O Pretenso Dom Profético de Tânia Ferreira

"Vi que a razão por que as visões não têm sido mais freqüentes nos últimos tempos, é que não têm sido apreciadas pela igreja. A igreja quase perdeu sua espiritualidade e fé, e as reprovações e advertências não têm exercido sobre eles senão um pequeno efeito. Muitos dos que têm professado ter fé nelas, não as têm atendido." Testemunhos Seletos, Vol. 1, pág. 28.

Alberto R. Timm*

Tânia Ferreira (196?- ), natural de Rosário do Sul, RS, casada, tendo quatro filhos, sofrera um grave acidente de trabalho em 1996, que a deixara confinada a uma cadeira de rodas, por invalidez. Como estivesse fora da igreja por vários anos, foi rebatizada em janeiro de 1997. Çerca de três meses mais tarde, Tânia teve um sonho incentivando-a a promover uma vigília especial de oração na igreja local, durante a qual ela sairia da cadeira de rodas para não mais voltar a ela. 

Como preparativo para esse evento, Tânia telefonou para o Pr. Alejandro Bullón, pedindo que ele orasse por ela. Durante a referida vigília, ela sentiu algo diferente em seu corpo e uma voz que a ordenava a levantar-se da cadeira. Atendendo à voz, ela se pôs em pé e andou, plenamente restabelecida. Emocionados, os presentes cantaram hinos de louvor e gratidão a Deus pelo milagre ocorrido.

Em agosto daquele ano (1997), Tânia sentia algo que a impressionava a dedicar dois dias específicos a jejum e oração. Os devidos planos foram feitos, e ela se dirigiu com o seu esposo à fazenda de uma viúva adventista. Ao término do período de abstinência, ela tomou uma breve refeição, após a qual começou a sentir-se fraca e teve de ser levada para a cama. Pedindo uma Bíblia, pressionou-a sobre o peito, e logo entrou em "visão", na qual foi levada por um anjo a um lugar belo que parecia ser o Céu. Lá ela viu a Cristo, que lhe disse estar muito decepcionado com o Seu povo, devido, especialmente, à conformidade dos jovens com as modas e os costumes mundanos, à destruição das famílias pelos ardis satânicos e ao desrespeito pela observância do sábado.

Outras "visões" se seguiram, nas quais foram revelados pecados específicos de membros da igreja ,como infidelidade, consumo de vinho, falta de decoro e modéstia, imoralidade, adultério, homossexualismo, transgressão do sábado, etc. Abordados por Tânia, muitos dos respectivos membros faltosos confessavam seus pecados e os abandonavam. As revelações incentivavam também a leitura da Biblia e dos escritos de Ellen G. White, com especial ênfase nos livros O Grande Conflito e Preparação Para a Crise Final. Como resultado, a igreja experimentou um forte reavivamento no estudo da Bíblia e dos escritos de Ellen White.

Dentre as "profecias" de Tânia para o ano de 1997 estavam: (1) três mortes no distrito de São Gabriel, RS; (2) um acidente envolvendo pastores; (3) grandes confusões na Federação Sul-Rio-Grandense, devido a um processo judicial contra a organização; (4) grande incêndio em uma instituição adventista; (5) a saúde do Pr. Alejando Bullón grandemente abalada; e (6) o filho teologando do Pr. Bullón (Ruben David Bullón Silva) trazendo muitas tristezas ao pai. Além disso, o decreto dominical seria promulgado até outubro de 1998. De acordo com o Pr. Orlando F. Oliveira Cezar, distrital de São Gabriel, RS, embora muitas das "mensagens pessoais" correspondessem com a realidade, nenhuma das "profecias catastrofistas" obteve o seu devido cumprimento.

Em 1998, Tânia tornou-se sócia-gerente de uma próspera pizzaria. A princípio, tudo ia muito bem; mas, ao ver o rentoso negócio ameaçado, procurou uma feiticeira, encomendando dela um "trabalho" para reestabilizar a situação. Confirmado o fato, Tânia foi excluída do rol de membros da Igreja Adventista. Sua doença na coluna retornou misteriosamente, e ela ficou novamente confinada à cadeira de rodas. Em novembro do mesmo ano (1998), Tânia afirmou ao pastor distrital que não tinha certeza se sua cura temporária fora de origiem divina ou satânica. Arrependida, ela também manifestou o desejo de retornar á Igreja.

*Transcrito da Apostila Movimentos, Tendências e Interpretações Particulares na Igreja Adventista do Sétimo Dia do Brasil (1980-1999), da autoria do pastor Alberto R. Timm, que gentilmente nos forneceu uma cópia da mesma. Esta reprodução se faz, porém, sem uma autorização prévia, o que implica dizer que o referido ministro não concorda necessariamente com todos os pontos de vista emitidos nesta homepage.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com