Perfeccionistas ou Liberalistas: Quem o Espírito de Profecia Responsabiliza por Não Cair a Chuva Serôdia?

Com respeito as argumentações apresentadas pelo irmão Azenilto G. Brito,  pude perceber em sua declaração que , nesta questão da perfeição humana e da natureza de Cristo ele prefere não usar os textos da Senhora White, porque, segundo estudiosos ( eruditos), como a irmã lia e apresentava idéias que também eram iguais a de outros autores da época, ela corria o risco de apresentar idéias erradas de outros autores ao povo de Deus, não sendo ela, por causa disso,  uma pessoa com autoridade para tratar deste assunto.

Esta foi a declaração dele em 23/04/2000:

“Quanto ao livro O Desejado de Todas as Nações, recomendaria a todos a leitura do parecer do erudito adventista Dr. Fred Veltman, ENCARREGADO PELA DENOMINAÇÃO de avaliar a questão de cópias de outros autores no conteúdo de dita obra da Sra. White, tal como publicado na revista "The Ministry" de novembro de 1990.”

O engraçado é que há momentos em que o irmão Azenilto usa outros textos da irmão White ( trechos da carta ao Sr. Baker ) que “aparentemente” lhe favorecem, dizendo que a pena “inspirada” está em harmonia com as escrituras. Essa pena só parece ser inspirada quando se lhe favorece uma idéia própria.

O que tenho percebido no ar é que, para muitos teólogos e irmão proeminentes, a senhora White, é um recurso que se usa conforme a conveniência. Contudo, como não é assim que penso, fico com ela, porque o povo que satanás persegue são “os que guardam os mandamentos de Deus tem o testemunho de Jesus”( e não o de teólogos) que é o espírito de profecia.

Sei que quando ela não corrobora o que o irmão Azenilto, pouco lhe importa o que ela diz, contudo, mesmo assim veja o que ela diz sobre a perfeição:

“ Pela fé, cada deficiência de caráter pode ser suprida, cada contaminação purificada, cada falta corrigida e toda boa qualidade desenvolvida.” AA, pág. 563

“Não somos ainda perfeitos; mas é nosso privilégio desvencilharmo-nos dos obstáculos do eu e do pecado e prosseguir para a perfeição. Grandes possibilidades, altas e santas conquistas são colocadas ao alcance de todos.” AA, pág. 565

Ele ergue perante nós o mais alto ideal, a perfeição mesmo. AA, pág. 566

“Guarda o teu coração”, é o conselho do sábio, “porque dele procedem as saídas da vida.” Prov. 4:23. Conforme o homem “imaginou na sua alma, assim é”. Prov. 23:7. O coração deve ser renovado pela graça divina, ou será em vão procurar pureza de vida. Aquele que tenta edificar um caráter nobre, virtuoso, independente da graça de Cristo, está edificando sua casa sobre areia movediça. Nas cruéis tempestades da tentação certamente será ela derribada. A oração de Davi deve ser a petição de toda alma: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” Sal. 51:10. E, tendo-nos tornado participantes do dom celestial, devemos prosseguir até à perfeição, sendo “mediante a fé” “guardados na virtude de Deus”. I Ped. 1:5. “... Isto exigirá oração fervorosa e incessante vigiar.” AA, pág. 460

“E assim como Deus é perfeito em Sua esfera de ação, devemos nós ser perfeitos na nossa.” PP, pág. 574

“O pecado mareou e quase obliterou a imagem de Deus no homem. Foi para restaurar a mesma que se concebera o plano da salvação, e se concedera ao homem um tempo de graça. Levá-lo novamente à perfeição em que a princípio fora criado – é o grande objetivo da vida, objetivo este que constitui a base de todos os outros.” PP, pág. 595

(falando de Salomão) “Dominado por um subjugante desejo de superar outras nações em exibições exteriores, o rei subestimou a necessidade de adquirir beleza e perfeição de caráter. PR, pág. 55 ( ou seja, é necessário adquirir perfeição de caráter nesta vida).

