Dia do Pastor Arrependido

Os questionamentos que publicamos aqui acerca do "Dia do Pastor", provocaram reações de todo tipo entre os nossos leitores. Houve quem se sentisse ultrajado e ofendido por ser pastor e não aceitar esse tipo de crítica. Houve quem saísse em defesa dos pastores, afirmando que condeno a data por haver deixado de ser pastor e ficar de fora da homenagem. Mas houve também pastores que entenderam o recado e repensaram seu relacionamento com a igreja. Por causa disso, o sábado 27/10/01 foi também "Dia do Pastor Arrependido" em muitas cidades brasileiras.

Sei de vários pastores que na sexta-feira à noite, ajoelharam-se ao lado do computador e pediram perdão a Deus por maltratar Seu rebanho. No sábado pela manhã, esses mesmos pastores abriram seu coração diante da igreja e choraram, pedindo perdão e uma nova chance aos irmãos para recomeçar o trabalho, tendo na mente o conceito bíblico de hierarquia inversa.

Abaixo de tudo, DEUS

A hierarquia segundo o mundo, onde reina o Anticristo, é ascendente. Já a hierarquia segundo Deus e que deve ser praticada na Igreja, que pretende ser Seu reino, é descendente. 

No nível superior do organograma divino, está cada um dos membros da igreja. Abaixo, vêm aqueles que foram nomeados para funções especiais. No nível inferior a este, viria o distrital. Mais abaixo, para dar suporte à Igreja e seu pastor, os homens da Associação, União, Divisão, Associação Geral... E bem abaixo de tudo, DEUS. Nosso firme fundamento! É assim que Ele prefere governar.

Quando Zaqueu quis contemplar a Cristo do alto da árvore, Jesus Cristo lhe disse: "Desce depressa". Ainda hoje, é esse o recado divino aos membros e pastores da igreja. "Desça depressa. Estou aqui embaixo."

O desejo de ascender e reinar sobre o povo de Deus é satânico e resultará certamente em fracasso, como aconteceu com Lúcifer: 

Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo." Isaías 14:12-15. 

Subir para baixo

Hierarquia ascendente, eis o segredo do fracasso dessa liderança eclesiástica, que está sendo rejeitada pelos leigos. Quem quiser ser promovido, peça demissão da Corporação e se ofereça para trabalhar voluntariamente para a igreja. Se ela aceitar, terá subido para baixo no conceito divino.

Dízimo não é tributo que se paga a reis e príncipes denominacionais, que roubam a honra devida unicamente a Deus, instituindo normas que fizeram do sábado dia de homenagens a si próprios. Dízimo, ofertas, são doações, esmolas, que a igreja dá a homens que a ela se submetem para servi-la. Não é obrigação. É favor. Quando será que descobriremos e compreenderemos a doutrina da administração pela fé, administração pela graça?

Servo é escravo e não tem direito algum, não pode exigir coisa alguma. Não é isto, porém, o que se observa em boa parte das igrejas adventistas, onde os servos (pastores) se fazem donos da casa e escravizam seus membros. 

Deus pede uma total inversão de valores. Serviço desinteressado em lugar de autoridade regiamente paga. 

Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Mateus 20:25-28.

Sim, o modelo é Cristo!

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:5-11.

Estranho e absurdo

Nessa mesma epístola, o apóstolo Paulo deixa muito claro o ensino bíblico da hierarquia inversa

Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Filipenses 2:3, Tradução na Linguagem de hoje.

O reino de Deus cresce para baixo como as raízes de uma árvore frondosa. Na família, quando a mulher se submete ao marido, está em posição superior à dele! O pastor que quiser ser o maior, deve submeter-se à igreja local. Subir para baixo, diminuir para crescer, idéias estranhas e absurdas para o mundo, mas que são o jeito certo para Deus. Seu modo de reinar não é o deste mundo.

Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem. ...Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças e o serem chamados mestres pelos homens.

Vós, porém, não sereis chamados mestres, porque um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos. A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem sereis chamados guias, porque um só é vosso Guia, o Cristo. Mas o maior dentre vós será vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado. Mateus 23:2-12.

Ilustração Viva

Judas se perdeu por discordar do princípio da hierarquia diversa. Não compreendeu a lição ministrada especialmente para ele por Cristo, ao lavar os pés dos discípulos. Também, nós nos perderemos pela mesma razão. O lavapés é mais que uma cerimônia de humildade. É uma ilustração viva de como Deus espera que cada pastor se relacione com a igreja local. 

Não seria o caso de diariamente ao cair da tarde, no horário em que os chefes de família voltam para casa, extenuados pelo trabalho, o pastor aparecer para uma visita, trazendo uma porção generosa de pão sem fermento, suco de uva, bacia e toalhas para ministrar-lhes no domicílio? Lavar os pés do irmão, da irmã, das crianças e servir-lhes informalmente a ceia... O que impede que isto aconteça?

Releia o capítulo treze do Evangelho de João, tendo isto em mente. -- Robson Ramos.


Reação do Leitor:

PREZADO ROBSON,

O artigo intitulado "Dia do Pastor Arrependido" foi um dos melhores que li até agora no site. Se tudo ali sugerido viesse a acontecer na igreja, veríamos uma reconversão nunca vista em nosso meio. O orgulho e exaltação própria têm dominado em nosso meio por muito tempo. A humildade praticamente não existe entre as diferentes classes. E muitas vezes os culpados somos nós mesmos, os membros. 

Aqui nos Estados Unidos, quando temos reuniões entre os brasileiros, ao convidarmos pastores às nossas reuniões anuais, nós os honramos de certa forma, dando a eles as melhores acomodações e exaltando-os ao ler a lista de tudo que fizeram durante sua vida como líderes da igreja. Em outras palavras, pintamos um grande e belo quadro de suas excelências e posições na liderança.

É fácil ver como alguns deles ao subir ao púlpito e falar à audiência o fazem com um grande orgulho e presenca. Seria na realidade outra coisa se os mesmos se apresentassem como servos do nosso Senhor e humildes instrumentos do nosso Mestre, Jesus. 

Já não existe diferença entre a igreja e qualquer uma das grandes empresas de negócio lá de fora. Os sucessos administrativos são considerados da mesma forma que num negócio secular. A seriedade de nossa missão como igreja não aparece ao condecorarmos esses líderes como o fazem os executivos seculares.

A brother
Loma Linda
USA

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com