Opinião: A Igreja Indestrutível é Israel!

Ao navegar pelo site adventistas.com, deparei-me com esta pergunta interessante: "Onde encontraremos a Igreja ideal, que ensine e pratique a VERDADEIRA RELIGIÃO"? De fato, onde está esta Igreja? Sabemos que ela existe, mas onde está?

Vejamos o que disse Jesus: Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela;Mateus 16:18. Bem, vemos que Jesus tem uma igreja e que ela é indestrutível, pois nem mesmo o inferno prevalece contra ela.

Leiamos também:ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.Mateus 28:20. Jesus não só afirmou que sua Igreja era indestrutível, como disse que estaria com ela TODOS OS DIAS, até a consumação dos séculos.

Se Jesus é de fato o Messias suas palavras têm que se cumprir, portanto sua igreja indestrutível tem que existir hoje e ele está com ela todos os dias, pois os séculos ainda não se consumaram.

Se aquela igreja primitiva edificada por Jesus, acabou-se, ou apostatou-se completamente, então as palavras de Jesus não haveriam se cumprido, logo ele não poderia ser o Messias. Note que Jesus disse que ele estaria com sua Igreja todos os dias, não somente até o 3º ou 4º séculos, mas até a consumação dos séculos.

E onde está esta Igreja? Será que é aquela que matou milhares nas cruzadas e nas inquisições? Estaria Jesus todos os dias com uma Igreja sanguinolenta? E a reforma protestante, seria a igreja verdadeira? As igrejas protestantes têm sua origem na Igreja Romana. Será o protestantismo verdadeiro?

A igreja romana foi cortada, pois apostatou da fé. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.Mateus 7:19. Pode uma árvore má produzir bons frutos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus.Mateus 7:17. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons.Mateus 7:18.

Vemos que de uma igreja apostatada não podem se originar igrejas verdadeiras. Dizer que o protestantismo é verdadeiro é legitimar a igreja romana pois foi de lá que elas se originaram, sendo portanto suas filhas, e de fato podemos observar isto, pois apesar de separadas estas igrejas ainda têm vínculos doutrinários com a igreja mãe.

Continua o dilema, onde está a igreja de Jesus, estabelecida por ele mesmo há quase 2000 atrás? Teria Jesus falhado e aquela comunidade primitiva desaparecido completamente? Mas existem tantas igrejas diferentes hoje no mundo! Será que todas são de Jesus? Se todas são de Jesus, porque são tão divergentes entre si?

Jesus é a cabeça da sua igreja conforme lemos: porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo.Efésios 5:23. Seria Jesus cabeça de vários corpos, isto não seria uma anomalia? A igreja é comparada como sendo a esposa de Jesus, conforme lemos:Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,Efésios 5:25. Mas se todas as igrejas são de Jesus, então Jesus teria várias esposas, seria Jesus polígamo?

Como descobrir em meio às milhares a igreja de Jesus? Primeiro temos que saber como era a comunidade primitiva e comparar para ver se alguma igreja atual tem as mesmas características daquela comunidade, ou seja devemos ver a doutrina  daquela igreja primitiva e comparar com a atualidade.

Uma vez Jesus disse a um grupo de judeus que duvidavam de sua messianidade: Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras. João 14:11.

Nós lemos na palavra de Deus que a igreja de Jesus está fundamentada numa doutrina, que doutrina é esta? Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; Efésios 2:20. Vemos por este versículo que a igreja de Jesus deverá está edificada sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas e do próprio Jesus. Logo está claro que a igreja de Jesus terá como fundamento, base, a mesma doutrina dos apóstolos, dos profetas e de Jesus.

Mas qual a doutrina dos apóstolos, dos profetas e de Jesus? Que religião os apóstolos, os profetas e Jesus, praticavam? Catolicismo? Protestantismo, budismo...? Que tipo de líder Jesus era? Pastor, padre, pai de santo...? Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, virando-se, disse-lhe em hebraico: Raboni! - que quer dizer, Mestre.João 20:16. Respondeu-lhe Natanael: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és rei de Israel.João 1:49.

Vemos que Jesus era um Rabi ou Raboni. O que é um Rabi? É um mestre, mas mestre de quê? Olhando no minidicionário da língua portuguesa,  Aurélio 4ª edição revista e ampliada, 2001, ele define Rabi como rabino e Rabino ele define como: 1. Doutor da Lei judaica. 2. Sacerdote do culto judaico. Portanto Jesus era mestre do judaísmo, ou seja, ele praticava a religião judaica, não só praticava, mas era mestre desta religião.

E os apóstolos que religião praticavam? Todos os 12 eram israelitas e logicamente praticavam a religião de Israel, o judaísmo. E os profetas, Isaías, Jeremias, Daniel, Ezequiel, Amós e tantos outros, praticavam qual religião? Se todos eram judeus, lógico que praticavam esta religião. Mas Paulo, que também era judeu, disse que este deveria ser o fundamento da igreja de Jesus.

Portanto para descobrirmos se uma igreja é verdadeira devemos ter como base para comparação o judeu Jesus, os 12 apóstolos judeus e os profetas também judeus, se esta igreja tiver as características da religião de Jesus, seus apóstolos e dos profetas esta será a igreja verdadeira. E de fato o próprio Jesus afirmou: Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus.João 4:22.

Se a salvação vem dos judeus, não pode vir dos católicos, dos protestantes ou de seja lá quem for, Jesus, mestre judeu, foi taxativo "a salvação vem dos judeus". Não concordo quando o senhor afirma que Jesus divergia do judaísmo nós lemos no Novo testamento o contrário do que o senhor falou, vejamos:

(MT 23:2) -  Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.

(MT 23:3) -  Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;

Note que Jesus ensina aos seus discípulos que não há problema com a doutrina dos escribas e fariseus e ainda manda que observem e façam TODAS AS COISAS que eles disseram.

O erro não estava na doutrina, mas nas vidas dos fariseus e escribas pois eles só diziam mas não faziam. Portanto amado, a verdadeira igreja de Jesus é o seu povo escolhido, Israel, não existe outro povo de Deus dentro das Escrituras Sagradas. O Eterno não fez Aliança com nenhum outro povo a não ser com Israel.

Tanto a 1ª, como a 2ª Alianças foram feitas com Israel, veja:

(JR 31:31) -  Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. 

(JR 31:32) -  Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.

(JR 31:33) -  Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

(HB 8:8) -  Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,

(HB 8:9) -  Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.

(HB 8:10) -  Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;  

Portanto amado a Nova Aliança feita por Jesus foi feita com seu povo Israel, esta é a verdadeira Igreja de Jesus. Amado não se assuste, as portas de Israel estão escancaradas para receber pessoas de todas as nações que estejam de fato querendo abraçar a Aliança do Eterno e praticar a religião de Jesus, o mestre judeu e mediador desta Aliança. Se queremos de fato encontrar a igreja verdadeira, façamos como a gentia Rute quando decidiu:

(RT 1:16) -  Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; 

O judeu Paulo disse que nós deveríamos ser enxertados na Oliveira e sermos participantes da seiva que vem dela, esta Oliveira é a igreja de Jesus, Israel, leiamos:

(RM 11:17) -  E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,

Note que algums ramos foram quebrados, não a Oliveira toda. Leia todo este capítulo de Romanos 11, o capítulo proibido, e verás a verdade Para finalizar deixemos a Bíblia falar por ele mesma, leiamos:

(RM 9:4) -  Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; 

(RM 9:5) -  Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém. 

Não sobrou mais nada para religião qualquer. Tudo pertence à igreja de Jesus, Israel, a adoção de filhos, ou seja somente Israel pode adotar filhos para Deus, a glória, as alianças, note as 2 alianças pertencem a Israel, a lei, o culto, as promessas e o próprio Jesus. -- Arimatéia de Freitas da Costa


Mas qual Israel?

Muito bom o texto do irmão Arimatéia, exceto pelo fato dele ter se esquecido de informar o conceito biblico de Deus sobre o verdadeiro Israelita.

Jesus (Yeshua) era um judeu e os judeus são por descendencia israelitas, portando o que disse outro judeu e também apostolo, chamado de Paulo, sobre o verdadeiro israelita?

Romanos 2: 28-29 ( O verdadeiro israelita é aquele que é segundo o coração de Deus)

Galatas 3: 7-9 ( Os da fé é que são filhos de Abraão da qual descende Israel, portanto os da fé, são o verdadeiro israel)

Galatas 3: 28 (Em Cristo não há mais judeu ou gentio)

E o mais interessante é que esta oliveira, na qual o irmão Arimateia diz ser o Israel literal, parece não ser assim, na visão do judeu e apostolo Paulo pelo menos, visto que ele mesmo diz o seguinte:

Romanos 11: 23 "Eles também, (Os Israelitas) se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para os enxertar de novo." (ARA)

Alem do texto reforçar a idéia do verdadeiro Israel que descende da fé e não da carne, percebe-se que o irmão, também, ainda não notou esta expressão "ENXERTAR DE NOVO". Pois não faz o menor sentido enxertar de novo, se antes já não fosse enxertado.

Vale também destacar algumas importantes palavras do judeu Yeshua (Jesus) quando disse:

Mateus 21: 42-43.

42 Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular; isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos? 

43 Portanto, vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos.

Acho desnecessário continuar pois não é pelo muito falar que se convense ninguem de uma verdade.

Milton Figueireiredo


Opinião 3

Gostaria de externar minha opinião a respeito deste assunto. Pode? Podendo ou não, meu muito obrigado.

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela;Mateus 16:18

Prezado sr Arimatéia, em seu estudo o sr afirma que Israel é a Igreja que Jesus Cristo fundou.

O problema que vejo dessa afirmação do sr é o seguinte:

- se Israel é a Igreja que Jesus Cristo fundou, como pode Israel ter surgido bem antes de Cristo? Pelo que me consta Deus fez um pacto com Abraão e daí surgiu Israel.

- Jesus Cristo afirmou que os verdadeiros adoradores de seu Pai são aquelas pessoas que O adoram em espírito e verdade. Ele não disse que são os judeus somente. E o apóstolo Paulo corroborou com esse pensamento de Jesus ao dizer que a Igreja de Jesus Cristo são todos aqueles que O invocam que estão em qualquer lugar. 1° Cor. 1.2.

Diante disso, podemos perceber que a Igreja de Jesus Cristo é constituída tanto de judeus quanto de gentios que invocam a Deus em nome de Jesus Cristo. Portanto, afirmar que Israel é a Igreja de Jesus Cristo está errado. Não precisamos ser judeus para pertencermos à Igreja de Deus, pois se assim fosse não haveria necessidade daquelas recomendações escritas em Atos 15 para os gentios convertidos a Jesus Cristo, bastava cumprir toda a lei de Moisés.

A paz do Senhor.

Irmão Sunshine, adventista do 7° dia.


Opinião 4

Olá, Shalom a todos!

Gostaria, também de expor aqui minha opinião sobre o assunto referido.

Quando falamos de Igreja verdadeira, esquecemos de nos lembrar de vários fatores:

As muitas vezes que Cristo cita, templo, igreja, ele se refere ao ser humano e não preciso citar vários  textos bíblicos aqui, já que sabemos que paredes não tem ouvidos nem boca (Atos 11:22, 5:11 e 12:5)

Tiago fala sobre a verdadeira religião:

A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.Tiago 1:27

A igreja nada mais é do que o corpo de Cristo na terra e este corpo possui vários membros. Placa, registro governamental, ideologia, dogma não é o que Cristo deixou na Terra e é isso que tem feito a humanidade andar no revés do que Ele ensinou.

Quanto ao que Ele disse a mulher Samaritana, é necessario ir até o fim do texto, pois Ele diz que os verdadeiros adoradores o adorarão em espirito e em verdade, não importa a que grupo pertença, judeu, grego, protestante ou católico.

Quando Ele disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra sua Igreja, se referia aqueles que seriam os verdadeiros adoradores.

Paulo fala a respeito de pessoas que estavam juntos com estes, mas que não eram destes, Atos 20:29 e João, através de Cristo, fala da Igreja de Éfeso que poderia perder sua luz se não voltasse ao primeiro amor, Apocalipse 2: 4 e 5. A Igreja de Éfeso por ter deixado o primeiro amor, não deixou de ser chamada de Igreja.

Não vou me alongar mais, pois acredito que está claro que não é a placa ou registro que diz quem é Igreja ou não. A Ígreja Católica (infelizmente digo isto) é detentora, sim das primícias de Cristo, apesar de ter abandonado, pois os lobos entraram dentro dela, as Igrejas Protestantes receberam o Evangelho Eterno nas mãos, mas não souberam segurar e nós, nestes últimos dias estamos recebendo esta verdade, e, se não soubermos dar valor, com certeza Cristo tirará de nós Lucas 19:40.

Saúdo-lhes com ósculo santo,

Elias S. Dias


Responde o autor

Venho aqui mais uma vez falar sobre esse assunto importante e falar o que achei das respostas do irmão Figueiredo e do irmão Sunshine.

