Arautos do Ritmo e o CD "Fogo Estranho" para Baixinhos

Olá, Irmãos.

Recentemente adquiri um exemplar do mais novo CD da nossa igreja na qual é interpretado, digamos assim, pelo mais tradicional grupo musical do nosso país.

Confesso que admiro tal grupo ao ponto de ter, tanto em LPs e atualmente em CDs a coleção musical mais completa de meu acervo. Isso vem de longa data através de meu avô e meu pai que outorgaram esse privilégio também a mim e a meus dois irmãos que também admiram tanto ao quarteo que meu irmão do meio tem um grupo de mesma base.

Mas qual foi minha surpresa em presenciar sons tão estranhos a ponto de não reconhecer as vozes dos cantores como sendo as mesmas de outrora que desde então suprimiram o que se distinguia entre hinos de louvor e músicas de exibicionismo. Os ritmos estão muito mais presentes do que as vozes ou até mesmo suprimindo letras que deveriam ser de louvor a Deus.

Comentários de amigos variaram de "fogo estranho" a "Deus lhes perdoe", porque não haviam como não avaliar de modo pejorativo tal afronta à mente e aos ouvidos de quem gosta de boa música e sempre teve como referência os Arautos do Rei em sua coleção pessoal, acompanha cada passo de seus componentes antigos e atuais ou simplesmente assiste uma vez ou outra em programações especiais.

Pode ser que o fato de não contarem com nomes "Santos" como os de Flávio e/ou Jader na orquestração tenha desestruturado a base de várias décadas (sim, décadas) nas mãos de quem se diz o líder musical da Voz (que voz? Sim! SISAC, NOVO TEMPO...).

Espero que haja uma retratação ou, talvez, não tenham mais um consumidor assíduo de seus CDs (já que é assim que eles nos vêem hoje). Podem também "conquistar" muitos outros ex-consumidores, que comigo têm a mesma opinião.

Se queriam fazer um CD para crianças, por que não reeditar hinos que já foram gravados na época de Alex Reichert e que nos encheriam de paz e certeza que estariam preparando nossos filhos para trilharem o mesmo caminho seguido por nós?

Essa indignação seria tratada como indigesta e presunçosa se dirigida às pessoas às quais poderia ser diretamente encaminhada e não surtiria efeito. Contudo, apesar da maneira politicamente incorreta para alguns, através deste fórum, com certeza, encontrarei irmãos sinceros que concordarão comigo em gênero, número e grau e despertarão para a verdade de que nossa música tem se misturado com ingredientes de marketing para "alcançar" gente de fora e esqueceram do básico: Louvar a Deus! -- Silva.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com