“Vem o príncipe do mundo”, disse Jesus; “ele nada tem em Mim.” João 14:30. Nada havia nEle que correspondesse aos sofismas de Satanás. Ele não consentia com o pecado. Nem por um pensamento cedia à tentação. O mesmo se pode dar conosco. A humanidade de Cristo estava unida à divindade; estava habilitado para o conflito, mediante a presença interior do Espírito Santo. E veio para nos tornar participantes da natureza divina. Enquanto a Ele estivermos ligados pela fé, o pecado não mais terá domínio sobre nós. Deus nos toma a mão da fé, e a leva a apoderar-se firmemente da divindade de Cristo, a fim de atingirmos a perfeição de caráter. E a maneira por que isso se realiza, Cristo no-la mostrou. Por que meio venceu no conflito contra Satanás? – Pela Palavra de Deus.” DTN, pág. 123

“Bem-aventurados os mansos.” Mat. 5:5.... “A mais elevada prova de nobreza num cristão é o domínio de si mesmo. Aquele que, em face de maus-tratos ou de crueldade, deixa de manter espírito calmo e confiante, rouba a Deus de Seu direito de ‘nele’ revelar Sua própria perfeição de caráter.  DTN, pág. 301

“Estai em Mim, e Eu em vós.” Permanecer em Cristo significa receber constantemente de Seu Espírito, uma vida de inteira entrega a Seu serviço. As vias de comunicação entre o homem e seu Deus devem achar-se de contínuo desimpedidas. Como o ramo tira sem cessar a seiva da videira viva, assim nos devemos apegar a Cristo, e dEle receber, pela fé, a força e perfeição de Seu próprio caráter. DTN, pág. 676

“Cristo considera Seu povo, em sua pureza e perfeição, como a recompensa de Sua humilhação, e o suplemento de Sua glória — sendo Ele mesmo o grande Centro, de quem toda a glória irradia.” DTN, pág. 680

Tudo que era usado pelo sacerdote devia ser de uma só peça, e isento de defeito. Por aquelas belas vestes oficiais estava representado o caráter do grande protótipo, Jesus Cristo. Nada senão a perfeição, no vestuário e na atitude, na palavra e no espírito, podia ser aceitável a Deus. Ele é santo, e Sua glória e perfeição devem ser representadas pelo serviço terrestre. Coisa alguma senão a perfeição poderia representar devidamente a santidade do serviço celestial. DTN, pág. 709

“Quantos hoje em dia são como Pedro! Interessam-se nos negócios dos outros, ficam ansiosos por conhecer-lhes o dever, ao passo que estão em perigo de negligenciar o seu próprio. É nossa obra olhar a Cristo e segui-Lo. Veremos erros na vida dos outros, e defeitos em seu caráter. A humanidade está circundada de fraquezas. Em Cristo, porém, acharemos perfeição. Olhando para Ele seremos transformados.” DTN, pág. 709 (ela afirma que seremos transformados segundo a perfeição que encontramos no exemplo de Cristo, o senhor diz que não. Eu fico com ela). DTN, pág. 816

“O Salvador anela manifestar Sua graça e estampar Seu caráter no mundo inteiro.” DTN, pág. 827

“Os que no Pentecoste foram dotados com poder do alto, não ficaram por isto livres de tentações e provas. Enquanto testemunhavam da verdade e da justiça, eram repetidamente assediados pelo inimigo de toda a verdade, o qual procurava roubá-los de sua experiência cristã. Eram compelidos a lutar com todas as faculdades dadas por Deus, a fim de alcançarem a estatura de homens e mulheres em Cristo Jesus. Diariamente oravam por novos suprimentos de graça, para que pudessem subir mais e mais na escala da perfeição.  AA, pág.49

Era esta inteireza de propósitos para vencer na carreira pela vida eterna que Paulo ansiava ver revelada na vida dos crentes coríntios. Ele sabia que para alcançarem o ideal de Cristo, tinham eles diante de si uma luta vitalícia na qual não haveria tréguas. Insistia com eles para que porfiassem lealmente, buscando dia a dia a piedade e a excelência moral. Suplicava-lhes para porem de lado todo embaraço, e a prosseguir rumo ao alvo da perfeição em Cristo. AA, pág.315

Em Seus esforços para alcançar o ideal de Deus para si, o cristão não deve desesperar de coisa alguma. A perfeição moral e espiritual mediante a graça e o poder de Cristo é prometida a todos. Jesus é a fonte de poder, a origem da vida. AA, pág.478

“De sorte que, meus amados”, continuou, “assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a Palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.” Filip. 2:12-16.

“Essas palavras foram relatadas para auxílio de toda alma que luta. Paulo ergue a norma de perfeição, e mostra como pode ser alcançada. “Operai a vossa salvação”, diz ele, “porque Deus é o que opera em vós.”

