os obreiros consultarem-se uns aos outros; mas o homem que se esforça por levar seus coobreiros a buscar o seu conselho e parecer individuais quanto aos detalhes de seu trabalho, e a dele aprender qual é seu dever, está em perigosa situação, e precisa saber quais as responsabilidades compreendidas realmente em seu dever. Deus não determinou que nenhum homem fosse consciência para seu semelhante. Não é sensato colocar tanta responsabilidade sobre um oficial que ele se sinta forçado a ser um ditador." Testemunhos para Ministros e Obreiro Evangélicos, pág 477.

 

4. Assim como os estranhos filhotes da galinha, Jesus vê com tristeza que há líderes que têm:

a) Uma mentalidade que não se adapta aos planos de Deus.

b) Trabalham independentemente da vontade do Senhor.

c) Liberam-se do cuidado do Senhor, e se colocam em um plano no qual o Senhor não pode ajudá-los.

d) São arrogantes, ditatoriais

e) São cristãos "Sangue de pato". Não querem se colocar sob as asas protetoras do Senhor. Têm mentalidade própria. Trabalham independentemente da vontade do Senhor.

f) Querem eles mandar em tudo.

g) São descorteses...etc.

h) Exaltam o eu.

Tais homens não possuem o Espírito de Deus, pois o mesmo também é manifestado nas pequenas coisas, nos pequenos tratos, na cortesia.

 

Quando esses homens são colocados em posição de liderança, todos têm a perder:

A Igreja: fica desprotegida, desamparada e em constante apuro, fica entregue a sua própria sorte;

A Liderança: fica desestabilizada, desunida, tudo acaba girando em torno de um só líder;

A Comunidade: fica sem ouvir a palavra da verdade, fica sabendo dos problemas da liderança e concluem que a igreja é desunida!

 

"É de lastimar que muitos não reconheçam que a maneira em que a verdade bíblica é apresentada tem muito que ver com as impressões feitas sobre a mente das pessoas, com o caráter cristão formado mais tarde na vida dos que recebem a verdade. Em vez de imitar a Cristo em Sua maneira de trabalhar, muitos são severos, críticos e ditadores. Afastam as almas, em vez de atraí-las. Essas pessoas nunca saberão a quantos débeis suas palavras rudes feriram e desanimaram." Historical Sketches, pág. 121.

 

Por que estes conseguem assumir cargos na igreja?

1. Falta de visão da Comissão e do Pastor.

2. Interesses financeiros, principalmente se a pessoa tiver uma vida estabilizada, um bom carro...etc

"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores." (1TM 6:10)

3. Somos tentados a julgar o indivíduo pela "aparência".

"Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." (1SM 16:7)

Observe que o profeta atentou para o aspecto físico, seria diferente em nossos dias, nossas igrejas? Atentamos para o aspecto físico, financeiro...etc

4. Achar as coisas na igreja, os cargos, irrelevantes por isso qualquer um pode assumir o cargo que pretender. (não precisa pedir a orientação de Deus e sim do homem, com essa atitude profanam o santuário (que é a igreja de DEUS), também profanam o todo poderoso).

"Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles." (EZ 22:26).

5. As escolhas são baseadas no momento e não na necessidade da igreja. Os Futuros Líderes, naquele tempo eram TODOS provados.

"E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis." (1TM 3:10)

6. O Pastor não visita os "pretendentes" e nem a igreja!

"Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse." (EZ 34:2,6)

7. Basear as escolhas no que esses indivíduos fizeram de "bom" e não no que diz a palavra de DEUS.

"A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro." (1TM 5:22)

Os líderes de nossos dias, não todos, são desprovidos do poder do Espírito Santo. Onde vamos parar? Qual a nossa atitude? Ficar calado na igreja porque um dia DEUS vai tocar no coração destes? Se você pensa assim, por favor, responda-me QUANDO?

Creio relevantemente que ainda a bíblia é a única voz confiável em nossos dias. A bíblia ensina que DEUS começou sua obra, não com uma organização, mas com um homem.

"Busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei." (Ezequiel 22.30)

"Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João." (João 1.6)

"Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui envia-me a mim." (Isaías 6.8)

DEUS procurou uma liderança espiritual para guiar seu povo!

 

Permita-me compartilhar alguns pensamentos sobre a Liderança Espiritual. São pensamentos extraídos de texto produzido por um teólogo:

"Cada crente é um ministro, um crente-sacerdote, que tem um papel de serviço ativo no Corpo (não passivo, de ser servido)."

"Não há diferença essencial entre o 'ministério' de um pastor ou de outro líder da igreja e o ministério (serviço) executado por um crente-sacerdote. Cada um usa seu dom espiritual, recebido de Deus, para edificar outros no Corpo."

"A tarefa específica dos líderes é 'servir' os membros do Corpo, e equipar outros para o ministério através do seu serviço (compare com Efésios 4.12)."

