Igreja Cobra Ingresso para Escola Sabatina e Culto

Neste sábado 21/10/00, em Campo Grande, MS, adventistas e não-adventistas interessados em participar da Escola Sabatina e Culto Divino no 6º Congresso "De Jovem para Jovem" tiveram de pagar antecipadamente R$ 5,00 para a compra do ingresso sem o qual ninguém pôde entrar. 

A cobrança se destinaria a cobrir despesas com o aluguel do auditório e conjunto contratado para "abrilhantar a essas tão abençoadas reuniões e em louvor a nosso Deus", como se costuma dizer. O ingresso contém a observação: "Sem a apresentação deste não será permitida a entrada no local." Clique aqui para ver o ingresso.

Segundo fomos informados, a prática tornou-se comum em grandes eventos adventistas. "Os cantores e conjuntos exigem passagens de avião, hotel quatro estrelas e um carro locado para não depender de ninguém. A última artista que veio aqui, ficou na casa de uma irmã que não tinha carro e voltou muito chateada porque não pôde passear."

Constatação "Ao Vivo"

O editor do Adventistas.Com, Robson Ramos, deslocou-se até o teatro Glauce Rocha, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e constatou pessoalmente que adventistas e convidados que não haviam adquirido ingresso foram barrados à porta, havendo quem se aventurasse a arriscar entrar sorrateiramente por portas laterais do auditório. Uma jovem não-adventista (devidamente caracterizada como tal) parece ter sido convidada para atuar como "bilheteira". O objetivo, muito provavelmente era dar a impressão de que a cobrança de ingressos era exigência da Universidade.

No horário dos anúncios, os encarregados enfatizaram a informação de que à noite também seria cobrado ingresso e aqueles que não haviam adquirido o seu deveriam fazê-lo sem falta "logo após o pôr-do-sol". O reduzido montante de ofertas arrecadadas no início do culto deixou claro que os participantes sentiam-se desobrigados de qualquer doação adicional por terem pago cinco reais pela entrada.

Segundo soubemos, tratava-se de uma iniciativa independente do Departamento de Jovens da Igreja Central, uma vez que a Associação não teria interesse em realizar eventos dessa natureza. "Eles é que deveriam bancar isso tudo aqui porque recolhem semanalmente nossas ofertas, mas como não o fizeram, a saída foi cobrar de quem tinha interesse em vir", comentou alguém.

Clima de Show

Para completar o "clima de show", além da cobrança de ingresso, houve som de guitarras e bateria, sonorização com volume excessivamente alto, animadores de louvor ao estilo Marcelo Rossi, canções ritmadas que falam ao corpo e efeitos de luz negra durante a apresentação de abertura. Os jovens coristas vestidos de preto com luvas brancas fizeram coreografias e gestos enquanto cantavam. Mais parecia um culto às trevas, com a manifestação de mãos misteriosas dissociadas de qualquer corpo. Meu filho, de 13 anos, confidenciou-me que chega a ter pesadelos com aquelas mãos.

De positivo, apenas o testemunho de um rapaz que deixou as drogas para reconsagrar-se a Cristo e o belo sermão do Pastor Valdecir Lima que falou da necessidade de testemunhar porque Cristo logo vem, quer estejamos prontos ou não.

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com