A obra de ganhar a salvação é de co-participação e cooperação. Deve haver cooperação entre Deus e o pecador arrependido. Isto é necessário para a formação de corretos princípios de caráter. Deve o homem fazer veementes esforços para vencer o que o impede de alcançar a perfeição. Mas, para alcançar êxito, ele depende inteiramente de Deus. Por si mesmos os esforços humanos não são suficientes. Sem a ajuda do poder divino ele de nada vale. Deus age e o homem também.” A.A, pág.482, 483

“Deus tem chamado Seu povo para glória e virtude, e isso deverá manifestar-se na vida de todo o que verdadeiramente se associa a Ele. Havendo-se tornado participantes do dom celestial, devem prosseguir para a perfeição, “guardados na virtude de Deus para a salvação”. I Ped. 1:5. É para Deus glória, dar Ele Sua virtude a Seus filhos. Ele deseja ver homens e mulheres alcançar a mais elevada norma; e quando pela fé se apegarem ao poder de Cristo, quando pleitearem Suas infalíveis promessas, considerando-as como suas, quando com persistência buscarem o poder do Espírito Santo que lhes não será negado, então se farão completos nEle. A.A, pág.482, 483

Ninguém precisa deixar de alcançar em sua esfera a perfeição do caráter cristão. Pelo sacrifício de Cristo, foi tomada providência para que o crente receba todas as coisas que dizem respeito à vida e piedade. Deus nos convida a alcançarmos a norma da perfeição, e põe diante de nós o exemplo do caráter de Cristo. O Salvador mostrou, por meio de Sua humanidade consumada por uma vida de constante resistência ao mal, que, com a cooperação da Divindade, podem os seres humanos alcançar nesta vida a perfeição de caráter. Esta é a certeza que Deus nos dá de que também nós podemos alcançar a vitória completa. Perante o crente é apresentada a maravilhosa possibilidade de ser semelhante a Cristo, obediente a todos os princípios da lei. ... A parte do cristão é perseverar em vencer cada falta.” A.A, pág. 532,533

“A fim de se prepararem para o juízo, é necessário que os homens guardem a lei de Deus. Esta lei será a norma de caráter no juízo.” GC, pág 436.

E o salmista declara: “Tua lei é a verdade.” Pela Palavra e Espírito de Deus se revelam aos homens os grandes princípios de justiça incorporados em Sua lei. E desde que a lei de Deus é santa, justa e boa, e cópia da perfeição divina, segue-se que o caráter formado pela obediência àquela lei será santo. Cristo é um exemplo perfeito de semelhante caráter. Diz Ele: “Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai.” “Eu faço sempre o que Lhe agrada.” João 15:10; 8:29. Os seguidores de Cristo devem tornar-se semelhantes a Ele – pela graça de Deus devem formar caráter em harmonia com os princípios de Sua santa lei. Isto é santificação bíblica.” GC, pág 469

O irmão Azenilto fez a seguinte argumentação:

“Não tenho dúvidas quanto à sinceridade de sentimentos desses irmãos e seu indiscutível otimismo de que despertarão a igreja para o reavivamento final com sua interpretação da mensagem bíblica, a despeito de seus promotores há mais de 40 anos estarem nesse empenho sem conseguir provocar sequer uma ‘garoa serôdia’ em nossos arraiais até agora.”

Gostaria que os esclarecidos e renomados teólogos atuais me dissessem o que a teoria deles tem feito pelo nosso povo ?  É por colocar o norma padrão estabelecida por Deus num patamar inatingível que nosso povo está como está. Quem lê a bíblia com sinceridade percebe o que ela reclama dele. Essa pessoa vai para a igreja e ouve que isso é impossível. Para que essa pessoa vai pedir o Espirito Santo? Como ser obediente como a bíblia pede é impossível, só me resta pedir o Espírito para ficar fazendo milagres como as igrejas pentecostais fazem.

“É ao contemplar que somos transformados. E, negligenciando os preceitos sagrados nos quais Deus revelou aos homens a perfeição e santidade de Seu caráter, e atraindo o espírito do povo aos ensinos e teorias humanos, QUE DE ESTRANHO PODERÁ HAVER NO CONSEQÜENTE DECLÍNIO NA VIVA PIEDADE DA IGREJA? Diz o Senhor: “A Mim Me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.” Jer. 2:13. ... É SOMENTE À MEDIDA QUE SE RESTABELEÇA A LEI DE DEUS À SUA POSIÇÃO EXATA, QUE PODERÁ HAVER AVIVAMENTO DA PRIMITIVA FÉ E PIEDADE ENTRE O SEU POVO PROFESSO. “Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para vossa alma.” Jer. 6:16. GC, pág 478

