Confissão Pastoral - 1
"O Curso Teológico Não Ensina o Principal"

Depois de fazer uma análise de minha experiência, cheguei as seguintes conclusões: 

1. Sai da faculdade com muita teologia e pouco conhecimento de relações humanas e psicologia.

2. Obviamente, pela inexperiência, senti-me inseguro e logo apareceram aqueles que dizem ao pastor que estão ali para dar suporte a seu ministério. E por aí começaram as panelinhas!

3. O Curso Teológico não ensina o principal: Crescimento Espiritual, Sabedoria Ministerial, Relacionando-se com Deus, Como Amar o Membro da Igreja, A Psicologia de Jesus, Dependência de Deus, O Poder da Oração no Ministério, A Fonte de Um Ministerio de Êxito e etc...

4. Houve pressão administrativa muito forte para fazer o que a Organização recomenda.

5. Especialmente, pressão numérica, muito grande mesmo.

Esses fatores geram um stress no pastor que tem medo dos membros (não estarem gostando do seu trabalho) e da Associação, perdendo completamente sua identidade. Talvez o maior desafio do ministério seja aprender a depender de Deus para tudo! E, com certeza, quando fizermos isso nossos temores, ambições e receios desaparecerão  e Jesus, a cabeça, dominará.

Não pense que tenho esse perfil que escrevo, mas peço a Deus diariamente por isso. Aos poucos estou aprendendo a chorar pelas minhas fraquezas e clamar a Deus por elas. E ao ver a misericórdia de Deus para conosco (ministros e membros), aprenderemos a ser mais misericordiosos com os nossos irmãos.

Acho que no Céu teremos grandes surpresas e não vejo a hora de chegar lá!

Distrital

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com