Qual é a Verdadeira Mensagem para a Igreja de Laodicéia?

Amigos do Adventistas.Com, este artigo é fruto de um rápido estudo que fiz durante uma noite sobre o que realmente Cristo está dizendo à igreja de Laodicéia. Gostaria que o lessem e comentassem, pois acredito ser um estudo realmente fundamentado na Biblia, e nela somente. Estou orando para que não esteja me equivocando. Obrigado pela compreensão.

Marcelo Plióplis

Ao estudar a mensagem para a igreja de Laodiceia que se encontra em Apocalipse 3:14-21, me deparei com alguns fatos interessantissimos que podem explicar o motivo de nossa mornidao.

Como nos, como bons adventistas sabemos, a carta que foi escrita ao anjo de Laodiceia e a carta que descreve a igreja de Deus nos ultimos dias. A ultima fase da igreja de Deus.

Vamos analizar agora, em detalhes o que diz a carta e o que isso significa agora em nossos dias.

A igreja de Laodiceia e a unica que nao recebe um elogio da boca de Deus. Apenas recebe uma dura repreensao sobre o atual estado da igreja (v. 15-18). Mesmo assim Deus ainda diz que nos ama (v.19).

Com esse fato em mente, podemos descrever o que sera o topico de nosso estudo e o motivo de Deus estar tao descontente com o atual estado da igreja.

A comecar pelos versos 15 e 16 e 17, diz Cristo, "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!  Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;"

Quero deixar para analizar esses versos mais a frente, apos nos fundarmos no que significa a repreensao de Deus. Os irmaos verao que a Biblia eh clarissima nesse sentido.

(v. 18)   aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.  

Cristo diz para comprarmos ouro refinado no fogo. O que isso significa?

Com a ajuda de outros livros da biblia, nossa profecia se torna clara, com profunda base biblica.

OURO REFINADO NO FOGO

Salmos 19:9-10 - O temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e inteiramente justos. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o que goteja dos favos.

De acordo com Davi o mais fino dos ouros (aquele que eh passado pelo fogo) nao se compara aos juizos do Senhor (julgamentos). Seu juizo eh mais desejavel do que o ouro.

1 Corintios 3:11-15 - Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo.

De acordo com o apostolo Paulo, o fundamento refinado no ouro eh o de Jesus Cristo, nosso criador. E nossas obras (nossa fe), o edificio de ouro, tem que ser refinados no fogo. Esse fogo eh Jesus Cristo.

Malaquias 3:1-3 - Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, e o anjo do pacto, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos exércitos. Mas quem suportará o dia da sua vinda? e quem subsistirá, quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo de fundidor e como o sabão de lavandeiros; assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata, até que tragam ao Senhor ofertas em justiça.

Concluindo, a mensagem que Jesus quer passar eh que nos "compremos" (aceitemos, pratiquemos, preguemos) o Julgamento de Jesus Cristo, o sangue purificador dAquele que fez o ceu, a terra e o mar.

JESUS Só PODE ESTAR FALANDO SOBRE A PRIMEIRA MENSAGEM ANGÉLICA

Apos definirmos o que as outras duas sao, eu explicarei o porque dessas mensagens de Cristo serem as 3 mensagens angelicas, por agora continuemos em nosso estudo sobre Ap. 3:18.

VESTES BRANCAS PARA QUE NAO HAJA NUDEZ

Agora o querido irmao ja pode ver onde estou querendo chegar. Vou continuar a buscar na biblia ocasioes onde as "vestes brancas" sao mencionadas. Dai tiremos o seu significado, bem como o significado da nudez.

Zacarias 3:1-4 -  Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda! Não é este um tição tirado do fogo? Ora Josué, vestido de trajes sujos, estava em pé diante do anjo. Então falando este, ordenou aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estes trajes sujos. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de trajes festivos.

Em Zacarias, podemos ver que Jesus (pois eh o unico que tira a iniquidade do homem) disse a Satanas e a Josue que Ele o havia perdoado, e pediu que o dessem trajes novos, de festa.

Genesis 3:7 - Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

Adao e Eva so perceberam que estavam nus quando a gloria do Senhor os deixou, quando eles pecaram. Essa gloria que os revestia como um manto brilhante e branco como a neve (como aquele que eh descrito em Mat. 17:2).

Isaias 63:3 -  Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestiduras tintas de escarlate? este que é glorioso no seu traje, que marcha na plenitude da sua força? Sou eu, que falo em justiça, poderoso para salvar. Por que está vermelha a tua vestidura, e as tuas vestes como as daquele que pisa no lagar? Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo; eu os pisei na minha ira, e os esmaguei no meu furor, e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura.

Aqui novamente Jesus (o unico que eh poderoso pra salvar), diz que suas vestes limpas de justica foram manchadas pelo sangue dos pecadores. Ou seja, se aceitamos a Cristo nao ficamos mais nus. Sua gloria nos reveste, e pelo poder do Espirito Santo, nossas vestes ficam puras como a neve para receber o noivo.

