"Não se tem repetido o mesmo caso em quase todas as igrejas que se intitulam protestantes? Com o desaparecimento dos fundadores, dos que possuíam o verdadeiro espírito de reforma, seus descendentes põem-se na dianteira e 'dão novo molde à causa'. Embora se apeguem cegamente ao credo dos pais, e se recusem a aceitar qualquer verdade além da que lhes foi dada conhecer, os filhos dos reformadores se afastam grandemente do exemplo paterno de humildade, abnegação e renúncia do mundo. Assim, 'a primitiva simplicidade desaparece'. Um dilúvio de mundanismo invade a igreja e 'leva consigo seus costumes, práticas e ídolos'." - O Grande Conflito, pág. 385.


Em 98, Luteranos e Adventistas Fizeram Acordo de Respeito Mútuo

RELAÇÕES INTER-IGREJAS

Genebra, Suíça: Relatório final dos encontros Luterano-Adventistas

«No futuro, os luteranos, no contexto da sua Igreja nacional e regional, deverão reconhecer a Igreja Adventista do Sétimo Dia como uma Igreja livre e uma comunidade cristã mundial, e não como uma seita». Esta recomendação foi extraída do relatório final dos encontros bilaterais entre a Federação Luterana mundial (FLM) e a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que esteve reunida em Cartigny, na Suiça, de 10 a 16 de Maio. O relatório ainda recomenda: «que os adventistas procurem fazer afirmar esta firme convicção nas suas relações com as outras Igrejas cristãs.»

Além disso, os dois parceiros recomendaram o reconhecimento mútuo do «compromisso fundamental cristão» de cada uma das suas comunhões de fé.

As duas partes insistiram para que os seus respectivos ensino público e formação teológica apresentem a fé e o conceito de autoridade da Igreja da outra confissão «de maneira verdadeira e não polémica» e que corresponda à compreensão que faz dela própria.

No futuro, «laços consultivos» entre luteranos e adventistas, «para o bem de toda a comunidade cristã», devem ser mantidos. O relatório final sugere as seguintes áreas para uma possível colaboração: a luta contra o sofrimento humano, a defesa da liberdade religiosa, encontros de pastores, projectos de oração, o trabalho das Sociedades Bíblicas. O relatório final assim como as exposições feitas durante o encontro serão publicados.

Esta série de encontros bilaterais terminou no fim de quatro anos. Contudo, os luteranos e os adventistas deverão «encontrar-se pontualmente para mais consultas». Um dos assuntos que poderá ser abordado durante um encontro a realizar em 1999 será os fundamentos teológicos e a dimensão espiritual da observação do dia de repouso e de adoração (Sábado/Domingo) em relação com a sociedade moderna.

Os encontros luterano-adventistas iniciaram-se em 1994 em Darmstadt (Alemanha). Foi a primeira consulta internacional entre os representantes da Igreja Adventista do Sétimo Dia e a Federação Luterana Mundial (FLM). Os objectivos deste primeiro encontro eram, entre outros, uma melhor compreensão mútua, uma mudança nos falsos estereótipos, uma descoberta mútua dos fùndamentos da fé de cada um. Os temas destas conversações foram: A Justificação pela Fé, A Lei e o Evangelho (1996 em Toronto, Canadá), A Eclesiologia (1997 - em Jogny, Suíça) e a Autoridade da Igreja e a Escatologia (1998 - em Cartigny, Suíça).

O último encontro realizado em Cartigny foi co-presidido pelo representante adventista, Bert B. Beach (USA), e o representante luterano, Ole Ch. Kvarme. Um dos pontos culminantes deste encontro foi a visita do pastor Robert S. Folkenberg, presidente da Igreja Adventista Mundial, e do pastor Ishmael Noko, secretário geral da Federação Luterana Mundial. A Igreja Adventista tem mais de 10 milhões de membros em mais de 200 países. A Federação Luterana mundial reúne 124 Igrejas totalizando 57 milhões de membros.

LWI/APD/ANN/EUD - Berna, Suíça

Fonte: http://www.tagnet.org/portugal/bia/bi980708/08.htm

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com