Campanha Busca Mais Brancos Para a Igreja na Inglaterra 

"Se tivermos o caráter de Cristo, poderemos trabalhar juntos na obra de Deus. O Cristo que em nós está encontrará ao Cristo que está em nossos irmãos, e o Espírito Santo consagrará essa união de sentimentos e de procedimento que testifica perante o mundo que somos filhos de Deus." Testemunhos Seletos, Vol. 3, pág. 385.

Desde 96, a Igreja Adventista do Sétimo Dia desenvolve na Inglaterra uma campanha nacional para recrutar mais brancos para suas fileiras, cogitando inclusive criar um "Departamento de Assuntos Brancos", segundo noticia o jornal Daily Telegraph, de Londres.

O número de brancos adventistas reduziu-se a menos de 4.000 dos 18.000 membros que compunham a igreja nessa ocasião. E os líderes da igreja concluíram que os brancos assustam-se com a predominância de negros nas congregações. 

Isso foi demonstrado através de uma pesquisa que colheu opiniões em 243 igrejas adventistas inglesas. A maior reclamação dos brancos que deixaram a igreja refere-se ao comportamento dos negros durante o culto, com freqüentes gritos de aleluia e amém, aplausos e uso de instrumentos de percussão no acompanhamento das músicas. 

Por essa razão, a liderança adventista decidiu recomendar a todas as igrejas um estilo mais circunspecto de culto, evangelizar mais brancos e construir novas igrejas em cidades com população de maioria branca. Felizmente, descartou-se a idéia de exigir igrejas separadas para brancos e negros. 

O jornail informa que, dos 30 líderes da Organização adventista na Inglaterra, 23 são brancos.

O documento "Volte, Por Favor!" (em inglês) sobre as razões que levam muitas pessoas a deixar a igreja, disponibilizado aqui na Internet pela Associação Geral, inclui o preconceito racial entre as prováveis causas. 

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com