Primeiro quero dizer que quando coloquei esta questão em pauta neste site, estava exatamente chamando a atenção para este ponto e portanto não escrevi a questão completa, pois a intenção era chamar a atenção para este estudo.

Achei oportunas as colocações do irmão Figueiredo, somente achei incompletas. Senão, vejamos.

1º ele cita Romanos 2:28-29, mas engole quase todo o texto e cita somente parte dele "o verdadeiro israelita é aquele que é segundo o coração de Deus". O que diz o texto completo? Leiamos:

Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. Romanos 2:28. Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.Romanos 2:29.

Quando Paulo fala que não é judeu o que é exteriormente e a circuncisão não é a que é exteriormente, ele não está criando esta doutrina ali, naquele momento, mas Paulo como judeu que era conhecia as escrituras de seu povo e do seu próprio mestre, Jesus, também judeu. Paulo já havia estudado esta matéria antes, vamos ver?

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. Mateus 23:27.

Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz.Deuteronômio 10:16.

Paulo estava apenas repetindo o ensino do seu mestre e da Lei, apenas ele usou outras palavras para dizer a mesma coisa. Jesus exortou duramente aqueles judeus que eram apenas no exterior. Não bastar ter o sangue judeu nas veias e ter o prepúcio cicuncidado. Judaísmo não é raça, é povo. Judeu é aquele que pratica judaísmo, não importa se ele tem etnia japonesa, árabe, americana ou brasileira.

Note que a terminologia "circuncisão do coração", não é um conceito novo, criado por Paulo, na realidade é um conceito que data da época de Moisés, já naquela época a circucisão deveria ser do coração. É importante frisar isto, porque muita gente quer entender que Paulo "criou" este conceito e que Paulo estava ali contra a circuncisão. Isto de fato não é verdade pois se continuarmos lendo este contexto, no capítulo seguinte capítulo 3 e verso 1 e 2,  de Romanos, não precisa nem virar a página, você lerá uma declaração interessante do próprio Paulo.

Leiamos:

Que vantagem, pois, tem o judeu? ou qual a utilidade da circuncisão? Romanos 3:1. Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhe foram confiados os oráculos de Deus. Romanos 3:2.

Paulo diferentemente de muitas pessoas hoje sabia que a vantagem do judeu É MUITA, EM TODO SENTIDO, e que a utilidade da circuncisão também É MUITA EM TODO SENTIDO. Ora se há muita vantagem em ser judeu, é porque há desvantagem em não ser judeu. Se é útil a circuncisão é porque não é útil a incircuncisão.

Proseguindo o estudo. Quando o irmão Figueiredo cita Gálatas 3:7-9

(GL 3:7) -  Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.

(GL 3:8) -  Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.

(GL 3:9) -  De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. ele conclui que os da fé são o verdadeiro Israel.

Mas somente a fé basta para ser Israel verdadeiro? Tiago diz que não basta só a fé.

(TG 2:20) -  Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? De fato para sermos filhos de Abraão temos que além de ter a fé de Abraão, praticar as obras de Abraão.

(GN 26:5) -  Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.

O irmão Figueiredo reconhece que a descendência de Abraão é Israel e que portanto é em Abraão e sua descendência que serão abençoadas todas as famílias da terra e não fora dela. De fato nós lemos:

(AT 3:25) -  Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.

Ora mas qual é a descendência de Abraão? Os japoneses, americanos, russos ou Israel? Creiamos no que diz a Bíblia, em Abraão e sua descendência serão benditas todas as nações da terra, não fora dela!

Em seguida o irmão cita Gálatas 3:28 e simplesmente conclui que não há mais judeus e gentio, o que diz o texto?

(GL 3:28) -  Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.

Nisto o que? Leiamos o verso anterior:

GL 3:27) -  Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.

No batismo em Jesus é que são aceitas pessoas de todas as etnias independente de ser judeu, grego ou japonês. Agora uma vez batizado em Jesus, devemos andar como ele andou.

Ora como Jesus andava, ele por acaso criou uma nova religião diferente ou restaurou o judaísmo? A igreja primitiva não era uma religião dissociada do judaísmo, ela era na realidade um ramo do judaísmo e portanto parte dele ela era chamada:

(AT 24:5) -  Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos;

Mas Paulo afirma que esta seita não era uma nova religião criada por Jesus, diferente da religião de seus pais. Leiamos; 

(AT 24:14) -  Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.

Pode um gentio após aceitar a Jesus continuar a ser gentio? Vejamos:

(EF 2:11) -  Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;

(EF 2:12) -  Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. 

(EF 2:13) -  Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

Note que Paulo fala que antes os efésios ERAM gentios que estavam sem Jesus e portanto separados da comunidade de Israel. Mas quando se aceita ao judeu Jesus e se obedece as suas doutrinas logicamente se une à comunidade de Israel e se pratica a religião de Jesus e de seu povo.

Como pode alguém dizer que segue a Jesus  e não querer praticar a religião que ele professava e ensinava? Isto me parece um contrasenso.

O que mais me tocou na escrita do irmão Figueiredo, foi com relação a Romanos Cap 11. O irmão tenta, não sei se propositadamente confundir quem lê a expressão "enxertar de novo". Ele dá como referência Romanos 11:23:

E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. Serão enxertados aonde, noutra religião?

O versículo seguinte reponde, leia:

(RM 11:24) -  Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! Os ramos cortados poderão ser enxertados na sua própria oliveira, não noutra árvore.

Quanto ao irmão afirmar que, com relação a oliveira ser Israel, quando ele diz "parece não ser assim", somente quem não quer entender o cap 11 de Romanos para chegar a esta conclusão. Está claro que a oliveira é o povo de Israel e a seiva é a doutrina que vem deste povo.

Com relação a Mateus 21:42-43, lemos:

(MT 21:42) -  Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos?

(MT 21:43) -  Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos. 

Quando Jesus afirma que o reino lhes seria tirado, ele estava falando com quem, com toda a nação de Israel? Veja o verso 45:

(MT 21:45) -  E os príncipes dos sacerdotes e os fariseus, ouvindo estas palavras, entenderam que falava deles;

De fato o reino de Deus foi tirado dos príncipes dos sacerdotes e fariseus, mas ele foi dado a uma nação, que nação é esta? EUA, Brasil, Alemanha ou Japão? O judeu Paulo nos responde:

(RM 11:1) -  DIGO, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.

(RM 11:2) -  Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo:

(RM 11:3) -  Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma?

(RM 11:4) -  Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal.

(RM 11:5) - Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. Taí Paulo entendeu o que Jesus disse.

De fato para os judeus que rejeitaram o messias judeu, o reino lhes foi tirado e dado a uma nação que produzisse frutos. Esta nação é o remanescente de Israel, não de outro povo, segundo a eleição da graça. Note:

(RM 11:25) - Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.

(RM 11:26) - E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.

Note que o endurecimento de Israel veio em PARTE, não em todo.

(RM 11:27) - E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira.

Note também que alguns ramos foram cortados, não a oliveira toda. Leia ainda:

(RM 11:29) -  Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.

Ora de quem era composto o remanescente de Israel que recebeu o reino de Deus que foi tirado dos judeus infiéis. O próprio nome já diz remanescente de Israel, lógico que eram todos israelitas. Quem eram estes remanescentes? Os apóstolos judeus do judeu Jesus foram os verdadeiros herdeiros do reino de Deus que foi por direito tomado dos israelitas que rejeitaram o messias judeu Jesus. 

De fato Jesus repassou para o judeu Pedro as chaves do reino de Deus, ou seja as boas novas que o reino de Deus era chegado,  lemos:

(MT 16:19) -  E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

A partir daí começa a pregação das boas novas do reino pregadas pelos apóstolos judeus e a eles se juntaram outros judeus como Paulo e de milhares de outros, veja:

(AT 21:20) -  E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei.

Esta nação de judeus agora anunciava o reino de Deus, a eles começaram a juntar-se gentios de várias etnias mas que ao aceitarem a Jesus eram ligados à comunidade de Israel e ensinados a viverem como tal, este formaram a Igreja de Jesus que é judaica na sua essência. De fato os gentios se juntaram aos judeus para a pregação do reino e Deus, dos dois povos, judeus e gentios, fez um só povo.

(EF 2:14) - Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio. 

Mas esse "um só povo" está fundamentado em que?

(EF 2:20) -  Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

Taí, esse "um só povo" composto de judeus sanguíneos e judeus convertidos, tinha como fundamento de sua fé os apóstolos judeus, os profetas judeus e do judeu Jesus, alguém tem dúvidas que eles eram judeus?

A respeito do irmão Sunshine quando ele fala no início da sua escrita sobre a Igreja de Jesus e o Israel antigo creio que já foi respondido sobretudo agora um pouco acima.

Com relação a 1º Coríntios 1: 1,2:

(1CO 1:1) -  PAULO (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus), e o irmão Sóstenes,

(1CO 1:2) -  À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso; 

Está correto o texto mas aí fala de pessoas que invocam e com certeza seguem os passos de Jesus, o irmão só esqueceu é que Jesus é judeu e é impossível invocar e seguir os passos e o exemplo de um mestre judeu sendo gentio. Se você é um discípulo de um judeu, fatalmente você é um judeu, ou então você não é um discípulo fiel.

Quanto ao irmão Sunshine afirmar que a Igreja de Deus é composta de judeus e gentios concordo perfeitamente, mas já demonstrei acima que judeus e gentios unidos têm que seguir a doutrina dos apóstolos judeus, dos profetas judeus e do judeu Jesus, porque foi Paulo que disse e Paulo era judeu e foi chamado pelo judeu Jesus para escrever isso, leia novamente:

(EF 2:14) -  Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio. 

Mas esse "um só povo" está fundamentado em que?

(EF 2:20) -  Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

Finalmente o irmão Sunshine faz uma colocação sobre Atos 15, a meu ver superficial, leiamos:

(AT 15:20) -  Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.

Foi só e somente só isso irmão Sunshine que os gentios convertidos deveriam obedecer? Então por que você é adventista do 7º dia, por que você guarda o sábado se não faz parte destas recomendações? E os outros mandamentos, que não foram citados aqui nesta passagem, os gentios convertidos também não tinham necessidade de obedecer?

O versículo seguinte explica porque em primeira mão bastavam estas 04 recomendações aos gentios converidos ao judaísmo de Jesus, dos apóstolos e dos profetas, as demais doutrinas eles aprenderiam com o decorrer do tempo, leiamos:

(AT 15:21) -  Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.

Entendeu, irmão Sunshine. O primeiro contato do gentio convertido era com estas 4 recomendações básicas depois aprenderiam as demais doutrinas aonde, lógico nas sinagogas judaicas, pois a Igreja de Jesus é judaica. A paz seja convosco. -- Arimatéia de Freitas da Costa


 Meus comentários em negrito

"A respeito do irmão Sunshine quando ele fala no início da sua escrita sobre a Igreja de Jesus e o Israel antigo creio que já foi respondido sobretudo agora um pouco acima. " Irmão Arimatéia.

Irmão Arimatéia, desculpe-me, mas não consegui ver de modo claro sua resposta ao meu questionamento abaixo: 

- se Israel é a Igreja que Jesus Cristo fundou, como pode Israel ter surgido bem antes de Cristo? Pelo que me consta Deus fez um pacto com Abraão e daí surgiu Israel.

Quando o prezado diz que (devemos seguir a doutrina dos apóstolos judeus, dos profetas judeus e do judeu Jesus... (AT 15:21) -  Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas. Entendeu, irmão Sunshine. O primeiro contato do gentio convertido era com estas 4 recomendações básicas depois aprenderiam as demais doutrinas aonde, lógico nas sinagogas judaicas, pois a Igreja de Jesus é judaica. A paz seja convosco. -- Arimatéia de Freitas da Costa) a que doutrina está se referindo? Às doutrinas do AT? Se sim, poderia nos mostrar exemplos no NT onde é ensinado a lei de Moisés ou o Judaísmo para os gentios convertidos a Jesus? O batismo, por exemplo, era praticado no tempo do AT? Se Israel é a Igreja de Jesus porque o Mestre nos ensinou celebrar a Ceia do Senhor? Por que foi instituído um Novo Pacto? Por que não sacrificamos mais?

Com relação a seus demais comentários à minha postagem, creio que a doutrina dos apóstolos e dos profetas seja a afirmação de que Jesus Cristo é o único fundamento e não ao Judaísmo.  (EF 2:20) -  Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo ele mesmo, Jesus Cristo a principal pedra da esquina. Não creio, portanto, que quem é cristão tem a obrigação de seguir a lei de Moisés ou o Judaísmo. O ensinamento fundamental de Jesus foi amor a Deus e ao próximo.  Jesus rompeu com dois pilares do Judaísmo: o templo e a circuncisão. 

A paz do Senhor.

Irmão Sunshine. 


Mas qual Israel? Meu último comentário.

A mensagem central do evangelho é:

"Porque Deus amou o MUNDO de tal maneira que deu seu o filho unigênito, para que TODO AQUELE que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3:16.

