Poá em Apostasia? (Parte 1)

Alguns de nossos irmãos têm questionado, se não estaria a Igreja Adventista de Poá em apostasia, tendo em vista estar se reunindo, após a exclusão dos líderes local e do despejo da igreja, em local não reconhecido pela Corporação das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia.

Perguntam:

1. Se a IASD é a Igreja de Deus na Terra, conforme declara o Espírito de Profecia, não estaria a igreja de Poá em apostasia?

2. Se a Organização adventista foi idealizada e formada pela instrução do próprio Deus, não seria este movimento de Poá uma nova organização, condenada pelo Espírito de Profecia?

3. Estampar na frente da igreja o nome "Igreja Adventista, que guarda os mandamentos de Deus e mantém o Testemunho de Jesus" não representa uma não aceitação do nome de Adventista do Sétimo Dia, nome dado pelo próprio Deus? Não seria melhor ficar sem identificação?

Diante da insistência das indagações dos irmãos, decidimos responder a essas perguntas, em etapas, para não se tornar cansativa a leitura.

1. Se a IASD é a Igreja de Deus na Terra, conforme declara o Espírito de Profecia, não estaria a igreja de Poá em apostasia ao reunir-se em outro lugar? Mesmo após ser despejados e excluídos da Iasd, não deveriam permanecer na igreja ainda que a contragosto dos líderes?

R. Houve uma época em que o povo de Israel era o povo de Deus, e seria salvos como nação, conforme a promessa feita a Abraão (Gen. 17:1-8). Mas veja o que diz o Espírito de Profecia:

"Deve-se ter em mente que as promessas e as ameaças de Deus são igualmente condicionais." - Evangelismo, p. 695

 "O dom de Deus é vida eterna sob condição de integral obediência." - Review and Herald, vol. 4, p. 205

Portanto, para que o povo de Israel recebesse a benção da promessa havia condições a cumprir: 

“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, a morte e o mal; porquanto te ordeno, hoje, que ames o SENHOR, teu Deus, que andes nos seus caminhos e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas e te multipliques, e o SENHOR, teu Deus, te abençoe na terra, a qual passas a possuir. Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, então, eu te denuncio, hoje, que, certamente, perecerás; não prolongarás os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas. Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente, amando ao SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e te achegando a ele; pois ele é a tua vida e a longura dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque e a Jacó, que lhes havia de dar”. - Deuteronômio 30:15-20.

Israel, embora fosse a nação escolhida de Deus, continuamente esteve em condição de apostasia. No entanto, professava ser o povo escolhido, os privilegiados de Deus. Diz o Espírito de Profecia:

"O povo judaico acariciava a idéia de que eles eram os favoritos do céu, e que sempre deveriam ser exaltados como igreja de Deus  Mas por suas vidas de infidelidade estava se preparando para a condenação do céu e para a separação de Deus". - Parábolas de Jesus, págs. 276-296.

"O pecado de Jerusalém estava em abusar de privilégios passados, e ela estava selando sua sorte ao rejeitar as presentes misericórdias e advertências."  - Review and Herald, 10 de julho de 1879.

Resultado?

"Vagarosa e tristemente, Cristo, com os Seus discípulos, deixou para sempre o recinto do Templo - Spirit of Prophecy, vol. 4, pág. 46.2.

"Eles (os israelitas) rejeitaram a Luz do mundo, e daí em diante a vida deles foi cercada por trevas como as trevas da meia-noite. A destruição predita veio sobre a nação judaica... Jerusalém foi destruída, o templo ficou em ruínas e o seu sítio arado como um campo". - Parábolas de Jesus, págs. 276-296.

Resumo: O povo judaico acariciava a idéia de que eles era o favorito do céu, que sempre deveria ser exaltado como igreja de Deus, mas, ao final, foi rejeitado pelo Céu, por desprezar as advertências de Deus.

Nossa igreja (Iasd) também tem acariciado a idéia de que somos "os favoritos do Céu", e reivindica o direito de ser reconhecida como "igreja de Deus". De fato, todos nós sabemos que a Iads foi a igreja que surgiu dentro do período profético; que Deus na oportunidade chamou pessoas que eram membros de diversas igrejas e depositou em suas mãos os sagrados tesouros da profecia para estes últimos dias. 

Diz o Espírito de Profecia:

"Deus chamou Sua igreja neste tempo, tal como chamou o antigo Israel, para permanecer como uma luz na Terra. Mediante o poderoso crivo da verdade, as mensagens do primeiro, segundo e terceiro anjos, Ele os separou das igrejas e do mundo para trazê-los para perto de Si. Ele os tornou depositários de Sua lei e confiou-lhes as grandes verdades da profecia para este tempo". Testimonies, vol. 5, p. 505.8.

