Cuidado, Irmão, com os Mercenários da Fé!

“Por ganância farão de vós negócio, com palavras fingidas...” II Pe 2:3

 

No afã de substituir antigas religiões, o cristianismo tornou-se uma religião.

 -Alexander Schmemann

 I – INTRODUÇÃO

Devemos pôr de lado hoje qualquer obra que não seja determinada por Deus, que há muito deveria ter sido abandonada. Falamos da obra que exerce um monopólio total, que não vêm do espírito, que oprimi o espírito e desvia a obra espiritual do rumo certo. Mesmo sendo boa, não obstante, ela nos priva de outras tarefas mais nobres. W. Nee.

O Objetivo deste artigo visa esclarecer as pessoas sinceras quanto aos enganos dos mercenários da fé que exigem dízimos e ofertas para pregar a salvação que se obtém de forma gratuita e que constrói suntuosos templos onde Deus não habita.

 

II – CRISTO, O FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS NÃO COBRAVA DIZIMOS E OFERTAS

“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular” Ef 2:20.

Salvação sem pagar Dízimos e Ofertas - Olha que paradoxo, Cristo o fundador do cristianismo não cobrava dízimos e nem ofertas, ensinou seus discípulos a oferecer de graça o que também haviam recebido de graça. “... de graça recebestes de graça daí” Mt 10:8

Salvação sem Templos e denominações - Cristo também ensinou que o reino de Deus está dentro de nós,... o reino de Deus está dentro de vósLc. 17:21

O reino não pertence a uma denominação religiosa, mais habita com as pessoas de fé. E também Deus não habita em templos feitos por mãos de homens. “Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: O céu é o meu trono, e a terra é o estrado dos meus pés...” At. 7:48, 17:24.

O antigo Judaísmo estava centrado em três elementos: O templo, o sacerdócio e o sacrifício. Quando Jesus veio, Ele cancelou os três elementos cumprindo-os em Si mesmo. Ele é o Templo que incorpora uma casa nova e viva feita de pedras vivas — “sem mãos [humanas]”. Ele é o Sacerdote que estabeleceu um novo sacerdócio. Ele é o Sacrifício perfeito e definitivo. Como conseqüência, o templo, o sacerdócio e o sacrifício do Judaísmo cessaram com a vinda de Jesus Cristo. Cristo é o cumprimento e a realidade de tudo isso. No paganismo greco-romano estes três elementos também estavam presentes: Os pagãos tiveram seus templos, seus sacerdotes e seus sacrifícios. Foram apenas os cristãos que descartaram todos estes elementos. Poder-se-ia dizer que o cristianismo foi a primeira religião sem templos. Na mente do cristão primitivo, era a pessoa que constituía o espaço sagrado, não a arquitetura. Os primeiros cristãos entendiam que eles mesmos — coletivamente — eram o templo de Deus e a casa de Deus.[1] [13] Christian History, Volume XII, No. 1, Issue 37, p. 3.

 

III – OS APÓSTOLOS NÃO COBRAVAM DIZÍMOS E OFERTAS

Os apóstolos estavam cheios do espírito santo, cheios de amor, bondade e piedade, por isto repartiram tudo o que possuíam. “Era um o coração e alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria.” At. 4: 32-36. Estavam impregnados da graça e do amor, a motivação deles baseava-se no amor ao próximo.

Embora o dízimo seja bíblico, não é cristão. Jesus Cristo não o afirmou. Os cristãos do século I não o observaram. E por cerca de 300 anos o povo de Deus não o praticou. Dizimar não foi uma prática aceita em grande escala entre os cristãos até o século VIII! O ato da oferta no NT era segundo a capacidade de cada um. Os cristãos doavam para ajudar outros tanto como para apoiar obreiros apostólicos, permitindo-lhes viajar e fundar igrejas. Socorrendo outros crentes: Atos 6:1-7; 11:27-30; 24:17; Rom. 15:25-28; 1 Cor. 16:1-4; 2 Cor. 8:1-15; 9:1-12; 1 Tim. 5:3-16. Socorrendo plantadores de igrejas: Atos 15:3; Rom. 15:23-24; 1 Cor. 9:1-14; 16:5-11; 2 Cor. 1:16; Filipenses. 4:14-18; Tito 3:13-14; 3 João 5-8. Aqui há uma íntima conexão entre carteira e coração. Um em cada seis versos em Mateus, Marcos e Lucas relaciona-se a dinheiro. Das 38 parábolas no NT, 12 falam de dinheiro.

Um dos testemunhos da Igreja Primitiva foi o de revelar o quão liberais eram os cristãos com relação aos pobres e necessitados. Foi isto que fez com que gente de fora da igreja, inclusive o filósofo Galen, presenciasse o poder gigantesco e encantador da Igreja Primitiva e dissesse: “Olhe como se amam uns aos outros” Tertuliano, Apology 39:7; Robert Wilken, The Christians as the Romans Saw Them (New Haven: University Press, 1984), pp.79-82.

