O Dever da Confissão

Ellen G. White

(Artigo de capa da Review and Herald de 16 de dezembro de 1890)

...Entre aqueles que ocupam posições de responsabilidade, há uma falta de disposição para confessar, depois de haver errado; e sua negligência está conduzindo ao desastre, não somente a eles mesmos, mas também as igrejas. Em todo lugar, nosso povo está grandemente necessitado de humilhar seu coração perante Deus e confessar seus pecados. Porém, quando se torna evidente que seus pastores, anciãos, ou outros homens em postos de responsabilidade tenham adotado posturas equivocadas, e contudo desculpam-se a si mesmos e não fazem confissão, os membros da igreja muito freqüentemente seguem na mesma direção. Dessa forma, põem-se em perigo muitas as almas, e a presença e o poder de Deus são expulsos de seu povo.

...Como poderá ser respondida esta oração por aquele que tratou incorretamente a seu irmão, e cujo coração não foi abrandado pela graça de Cristo de maneira que houvesse confissão? Como podem seus irmãos, que conhecem os fatos, conservar apesar de tudo uma confiança inquebrantável nele, enquanto não demonstra sentir convicção do Espírito de Deus? Está infligindo um mal a toda a igreja, especialmente se ocupa um posto de responsabilidade, uma vez que está animando outros a depreciarem a Palavra de Deus, mantendo pecados sem confessar. Mais de um dirá em seu coração, ou pela palavra, 'há um pastor ou ancião da igreja  que não confessa seus pecados, e contudo continua sendo um membro honrado da Igreja. Se ele não confessa, tampouco eu o farei. Se ele sente que é perfeitamente seguro para si não mostrar nenhuma contrição, eu me arriscarei ao mesmo.

...Esse racionínio é errôneo, todavia, é comum. A igreja está levedada pelo espírito de autojustificação, a disposição para não confessar nada, a não dar nenhuma mostra de humildade.  Quem se atreverá a assumir a responsabilidade por esse estado de coisas? Quem desviou o coxo do caminho?

...Os homens nas mais altas posições necessitam compreender que são totalmente dependentes de Deus como o é o mais humilde de seus irmãos. Quanto mais luz tenham, e melhor seu conhecimento da verdade, tanto maior é sua responsabilidade. Se estão vestidos da justiça de Cristo, terão um conceito mais humilde de si mesmos.

...Se é indulgente em manter seu coração na obstinação, e devido ao orgulho e à justiça própria, deixa de confessar suas faltas, será abandonado às tentações de Satanás. Se quando o Senhor revela seus erros, não se arrepende ou faz confissão, Sua providência o levará ao mesmo terreno uma e outra vez. Ser-lhe-á permitido cometer erros da mesma natureza, continuará faltando-lhe sabedoria, chamará ao pecado justiça, e justiça ao pecado. A multidão de enganos que prevalecerão nestes últimos dias lhes rodearão, eles mudarão de líderes, e não se darão conta do que terão feito.

...Pergunto a você que lida com assuntos sagrados, pergunto aos membros individuais de toda a igreja: Já confessou seus pecados? Se não é assim, comece agora; sua alma está em grande perigo. Se morrer com seus errros encobertos, inconfessos, morre em seus pecados. As mansões que Jesus foi preparar para todos aqueles que O amam serão habitadas por aqueles que estão livres do pecado. Porém os pecados que não forem confessados, não serão jamais perdoados; e o nome de quem despreza assim a graça de Deus será apagado do livro da vida.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com