O verso acima sintetiza todo o significado do evangelho eterno, e revela a vontade e a essência do carater divino. Deus é amor, Deus é justiça. 

Na minha forma de ver a Deus, isto significa que o meu Deus, não me vê, como normalmente me enxergam as pessoas que me cercam.

As pessoas que me cercam quando olham para mim, procuram ver minha aparência exterior (Deus o meu  coração I Samuel 16: 7), a pessoas olham para minha classe social, (Deus a minha necessidade de salvação João 3: 3) as pessoas reparam a minha RAÇA ou de que cultura eu sou, (Deus me vê como um candidato a vida eterna e como um filho. João 3:16, Mat. 23: 9) Deus não faz acepção de pessoas!!! Romanos 2: 11.

Jesus foi judeu, porque nasceu numa familia cuja descendencia era judia, e porque a profecia assim determinava, mas segundo o próprio Jesus quem realmente era parte de sua familia?

Mateus 12: 46-48

46 Enquanto ele ainda falava às multidões, estavam do lado de fora sua mãe e seus irmãos, procurando falar-lhe.
47 Disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, e procuram falar contigo.
48 Ele, porém, respondeu ao que lhe falava: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos?
49 E, estendendo a mão para os seus discípulos disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
50 Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.
   

Quero citar apenas mais alguns versos para conforto e reflexão de todos aqueles que foram libertos por Cristo Jesus, e se sentem redimidos pelos méritos do seu sangue e sacrifício na cruz, não necessitando de mais nada além disso.

II Corintios 3: 12-16.

12 - Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.
13 - E não somos como Moisés, que trazia um véu sobre o rosto, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação do que se desvanecia;
14 - mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido;
15 - sim, até o dia de hoje, sempre que Moisés é lido, um véu está posto sobre o coração deles.
16 - Contudo, convertendo-se um deles ao Senhor, é-lhe tirado o véu.

Infelizmente as palavras acima, do Judeu Paulo, continuam tão atuais quanto foi em sua época e ao que tudo indica, o véu ainda continua posto, e a parede de separação também, mas esta, não foi colocada por Deus, que certamente não faz acepção de pessoas, como já vimos um verso antes e veremos mais adiante.

Infelizmente são alguns homens, que insistem em se acharem melhores ou superiores aos outros.

Graças a Deus isto não aconteceu e nem acontece com todos. Pedro é um exemplo. Contudo, não foi fácil para que ele percebesse a realidade das coisas celestiais. Felizmente Deus conseguiu remover o véu dos olhos Pedro.

I Corintios 2: 16

16 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Jesus em todo seu ministério tentou fazer as pessoas, enxergarem uma outra realidade espiritual das coisas, mas como era difícil e ainda é para as pessoas compreenderem as palavras de Jesus. Até hoje a maioria dos judeus e cristãos, não parecem muito dispostos a querer reconhecer, nem aceitar ou entender as coisas espirituais.  Continuam apegados a letra e a materialidade, ignorando quase que totalmente o espírito.

Jesus usou a figura do fermento, e os apostolos pensaram em pão material. Jesus falou do templo, referindo-se ao seu corpo e os judeus pensaram ser o templo de pedras. Como era dificil para os judeus enxergarem a realidade espiritual das coisas celestiais.

Pedro só conseguiu "ver", depois da visão do lençol, que continha aquilo que ele, como judeu, também considerava imundo, ou seja, qualquer povo e pessoa que não fosse da sua RAÇA, judia ou israelita.

Atos 10: 7-17

7 - Logo que se retirou o anjo que lhe falava, Cornélio chamou dois dos seus domésticos e um piedoso soldado dos que estavam a seu serviço;
8 - e, havendo contado tudo, os enviou a Jope.
9 - No dia seguinte, indo eles seu caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado para orar, cerca de hora sexta.
10 - E tendo fome, quis comer; mas enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase,
11 - e via o céu aberto e um objeto descendo, como se fosse um grande lençol, sendo baixado pelas quatro pontas sobre a terra,
12 - no qual havia de todos os quadrúpedes e répteis da terra e aves do céu.
13 - E uma voz lhe disse: Levanta-te, Pedro, mata e come.
14 - Mas Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
15 - Pela segunda vez lhe falou a voz: Não chames tu comum ao que Deus purificou.
16 - Sucedeu isto por três vezes; e logo foi o objeto recolhido ao céu.
17 - Enquanto Pedro refletia, perplexo, sobre o que seria a visão que tivera, eis que os homens enviados por Cornélio, tendo perguntado pela casa de Simão, pararam à porta.

Creio ser desnecessário comentar o significado da visão, pois nos versos seguintes, a bíblia por si só já nos revela.

24 - No outro dia entrou em Cesaréia. E Cornélio os esperava, tendo reunido os seus parentes e amigos mais íntimos.
25 - Quando Pedro ia entrar, veio-lhe Cornélio ao encontro e, prostrando-se a seus pés, o adorou.
26 - Mas Pedro o ergueu, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.
27 - E conversando com ele, entrou e achou muitos reunidos,
28 - e disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem devo chamar comum ou imundo;
29 - pelo que, sendo chamado, vim sem objeção. Pergunto pois: Por que razão mandastes chamar-me?
30 - Então disse Cornélio: Faz agora quatro dias que eu estava orando em minha casa à hora nona, e eis que diante de mim se apresentou um homem com vestiduras resplandecentes,
31 - e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus.
32 - Envia, pois, a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro; ele está hospedado em casa de Simão, curtidor, à beira-mar.
33 - Portanto mandei logo chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora pois estamos todos aqui presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto te foi ordenado pelo Senhor.
34 - Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas;
35 - mas que lhe é aceitável aquele que, em qualquer nação, o teme e pratica o que é justo.
36 - A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos).

Fico muito feliz que tenha aumentado o numero de Judeus crentes em Cristo Jesus como o verdadeiro messias, mas se tem uma coisa que me preocupa muito, é o fato de alguém tentar vincular salvação a qualquer outra coisa, (a raça por exemplo) que vá alem da fé em Cristo, anulando de certa forma a graça de Deus.

Afinal eu preciso de Jesus para ser salvo ou além de Jesus eu preciso ser parte de um determinado povo ou grupo em especial? Qual é a verdadeira familia de Jesus segundo suas próprias palavras, que vimos anteriormente?

A salvação está condicionada a participação de um determinado grupo ou é algo pessoal, onde o relacionamento pessoal com Deus é que o definirá a condição de salvação de uma pessoa? 

Por favor alguém pode me dizer onde esta escrito que eu devo me tornar um judeu ou parte do Israel literal para que a graça de Deus me alcance e me salve por meio do sacrifício de Cristo?

E se esta condição não existe, porque essa necessidade imperativa de fazer as pessoas adotarem outra cidadania como um fator importante e indispensável no processo de salvação? E se isso não é necessário, porque estamos aqui debatendo isso então?

Eu poderia citar mais um monte de exemplos bíblicos que me mostram qual é o verdadeiro Israel na concepção bíblica, mas quero finalizar com apenas mais um, que de tão claro que é, dispensa qualquer comentário a mais.

O irmão Arimatéia insiste em afirmar que o REMANESCENTE é parte do ISRAEL LITERAL. Mas o que diz a bíblia sobre isso?

Romanos 11: 5 e 6.

5 Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente "segundo a eleição da graça". 6 E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça.

Deus abençoe a todos.

Milton Figueiredo


O debate continua...

Em primeiro lugar quero agradecer este site pelo espaço que tem nos concedido e a sinceridade e transparência que tem demonstrado. Venho mais uma vez estudar com os irmãos sobre este assunto que começamos, a Igreja Verdadeira. Agradeço também aos irmãos Sunshine e Milton por continuarem o estudo conosco.

Irmão Sunshine a respeito de sua pergunta, vou tentar responder melhor. Sua pergunta é a seguinte:  se Israel é a Igreja que Jesus Cristo fundou, como pode Israel ter surgido bem antes de Cristo? Pelo que me consta Deus fez um pacto com Abraão e daí surgiu Israel.

Irmão quando disse isso quiz dizer que o povo de Deus é um só e está largamente, abundantemente descrito dentro dos 66 livros das Escrituras Sagradas. Se é diferente disto, por favor me mostre dentro dos 66 livros sagrados um outro povo de Deus que substituiu Israel e eu crerei imediatamente. 

Apesar de eu não haver usado a expressão "Jesus fundou" a Igreja como o Senhor afirma na sua pegunta, mas usei as expresões "edificada", "estabelecida" e foi exatamente isso que Jesus veio fazer. Há quem diga que Jesus veio, rebelou-se contra o seu Pai, aboliu a Lei do Eterno e fundou uma nova religião diferente da que seu Pai ensinou no Monte Sinai. Mas será que ele fez isso mesmo? Jesus edificou sua Igreja,  mas sua igreja não era outro povo com outra religião, era seu povo Israel que estava caído que ele restaurou lembra-se quando falei que o reino foi tomado dos israelitas infiéis? Mas o reino foi entregue a quem? Aos católicos, aos protestantes, aos budistas, aos confucionistas? Leiamos:

(MT 16:19) -  E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Para quem Jesus falou estas palavras, para algum gentio? Após haver tomado as chaves do reino dos israelitas infiéis o próprio Jesus passou as chaves do reino pra um outro judeu, Pedro. O reino continuou nas mãos do povo de Deus, Israel, o remanescente fiel, os apóstolos de Jesus, todos israelitas, será que fui claro agora irmão? Leiamos o seguinte: Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído; reedificarei as suas ruínas, e tornarei a levantá-lo;Atos 15:16

Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo de Davi, que está caído, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e as reedificarei como nos dias antigos; Amós 9:11.

O Messias viria reedificar o Tabernáculo caído de Davi e não acabar de derrubá-lo como se pensa. O gentios convertidos eram enxertados na comunidade de Israel, do qual Davi foi rei e que o próprio Eterno jurou pela sua Santidade que não faltaria sucessor  no trono de Davi. Leiamos:

Salmos 89:35-37 Uma vez para sempre jurei por minha santidade; não mentirei a Davi. A sua descendência subsistirá para sempre, e o seu trono será como o sol diante de mim; será estabelecido para sempre como a lua, e ficará firme enquanto o céu durar.

Como não tinha ninguém a altura do Eterno para ele fazer esse juramento, ele jurou pela sua própria santidade.

(JR 31:35) -  Assim diz o SENHOR, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome.

(JR 31:36) -  Se falharem estas ordenanças de diante de mim, diz o SENHOR, deixará também a descendência de Israel de ser uma nação diante de mim para sempre.

(JR 31:37) - Assim disse o SENHOR: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo, também eu rejeitarei toda a descendência de Israel, por tudo quanto fizeram, diz o SENHOR.

Jesus não criou ou fundou outra religião, ele confirmou, restaurou a  já existente, leiamos: Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Mateus 5:17.

Este será grande,  e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Lucas 1: 32,33.

 

A respeito da declaração: a que doutrina está se referindo? Às doutrinas do AT? Se sim, poderia nos mostrar exemplos no NT onde é ensinado a lei de Moisés ou o Judaísmo para os gentios convertidos a Jesus? O batismo, por exemplo, era praticado no tempo do AT? Se Israel é a Igreja de Jesus porque o Mestre nos ensinou celebrar a Ceia do Senhor? Por que foi instituído um Novo Pacto? Por que não sacrificamos mais?

Irmão o texto de Atos 15 não lhe basta?

(AT 15:21) -  Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.

Lucas afirmou que em cada cidade, aos sábados, Moisés era lido nas sinagogas é difícil entender isso? Era lido para quem? Ora o contexto nos fala dos gentios que se converteram ao evangelho e alguns judeus queriam IMPOR os ensinos da Lei de Moisés, mas na Nova Aliança nada é imposto, a Lei de Deus, nem mesmo crer em Jesus.

A Nova Aliança é abraçada conforme lemos:

E aos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto, Isaias 56:6.

O batismo é coisa de judeu irmão, batismo significa imersão em águas, poderia citar dezenas de textos onde os sacerdotes se banhavam em água, mas vou citar apenas um.

Leiamos:

Ao terceiro dia o mesmo se purificará com aquela água, e ao sétimo dia se tornará limpo; mas, se ao terceiro dia não se purificar, não se tornará limpo ao sétimo dia. Números 19:12.

 

Se Israel é a Igreja de Jesus porque o Mestre nos ensinou celebrar a Ceia do Senhor? Onde está escrito isto irmão? Onde estão os textos? Jesus não ensinou Santa Ceia para ninguém irmão. Volte novamente ao texto com cuidado e vai ver que não é isto que está escrito lá.

Leiamos:

(MT 26:17) -  E, no primeiro dia da festa dos pães ázimos, chegaram os discípulos junto de Jesus, dizendo: Onde queres que façamos os preparativos para comeres a páscoa?

(MT 26:18) -  E ele disse: Ide à cidade, a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a páscoa com os meus discípulos. 