Aqui claramente se encontra uma mensagem de igual aplicacao a mensagem do segundo anjo.

Babilonia so pode cair se nao esta revestida do sangue de Cristo. Alias, Babilonia esta contaminada com o sangue dos santos. O que deveria estar nas vestes de Jesus. Por isso Cristo diz, se vistam com minhas vestes, nao fiquem nus como Babilonia.

JESUS SO PODE ESTAR FALANDO SOBRE A SEGUNDA MENSAGEM ANGELICA

COLIRIO PARA UNGIRES OS TEUS OLHOS PARA QUE VEJAS

Joao 9:6-7 - Dito isto, cuspiu no chão e com a saliva fez lodo, e untou com lodo os olhos do cego, e disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa Enviado). E ele foi, lavou-se, e voltou vendo.  

Aqui esta clarissimo o que significa untar. Na biblia em ingles (a versao King James) o versiculo diz "annoint". O que significa ungir, untar, e essa eh a mesma palavra usada em Joao 9:6-7. Por nao ter tido tempo de olhar o grego original, que creio seja o mesmo utilizado, ainda assim, o contexto eh que se nao podemos ver, temos que ser ungidos por Jesus. Curados por ele.

Efesios 1:17-18 - para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos,

O apostolo Paulo declara que nossos olhos podem receber o espirito de sabedoria e revelacao do pleno conhecimento dEle. Novamente, como meu estudo foi feito em ingles, a palavra utilizada na versao King James diz, "the eyes of your understanding...", o que significa "os olhos de seu entendimento...", para que saibamos quais as riquezas da heranca dos santos.

Existe um verso na biblia que eh muito parecido com o contexto dessa mensagem de Jesus. A mensagem sobre a marca da besta. "Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis." Ap. 13:18

Deus esta nos dizendo que precisamos ser ungidos em nossos olhos para sermos curados da cegueira e entendermos a marca da besta.

JESUS SÓ PODE ESTAR FALANDO SOBRE A TERCEIRA  MENSAGEM ANGELICA

Antes de continuar com este artigo, gostaria de mencionar que nao tive uma grande oportunidade de analizar cada detalhe dessa interpretacao, por isso nao posso dizer que esta eh a minha posicao final, embora haja alguns fatores que me fazem entende-la como tal.

COMO PODEMOS INTERPRETAR A REPREENSÃO DIVINA?

Vamos faze-lo por partes. Primeiro, comecemos com o ouro refinado com fogo. Cristo diz, “Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;” (v. 17)

Se nossa interpretacao diz que o ouro refinado com fogo eh a primeira mensagem angelica, entao poderiamos dizer que a igreja de Deus nao esta nem cumprindo o que eh dito, e muito menos pregando a outras pessoas.

Cristo diz, “Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta” querendo dizer que nos recebemos a mensagem de Cristo, somos privilegiados. Seus julgamentos nos foram revelados. Nos ja temos tudo o que precisamos, somos o povo escolhido. So que Cristo continua “e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre.” (v. 17)

Por que Cristo diz isso? Afinal isso tudo mencionado acima nao eh verdade? Nao sabemos do julgamento, da justica de Cristo? Oh sim, eh claro que sim, o problema eh que nao basta termos o conhecimento superficial, se o verdadeiro conhecimento esta em Cristo. Temos que ser purificados pelo fogo. Aceitar o sangue de Jesus que nos limpa e nos fortalece. Nao basta sermos cristaos superficiais, cheios de orgulho, arrogancia, ignorancia. Temos que passar pelo fogo e sermos lapidados pelas obras divinas em nossa vida. Nossa igreja vive um periodo de hipocrisia, onde lideres estabelecidos por homens, tentam impor metodos para divulgar a palavra de Deus, ou entao criam doutrinas para satisfazer o seu proprio orgulho. Nao houve tempo maior para a necessidade de sermos refinados pelo fogo.

Continuemos descrevendo entao as vestes brancas e o colirio para ungir os olhos. Tambem da mesma forma, as vestes brancas simbolizam a nossa vida limpa dos pecados que foram pra Cristo, enquanto que Babilonia vive “contaminada com o sangue dos santos.” Ela nao entrega suas vestes sujas de sangue para Cristo, e por isso cai. “Um segundo anjo o seguiu, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.“ Ap. 14:8 Por isso e levada a destruicao final, por nao aceitar o sacrificio remissivo do Senhor, e muito menos uma vida sem pecado, pura e imaculada que eh representada pelas vestes brancas.

Quero dizer que entao, Cristo esta dizendo a igreja nos ultimos dias, “Voces nao estao vivendo uma vida de remissao a mim, muito menos uma vida sem pecado, sem macula e rugas. Voce esta nu, porque minhas vestes gloriosas nao o cobrem.”

E agora o colirio para ungir os olhos. Quando Cristo ungiu os olhos e fez o cego ver, tambem a biblia usa o mesmo tipo de expressao na mensagem a igreja de Laodiceia. Ele quer nos ungir os olhos para curar-nos da cegueira espiritual.

