Cardeal Propõe Celebração
do Domingo como Protesto e Libertação do Trabalho


Cardeal Lehmann: O domingo, direito ao descanso, mas antes dom de Deus

Adverte do perigo de que perca seu significado

BERLIM, 27 outubro 2002 (www.zenit.org).- O cardeal Karl Lehmann, presidente da Conferência Episcopal Alemã, confirmou a postura da Igreja Católica sobre o trabalho dominical, afirmando que «a celebração do domingo é uma necessidade da dignidade humana, um protesto contra a comercialização da pessoa e contra a escravidão por parte do mundo do trabalho».

O arcebispo da Maguncia se expressou desse modo ao inaugurar em Bonn a exposição «O sétimo dia. História do domingo», evento que qualificou como uma «ocasião extraordinária para refletir novamente sobre o domingo e os perigos que se abatem hoje sobre ele», conforme divulgou a agência SIR.

«Todas as criaturas --explicou o cardeal--, sobre tudo o ser humano, devem ter a possibilidade de liberar-se e descansar das obrigações da sociedade e de nosso mundo. Para a existência humana, alternar o trabalho e a liberdade do mesmo tem uma importância análoga a seu fundamento social».

Ao esboçar a história do nascimento do domingo, o cardeal Lehmann recordou que o Concílio Vaticano II reconheceu nele «o fundamento e o núcleo de todo o ano litúrgico».

Entretanto, o cardeal aponta que existe o risco de que o domingo perca seu significado: «O domingo e os dias festivos poderiam chegar a ser eliminados ou a converter-se em simples fins de semana, momentos de saídas e de acontecimentos esportivos».

A esta possibilidade, o presidente da Conferência Episcopal Alemã contrapõe o fato de que «O domingo não está à nossa livre disposição. Entre as condições para uma autêntica liberdade está uma adequada celebração do domingo».

«Não é casualidade que o sábado dos judeus seja um presente especialíssimo de Deus à humanidade, assim como o é o domingo», concluiu. -- Código: ZS02102706, Data publicação: 2002-10-27, Fonte: http://zenit.org/spanish/visualizza.phtml?sid=26953.

Veja também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com