(MT 26:19) -  E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa.

Jesus celebrou a Páscoa irmão, não uma Santa Ceia. A Ceia fazia parte da Páscoa, não era a páscoa. A Páscoa é uma festa judaica e Jesus como um bom judeu a comemorava normalmente e disse mais:

(MT 26:29) -  E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.

Jesus afirma que no reino de seu pai, vai continuar celebrando a Páscoa. A Páscoa só foi abolida no Concílio de Nicéia em 325 d.C, conforme o livro Estudos Bíblicos, pg 183 unidade 9, ítem 14, 1ª Edição Novo Formato, ano 2003 - CPB, pelo Imperador Romano Constantino. Depois da controvérsia Ariana o assunto mais importante era a Páscoa, é prova que até este tempo ainda era observada.

Mas para Jesus não, ela vigora e será celebrada no reino do Eterno, como ele mesmo disse.

 

Por que foi instituído um Novo Pacto? Com quem foi instituído este Novo Pacto? Com os gentios?

Leiamos:

(HB 8:8) -  Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,

(HB 8:9) -  Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.

(HB 8:10) -  Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;   (JR 31:31) -  Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.

(JR 31:32) -  Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.

(JR 31:33) -  Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 

 

Por que não sacrificamos mais?  Sacrificamos sim!

(RM 12:1) -  ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

(EF 5:2) -  E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

Por que ficar no símbolo se já nos foi revelado o real? A profecia previa a cessação dos sacrifíos de animais, conforme lemos:

(DN 9:27) -  E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.

O sacrifício de Jesus é real, foi feito de uma vez por todas. O sangue de Jesus derramado na cruz purifica-nos do pecado. Toda vez que um pecador sinceramente arrependido converte-se, está ali o sacrifício do Cordeiro de Deus para perdoar seus pecados. O sacrifício de animais foi substituído por mais excelente, apefeiçoado. O sacrifício transitório foi tirado e foi colocado o sacrifício permanente, mas continua o sacrifício até hoje, graças a ele podemos ser salvos hoje.Com relação a seus demais comentários à minha postagem, creio que a doutrina dos apóstolos e dos profetas seja a afirmação de que Jesus Cristo é o único fundamento e não ao Judaísmo.  (EF 2:20) -  Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo ele mesmo, Jesus Cristo a principal pedra da esquina. O texto diz o contrário, ele diz que é sobre o fundamento dos apóstolos, dos profetas e principalmente de Jesus. Algum dos apóstolos era gentio? Algum dos profetas era gentio? Jesus era Gentio? Eram todos Israelitas. Não creio, portanto, que quem é cristão tem a obrigação de seguir a lei de Moisés ou o Judaísmo. Você está certo, Lei de Moisés, judaísmo são coisas de judeu. Nenhum cristão tem obrigação de seguir, os cristãos têm sua próprias leis, festas, doutrinas que foram instituídas no 4º século. Na Nova Aliança nada é obrigado, deve ser abraçado de livre e expontânea vontade. O ensinamento fundamental de Jesus foi amor a Deus e ao próximo.  Jesus rompeu com dois pilares do Judaísmo: o templo e a circuncisão. Amor a Deus e ao próximo é de fato o resumo de TODA a Lei do Eterno, mas se existe o resumo é porque a Lei inteira está em vigor. Será que Jesus rompeu com o templo? Leiamos: Mateus 21:13 E disse-lhes: Está escrito: a minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores. Lucas 2:49 Ele lhes respondeu: Por que me procuráveis? Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu pai?

·  João 2:16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu pai casa de negócio. Os textos testificam o oposto do que o irmão disse ao invés de romper com o templo, Jesus teve zelo pela casa de seu Pai e foi com lágrimas nos olhos que profetizou sua destruição. E olhe que pouquíssimas vezes Jesus chorou! (LC 19:41) -  E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela,   (LC 19:42) -  Dizendo: Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos.   (LC 19:43) -  Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados;
  (LC 19:44) -  E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.(LC 19:45) -  E, entrando no templo, começou a expulsar todos os que nele vendiam e compravam,  (LC 19:46) -  Dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa é casa de oração; mas vós fizestes dela covil de salteadores.  (LC 13:35) -  Eis que a vossa casa se vos deixará deserta. E em verdade vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais:
Bendito aquele que vem em nome do Senhor. Note que Jesus disse mas agora isto está encoberto aos teus olhos, mas no futuro seus olhos se abrirão e todo Israel exclamará:  Bendito aquele que vem em nome do Senhor. (ZC 12:9) -  E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém;  (ZC 12:10) -  Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito. Mas estão profetizados dias de restauração. Ezequiel Cap 40-44, onde o templo será restaurado, e de fato quem ministrará neste templo? (AP 20:6) -  Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. (AP 5:10) -  E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. Ora se os santos que farão parte da 1ª ressurreição serão sacerdotes, onde os sacerdotes servem? Pense nisto? Dizer que Jesus rompeu com a circuncisão! Onde está escrito? Cadê os textos?  Encontramos um texto onde relaciona Jesus com a circuncisão que é este:   (LC 2:21) -  E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.
  (LC 2:22) -  E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor   (LC 2:23) -  (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor);  (LC 2:24) -  E para darem a oferta segundo o disposto na lei do SENHOR: Um par de rolas ou dois pombinhos. Onde está o texto ou os textos onde Jesus diz ter abolido a circuncisão?  

Com relação ao irmão Milton, ele insiste em perguntar "qual Israel"? Qual Israel tem nas Escrituras Sagradas que não seja o próprio Israel? As denominações religiosas têm criado a expressão "Israel Espiritual" Onde está isto na Bíblia. Não existe este conceito, ou você é Israel, ou você é gentio. Por acaso existe "gentio espiritual"? Olha o que Paulo diz:

Pergunto, pois: Acaso rejeitou Deus ao seu povo? De modo nenhum; por que eu também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Romanos 11:1 

Deus não rejeitou ao seu povo que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como ele fala a Deus contra Israel, dizendo: Romanos 11:2.

Note que Paulo diz que Deus não rejeitou seu povo e aí ele diz que povo é este o Israel Literal, inclusive ele cita a tribo de Benjamim. Irmão Milton o judaísmo não é raça, é um povo, o povo de Deus. Nós já falamos que judeu é aquele que pratica o judaísmo, mesmo que ele seja japonês, francês ou brasileiro. O problema é que as pessoas não querem seguir a verdadeira religião estabelecida pelo próprio Eterno, no Monte Sinai e ficam fazendo concorrência com o Eterno, criando suas próprias religiões. E eles sabem que de fato Israel é o povo de Deus, porque isto está claro na Bíblia, e com o fim de legitimar sua denominação religiosa apelidam ela de "Israel Espiritual", no entanto suas doutrinas não coadunam com as doutrinas de Israel, às vezes são totalmente opostas.

 

Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe. 

Ora mas qual é a vontade do nosso Pai que está nos céus? Será que é que façamos o contrário do que está escrito em Romanos 11:1,2?

Pergunto, pois: Acaso rejeitou Deus ao seu povo? De modo nenhum; por que eu também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Romanos 11:1 

Deus não rejeitou ao seu povo que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como ele fala a Deus contra Israel, dizendo: Romanos . Será que é vontade de Deus que nos recusemos ser participantes de seu povo para fundarmos nós mesmos o nosso próprio povo? 

 

II Corintios 3: 12-16. 15 - sim, até o dia de hoje, sempre que Moisés é lido, um véu está posto sobre o coração deles.16 - Contudo, convertendo-se um deles ao Senhor, é-lhe tirado o véu. Este texto por si só responde a dúvida o irmão Milton. Onde estava o véu, no coração de quem? Dos israelitas infiés, mas quando se convertem (se convertem a quem? Ao Cristianismo?), não, ao Senhor, então o véu lhes é tirado, ou seja quando o israelita crê que Jesus é o Messias, então o véu cai. E quantos creram? Ouvindo eles isto, glorificaram a Deus, e disseram-lhe: Bem vês, irmãos, quantos milhares há entre os judeus que têm crido, e todos são zelosos da lei; Atos 21:20.

Em seguida o senhor cita o episódio de Cornélio em Atos 10: 7-17 (AT 10:2) -  Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus. Porque o Eterno enviou Pedro, um judeu, para a casa de Cornélio? Ora Cornélio já servia a Deus, era temente, dava esmolas e Deus recebia as suas orações, porque ele não abriu uma Igreja para ele? Não antes esperou em Deus e Este lhe enviou a providência, ordenou o judeu Pedro que fosse em sua casa e o adotasse como membro do povo de Deus. De fato o direito de adotar filhos para o Eterno foi dado a Israel.

Leiamos: 

(RM 9:4) -  Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;

(RM 9:5) -  Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém

Deus não faz acepção de pessoas, todos, brasileiros, indianos, africanos, europeus, americanos...etc que estiverem dispostos a abraçar sua Aliança e ser participante da comunidade de Israel, as portas estão escancaradas. Leiamos:

EF 2:11) -  Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;

(EF 2:12) -  Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.

(EF 2:13) -  Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

Jesus afirmou que tem outras ovelhas, não outros apriscos. Leiamos:

(JO 10:16) -  Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

Que aprisco é este que Jesus falou? Ele mesmo responde.

(MT 15:24) -  E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

Então a casa de Israel é o aprisco, mas Jesus disse que convém trazer outras ovelhas suas para o aprisco já existente, a comunidade de Israel, deixemos que Jesus nos leve de fato para o seu aprisco!

O senhor diz ainda: Afinal eu preciso de Jesus para ser salvo ou além de Jesus eu preciso ser parte de um determinado povo ou grupo em especial? Sim, nós não podemos ser crentes em Jesus isolados.

Leiamos:

(AT 2:47) -  Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

A Bíblia diz que aqueles que se haviam de salvar ficavam isolados? Não, eram acrescentados à Igreja. Isso é prova que fora da igreja corre-se o risco de perder a salvação. De fato só podemos estar ligados a Jesus se estivermos ligados à sua Igreja.

(EF 5:23) -  Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

Portanto se estamos fora da igreja de Jesus, não somos seu corpo, estamos desligados da cabeça que é Jesus e aí nos perderemos. E qual é a igreja de Jesus? É o seu povo Israel, os israelitas endurecidos, foram cortados, mas os que em Jesus creram, formaram a igreja de Jesus, que continua sendo israelita. Por favor alguém pode me dizer onde esta escrito que eu devo me tornar um judeu ou parte do Israel literal para que a graça de Deus me alcance e me salve por meio do sacrifício de Cristo?

O próprio Jesus lhe responde.   (JO 4:22) -  Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.

Se Jesus disse alto e bom tom que a salvação vem dos judeus, devemos questioná-lo, ou acreditar? Jesus era um Rabi, que é um mestre Judeu. Como as pessoas querem que a graça de Deus os alcance e se salvem por meio do sacrifício de um judeu, sem de fato quererem obedecer e crer no que este judeu diz?

Eu poderia citar mais um monte de exemplos bíblicos que me mostram qual é o verdadeiro Israel na concepção bíblica, mas quero finalizar com apenas mais um, que de tão claro que é, dispensa qualquer comentário a mais. Romanos 11: 5 e 6.

5 Assim, pois, também agora, no tempo de hoje, sobrevive um remanescente "segundo a eleição da graça". 6 E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça. O senhor usa a expressão "qual é o verdadeiro Israel na concepção bíblica. Qual o verdadeiro Israel que não seja Israel? O senhor cita Romanos 11:5 e 6. Mas como começa este capítulo?

(RM 11:1) -  DIGO, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.

Será que neste momento se passava pela cabeça de Paulo um Israel que não era Israel. Para deixar claro de qual Israel estava falando, ele cita a descendência de Abraão e a tribo de Benjamim. A paz seja convosco. Arimatéia.


Tréplica de Sunshine

Com relação às explicações sobre a páscoa e circuncisão creio que para o judeu isso é fato nos dias de hoje, mas não para a Igreja. Por que? Porque creio que há uma diferença entre judeu, gentio e igreja de Deus. Os textos do AT que o irmão citou creio ser para Israel mesmo.

O prezado Irmão Arimatéia citou em sua primeira postagem que "...Continua o dilema, onde está a igreja de Jesus, estabelecida por ele mesmo há quase 2000 atrás?"

Prezado, acho que eu é que não fui claro para o irmão. Edificar e fundar são palavras sinônimas, portanto a sua observação quanto a isso não procede. Essa Igreja que foi edificada ou estabelecida por Jesus não foi Israel, pois aquele povo já existia. Jesus não veio reerguer um Igreja, mas veio edificar, construir, fundar uma Igreja. Entendeu agora, irmão?