O dízimo é mencionado apenas quatro vezes no NT. Mas nenhuma destas quatro ocorrências se refere a cristãos. Murray descreve todos os quatro exemplos em detalhes, provando que eles não são textos comprobatórios do dízimo cristão. Ele também mostra que de acordo com Jesus, o dízimo é mais ligado ao legalismo e ao farisaísmo do que a um modelo a imitar (veja Beyond Tithing, Capítulo 3). Definitivamente, o dízimo pertence ao VT onde um sistema de tributação foi estabelecido para apoiar aos pobres e onde havia um sacerdócio especial separado para ministrar ao Senhor. Com a vinda de Jesus Cristo, houve uma “mudança na lei” — o antigo acordo foi “cancelado” e “posto de lado” dando lugar a um novo. Hebreus 7:12-18; 8:13.

 

IV – OS MERCENÁRIOS DA FÉ

"Os problemas importantes não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento que eles foram criados" Albert Einstein.

Cipriano (200-258 d.C.) foi o primeiro escritor cristão a mencionar a prática de sustentar financeiramente o clero. Ele arrazoava que da mesma forma como os levitas foram sustentados pelo dízimo, assim também o clero cristão deveria ser sustentado pelo dízimo. Cyprian, Epistle 65.1; Beyond Tithing, p. 104.  Mas isso representa um pensamento equivocado. Hoje, o sistema levítico está eliminado. Somos todos sacerdotes agora. Então se um sacerdote demanda dízimo, todos os cristãos devem dizimar-se mutuamente!

Quanto aos salários do clero, os ministros não receberam salários durante os primeiros três séculos. Mas quando Constantino entrou em cena ele instituiu a prática de pagar um salário fixo ao clero dos fundos eclesiásticos e das tesourarias municipais e imperiais C.B. Hassell, History of the Church of God, from Creation to d.C. 1885 (Gilbert Beebe’s Sons Publishers, 1886), pp. 374-392, 472; M.A. Smith, From Christ to Constantine (Downer’s Grove: InterVarsity Press, 1973), p. 123. O Montanistas do segundo século foram os primeiros a pagar seus líderes, mas esta prática não se espalhou até Constantino (From Christ to Constantine, p. 193). Assim, pois, nasceu o salário do clero, uma prática daninha que não tem precedente no NT. uma resposta a essas passagens bíblicas que alguns usam para defender o salário do clero (pastor) veja, Rethinking the Wineskin, Capítulo 5. Citação do Cap.7 - Dízimos e Salários do Clero: Um Peso na Carteira, por Frank Viola

Marx achava que a religião era o ópio do povo, ou seja, as pessoas não vivem sem esta droga, chamada de religião. E os mercenários sabem perfeitamente aproveitar-se das fraquezas da humanidade. “... tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio” Jo 2:16.

“Por ganância farão de vós negócio, com palavras fingidas...” II Pe 2:3

 “Nós temos a religião suficiente para nos odiarmos, mas não a que baste para nos amarmos uns aos outros.”Jonathan Swift

“Considero a religião como um brinquedo infantil, e acho que o único pecado é a ignorância.” Christopher Marlowe

Deus não precisa de pastores que recebem dízimos e nem de templos. Nem todos os líderes têm consciência destas verdades, mais tenho certeza que o tempo lhes ensinará o norte divino. Seria de inigualável nobreza reconhecer em que momento estamos agindo pelo Senhor, ou, por interesse do egoísmo humano, é por não haver este discernimento que a maioria dos cristãos estão se embrutecendo. "Como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão!" Nicolau Maquiavel

Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos ameiJo 13:34

 

V – CONCLUSÃO

Martinho Lutero enfatizou os ensinos de Pedro sobre o sacerdócio para todos os crentes, “... Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” 1 Pe 2:9.

Todos são sacerdotes, todos cristãos tem direito aos dons do espírito, portanto não há divisão entre o clero e o povo; sendo todos sacerdotes não necessitamos devolver dízimos de sacerdotes para sacerdotes e sim: “... Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmoLc 3:11.

 “Um homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa.” Sigmund Freud

Olha a fé apostólica e veja se é possível viver a fé sem templos, sem dízimos e sem mercenários:

Não havia entre eles necessitado algum... At. 4:34

“e à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa” Fl. 1:2

“As igrejas da Ásia vos saúdam. No Senhor, muito vos saúdam Áqüila e Priscila e, bem assim, a igreja que está na casa deles”. I Co 16:19

“Saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo.” Rm 16:5

“O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso?” At. 7:49

“A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.” Albert Einstein

SINAL DO APOSTOLADO: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outrosJo 13:34

Dai-me um povo que acredita no amor e vereis a felicidade sobre a terra.” Gandhi

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” Jo 10:11

Osvair Munhoz - Ex-Pastor Adventista

Nota do autor: Fui pastor e abandonei a religião por outros motivos, hoje compreendo que não devo estar junto de nenhuma denominação religiosa, amo todas as pessoas e compreendo o crescimento pessoal dos que buscam servir a Deus de toda inteireza de coração. “... E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” Rm 8:9

osvairmunhoz@hotmail.com

Retornar


Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com