Edição On Line da Adventist Review Promove Evangelista "Interdenominacional"

"Os protestantes têm se intrometido com o papado, patrocinando-o; têm usado de transigência e feitos concessões que os próprios romanistas se surpreendem de ver e não compreendem." O Grande Conflito, pág. 572.

Há três semanas seguidas, a edição on line da Adventist Review repete um artigo da autoria do pregador Josh McDowell dirigido a jovens universitários sem alertar para o fato de que não se trata de um ministro adventista. Ao final do artigo, existe um link para que o leitor acesse a homepage de McDowell e, se quiser, faça doações para seu ministério através da Cruzada Universitária para Cristo.

Essa Cruzada se apresenta como um ministério interdenominacional (para não dizer "ecumênico") que se propõe a colaborar na pregação do Evangelho de Cristo para todas as nações. O trabalho é desenvolvido em cooperação com milhões de cristãos de igrejas de muitas denominações e centenas de outras organizações cristãs, protestantes e católicas. A meta é "concluir a evangelização mundial até o ano 2.000, dando a cada homem, mulher e criança do mundo inteiro a oportunidade da salvação em Cristo". Com a publicação do referido artigo, implicitamente a Adventist Review e a liderança da Igreja Adventista estão apoiando essa pretensão.

Josh McDowell apresenta-se como um pregador independente, desligado de qualquer denominação, mas disposto a servir a qualquer igreja cristã, seja protestante ou católica. 

Na Internet, são comuns os relatos de reconversão ao catolicismo através da valorização do "evangelismo" e da "defesa da fé" promovida por Josh McDowell na Cruzada Universitária para Cristo. (Veja, por exemplo, estes que se encontram em inglês nestes endereços: http://www.mirroroftruth.org/Patrick_Poff.html e http://www.se.mediaone.net/~hereiam/catholic/da40.html.) Para a Igreja Católica, iniciativas como essa são benvindas porque atendem a um recente apelo do Papa João Paulo II, em que encorajou a evangelização e desestimulou a especulação sobre o fim do mundo. 

Há críticas também quanto ao "evangelho" pregado por Josh McDowell. "Embora tenha se destacado inicialmente por uma consistente defesa da fé nos livros Evidence That Demands a Verdict, Answers to Tough Questions, e Reasons Skeptics Should Consider Christianity , McDowell aparentemente se converteu a um evangelho diferente, que se resume em amor próprio e auto-estima. Sua mensagem atual seria a seguinte: (a) a auto-imagem negativa, não exatamente o pecado, é a causa de muitos problemas humanos e (b) a melhora da auto-imagem reduz ou elimina essas dificuldades." 

Fonte: http://www.rapidnet.com/~jbeard/bdm/Psychology/yfc.htm 

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com