Resumindo nossos arrazoados, quero dizer o seguinte:

1- Creio que Deus ainda mantém um plano para Israel e que Israel não foi substituído pela Igreja;

2- Creio que existe a Igreja de Deus estabelecida por Jesus Cristo e que essa Igreja é constituída por todos aqueles que confessam ao Senhor Jesus Cristo como salvador esteja onde estiver. 1° Cor. 1.2;

3 - Os verdadeiros adoradores do Pai o adoram em espírito e em verdade e não precisam estar dentro de uma sinagoga ou de uma igreja. João 4.21, 24. Não estou dizendo com isso que a comunhão entre os irmãos se faz desnecessária, pois onde estiver dois ou três reunidos em nome de Jesus Cristo, Ele ali estará; e

4 - Existe Israel, a Igreja de Deus e os gentios. Veja 1ª Cor. 10.32.

Diante disso, prezado irmão Arimatéia, pode-se perceber que a Bíblia diferencia judeu, gentio e igreja de Deus. Um judeu de fato não confessa ao Senhor Jesus Cristo como salvador de sua vida. Não é mesmo? Pergunto ao irmão:

a) Se Israel é o único povo de Deus onde fica Jesus Cristo para os judeus?

b) O que dizer da afirmação de Paulo, quando estava no Judaísmo, onde diz que perseguiu a Igreja de Deus? Se a Igreja de Deus é o próprio Israel o que Paulo quis dizer, então, em Gálatas 1.13?

A paz do Senhor.

Irmão Sunshine


Continuação

Irmão Sunshine venho aqui mais uma vez estudar a respeito deste assunto que começamos. Irmão olhe o que você afirmou: Jesus não veio reerguer um Igreja, mas veio edificar, construir, fundar uma Igreja. Entendeu agora, irmão? Agora olhe o que diz a Bíblia:

Atos 15:16 Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo.

Em quem devemos acreditar no senhor quando diz que Jesus não veio reerguer a Igreja ou na Bíblia que diz que Jesus veio reedificar a Igreja?  Reerguer = Redificar. Vamos analisar: Diante disso, prezado irmão Arimatéia, pode-se perceber que a Bíblia diferencia judeu, gentio e igreja de Deus. Um judeu de fato não confessa ao Senhor Jesus Cristo como salvador de sua vida. Não é mesmo?

1 Coríntios  10:32:  Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus

Está certo irmão, Paulo falou de 03 classes aí, mas a questão é quem era esta Igreja de Deus aí referida? Você concorda que ela tem que existir até hoje, pois Jesus disse que estaria com ela todos os dias até a consumação dos séculos e que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela? E cadê esta Igreja hoje?

Outra coisa quando se fala de Igreja hoje aqui no mundo ocidental mais notadamente nos países protestantes e católicos vem logo a seguinte imagem na cabeça: um templo enorme com uma cruz lá no topo. Mas seria isto que Paulo tinha em mente quando ele falou, Igreja de Deus? O termo grego seria Eclesia e o hebraico Kehilá e nenhuma delas refere-se a um templo ou uma denominação religiosa, mas a um ajuntamento, um grupo, uma reunião de pessoas.

Certo, este grupo de pessoas na época de Paulo era chamado de "Seita dos Nazarenos".

Atos 24 - 5 Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo, e chefe da SEITA dos nazarenos;  

Mas será que a Seita dos Nazarenos era uma denominação nova, uma "igreja fundada por Jesus", totalmente diferente do judaísmo? Pela Bíblia lemos que o judaísmo tinha ramificações dentro de si mesmo e que eram chamadas "seitas". Exemplo:

Atos 5 - 17: Levantando-se o sumo sacerdote e todos os que estavam com ele (isto é, a SEITA dos saduceus), encheram-se de inveja,

Atos 15 - 5: Mas alguns da SEITA dos fariseus, que tinham crido, levantaram-se dizendo que era necessário circuncidá-los e mandar-lhes observar a lei de Moisés.

Viu, lemos aí pelo menos duas seitas do judaísmo, elas tinha algumas divergências entre si, como por exemplo a ressurreição, mas não eram religiões diferentes, tanto a seita dos saduceus como a seita dos fariseus eram ramificações do judaísmo e não outra religião diferente. Assim também acontecia com a Seita dos Nazarenos. Ela não era uma religião totalmente diferente do judaísmo, na realidade era o judaísmo restaurado e com uma diferença principal. É que a seita dos nazarenos creu que Jesus era o Messias prometido por todos os profetas de Israel. Mas note que tanto fariseus, como saduceus e nazarenos criam no Messias prometido, a diferença é que os nazarenos creram que este Messias era Jesus.

Mas um judeu não deixa de ser judeu por crer que um outro judeu é o Messias, entende? E foi isto que aconteceu com a Igreja de Deus, ela era e é judaica em sua essência. Ela não abandonou a religião dos seus antepassados, apenas acrescentou a verdade de que Jesus era o Messias prometido e Paulo faz questão de esclarecer isto quando ele diz:

Atos 24 - 14  Mas confesso-te isto: que, seguindo o caminho a que eles chamam SEITA, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.

Irmão, para Paulo não havia nenhuma contradição ser um crente em Jesus e ser judeu, ou seja ele não deixou de ser um judeu por crer em Jesus. Note que Paulo cria em TUDO que estava escrito na Torá (que foi traduzido por lei, na realidade a tradução melhor seria instrução). O que era a Torá (Lei), é aquilo que os cristãos chamam de Pentateuco, ou seja os primeiros 5 livros da Bíblia e isto é judaísmo puro. E os profetas, tinha algum gentio? Não, eram todos israelitas. Então Paulo não mudou nada, apenas acrescentou aquilo que era e é a esperança de todo judeu, a vinda do Messias e que as profecias haviam se cumprido, Jesus era e é esse Messias.

Irmão, os apóstolos não mudaram de religião quando creram que o judeu Jesus era o Messias prometido. Geralmente quando uma pessoa muda de religião ou de igreja, ele não volta mais naquela antiga igreja, pois ele perde a graça, talvez por motivo doutrinário ele não encontra mais espaço ali. Mas será que isto aconteceu com os apóstolos? O próprio Jesus deu o exemplo:

Lucas 4 - 16 Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na SINAGOGA no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.

Então se Jesus tivesse fundado o "cristianismo" o que é que ele estava fazendo todos os Sábados na sinagoga judaica, será que ele estava tentando converter os judeus ao cristianismo?

Os apóstolos também não saíram por aí fundando igrejas eles iam para as sinagogas. E PASSANDO por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. Atos 17:1  

E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Atos 17:10.

Olhe o que Paulo disse: 

Mas ele, em sua defesa, disse: Eu não pequei em coisa alguma contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César. Atos 25:8.

Será que Paulo falou isto de mentirinha, só para livrar sua pele? 

E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei. Atos 21:21

Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei. Atos 21:24.

Taí, haviam alguns judeus que não criam em Jesus que, mentindo, diziam que Paulo não guardava a Torá e havia rompido com o judaísmo, mas os apóstolos fazem questão de mostrar que não, que isto era uma mentira que chegou até nossos dias, pois as pessoas pensam que Paulo e Jesus romperam com o judaísmo e fundaram o cristianismo. Olhe o que Paulo disse:

Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois. Atos 22:3.

Portanto irmão a Igreja de Deus (Kehilat Elohim) era e é um ramo do judaísmo, podemos dizer que ela segue o judaísmo pela ótica de Yeshua (Jesus). Irmão, o anti-semitismo às vezes cega as pessoas. Olhe o que você disse: Um judeu de fato não confessa ao Senhor Jesus Cristo como salvador de sua vida. Será isto verdade? Olhe o que diz a Bíblia:

E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei. Atos 21:20.

Muitos, milhares de judeus creram em Jesus. Agora, já nos dias de Paulo ele percebeu que alguma coisa já estava se disvirtuando e ele deixou claro isso quando escreveu: 

Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; Atos 20:29.

Paulo afirmou que num futuro muito próximo, logo após sua partida, haveria um distanciamento gradativo da verdade até que, com o decorrer dos séculos, desembocaria na grande apostasia e surgimento do homem do pecado. E de fato esta apostasia já começou nos dias de Paulo e consolidou-se no Concílio de Nicéia, 325 d.C quando tudo ou quase tudo que era judeu foi descartado, dando origem a uma nova religião. Os que aderiram à nova religião, gozavam de prestígios junto aos poderes do Império, liberdade, riquezas...

A Igreja de Deus, que continuou na verdade e tendo como fundamento, os apóstolos, profetas e Jesus, ou seja, judaica, foi para o deserto e foi perseguida pelo ramo apostatado. Shalom! -- Arimatéia.

Irmão Sunshine venho aqui mais uma vez estudar a respeito deste assunto que começamos. Irmão olhe o que você afirmou: Jesus não veio reerguer um Igreja, mas veio edificar, construir, fundar uma Igreja. Entendeu agora, irmão? Agora olhe o que diz a Bíblia: Atos 15:16 Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo.

Arimatéia

Comentários em Verde

Pinçar um texto fora de seu contexto é muito perigoso, irmão Arimatéia. O texto citado acima pelo senhor não diz em momento algum que o tabernáculo de Davi é a Igreja que Jesus Cristo fundou. Reafirmo o que disse. Jesus veio fundar uma Igreja, que é composta de todos aqueles que invocam o Seu nome, independentemente do lugar em que estejam. Prezado irmão Arimatéia, em momento algum o senhor provou que Israel foi essa Igreja fundada por Jesus Cristo. Parece que o irmão não quer enxergar que Israel já existia quando Cristo veio ao mundo. Não precisamos estar dentro de uma sinagoga ou de um templo cristão para sermos parte da Igreja de Jesus Cristo, o que não nos autoriza a deixarmos de lado a comunhão com os irmãos.

Em quem devemos acreditar no senhor quando diz que Jesus não veio reerguer a Igreja ou na Bíblia que diz que Jesus veio reedificar a Igreja?  Reerguer = Redificar.

Em quem devemos acreditar? Na Bíblia é claro! O que diz Mateus 16.18? Que Jesus veio reerguer ou edificar sua igreja? O que o irmão lê? O que eu disse foi: Jesus não veio reerguer um Igreja, mas veio edificar, construir, fundar uma Igreja. O irmão usou de dedução pura para dizer que o tabernáculo de Davi é a Igreja que Jesus Cristo fundou. Pura dedução sua. Edificar é bem diferente de reerguer. Veja um dicionário se estiver com dificuldades semânticas. O tabernáculo de Davi não é a Igreja de Jesus Cristo. Onde a Bíblia diz isso?

Vamos analisar: Diante disso, prezado irmão Arimatéia, pode-se perceber que a Bíblia diferencia judeu, gentio e igreja de Deus. Um judeu de fato não confessa ao Senhor Jesus Cristo como salvador de sua vida. Não é mesmo? 1 Coríntios  10:32:  Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus

Está certo irmão, Paulo falou de 03 classes aí, mas a questão é quem era esta Igreja de Deus aí referida? Você concorda que ela tem que existir até hoje, pois Jesus disse que estaria com ela todos os dias até a consumação dos séculos e que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela? E cadê esta Igreja hoje?

Lógico que ela tem que existir até hoje! O irmão não leu o que eu postei? Quem é a Igreja de Jesus Cristo hoje? Item 2 da minha última postagem: 2- Creio que existe a Igreja de Deus estabelecida por Jesus Cristo e que essa Igreja é constituída por todos aqueles que confessam ao Senhor Jesus Cristo como salvador esteja onde estiver. 1° Cor. 1.2;

Outra coisa quando se fala de Igreja hoje aqui no mundo ocidental mais notadamente nos países protestantes e católicos vem logo a seguinte imagem na cabeça: um templo enorme com uma cruz lá no topo. Mas seria isto que Paulo tinha em mente quando ele falou, Igreja de Deus? O termo grego seria Eclesia e o hebraico Kehilá e nenhuma delas refere-se a um templo ou uma denominação religiosa, mas a um ajuntamento, um grupo, uma reunião de pessoas.

Concordo.

Irmão, os apóstolos não mudaram de religião quando creram que o judeu Jesus era o Messias prometido. Geralmente quando uma pessoa muda de religião ou de igreja, ele não volta mais naquela antiga igreja, pois ele perde a graça, talvez por motivo doutrinário ele não encontra mais espaço ali. Mas será que isto aconteceu com os apóstolos? O próprio Jesus deu o exemplo: Lucas 4 - 16 Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na SINAGOGA no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.

Então se Jesus tivesse fundado o "cristianismo" o que é que ele estava fazendo todos os Sábados na sinagoga judaica, será que ele estava tentando converter os judeus ao cristianismo? Os apóstolos também não saíram por aí fundando igrejas eles iam para as sinagogas. E PASSANDO por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. Atos 17:1  

Que isso, Sr. Arimatéia? E as igrejas que foram fundadas em Corinto (1ª Cor. 1.2), em Éfeso (Ef. 1.1), Filipos (Fl. 1.1), Colossos, etc... A designação de bispos, diáconos, presbíteros não lhe diz nada, prezado judeu? Essa designação é usada no Judaísmo? Tanto Jesus quanto os apóstolos iam pregar nas sinagogas, com certeza, porque o Cristo tinha que ser levado primeiramente às ovelhas perdidas da casa de Israel. Com relação a seus textos sobre Paulo de que ele era judeu, de fato ele era judeu, mas responda-me uma pergunta: se ele era um bom judeu, por que os judeus queriam mata-lo? 

