O Selo Interior dos 144.000

 

O anjo que comunica a ordem de Cristo aos quatro anjos, possui “o selo do Deus vivo”. O que é este selo?

Sabemos ser o sábado um selo de Deus, o símbolo da aliança perpétua entre Deus e o Seu povo. Êxodo 31:16 nos confirma isto:

16 Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações.

No livro de Isaías, vemos que a aliança perpétua citada no tempo acima não foi dada somente para o povo de Israel literal, mas também para o Israel espiritual – a igreja de Deus, em todos os tempos.

Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança, Isaías 56:6

Assim, o sábado é ainda hoje um sinal, ou selo, da aliança perpétua que Deus possui com o Seu povo. Entretanto, quando analisamos mais profundamente o termo “selo do Deus vivo” presente na passagem de Apocalipse 7:3, verificamos que este possui um sentido mais abrangente, não se restringindo somente ao sábado. Apresentamos abaixo alguns textos bíblicos que nos precisarão qual é a abrangência do selo do Deus vivo.

Então, vos anunciou Ele a Sua aliança, que vos prescreveu, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra. Deuteronômio 4:13 

O texto acima mostra que a aliança de Deus com o povo de Israel não se restringia apenas à observância do sábado. Ela abrangia a observância de todos os 10 mandamentos da Lei de Deus, apresentados em Êxodo 20:3-17. Assim, aqueles do povo de Israel que transgrediam a Lei de Deus expressa pelos 10 mandamentos, violavam por conseqüência a aliança estabelecida por Deus, como declara o salmista:

Não guardaram a aliança de Deus, não quiseram andar na Sua lei; Salmos 78:10 

Esta aliança estabelecida por Deus com Seu povo, abrangendo os dez mandamentos, não estava restrita apenas à era pré-messiânica (antes da primeira vinda de Cristo). Ela foi estabelecida por Deus como estatuto perpétuo, para nunca mais mudar:

Lembra-se perpetuamente da sua aliança, da palavra que empenhou para mil gerações; Salmos 105:8

Ao lermos os versos seguintes à passagem apresentada acima, vemos que a aliança da lei, estabelecida por Deus com o povo de Israel, é a confirmação da aliança da fé estabelecida por Deus com Abraão:

Lembra-se perpetuamente da sua aliança, da palavra que empenhou para mil gerações; da aliança que fez com Abraão e do juramento que fez a Isaque;o qual confirmou a Jacó por decreto e a Israel por aliança perpétua,” Salmo 105:8-10

Assim, vemos que a aliança dada ao povo de Israel quando da proclamação dos dez mandamentos no monte Sinai é a mesma aliança da fé estabelecida com Abraão. Como a aliança estabelecida no monte Sinai foi estabelecida cerca de quatrocentos anos após àquela feita com Abraão, ela confirmou a primeira aliança. Uma vez que a aliança é perpétua, ela não se restringe apenas ao povo de Israel literal, mas abrange todos os que aceitam a Jesus Cristo pela fé, pois estes se tornam participantes do Israel espiritual, membros da verdadeira igreja de Deus nestes últimos dias, e descendentes de Abraão pela fé:

Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos. De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão. ... E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa. Gálatas 3:7-9; 29

Aqueles que violam os mandamentos da lei de Deus, quebram a aliança eterna estabelecida por Ele com Abraão e seus “descendentes espirituais” (que creram em Cristo pela fé tal qual Abraão). O profeta Isaías retrata isto em seu livro:

Na verdade, a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna. Isaías 24:5

Decorre então que todos os que se declaram co-participantes do concerto estabelecido por Deus com Abraão mediante a fé em Cristo Jesus devem fazer profissão disso observando os dez mandamentos da Lei. Caso transgridam a Lei, estarão violando a aliança eterna. O apóstolo Paulo declara que Abraão recebeu o sinal da circuncisão como um “selo” da justiça da fé que ele teve em Deus:

E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que crêem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça, Romanos 4:11

Assim como Abraão recebeu um “selo” pela justiça da fé, os fiéis dos últimos dias receberão o “selo” da justiça da fé. Como já vimos, a justiça pela fé se manifesta pela observância de todos os mandamentos de Deus. O texto de Tiago 2:10-12 confirma isto:

10 Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.

11 Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei.

12 Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade.