Como vimos anteriormente essa eh a cegueira da sabedoria, revelacao e entendimento: unicos fatores capazes de fazer-nos discernir a marca da besta e a propria besta. Nossa igreja como nunca antes, se cega perante as evidencias avassaladoras que demonstram claramente o poder da besta e sua imagem. Acreditam na uniao das fes das igrejas, participando de reunioes ecumenicas, sem perceberem de sua cegueira. A igreja em si  se cega (por culpa da lideranca) nao conseguindo enxergar com sabedoria e revelacao as mensagens divinas sobre a besta. E sobre nosso estado atual tambem. Nao so perdemos de vista o entendimento sobre a besta, mas tambem sobre nossa condicao de mornos. E Cristo esta a ponto de vomitar-nos de Sua boca, o que significa nao poder mais receber nossas oracoes pelo nosso orgulho, cegueira e hipocrisia.

A partir desse momento complemento o nosso estudo com o que creio ser o complemento final a minha interpretacao, venho a declarar o que isso realmente significa para igreja de Cristo e como “Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no Meu trono.” (v. 21)

Qual eh a declaracao final de Jesus a igreja de Laodiceia? Digo que existem duas.

A primeira: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te.” (v. 19)

Provavelmente nao preciso de nenhuma explicacao sobre esse verso, ele declara claramente nossa condicao atual, a condicao dos Adventistas do Setimo Dia. Precisamos reconhecer nossa pobreza, nudez e cegueira e nos arrepender desse pecado tao terrivel que nos separa de Cristo. So assim nos assentaremos no trono do ceu para julgar os mortos impios por 1000 anos.

E a segunda, “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (v. 20)

Minha interpretacao sobre esse assunto eh simplesmente a seguinte. E com base nas palavras do proprio Cristo a todas os outros seis periodos das igrejas durante a historia. Cristo sempre dizia que a igreja dEle em seu total fazia parte das mensagens. Ou seja, a igreja de Laodiceia tambem eh composta de TODOS os nossos irmaos de outras denominacoes que professam crer a Cristo.

A esses irmaos mornos, como nos mesmos, Cristo diz, “Estou mostrando a voces minha vontade, o que eh requerido que voces facam. Que aceitem as 3 mensagens angelicas. Estou batendo em sua porta, explicando o que eu quero de vocês nesses ultimos dias...”

Que maravilhoso Senhor que servimos. Ele nos da a clara compreensao de que nao somente a igreja Adventista do Setimo Dia é morna, mas sim todo o Seu povo. Por isso que nos diz para arrependermos e diz aos nossos irmaos de outras denominacoes que eles se decidam a ir para um dos lados, e nao continuarem mornos.

Creio ser esses um dos mais maravilhosos chamados de Cristo, nao somente para nos, como “mensageiros dos tres anjos de Apocalipse 14”, mas tambem para todo o seu povo que vive em Babilonia.

Nao continuemos a ser mornos, irmaos. Vamos praticar as tres mensagens angelicas, vamos aceita-las, vamos prega-las e fazer com que nossos irmaos na Babilonia saiam da mornidao que eles se encontram, e saiam de Babilonia  quando Cristo os chamar, “saiam dela POVO MEU.”

CONCLUSAO E APELO

Queridos, venho apelar a todos nos como igreja Adventista do Setimo Dia e como povo de Deus em geral, para aceitarmos as 3 mensagens angelicas, praticarmos ela em nossas vidas, e pregarmos para todo o mundo. So assim, se formos refinados pelo fogo, se lavarmos nossas vestes com a gloria das vestes sem pecado de Cristo e termos entendimento e sabedoria para receber o selo de Deus, so assim faremos parte no julgamento dos impios no ceu, que eh a promessa dada a igreja de Laodiceia.

Irmaos, se esse apelo de nos voltarmos a Cristo, de aceitarmos a renovacao de carater e espirito atraves das mensagens dos tres anjos nao fizer-nos mudar de opiniao, e nao fizer-nos humilharmos diante de Cristo pela nossa hipocrisia, pobreza, nudez e cegueira, entao nao sei qual pode ser a solucao.

Cristo esta nos chamando, a olharmos pra Ele, a ama-Lo. Queridos, vamos pedir pelo perdao de nossos pecados e pela renovacao de nossas vidas. Cristo esta muito perto de voltar, so podemos vencer se nos entregarmos totalmente a Ele. Nao pode existir um apelo maior do que o apelo feito pela mensagem dos tres anjos. Se essas mensagens nao fizerem parte de nosso dia-a-dia e de nossa vida, entao NAO SEREMOS VISTOS JUSTOS PERANTE CRISTO.

Oremos constantemente pela renovacao de nosso carater, pela limpeza de nossa vida de pecado, e por entendimento e sabedoria ao estudarmos as profecias e a vida de Cristo. So assim descera a chuva serodia. Esta nao pode descer em um povo morno, em um povo em pecado. Mas sim num povo refinado pelo ouro, com as vestes puras de Cristo e com o colirio dado pela uncao de Cristo em nosso olhos. -- Marcelo Plioplis

Leia também:

 

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com