Portanto irmão a Igreja de Deus (Kehilat Elohim) era e é um ramo do judaísmo, podemos dizer que ela segue o judaísmo pela ótica de Yeshua (Jesus). Irmão, o anti-semitismo às vezes cega as pessoas. Olhe o que você disse: Um judeu de fato não confessa ao Senhor Jesus Cristo como salvador de sua vida. Será isto verdade? Olhe o que diz a Bíblia: E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei. Atos 21:20.

Não se faça de sofista, irmão Arimatéia. O Sr entendeu o que eu quis dizer. Um praticante do Judaísmo não crê que Jesus de Nazaré é o Messias. "Pode, de Nazaré, surgir alguma coisa boa?" Um judeu uma vez falou para mim que não existe judeu messiânico. Se o Judaísmo cresse que Jesus de Nazaré era o Cristo, não O teria crucificado.

A Igreja de Deus, que continuou na verdade e tendo como fundamento, os apóstolos, profetas e Jesus, ou seja, judaica, foi para o deserto e foi perseguida pelo ramo apostatado. Shalom! -- Arimatéia.

Irmão Arimatéia, o Sr não conseguiu mostrar pela Bíblia que a Igreja de Deus é o Israel, que surgiu com Abraão. Admira-me muito o sr não perceber que na época de Cristo Israel já existia há milênios e Mt. 16.18 é claríssimo em dizer que Jesus de Nazaré veio edificar Sua Igreja e não reerguê-la como fez com o tabernáculo de Davi, sim, porque Jesus veio reerguer a dinastia de Davi. O irmão pode ler num bom dicionário a diferença entre edificar e reerguer.

Bem, resumindo tudo que foi postado entre nós responda, por favor:  Por que Paulo, o Apóstolo, diferenciou Israel, a Igreja de Deus e os gentios um do outro? Qual a necessidade disso se Israel é a Igreja?

A paz do Senhor.

Irmão Sunshine


De Poconé, MT

Gostaria apenas de acrescentar, sobre a eleição de Israel, o texto de Rom.9:4 na tradução da Biblia na Linguagem de Hoje:

"É o povo escolhido pelo Criador, e o Senhor fez dele seus filhos e repartiu a sua glória com eles. Fez os seus acordos com eles e lhes deu a Lei. Eles tem a adoração verdadeira e receberam as promessas do Senhor."

A adoração verdadeira, inclui a restauração de muitas coisas que os judeus guardam até hoje. Ex. O Sábado, as Festas Bíblicas (Lev. 23) O nome (Ha Shem) verdadeiro, pois Apoc. 13:6 fala do poder de Roma em ' blasfemar contra o Criador, o Seu Nome, e o lugar onde Ele está'.  Se os judeus tem a adoração verdadeira, por quê, nos o jambuzeiro, somos tão incrédulos e não buscamos conhecer a verdade sobre o  Ha Shem, o Nome do Altíssimo? Penso ser importante restaurar, além da trintade, tão discutida, a questão do NOME, que vou mudado por Roma em nome de blasfêmia, e nós continuamos a invocar um nome de blasfêmia em nossa adoração. Ainda estamos embriagados com o vinho da prostituta. Precisamos estar sóbrios e vigilantes. Estamos demorando para " restaurar todas as coisa, de maneira que o Céu não mais detenha o Salvador" (Atos 3:19-20) e que Ele possa voltar logo. Por favor, se eu estiver errada, me ajude. Não quero tem um pensamento equivocado, quero abreviar esses dias aqui, porque eles são maus. Simoni de Poconé - MT 


Ao irmão Sunshine:

Irmão Sunshine venho aqui mais uma vez continuar o nosso estudo. O senhor afirma: Jesus veio fundar uma Igreja, que é composta de todos aqueles que invocam o Seu nome, independentemente do lugar em que estejam. Como é que o senhor explica isto irmão? Quer dizer que a pessoa pode estar em qualquer lugar, qualquer igreja, seja católica, protestante, budista ou confucionista, basta invocar o nome do Senhor e será salvo?

Irmão no primeiro contato que tivemos, o senhor afirmou no final que: Irmão Sunshine, adventista do 7° dia. Pelo que sei sobre a doutrina adventista o senhor está em descompasso com ela, acho que o senhor de fato não é adventista do 7º dia, ou pelo menos este não é o pensamento adventista. Esta declaração que o senhor fez cheira a ecumenismo e creio que a igreja adventista é ou era contra o ecumenismo, a não ser que ela  já aderiu a este pensamento.

Esta declaração do senhor: Não precisamos estar dentro de uma sinagoga ou de um templo cristão para sermos parte da Igreja de Jesus Cristo, o que não nos autoriza a deixarmos de lado a comunhão com os irmãos. Parece um pouco confusa. Onde em algum momento do nosso estudo afirmei isso?  O senhor afirma que não devemos deixar de lado a comunhão com os irmãos. Que irmãos? São todos aqueles que invocam o nome de Jesus, independentemente do lugar em que estejam, católicos, protestantes etc...? O senhor aderiu ao ecumenismo? 

Jesus disse:

Mateus 12 - 50  Pois qualquer que fizer A VONTADE DE MEU PAI que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.

E qual seria a vontade do Eterno, é que abracemos a Aliança que Ele mesmo fez, única e exclusivamente com o seu único povo, Israel (Ezequiel 31:31-33, Hebreus 8:8-12), ou que criemos por nossa própria conta uma denominação religiosa e ainda fazemos ecumenismo com todos aqueles que invocam o nome de Jesus independente da igreja que outros também já criaram para eles?

O senhor disse: O tabernáculo de Davi não é a Igreja de Jesus Cristo. Onde a Bíblia diz isso? Tá bom irmão Sunshine vou aceitar seu raciocínio. Tudo bem que o Tabernáculo de Davi não seja a Igreja de Jesus Cristo. Então por favor me responda qual é a Igreja de Jesus Cristo para que eu possa ser membro dela? Pois não quero ficar fora da Igreja de Jesus.

O senhor diz ainda: 2- Creio que existe a Igreja de Deus estabelecida por Jesus Cristo e que essa Igreja é constituída por todos aqueles que confessam ao Senhor Jesus Cristo como salvador esteja onde estiver. 1° Cor. 1.2;

Acho, que esta não é a fé adventista, já disse acima e torno a afirmar que ninguém mais que os adventistas são contra o Ecumenismo a menos que esteja enganado e esta igreja tenha recentemente aderido ao ecumenismo e eu não tomei conhecimento.

Será que quando Paulo escreveu isto há quase 2000 anos atrás ele quis de fato dizer isto que o Senhor entendeu? Primeiro temos que entender quer queira quer não que toda a Bíblia Sagrada foi escrita por judeus, inpirada pelo Deus dos Judeus, para os judeus falando de coisas judaicas e somente poderemos entendê-la pela ótica judaica.

A Bíblia além de inspirada pelo Eterno, foi escrita dentro de um contexto histórico, cultural, religioso e linguístico de Israel. Desvincular a leitura bíblica destes fatores é correr o risco de dizermos coisas que os escritores de fato nunca pensaram em dizer. Mas infelizmente é isto que está acontecendo. As pessoas hoje vivendo um outro contexto, uma outra religião, outra cultura e outra língua lêem a Bíblia por outras óticas, e saem fazendo escolhas. Isso vamos fazer, aquilo não.

É por isto que hoje vivemos uma verdadeira salada religiosa. Cada um enxerga o que bem quer na Bíblia. Há quem enxergue a abolição da Lei do Eterno, outros que enxergam o domingo, outros enxergam espiritismo, outros a imortalidade da alma, outros a poligamia, outros politeísmo, outros enxergam que é permitido fazer imagens de escultura, há quem enxergue a abolição de todo o velho testamento e por aí vai. Citam versículos até para provar suas opiniões.

Quantas denominações existiam quando Paulo escreveu este versículo? Já existiam os protestantes, católicos e afins,  naquela época? Será que Paulo estava se referindo a estas denominações?  Será que Paulo estava se referindo às religiões pagãs de sua época como por exemplo budismo, uma religião milenar que formou-se no nordeste da Índia, entre o século VI a.C.? Ou ao Confucionismo, ou mitraísmo ou Zoroastrismo? O que diz o texto?

1 Coríntios 1 - 2  à IGREJA DE DEUS que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso;

Será que Paulo estava dizendo que não importa o lugar, a igreja que a pessoa esteja, basta invocar o nome de Jesus e pronto estaria salvo? Então porque os protestantes vivem fazendo pregações a fim de converter católicos e outros protestantes para sua fé? Se em qualquer lugar a pessoa está salva, basta crer em Jesus, pra que trabalhos de evangelizacões por parte das igrejas no sentido de converter outras pessoas para sua igreja?

Tudo bem não é o local geográfico que está sendo enfatizado aqui. A igreja de Deus é de fato um corpo invisível. Mas temos que entender que Deus só tem uma igreja e a base de união é: aos santificados em Cristo Jesus, ou seja separados em Cristo Jesus. Paulo estava falando de todos os que estavam em qualquer lugar santificados em Jesus, ou seja andando como ele andou, praticando o que ele praticou. Mas quem era Jesus? Ele era protestante, católico, budista, confucionista ou judeu? Lógico que era e é judeu e vai voltar 2ª vez para ser rei dos judeus.

É uma coisa simples de entender olhe o que diz Yohanan (João).

1 João 2 - 6  aquele que diz estar nele, também deve ANDAR COMO ELE ANDOU.

Note que devemos andar como Jesua andou, não diferente. Ora,  como Jesus andou? Aqui João não estava falando do modo como Jesus se deslocava de um lugar para outro a pé, não. Ele estava falando de quem foi a pessoa de Jesus, sua religião, seu povo, suas atitudes. E quem de fato foi Jesus? Foi um pastor protestante que andava de paletó e gravata? Foi um pai de santo que anda com aquelas roupas brancas? Foi um padre católico que andava com todas aquelas vestimentas e uma mitra na cabeça?

Irmão embora as religiões tentem com todas as forças negar, Jesus foi um simples e humilde judeu, circuncidado ao oitavo dia, obedecendo a Torá (Lei) de seu Pai,  ensinando nas sinagogas aos sábados, recitando a oração principal de seu povo:

Marcos 12 - 29  Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, ISRAEL, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

Ou seja, sendo um judeu normal. É impossível negar esta realidade, a menos que cancelemos os quatro evangelhos que não nos deixa mentir. É simples entender isso, bastar aceitar o testemunho da história e dos evangelhos que tanto os religiosos insistem em afirmar que crêem. O pior cego é aquele que não quer ver. E de fato Paulo nos dá uma ordem positiva, direta, concisa:

1 Coríntios 11 - 1 Sede meus IMITADORES, como também eu o sou de Cristo.

Paulo determina claramente, sede meus imitadores, como ele era de Jesus. Um judeu que imitava outro judeu. Um judeu manda as pessoas imitá-lo da mesma forma que ele imita um outro judeu, logo as pessoas devem imitar os protestantes. Está certa esta assertiva? A menos que a pessoa não esteja no seu senso normal chegará a esta conclusão.

Olhe o que Paulo diz: 

1 Coríntios 14 - 37 Se alguém se considera profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são MANDAMENTOS do Senhor.

Logo, se as coisas que Paulo escrevia aos coríntios eram mandamentos do Senhor, e Paulo escreveu que os coríntios deviam imitá-lo e Paulo era um judeu, logo é mandamento do Senhor que imitemos os:  (  )budistas    (  ) protestantes (  ) católicos  (  ) judeus   (  ) confucionistas.

Que isso, Sr. Arimatéia? E as igrejas que foram fundadas em Corinto (1ª Cor. 1.2), em Éfeso (Ef. 1.1), Filipos (Fl. 1.1), Colossos, etc... A designação de bispos, diáconos, presbíteros não lhe diz nada, prezado judeu? Diz sim, que eles todos receberam mandamento do Senhor através de Paulo para imitar ao judeu Paulo. (1 Coríntios 4:16; 1 Coríntios 11:1; Efésios 5:1; Filipenses 3:17; 1 Tessalonicensses 1:6).

Estas designações foram de fato faladas por Paulo? Será que ele falava Português? Há controvérsias com relação a língua na qual Novo Testamento foi escrito. Há muito se ensina que foi no grego, atualmente há quem conteste tal afirmação dizendo-se que na realidade o Novo testamento foi escrito em Hebraico e Aramaico e esta notícia foi inclusive veículada por este site e se encontrava neste site um exemplar online para ser baixado do Novo Testamento na versão Peshita. O Senhor mesmo pode conferir em edições anteriores.