Creio que seu caso, e de todos aqueles que combatem a necessidade de perfeição pessoal e como igreja, ainda nesta vida, se enquadre na seguinte declaração:

“A razão por que muitos nesta época não fazem maiores progressos na vida religiosa é interpretarem a vontade divina como sendo apenas o que eles gostariam de fazer. ‘Presumem’ de estar em conformidade com a vontade de Deus, quando na verdade estão seguindo seus próprios desejos. Esses não têm conflito com o eu. Há outros que por algum tempo são bem-sucedidos na luta contra seus desejos egoístas por prazeres e comodidades. São sinceros e fervorosos, mas cansam-se do contínuo esforço, do morrer cada dia, da incessante labuta. A indolência parece convidativa, repulsiva a morte do eu; fecham os olhos sonolentos e caem sob a tentação em vez de resistir-lhe.

As diretrizes traçadas na Palavra de Deus não deixam lugar para compromisso com o mal. O Filho de Deus Se manifestou para atrair a Si todos os homens. Não veio para embalar o mundo em seu sono, mas para indicar o caminho estreito em que todos devem seguir para alcançar afinal os portais da cidade de Deus. Seus filhos precisam seguir por onde Ele abriu caminho; seja qual for o sacrifício do bem-estar ou condescendência egoísta, seja qual for o custo do trabalho ou sofrimento, precisam manter constante batalha contra o eu.” A.A , pág. 565

“Deus requer a homenagem da alma santificada, que, pelo exercício da fé que obra por caridade se tenha preparado para servi-Lo. Ele ergue perante nós o mais alto ideal, a perfeição mesmo . Pede que estejamos completa e absolutamente por Ele neste mundo, como Ele está por nós na presença de Deus.”

“Porque esta é a vontade de Deus” no tocante a vós: “A vossa santificação.” I Tess. 4:3. É esta também a vossa vontade? ( Faço esta pergunta aos teólogos modernos) Vossos pecados podem ser como uma montanha diante de vós; mas se humilhardes o coração, e confessardes vossos pecados, confiando nos méritos de um Salvador crucificado e ressurgido, Ele vos perdoará e purificará de toda a injustiça. Deus requer de vós inteira conformidade com Sua lei. Esta lei é o eco de Sua voz dizendo-vos: Mais santidade, sim, mais santidade ainda. Desejai a plenitude da graça de Cristo. Permiti que vosso coração se encha de intenso desejo por Sua justiça, cujo efeito a Palavra de Deus declara ser paz, e cuja operação repouso e segurança para sempre.” Idem, pág. 566

“À medida que vossa alma anela a Deus, mais e mais encontrareis as infinitas riquezas de Sua graça. Ao contemplardes essas riquezas, passareis a possuí-las, e revelareis os méritos do sacrifício do Salvador, a proteção de Sua justiça, a plenitude de Sua sabedoria, e Seu poder de vos apresentar diante do Pai “imaculados e irrepreensíveis”. II Ped. 3:14.” Idem, pág. 567

“Há outra questão mais importante que deveria ocupar a atenção das igrejas de hoje. O apóstolo Paulo declara que “todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”. II Tim. 3:12. POR QUE É, POIS, QUE A PERSEGUIÇÃO, EM GRANDE PARTE, PARECE ADORMENTADA? A única razão é que a igreja se conformou com a norma do mundo, e portanto não suscita oposição. A religião que em nosso tempo prevalece não é do caráter puro e santo que assinalou a fé cristã nos dias de Cristo e Seus apóstolos. É unicamente por causa do espírito de transigência com o pecado, por serem as grandes verdades da Palavra de Deus tão indiferentemente consideradas, por haver tão pouca piedade vital na igreja, que o cristianismo, é aparentemente tão popular no mundo. Haja um reavivamento da fé e poder da igreja primitiva, e o espírito de opressão reviverá, reacendendo-se as fogueiras da perseguição.” GC, pág. 48

“Uma concepção errônea do caráter, perpetuidade e vigência da lei divina, tem ocasionado erros quanto à conversão e santificação, resultando em baixar, na igreja, a norma da piedade. Aqui deve encontrar-se o segredo da falta do Espírito e poder de Deus nos avivamentos de nosso tempo. GC, pág. 465

A lei de Deus é a norma pela qual o caráter e vida dos homens serão aferidos no juízo. Diz o sábio: “Teme a Deus, e guarda os Seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra.” Ecl. 12:13 e 14. O apóstolo Tiago admoesta a Seus irmãos: “Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.” Tia. 2:12. GC, pág. 482

Herbert de Carvalho

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com