Risco de Redução nos Dízimos Obriga Organização a Ampliar Poderes de Anciãos 

Decisão de prestigiá-los e permitir que batizem juntamente com os pastores pode inibir opção pela independência e o congregacionalismo

Anciãos estão oficiando batismos ao lado do pastor distrital em Mato Grosso do Sul e outros Estados brasileiros. A decisão surpreende porque o Manual da Igreja orienta que, na ausência do pastor, o ancião necessita de autorização do Presidente do Campo para conduzir a cerimônia; recomenda-se ainda que essa permissão seja concedida somente quando não haja um ministro ordenado disponível para o trabalho.

Neste ano, porém, segundo informa o jornal Âncora, de Campo Grande, MS, a Divisão Sul-Americana teria votado no sentido de orientar os pastores a envolver mais os anciãos nas cerimônias batismais. O voto permitiria que o ancião conduza o batismo na ausência do pastor, além de permitir por inferência que o ancião oficie junto com o pastor.


(Para ver a imagem completa da primeira página do jornal, clique sobre a foto acima.)

O jornal interpreta o fato como uma demonstração "de confiança no ancionato" e reconhecimento da "importância do leigo na estrutura organizacional da igreja". No entanto, sob outra ótica, a decisão pode representar uma tentativa de reverter a tendência de opção pela independência e o congregacionalismo, já verificada em em alguns distritos. 

A falta de transparência na demonstração de como o dízimo e outros recursos são utilizados e evidências de reduzidos investimentos no evangelismo, além de excessos nos benefícios aos pastores, levam membros melhor informados a admitir a hipótese de deixar de enviar a totalidade dos dízimos e ofertas para a Associação. Mas para isso, torna-se-ia necessário o consentimento do ancião. 

É nesse momento que a valorização do ancionato pode ter sido estratégica e cuidadosamente estudada. Afinal, do ponto de vista meramente humano, é preferível para a Organização partilhar apenas o poder dos pastores e não, os dízimos e ofertas que a sustentam.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com