Jan Paulsen X Rubens Lessa: Quem Tem Razão?

Já dissemos e comprovamos aqui que a IASD tem duas caras. Duas, não. Múltiplas faces. Uma de suas personalidades é a de que seja "o povo remanescente de Deus", "a última igreja da profecia". A máscara oposta a essa é a que utiliza para freqüentar os encontros ecumênicos, como se fosse apenas mais uma igreja e todas as denominações, ditas cristãs, inclusive a católica, fossem "povo de Deus".

Tem a Igreja Adventista que corre atrás de adeptos, evangeliza-os, batiza, transforma em contribuinte, dizimista, ofertante, consumidor de seus produtos, mão-de-obra gratuita em eventos, campanhas e construções. E tem a Corporação Adventista que rotula, marginaliza, disciplina, expulsa, persegue e processa esse mesmo membro, tão logo este decida ler a Bíblia por conta própria sem os roteiros de estudo impostos pela igreja.

Você pode até transformar a Lição da Escola Sabatina, Meditações, "Livro do Ano", "Ano Bíblico", "Sermões Sugestivos para Datas Especiais", "Estudos Bíblicos para os Pequenos Grupos", etc, em recursos positivos para sua alimentação espiritual e da igreja a que pertence, mas, em nome de uma suposta unidade temática mundial, eles não passam de mecanismos de controle e direcionamento das discussões entre os membros, inibidores de qualquer "revolução" espiritual, provocada pelo estudo individual e espontâneo da Bíblia.

Existe também a IASD do logotipo com cruz, para agradar a religião mundial dominante, sem ferir evangélicos e pentecostais. E existe a IASD do logotipo sem cruz, para judeus...

Uma IASD, a do Rubens Lessa, assume que adora a Trindade e se dói por ela em editorial na Revista Adventista deste mês de outubro de 2002, embora diga estar defendendo o Espírito Santo. A outra, presidida por Jan Paulsen, faz de conta que a Trindade não consta de suas doutrinas principais e fala que adora unicamente ao Pai através do Filho, na mesma Revista Adventista!

Aliás, essa edição da Revista Adventista é um número especial para ser usada como temário em "semana de oração". Outro mecanismo de controle dos temas sobre os quais você pode e deve pensar! "A quem adoramos? Por que adoramos? Como devemos adorar? Onde devemos adorar? Uma igreja em adoração, Adoração em família, Unidade na adoração e Adoração na casa de Deus" são os temas tratados em artigos escritos por celebridades da IASD.

Ao longo de todos esses textos, não se fala nenhuma vez sobre adorarmos a Trindade, ou do Espírito Santo como terceiro pessoa da divindade. Duas únicas referências encontradas mencionam o Espírito de Deus, expressão que não equivale à terceira pessoa de uma suposta trindade.

A única nota dissonante é o editorial de Rubens Lessa que abre a revista e parece não ter lido os artigos disponibilizados na revista pela qual é responsável. Chama também atenção a consistente matéria apresentada pelo Presidente da Associação Geral, Jan Paulsen, em defesa da adoração do Pai, como reação à revelação feita pelo Filho. Qual deles dois tem razão? O irmão que se identifica como "Leigo.com", comentando a edição deste mê da Revista Adventista, concluiu que a “Carinha de Sonso do Lessa” Já Não Comove Ninguém. -- Robson Ramos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com