Bispo  é lipekach, presbítero, ancião, no hebraico transliterado Zaquem e diácono no hebraico é shamash. Esta versão que nós temos em mãos é católica. Não sei se o senhor sabe, mas a Bíblia ficou pelo menos um século monopolizada pela igreja romana. Ninguém podia ler a bíblia a não ser que pagasse grande quantia em dinheiro para obter um ou dois versículos da bíblia e ainda na versão latina. O que é que o Senhor acha que a igreja fez esses 100 anos com as escrituras monopolizadas e proibidas para as pessoas?

O padre Jerônimo traduziu a versão dos 70 que era uma versão grega das escrituras hebraicas (Antigo Testamento) para o latim. E o Novo Testamento foi todo organizado pela igreja. Muitos livros ficaram fora. Queriam tirar fora Tiago, Apocalipse e outros mais. Foi tudo traduzido para o latim. Nasceu aí a Vulgata Latina. Depois o português e ex-padre Almeida, que se tornou protestante, traduziu a Vulgata Latina para o Português e muita coisa foi ficando pelo caminho e outras foram sendo acrescentadas. 

"Se ele era um bom judeu, por que os judeus queriam mata-lo?"  Boa pergunta. Será que os judeus queriam matar Paulo porque ele tornou-se católico, ou protestante, ou cristão e rompeu definitivamente com o judaísmo? Onde estãos os textos onde Paulo afirma: sou católico, sou protestante, sou cristão? Porque perseguiam Paulo?

Atos 28 : 17- 20  Passados três dias, ele convocou os principais dentre os judeus; e reunidos eles, disse-lhes: varões irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo, ou contra os ritos paternos, vim contudo preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos; Por esta causa, pois, vos convidei, para vos ver e falar; os quais, havendo-me interrogado, queriam soltar-me, por não haver em mim crime algum que merecesse a morte. Mas opondo-se a isso os judeus, vi-me obrigado a apelar para César, não tendo, contudo, nada de que acusar a minha nação. Porque pela ESPERANÇA DE ISRAEL estou preso com esta cadeia.

Paulo afirma que não fazia nada contra seu povo e nem contra os ritos de seus pais, ou seja o judaísmo. De fato Paulo já havia afirmado antes : 

Atos 25 - 8  Paulo, porém, respondeu em sua defesa: Nem contra a LEI DOS JUDEUS, nem contra o templo, nem contra César, tenho pecado em coisa alguma.

Será que Paulo estava mentindo aqui? Teria rompido com o judaísmo, se tornado cristão e agora, diante de Festo e dos judeus negou tudo para salvar a sua pele? Paulo estava sendo perseguido não porque fez alguma coisa contra a religião dele e de seu povo, mas porque cria que Jesus era aquele por quem Israel esperava tão ardentemente, o seu Messias. Paulo entendia que por acreditar que um outro judeu era o Messias, não o faria transgressor da lei e dos ritos judaicos.

"Não se faça de sofista, irmão Arimatéia. O Sr entendeu o que eu quis dizer. Um praticante do Judaísmo não crê que Jesus de Nazaré é o Messias. Pode, de Nazaré, surgir alguma coisa boa?" Um judeu uma vez falou para mim que não existe judeu messiânico. Se o Judaísmo cresse que Jesus de Nazaré era o Cristo, não O teria crucificado."  Irmão se o senhor tirasse este tampão que está nos seus olhos talvez enxergasse melhor. Olhe o que o senhor afirmou: Um praticante do Judaísmo não crê que Jesus de Nazaré é o Messias. Agora compare com o que diz a Bíblia:

Atos 21 - 20  Ouvindo eles isto, glorificaram a Deus, e disseram-lhe: Bem vês, irmãos, quantos milhares há entre os judeus que têm crido, e todos são zelosos da lei.

Os apóstolos crerarm em Jesus e eram judeus, Paulo também e milhares creram e eram zelosos com a lei, não relaxados. Quem está certo a Bíblia ou o judeu que falou isto para o Senhor?

"Se o Judaísmo cresse que Jesus de Nazaré era o Cristo, não O teria crucificado." Os judeus não mataram Jesus, leiamos:

Mateus 20 - 19  e o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem; e ao terceiro dia ressuscitará.

Até por que os judeus nunca mataram ninguém por crucifixão, pois este não era o modo que os judeus matavam uma pessoa, os judeus matavam por apedrejamento. Os romanos sim matavam por crucifixão, aliás ninguém de fato matou Jesus porque ele mesmo disse:

João 10:17-18 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. 

"Bem, resumindo tudo que foi postado entre nós responda, por favor:  Por que Paulo, o Apóstolo, diferenciou Israel, a Igreja de Deus e os gentios um do outro? Qual a necessidade disso se Israel é a Igreja?" Vamos ver o que diz o texto:

1 Coríntios 10 - 32  Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a IGREJA DE DEUS;

Acho que o senhor se equivocou. Onde Paulo diferencia Israel de gentios e da Igreja de Deus? Primeiro que nem a palavra Israel aparece neste texto. Paulo fala de judeus, gregos e igreja de Deus. Mas de que judeus Paulo estava falando? Dos que creram ou dos que não creram no Messias? Ou o senhor acha que todos os judeus rejeitaram o Messias e porisso foram rejeitados? Nós lemos acima que milhares de judeus creram em Jesus e nem porisso deixaram de ser judeus, continuaram zelosos da Torá (lei). Paulo diferenciou os judeus crentes em Jesus chamando-os de Kehilat Elohim (congregação de Deus).

De fato os judeus incrédulos eram diferente da Igreja de Deus, eles foram cortados do Povo de Israel, mas somente os incrédulos, os que creram continuaram sendo Israel, crendo no seu Messias, leiamos:

Romanos 11 - 1 Pergunto, pois: Acaso rejeitou Deus ao seu povo? De modo nenhum; por que eu também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.

11 - 2 Deus não rejeitou ao seu povo que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias como fala Deus contra Israel dizendo.

11 - 3 Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e procuraram tirar-me a vida?

11 - 4 Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil varões que não dobraram os joelhos diante de Baal.

11 - 5 Assim, pois, também no tempo presente ficou um remanescente segundo a eleição da graça.

Note que Paulo faz um paralelo entre os israelitas que adoraram Baal e os que não adoraram e os israelitas que creram em Jesus e os que não creram. Note que o remanescente de Israel que não adorou a Baal continua sendo Israel assim como o remanescente de Israel que creu em Jesus, continuou sendo Israel. Note que o remanescente é de Israel não é de outro povo.

Este remanescente de Israel, Paulo chamou de Igreja de Deus. Mas que Igreja de Deus era esta? Será que era católica, ou protestante? Ela tinha como fundamento de sua fé qual doutrina?

Efésios 2 - 20  edificados sobre o fundamento dos APÓSTOLOS e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina.

O remanescente de Israel é a Igreja de Deus e esta Igreja tem como base, fundamento, a doutrina dos apóstolos, dos profetas e de Jesus a principal pedra não a única pedra. Pergunto tinha algum apóstolo que não era judeu, tinha algum profeta que não era judeu, Jesus não era Judeu? Portanto A Igreja de Deus tem como base, alicerce, fundamento, coluna a doutrinas de todos esses homens acima citados e todos eles eram judeus, logo a Igreja de Deus é judaica em sua essência.

Se a Igreja de Deus estivesse edificada sobre o fundamento dos protestantes, então a Igreja de Deus seria protestante, se estivesse edificada sobre o fundamento dos budistas a Igreja de Deus seria budista, se estivesse edificada sobre o fundamento dos católicos a Igreja de Deus seria católica, como ele está edificada sobre o fundamento dos judeus, logo ela é judaica.

Se a Igreja de Deus não é Israel, então Deus tem dois povos, Israel e a Igreja de Deus. Vejamos:

Romanos 11 - 1 Pergunto, pois: Acaso rejeitou Deus ao seu povo? De modo nenhum; por que eu também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim.

11 - 2 Deus não rejeitou ao seu povo que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias como fala Deus contra Israel dizendo. 

Se Deus não rejeitou seu povo que antes conheceu é porque ainda é seu povo. Então Deus tem dois povos um que é Israel e outro que não é Israel? Quem é esse outro povo? A Igreja de Deus que Paulo fala é Israel pois ela tem como fundamento as doutrinas de Israel. Então que outro povo é esse que Deus tem além do seu povo, será que são os gentios? Mas o gentio quando crer em Jesus, ele não pode continuar gentio e querer continuar sua vida de gentio, ele tem que obedecer as doutrinas provenientes do povo de Deus.

Vamos ler o restante de Romanos 11:

11 - 6 Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça.

11 - 7 Pois quê? O que Israel busca, isso não o alcançou; mas os eleitos alcançaram; e os outros foram endurecidos,

11 - 8 como está escrito: Deus lhes deu um espírito entorpecido, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até o dia de hoje.

11 - 9 E Davi diz: Torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço, e em retribuição;

11 - 10 escureçam-se-lhes os olhos para não verem, e tu encurva-lhes sempre as costas.11 - 11 Logo, pergunto: Porventura tropeçaram de modo que caíssem? De maneira nenhuma, antes pelo seu tropeço veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação.

11 - 12 Ora se o tropeço deles é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!

11 - 13 Mas é a vós, gentios, que falo; e, porquanto sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério,

11 - 14 para ver se de algum modo posso incitar à emulação os da minha raça e salvar alguns deles.

11 - 15 Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?

11 - 16 Se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, também os ramos o são.

11 - 17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,

11 - 18 não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.

11 - 19 Dirás então: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.

11 - 20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu pela tua fé estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme;11 - 21 porque, se Deus não poupou os ramos naturais, não te poupará a ti.

11 - 22 Considera pois a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, a bondade de Deus, se permaneceres nessa bondade; do contrário também tu serás cortado.

11 - 23 E ainda eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os enxertar novamente.

11 - 24 Pois se tu foste cortado do natural zambujeiro, e contra a natureza enxertado em oliveira legítima, quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira esses que são ramos naturais!

11 - 25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado;

11 - 26 e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades;

11 - 27 e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados.

11 - 28 Quanto ao evangelho, eles na verdade, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.

11 - 29 Porque os dons e a vocação de Deus são irretratáveis.

11 - 30 Pois, assim como vós outrora fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles.

Note que:

11 - 17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira.

Note que alguns ramos foram quebrados, não a oliveira toda, a oliveira continua em pé esperando um zambujeiro para ser enxertado. Mas uma vez enxertado na oliveira este ramo de zambujeiro esquece a antiga seiva e passa a ser participante da seiva que vem da oliveira. Irmão o pacto que o Eterno fez com Israel é eterno, leiamos:

11 - 29 Porque os dons e a vocação de Deus são irretratáveis.

Shalom!

Arimatéia


À irmã Simoni

Com relação à irmã Simoni de Poconé-MT, ficamos feliz por reconhecer a simples verdade quando afirma sobre a eleição de Israel: "É o povo escolhido pelo Criador, e o Senhor fez dele seus filhos e repartiu a sua glória com eles. Fez os seus acordos com eles e lhes deu a Lei. Eles tem a adoração verdadeira e receberam as promessas do Senhor."

Note irmão Sunshine o que ela disse: Eles tem a adoração verdadeira e receberam as promessas do Senhor. Se Israel tem a adoração verdadeira é porque não tem a falsa, que tal escolhermos o verdadeiro e abandonarmos o falso. Não basta termos consciência de que Israel tem a adoração verdadeira, temos que fazer como a moabita Rute que afirmou categoricamente: 

Rute 1 - 16 Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus.

Falta esta determinação em muitas pessoas nos dias de hoje. Por que insistir na falsa adoração se a verdadeira está aqui tão perto de nós? Muitos hoje querem somente que o Deus de Israel seja seu Deus, mas não querem pertencer ao povo de Israel, sigamos o exemplo de Rute!

A senhora ainda diz: Se os judeus tem a adoração verdadeira, por quê, nos o jambuzeiro, somos tão incrédulos e não buscamos conhecer a verdade sobre o  Ha Shem, o Nome do Altíssimo? É verdade irmã porque o jambuzeiro insiste em ser jambuzeiro? Porque o jambuzeiro não quer ser enxertado na Oliveira? E ainda existem os jambuzeiros que querem ser enxertados na Oliveira, mas continuar tomando da seiva dos jambuzeiros. Ao sermos enxertados na Boa Oliveira, devemos esquecer a seiva do jambuzeiro e absorvermos somente a seiva que procede da Oliveira, concorda?

Com relação ao nome do Eterno, de fato precisa ser analisado. Nós sofremos uma greco-romanização muito grande em nossa cultura, religião e língua. Somos o maior país católico do mundo, religião proveniente de Roma que por sua vez herdou muita coisa da Grécia que por sua vez herdou muita coisa de Babilônia. Nossa cultura está eivada de greco-romanismo e nossa língua, o Português, é de origem latina, a língua do Império Romano.

