Segunda-feira, 9 de outubro de 2000

Mundo Pode Ser Jardim ou Escombros, Diz Papa

João Paulo II destaca poder do homem de transformar o mundo às vésperas do 3º milênio

CIDADE DO VATICANO - O papa João Paulo II disse ontem que a humanidade, ao adentrar o terceiro milênio, vive um momento extraordinário, apaixonante e rico em contradições. "A humanidade possui hoje instrumentos de potência inaudita e pode transformar este mundo num jardim ou reduzi-lo a um monte de escombros."

A afirmação foi feita durante a cerimônia religiosa na qual o pontífice confiou o terceiro milênio da era cristã e a Igreja Católica à proteção de Nossa Senhora de Fátima. De joelhos diante da imagem da Virgem, levada especialmente de Portugal para a cerimônia, João Paulo II pediu a ela para que interceda junto a Deus e abra os corações dos homens para a justiça e o amor.

O pontífice também fez referência às guerras. Pediu à Virgem para que seja o guia das pessoas e das nações em direção à compreensão recíproca e a um firme desejo de paz.

A consagração à Virgem de Fátima foi realizada na Praça São Pedro, no Vaticano, com a presença de 1.500 bispos e de 80 cardeais, procedentes de todo o mundo. Também estavam presentes dezenas de milhares de peregrinos.

Jubileu - Esta foi a maior concentração de bispos já realizada desde o Concílio Vaticano 2º, que reuniu 3 mil prelados na Basílica de São Pedro, entre 1962 e 1965. Eles estavam reunidos em Roma para participar das celebrações do Jubileu dos Bispos, iniciadas na quinta-feira e encerradas ontem.

Ao se dirigir à multidão, na manhã fria e ensolarada de Roma, o pontífice disse que o homem conquistou uma extraordinária capacidade de intervenção nas fontes de vida. Ele pode usá-las a agora "para o bem, dentro dos marcos da lei moral", ou ceder "ao orgulho míope" de uma ciência que não aceita limites, chega até a desrespeitar os direitos humanos.

Imagem - Esta foi a segunda vez que a estátua de Nossa Senhora de Fátima esteve em Roma, a pedido de João Paulo II.

Trata-se de uma imagem concebida de acordo com as descrições feitas pelas três crianças portuguesas, para as quais a Virgem teria aparecido várias vezes, em 1917.

Assim que chegou à Cidade do Vaticano, na sexta-feira, a estátua, com um metro e dez centímetros de altura, foi levada para a capela particular do pontífice. Segundo informações de assessores de João Paulo II, ele teria passado a noite rezando diante da imagem.

Fonte: http://www.estado.com.br/jornal/00/10/09/news308.html 

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com