Deus, em Sua Palavra, porém, alertou a Sua igreja:

“Não sabeis a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. - Tiago 4:4

“O mundo não deve ser introduzido na igreja, e com ela casar-se, formando um laço de união. Por esse meio torna-se-á a igreja verdadeiramente corrupta, e, como foi declarado em Apocalipse: covil de toda ave imunda e aborrecível”. – Testemunhos Para Ministros, pág. 265 .

A igreja foi alertada que, se mantivesse amizade com o mundo, ela se tornaria Babilônia. A pergunta é: Uniu-se a Iasd ao mundo tornando-se inimiga de Deus, como fizera o povo de Israel no passado?

Diante da pergunta. Porque a igreja atualmente não é perseguida? Responde o Espírito de Profecia:

“A única razão é que a igreja se conformou com a norma do mundo, e portanto não suscita oposição. A religião que em nosso tempo prevalece não é do caráter puro e santo que assinalou a fé nos dias de Cristo e Seus apóstolos. É unicamente por causa do espírito de transigência com o pecado, por serem as grandes verdades da Palavra de Deus tão indiferentemente consideradas, por haver tão pouca piedade vital na Igreja, que o cristianismo é aparentemente tão popular no mundo. Haja um reavivamento da fé e poder da igreja primitiva, e o espírito de opressão reviverá, reacendendo-se as fogueiras da perseguição”. - O Grande Conflito, pág. 45.

Irmãos, o povo de Israel no passado, embora professasse ser o povo escolhido de Deus, induzido por seus líderes, rejeitou todos os conselhos e admoestações do Senhor quanto à amizade com os filhos dos homens. O resultado foi a apostasia, rejeição como nação, e a conseqüente destruição de Jerusalém.

Veja o que ocorria no tempo de Miquéias:

"Ouvi, agora, isto, vós, chefes da casa de Jacó, e vós, chefes da casa de Israel, que abominais o juízo, e perverteis tudo o que é direito, e edificais a Sião com sangue e a Jerusalém, com perversidade. Os seus chefes dão as sentenças por suborno, os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá." - Miquéias 3:9-11.

Já sobre o tempo de Isaias, é-nos dito:

"Porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são dirigidos são devorados." - Isaias 9:16

O conseqüente resultado é relatado pelo Espírito de Profecia:

"Na nação judaica foram os sacerdotes e mestres que, transviando o povo, roubaram a Deus do serviço que reclamava. Foram eles que afastaram de Cristo a nação…" Parábolas de Jesus, pág. 304, 305. Ver também Testimonies, vol. 5, pág. 235; O Desejado de Todas as Nações, pág. 802.

"Não quiseram ceder seus próprios mandamentos para obedecer às reivindicações da Palavra de Deus. Ao amor da verdade não quiseram sacrificar o orgulho da razão nem o louvor dos homens… Eram responsáveis pela rejeição de Cristo e os resultados que se seguiram. O pecado e a ruína de todo o povo foram devidos aos guias religiosos." - Parábolas de Jesus, pág. 304, 305. Ver também Testimonies, vol. 5, pág. 235; O Desejado de Todas as Nações, pág. 802.

Uma nação inteira desviada pelos líderes, pelos guias do povo! Vangloriavam-se de ser a nação escolhida por Deus, mas rejeitavam a Sua Palavra. Satanás obteve grande vitória no passado, pois os líderes estavam sendo dirigidos por ele. Sobre o assunto o Espírito de Profecia nos dá um triste relato

“Os judeus pereceram, como uma nação, porque foram afastados da verdade bíblica pelos seus governantes, sacerdotes e anciãos. Tivessem dado ouvidos às lições de Jesus, e examinado as Escrituras por si mesmos, e não teriam perecido”.Mensagem aos Jovens, pág. 258.

Por isso somos alertados que:

“Satanás se esforça constantemente por atrair a atenção para o homem, em lugar de Deus. Induz o povo a olhar para os bispos, pastores, professores de teologia, como seus guias, em vez de examinarem as Escrituras a fim de, por si mesmos, aprenderem seu dever. Então, dominando o espírito desses dirigentes, pode influenciar as multidões de acordo com sua vontade”.O Grande Conflito, pág. 595.