"A liderança espiritual deve funcionar de maneira diferente no Corpo em relação a liderança exercida na sociedade. Há diferença entre o Corpo como organismo vivo e a sociedade como associação de indivíduos."

"Os líderes espirituais, servindo 'entre' o Corpo, dão um exemplo, que o Espírito Santo usa (através dos processos de educação - identificar e imitar) para ajudar outros crentes-sacerdotes a ficar mais e mais parecidos com eles."

"O líder espiritual que ministra assim não precisa se preocupar com sua 'autoridade'. Deus abrirá corações no Corpo que os siga." (l Pedro 5.5)

Note querido amigo que a essência de uma liderança espiritual é SERVIÇO!

A liderança tem que ter princípios, deve ser guiada por elas. Se não tiver princípios, não serve.

E QUE PRINCÍPIOS SÃO ESSES?

Visão ______________________ Metas

 

Amor ______________________ Humildade

 

Autocontrole _______________ Comunicação

 

Investimento _______________ Oportunidade

Energia ____________________ Persistência

Autoridade (baseada no amor) _ Conscientização

 

"O tamanho do grupo não define a qualidade da liderança. O exemplo máximo de liderança temos em Jesus. Seu grupo era constituído por doze, incluindo um que duvidou, outro que negou conhecê-lo e ainda outro que o traiu entregando-o aos assassinos. No entanto, com este pequeno grupo, ele mudou o mundo." (Autor desconhecido.)

 

E O QUE DIZER DA AUTORIDADE?

Segundo a Dr. Mirian Ribeiro da Silva, há três formas de autoridade:

Autoridade Tradicional: só fundamentada através de tradições, onde as pessoas aceitam e por isso obedecem;

Autoridade Carismática: a autoridade e o poder se dão devido às características pessoais carismáticas com o líder, não tendo nenhum poder formal.

Autoridade Burocrática: se fundamenta nas leis e normas escritas, orientando a vida da empresa, como por exemplo, os funcionários aceitam as ordens dos superiores assim como estão determinadas as leis e normas da empresa.

Mas a melhor forma de autoridade é a democrática, porque todos podem definir sua opinião, gerando contentamento e satisfação.

É esse tipo de autoridade que se adequa perfeitamente às necessidades da igreja.

O líder não impõe sua autoridade como um ditador, mas exerce a autoridade como serviço, agindo conforme recomenda a Palavra de DEUS.

Submissão ao próprio Deus (Tiago 4.7).

Um piedoso estilo de vida (Hebreus 13.7).

Nosso amor às pessoas (l Tessalonicenses 2.3-12).

Um coração de servo (Marcos 10.43-45).

 

Pensamentos Finais

Edificando o Corpo:

1. Todo o Corpo se compõe de crentes-sacerdotes e todos eles devem servir. Uma pessoa só não pode ser exemplo para todos. Já que o Corpo tem dimensões coletivas e individuais, o exemplo(s) também deve ser coletivo e individual.

2. Quando entendemos a natureza da Igreja e do seu ministério transformador (discipulado), vemos claramente por que Deus quis que cada igreja local tivesse uma equipe diversificada de liderança.

3. O líder servo faz, e fazendo ele dá o exemplo.

4. O líder servo está no meio das pessoas, incentivando-as a conhecerem-no melhor.

5. O servo, através do seu serviço, equipa outros para que sirvam também.

6. A primeira responsabilidade de uma equipe leiga de liderança é ser um "corpo" que funciona. É essencial que os líderes estejam sendo o que outros membros do corpo devem ser.

8. "Todos os gigantes de Deus foram homens fracos que fizeram grandes coisas para Deus, porque se estribaram no fato de Deus estar com eles". (Hudson Taylor.)

QUAL A NOSSA ATITUDE?

1. ORAR;

2. QUERER MUDAR;

3. TER ATITUDE;

4. EXPULSAR ESSES LÍDERES QUE TRAZEM TANTA PERTURBAÇÃO PARA A CASA DO SENHOR;

5. ESCOLHER O LÍDER , BASEADO NA PALAVRA DE DEUS.

BENDITO SEJA O SENHOR, DEUS ETERNO, TODO PODEROSO, AMÉM!

FONTES:

Belvedere,Sermões para conferências 1999
White, Ellen Testemunho para Ministros e Obreiro Evangélicos , pág 477.
SILVA, Mirian Organização, Sistemas e Métodos (liderança)
Historical Sketches, pág. 121.
Braga, Fabiano GEMAS PRECIOSAS SOBRE A ARROGÂNCIA 2000
 

Obs: Esse artigo exclusivamente do autor, possui alguns comentários que foram extraídos da internet, Bíblia, publicações teológicas, mas grande parte desse arquivo foi escrito pelo próprio punho, revelando o que o autor pensa sobre a liderança de nossos dias.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com