Não temos nada contra nomes como Jesus, Cristo, Deus. Mas sabemos que ao usarmos estes nomes estamos dando um certo ar greco-romano no nosso pensamento. Preferimos usar os nomes originais: Yeshua ao invés de Jesus, Mashiach ao invés de Cristo e Elohim ou Eterno ao invés de Deus. Se Jesus é judeu, todos os profetas eram judeus, todos os discípulos eram judeus, o povo do Eterno é judaico e a língua dos judeus é o hebraico somos de acordo que seja usado o hebraico quando nos referimos aos seus nomes. Shalom! Baruch Ha Shem Adonai! -- Arimatéia

 

Irmão Airmatéia, não pretendo postar mais nada além desta porque creio que vamos ficar dando voltas em círculo.

Israel é o povo eleito de Deus. Ponto. Isto é fato e eu não afirmei o contrário.

Israel não é a Igreja de Deus. Ponto. Isto é fato e eu contiuno afirmando isto.

1 Coríntios 1 - 2 à IGREJA DE DEUS que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.

Prezado irmão, todos os que invocam o Senhor Jesus Cristo só podem ser cristãos. O que os diferencia é o modo como interpretam a Bíblia. Portanto, confucionistas, budistas, espíritas, mulçumanos, etc não se enquadram nessa situação, pois não confessam ao Senhor Jesus como salvador.

Eu sou contra o proselitismo, sr Arimatéia e sou a favor da união de todos os  que confessam ao Senhor Jesus Cristo, porque a Bíblia diz isso: "...com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso." "Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um..." Jo. 17. 20 e 21.

Andar como Jesus andou -  "Ele estava falando de quem foi a pessoa de Jesus, sua religião, seu povo, suas atitudes. E quem de fato foi Jesus? Foi um pastor protestante que andava de paletó e gravata? Foi um pai de santo que anda com aquelas roupas brancas? Foi um padre católico que andava com todas aquelas vestimentas e uma mitra na cabeça?" 

Irmão Arimatéia, o sr é casado? Se é, já não está tendo as mesmas atitudes de Jesus. Lembra quando os discípulos de Jesus foram reclamar com ELE de que encontraram alguns que usavam o nome de Jesus, mas não estavam com eles, lembra qual foi a resposta do Mestre?

Por que esse preconceito todo, irmão Arimatéia, não basta seguir a Jesus, tem que ser judeu? 

"Logo, se as coisas que Paulo escrevia aos coríntios eram mandamentos do Senhor, e Paulo escreveu que os coríntios deviam imitá-lo e Paulo era um judeu, logo é mandamento do Senhor que imitemos os:  (  )budistas    (  ) protestantes (  ) católicos  (  ) judeus   (  ) confucionistas."

Irmão! O sr é que tem que tirar o tampão de seus olhos! Paulo mesmo ensinou muitas coisas que o Judaísmo não ensina. Lembra de Col. 2 ? Nós temos que imitar a Jesus Cristo. Em algum momento Jesus Cristo disse: quem quiser me seguir venha para o Judaísmo. Alguma vez ELE disse isso? Não! O que ELE disse foi: "aquele que quiser me seguir, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me".

Não vou me alongar, prezado irmão Arimatéia. Fique tranqüilo, pois se o sr é um seguidor de Jesus Cristo o sr faz parte da Igreja de Jesus Cristo. Não só o sr, mas todas as pessoas que crêem no Senhor Jesus Cristo como Salvador de suas vidas, procurando obedecê-LO, sinceramente, fazem parte da Igreja de Deus e essas pessoas não precisam se tornar judias. Há judeus crentes, como o sr e há gentios crentes como eu. Ambos fazemos parte da Igreja de Deus. Israel nasceu com Abraão e a Igreja de Deus foi fundada por Jesus Cristo. 

"Pelo que, julgo eu, não devemos perturbar aqueles que, dentre os gentios, se convertem a ..." Deus ou ao Judaísmo? A Bíblia diz a Deus, prezado Arimatéia. Atos 15.19.

"Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós?" Atos 15.10.

A título de curiosidade, irmão Arimatéia, esse jugo ou carga, símbolo de submissão usado por alguns rabinos, em relação à lei mosaica, contrasta muito com o jugo de Jesus em Mt. 11.28-30. Confira, por favor, com Rom. 3.20-24, Gl. 2.16 e Ef. 2.8-9. Se o sr prefere o jugo judaico, tudo bem. O problema é seu, mas, por favor, não venha querer pôr esse jugo em cima de nós, cristãos.

Foi um prazer trocar idéias com o sr e um grande abraço do irmão Sunshine.

A paz do Senhor. -- Irmão Sunshine


Tá bom irmão Sunshine também foi um prazer estudar com o Senhor. Quero dizer para o Senhor que evoluímos juntos neste estudo. Uma coisa o senhor reconheceu, que Israel é o povo de Deus. Amém porisso. Agora irmão, Sunshine, tome uma decisão, faça como a moabita Rute que disse sem hesitar: Rute 1:16  Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus.

O senhor afirma: "Israel não é a Igreja de Deus. Ponto. Isto é fato e eu continuo afirmando isto. Em parte concordo contigo." Em parte por quê? Porque simplesmente o senhor generaliza. De fato, o Israel político ainda não crê em Jesus como o seu Messias. Isso deve-se ao fato de o Israel político cumprir hoje uma importante profecia feita por Ezequiel. Leiamos; Ezequiel 37:11 Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que eles dizem: Os nossos ossos secaram-se, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo cortados.

Durante toda a diáspora, Israel esteve como ossos secos, não existia como nação. No ano 132 d.C o imperador romano Adriano mudou o nome de Israel para Palestina uma referência aos piores inimigos de Israel, os filisteus. Jerusalém recebeu o nome de Aelia Capitolina, (cidade do sol). Adriano fez isso na tentativa de varrer de uma vez por todas da face da terra, a memória de Israel. O hebraico, foi considerado por muitos séculos língua morta, a religião, a cultura desapareceram na voragem do tempo. Estava extinto Israel, o povo do Senhor e seguiu o destino de muitas nações da sua época ou mais antigas, como fenícios, sumérios, babilônios, com uma diferença, após quase 2000 de extinção, em 14 de maio de 1948, bandeiras brancas com bordas azuis celestes, tendo a estrela de Davi ao centro, tremularam em Eretz Israel (Terra de Israel) anunciando o nascimento de uma jovem nação, cumpriu-se o que disse o profeta: 

Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e já deu à luz seus filhos. Isaías 66:8. Israel não ficaria para sempre como ossos secos, ele sofreria mudanças no decorrer do tempo, se lermos o restante de Ezequiel 37, vamos observar que de ossos secos, eles receberiam nervos e tendões, carne e pele e depois receberiam o espírito de vida. Durante quase 2000 anos, Israel esteve como um vale de ossos secos, a partir de 1948, quando foi criado o Estado de Israel, ele entrou na sua 2ª fase, recebeu nervos, tendões, carne e pele.

Até hoje encontram-se nesta fase, saíram da fase de ossos secos, mas ainda se encontram mortos, mas logo virá a 3ª fase quando acontecerá o que foi profetizado: Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito. Zacarias 12:10 

O Eterno prometeu que jamais faltaria sucessor sobre o trono de Davi,  Jeremias 33:17  Pois assim diz o Senhor: Nunca faltará a Davi varão que se assente sobre o trono da casa de Israel; E o anjo Gabriel confirma isso quando diz à Maria: Lucas 1:32,33  Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Irmão, o senhor não pode generalizar. Hoje em Israel e em todo o mundo existem muitos judeus que já crêem em Jesus como o Messias prometido.

Muitos lá no fundo do coração acreditam que Jesus é de fato o Messias prometido, mas eles não vêem espaço para entrar em um templo católico ou evangélico, onde se ensina que Jesus aboliu a Lei do Eterno, trocou o Shabat pelo domingo, que o Eterno é três e portanto preferem ficar nas sinagogas mesmo que a maioria não creia em Jesus, mas eles mantém o segredo no coração e sabem que mais cedo ou mais tarde o Eterno intervirá e fará todo o Israel crer no Messias porque é profecia, leiamos: Zacarias 12:10 Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem traspassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito.

Note irmão que um dia Todo Israel reconhecerá seu Messias, aqueles que continuarem endurecidos, o Messias os destruirá. Por outro lado a Igreja de Deus foi, é e será para sempre Israel, pois ela está edificada aonde? Efésios 2:20  edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina. Todas estas pessoas eram israelitas e a igreja tem como fundamento estas pessoas, logo a Igreja é israelita. Irmão o Eterno não fez pacto com nenhum outro povo a não ser com Israel. Leiamos Jeremias 31:31-33  Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá, Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Você pode ler isto também em Hebreus 8:8-12 Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto. Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo; Note irmão que tanto o antigo como o novo pacto foram feitos com Israel, não existe pacto com gentio. O gentios que desejarem salvar-se têm que fazer o que está escrito em Isaías 56:6 E aos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto. Note irmão que o estrangeiro tem que abraçar o pacto que o Senhor fez com Israel por intermédio do judeu Jesus.

O Senhor afirma:

Eu sou contra o proselitismo, sr Arimatéia e sou a favor da união de todos os  que confessam ao Senhor Jesus Cristo, porque a Bíblia diz isso: "...com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso." "Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um..." Jo. 17. 20 e 21. Tudo bem respeito sua opinião, só não concordo com o ecumenismo, de fato devemos ser um, mas tendo como fundamento os profetas, os apóstolos e Jesus, como está escrito em Efésios 2:20. O senhor diz ainda:

Irmão! O sr é que tem que tirar o tampão de seus olhos! Paulo mesmo ensinou muitas coisas que o Judaísmo não ensina. Lembra de Col. 2 ? Nós temos que imitar a Jesus Cristo. Em algum momento Jesus Cristo disse: quem quiser me seguir venha para o Judaísmo. Alguma vez ELE disse isso? Não! O que ELE disse foi: "aquele que quiser me seguir, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me". Ora irmão, Jesus disse que temos que seguí-lo. Mas se Jesus é judeu, como é que vamos seguir um judeu não sendo judeu? Me parece um paradoxo. Se Jesus é judeu e uma pessoa quer seguir seus passos, mas não quer ser judeu, logo de fato esta pessoa não quer seguir Jesus, é simples de entender. Irmão se nós queremos de fato seguir a Jesus, devemos crer no que ele fala e colocarmos em prática. Uma vez ele disse; Lucas 6:46 E por que me chamais: Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu vos digo? Olhe o que foi que Jesus disse: João 4:22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus.

Jesus foi claro, conciso, direto,  irmão. Eu acho que a coisa mais importante que um ser humano pode ter nesta vida é a Salvação, e Jesus disse que ela vem dos judeus ponto final. Se vem dos judeus, não pode vir de mais ninguém. Acreditemos no que Jesus fala! Olhe o que o profeta diz que acontecerá no futuro: Zacarias 8:23 Assim diz o Senhor dos exércitos: Naquele dia sucederá que dez homens, de nações de todas as línguas, pegarão na orla das vestes de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco. Agora irmão o Eterno tem uma contenda contra as nações sabe porquê? Leiamos: Joel 3:1,2 Pois eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que eu restaurar os exilados de Judá e de Jerusalém, congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam por entre as nações; repartiram a minha terra. Irmão quem viver, verá em breve o Messias de Israel assumindo o trono e Davi em Jerusalém. Isaías 2:1-3 A visão que teve Isaías, filho de Amoz, a respeito de Judá e de Jerusalém. Acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor, será estabelecido como o mais alto dos montes e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. Irão muitos povos, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. Aqueles que se submeterem ao reino do Messias e forem leais ao Príncipe, serão bem sucedidos, aqueles que não aceitarem seu reino serão eliminados como profetizou o salmista Salmo 110:1-7 Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.O Senhor enviará de Sião o cetro do teu poder. Domina no meio dos teus inimigos.O teu povo apresentar-se-á voluntariamente no dia do teu poder, em trajes santos; como vindo do próprio seio da alva, será o orvalho da tua mocidade.Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.O Senhor, à tua direita, quebrantará reis no dia da sua ira.Julgará entre as nações; enchê-las-á de cadáveres; quebrantará os cabeças por toda a terra.Pelo caminho beberá da corrente, e prosseguirá de cabeça erguida. Zacarias 14:1-3 (1) Eis que vem um dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti.Pois eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro mas o resto do povo não será exterminado da cidade.Então o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como quando peleja no dia da batalha. Zacarias 12:2,3 e 9 Eis que eu farei de Jerusalém um copo de atordoamento para todos os povos em redor, e também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém. Naquele dia farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a erguerem, serão gravemente feridos. E ajuntar-se-ão contra ela todas as nações da terra. E naquele dia, tratarei de destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém. Portanto Irmão fiquemos atentos para o desenrolar dos acontecimentos no Oriente Médio pois as peças do quebra-cabeça profético estão começando a se encaixar.

Irmão se desejar entrar em contato meu e-mail é www.costa1@yahoo.com.br.

Sugiro também o senhor dar uma olhadinha neste site  www.torahviva.org, com certeza, obterá conhecimentos interessantes.

Shalom!

 

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com