O texto acima afirma que quem tropeça em um só ponto da lei se torna culpado de todos. Entretanto, a Bíblia afirma que os 144.000, que serão selados com o “selo do Deus vivo” não têm mácula (pecado):

Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai.... e não se achou mentira na sua boca; não têm mácula.” Apocalipse 14:1; 5

Se os 144.000 não têm pecado, significa que eles não possuem nenhum ato de transgressão da Lei de Deus imputado sobre eles. Isto significaria que eles nunca transgrediram a Lei de Deus (dez mandamentos)? De forma alguma! A Bíblia afirma expressamente que todos os homens, à exceção de Jesus Cristo, pecaram:

Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” Romanos 5:12 

Se todos os homens pecaram, como então a Bíblia afirma que os 144.000 não têm pecado? A resposta é que eles não possuem pecados porque eles foram removidos. Suas vestimentas sujas, que representam uma vida cheia de pecado, foram removidas e Cristo lhes dará novas vestes, segundo o relato contido no livro de Zacarias:

3 Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo [Jesus].

4 Tomou este [Jesus] a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniqüidade e te vestirei de finos trajes.

5 E disse eu: ponham-lhe um turbante limpo sobre a cabeça. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça um turbante limpo e o vestiram com trajes próprios; e o Anjo do SENHOR estava ali,” Zacarias 3:3-5

Percebemos portanto que os 144.000 não nasceram sem pecado; simplesmente confiaram em Jesus e em Seu Espírito Santo santificador para que fossem santificados completamente e pudessem refletir um caráter sem mácula, como o Seu. Ao serem santificados pelo Espírito Santo de Cristo, os 144.000 receberam a justiça de Cristo. Isto significa que somente os 144.000 receberão a justiça de Cristo? Não, de maneira nenhuma. Todos os seres humanos que viveram em todas as épocas da história e aceitaram a Jesus pela Fé,  receberam a justiça de Cristo. Entretanto, nem todos recebem o “selo do Deus vivo” – somente os 144.000 o recebem. O que diferenciará aqueles que receberão o “Selo do Deus vivo” daqueles que não o receberão será a observância da Lei de Deus. Os 144.000 permitir-se-ão ser moldados a tal ponto por Cristo Jesus que cumprirão os requisitos da Lei de Deus (guardarão os dez mandamentos), pelo Seu poder concedido a eles, na Terra. Biblicamente falando, isto é possível? Sem dúvida. O apóstolo João já afirmava que não é difícil guardar os dez mandamentos quando se tem a verdadeira fé de Cristo Jesus:

2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos.

3 Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos,

4 porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” I João 5:2-5

O apóstolo Paulo também escreveu em sua epístola aos Romanos que é plano de Deus que todo o preceito da Lei se cumpra em nós. Ou seja, que cumpramos toda a Lei:

Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:3,4

A mensageira do Senhor concorda com este raciocínio. Ao mencionar que Deus deu luz especial aos pastores adventistas E. J. Waggoner e A. T. Jones sobre o tema da justificação pela fé, afirma que esta justificação se manifesta na obediência a todos os mandamentos da Lei de Deus:

Em Sua grande misericórdia, enviou o Senhor preciosa mensagem a Seu povo por intermédio dos pastores [E. J.] Waggoner e [A. T.] Jones. Esta mensagem devia pôr de maneira mais preeminente diante do mundo o Salvador crucificado, o sacrifício pelos pecados de todo o mundo. Apresentava a justificação pela fé no Fiador; convidava o povo para receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus.... Esta é a mensagem que Deus manda proclamar ao mundo. É a terceira mensagem Angélica que deve ser proclamada com alto clamor e regada com o derramamento de Seu Espírito Santo em grande medida. Eventos Finais, págs. 171-172

Percebemos então que os santos dos últimos dias, os 144.000 que serão selados, serão aqueles que pela fé em Cristo Jesus tiverem seu caráter aperfeiçoado de maneira a cumprir não apenas o quarto mandamento, que reza sobre o sábado, mas também toda a lei de Deus. Estes serão os discípulos que possuirão a Lei escrita em seus corações, conforme está predito no livro de Isaías:

Resguarda o testemunho, sela a lei no coração dos meus discípulos. Isaías 8:16

Os 144.000 que tiverem a lei de Deus selada no seu coração serão os verdadeiramente livres, pois a Lei de Deus é a Lei da liberdade:

Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. Tiago 2:12

Quem cumpre a lei da liberdade é livre de fato.

CONTINUA

Por Jairo Carvalho

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com