Hoje, a Corporação Adventista está na mesma situação que o antigo Israel, vangloria-se de ser a igreja de Deus. A igreja da profecia. Vangloria-se ainda de ser uma igreja mundial. Diz que não conseguiria tanta influência no mundo se Deus não estivesse com ela. No entanto, precisamos estar atento para as lições do passado. Diz o Espírito de Profecia:

"A igreja não pode medir-se pelo mundo nem pela opinião dos homens, nem pelo que outrora foi. Sua fé e sua posição no mundo como são agora devem ser comparadas com o que teriam sido se o seu curso de ação tivesse sido continuamente para frente e para cima". - Testimonies, vol. 5, pág. 83.6. 

Se a igreja estivesse cumprindo a missão pela qual foi estabelecida, creio que Nosso Senhor Jesus Cristo, já teria voltado. Mas a igreja uniu-se ao mundo, fez tratados ecumênicos, estendeu as mãos a besta apocalíptica que recebeu o trono poder e grande autoridade do Dragão. E hoje não pode cumprir sua missão. Por todos esses motivos, é-nos dito que: 

"Deus possui uma igreja. Não é uma grande catedral, nem uma igreja oficialmente estabelecida, nem as diversas denominações, mas, sim, o povo que ama a Deus e guarda seus mandamentos.  Porque onde estão dois ou três reunidos em meu nome, alí estou no meio deles. (Mat. 18:20).  Ainda que Cristo esteja entre poucos humildes, esta é sua igreja, pois somente a presença do Alto e Sublime que habita a eternidade pode constituir uma Igreja."  - Ellen G.White. Manuscript Releases, nº 17, p. 81-82.

Veja bem, irmão, pelo texto cima, depreende-se que nome de igreja nada influi no que tange a salvação. Deus virá buscar um povo que O ama e guarda os Seus Mandamentos.  

Portanto, a Igreja de Poá embora esteja triste pelos acontecimentos recentes que culminaram com sua separação da Iasd, não se prende mais a nomes de organização. Não pretendemos ficar nos justificando ou atacando a liderança adventista, pois o tempo é muito curto para que o percamos desta forma. Não podemos também permanecer na igreja degladiando-nos, pois sabemos que não dará bons resultados, uma vez que a maioria absoluta de nossos irmãos não estuda a Palavra de Deus e crê cegamente nos que os líderes dizem.

No caso de Poá, muitos irmãos de nossas igrejas vieram nos visitar e viram que aquilo que os líderes falaram sobre Poá era improcedente. Leram a documentação apresentada à justiça comum e verificaram tratar-se de negação da fé e perseguição à igreja de Poá. Mas a maioria absoluta dos membros das igrejas fechou seus olhos, tapou seus ouvidos, calou-se para não se comprometer com a organização.  

Muitos disseram que não vêm a Poá se inteirar da verdade dos fatos, porque os pastores distritais disseram que eles serão disciplinados caso venham. Lembram-se deste texto das Escrituras? “Seus pais disseram isso, porque temiam os judeus, porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga.” - João 9:22. 

Alguns, porém, não tiveram medo, vieram e continuam vindo a Poá, pregam em nossa igreja. Irmãos de diversos Estados do Brasil telefonam dando à igreja de Poá o seu apoio e conforto pessoal. Esses nossos irmãos estão estudando, acompanhando o desenrolar das profecias, não estão presos à homens, esses provavelmente não gritariam incitados pelos líderes, "crucifiquem-No"! 

A Igreja de Poá continua com o Evangelismo “O Último Convite”, e iremos visitar todas as casas do Município, levando as três mensagens angélicas. Somos hoje identificados na cidade como os “Adventistas que Guardam os Mandamentos de Deus e Mantém o Testemunho de Jesus”. E temos a plena convicção que não estamos em apostasia. 

“A apostasia é a rebelião contra às ordens de Deus, Seu plano e Sua lei”. – Apostasia Omega, pág. 3. Portanto, ão estamos em apostasia! Cada verdade, cada coluna edificada e outorgada por nosso Deus à igreja, é aceita pela Igreja de Poá. Assim, permanecemos na organização de Deus. Na plataforma da Verdade. Não nos apostatamos da verdade. Lemos:

“Declarou o Senhor que a história do passado se repetirá, ao começarmos a obra finalizadora. Cada verdade por Ele dada para estes últimos dias deve ser proclamada ao mundo. Cada coluna que Ele ergueu, deve ser fortalecida. Não podemos agora descer dos fundamentos que Deus estabeleceu. Não podemos agora entrar para qualquer organização nova; pois isso significaria apostatar da verdade”.1905, Notebook Leaflet, "The Church", nº 1 (escrito em 24 de dezembro de 1905). – A Igreja Remanescente, pág. 68.

Continuaremos a Responder.

Irmão Aparecido.

Leia mais sobre o Caso da Igreja de Poá.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com