Bíblia Faz Calar Có-Có-Có Trinitariano

Pode até parecer desrespeitoso, mas referir-me ao "có-có-có trinitariano" foi a saída criativa que encontrei para chamar sua atenção e conseguir que clicasse no hiperlink para acessar este texto... Afinal de contas, esse assunto já está dando nos nervos para muita gente! ;-) Perdoe-me se de algum modo lhe ofendi com a expressão, mas vou tentar explicar o que entendo por "có-có-có".

Você, com certeza, já deve ter reparado como os teólogos de plantão ficam repetindo que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são CO-isso, CO-aquilo, CO-não-sei-o-quê...

Veja estes exemplos:

Comunidade Evangélica da Graça

Cremos em um Único e Verdadeiro Deus, Criador dos céus e da terra, que se manifesta em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo, coeternos, coidênticos em natureza e coiguais em onipotência, onisciência e onipresença, executando harmoniosa e soberanamente a obra da manifestação da Sua vontade e da redenção. Dt 6:4; Gn 1:1,2,26; Mt 28:19; IICo 13:13; ICo 8:6; Is 46:9,10.

Fonte: http://www.gracamaior-bh.org.br/port/cremos.htm

Artigo: "O QUE A HISTÓRIA DIZ SOBRE A TRINDADE?"

Igreja Presbiteriana

    A Confissão de Fé de Westminster não possui um "tratado" independente sobre o Espírito Santo, mas expõe uma doutrina pneumatológica indiscutivelmente harmonizada com o pensamento calvinista da soberania do Deus trinitário, com a interdependência das três pessoas absolutamente consensuais e consubstanciais, coiguais e cooperantes. Desta maneira, ela nos mostra o Espírito Santo em todas as atividades de Deus: na criação, na eleição, no governo, na redenção em Cristo Jesus e na consumação. O cuidado da Confissão é não tricotomizar a Trindade, abrindo portas ao triteísmo e, especialmente, ao pneumatismo.

Fonte: http://www.presbiterianismo.com.br/Sistematica/Pneumatologia.htm -


Para aqueles que ficam como "pintos cantando de galo grande" repetindo o cococó trinitariano, tenho os seguintes textos que apresentam a relação entre Cristo e Seu Pai:

1) VIDA

João 5:26

26 Pois assim como o Pai tem vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmos;

João 6:57

    57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.

João 10:17-18

    17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.
    18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la.
    Este mandamento recebi de meu Pai.

Cristo tem vida em si mesmo, mas porque Deus lhe deu. Nós não temos vida.

2) Tem o NOME de Deus

Isaías 9:6

    6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Êxodo 23:20-21

    20 Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para guardar-te pelo caminho, e conduzir-te ao lugar que te tenho preparado.
    21 Anda apercebido diante dele, e ouve a sua voz; não sejas rebelde contra ele, porque não perdoará a tua rebeldia;
    pois nele está o meu nome.

Hebreus 1:4

    4 feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.

Cristo tem um nome que é sobre todos os outros, o nome do Próprio Deus.
O anjo que ia adiante de Israel era o Anjo da face de Jeová. Cristo que tinha o nome do próprio Deus. Um nome sobre todo o nome.

Filipenses 2:9

    9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome;

João 17:11-12

    11 Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós.
    12 Enquanto eu estava com eles,
    eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.

Mas Cristo tem este nome porque herdou de Deus.

3) PODER/ONIPOTÊNCIA

Mateus 28:18

    18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

Outra tradução fala em poder. Cristo tem o poder/autoridade porque Deus lhe deu.

4) ONISCIÊNCIA

1Coríntios 2:10

    10 Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.

O Espírito do verso é Cristo, conforme PP,34:

    "Cristo, o Verbo, o Unigênito de Deus, era um com o eterno Pai - um em natureza, caráter, propósito - o único ser que poderia penetrar em todos os conselhos e propósitos de Deus."

Apocalipse 1:1

    Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e,  enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João;

Cristo é onisciente pois busca o conhecimento na fonte que é Deus.
Cristo tem o conhecimento porque
Deus lhe dá.

5) CRIADOR

Provérbios 8:30

    30 então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;

Conforme PP,34

    "O Pai operou por Seu Filho na criação de todos os seres celestiais."

E também GC,493

    "Por Cristo, o Pai efetuou a criação de todos os seres celestiais. "NEle foram criadas todas as coisas que há nos céus ... sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades (Col. 1:16); ..."

Mais ainda, Cristo falou:

João 5:19-20

    19 Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.
    20 Porque o Pai ama ao Filho, e mostra-lhe tudo o que ele mesmo faz; e maiores obras do que estas lhe mostrará, para que vos maravilheis.

Cristo é criador porque o Pai opera através dEle. Ou seja Deus atua por Cristo

6) DEVE SER ADORADO

Filipenses 2:9-11

    9 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome;
    10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
    11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor,
    para glória de Deus Pai.

Cristo deve ser adorado pois Deus o exaltou.

7) JULGAMENTO

João 5:22-23

    22 Porque o Pai a niguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento,
    23 para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.

O julgamento é do Pai, mas Ele subrogou ao Filho. Deus lhe concedeu o julgamento.

CONCLUINDO

Cristo tem todos os atributos de Deus "porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude" (Colossenses 1:19).

Poderíamos estender a lista com mais itens, como: Ensinamentos (João 14:23-24), etc...
Mas estes são suficientes para entendermos que Cristo é subordinado a Seu Pai.

Vemos claramente que os termos CO-IGUAIS e CO-IDÊNTICOS são incorretos. O termo CO-ETERNOS também é incorreto pois Cristo nasceu do Pai (Provérbios 8:22-30) e o Pai é o único imortal (1Timóteo 6:16 e 1Timóteo 1:17).

Podemos aceitar o CONSENSUAIS e o COOPERANTES, pois afinal o Filho e o Pai são um (João 10:30) - em natureza, caráter e propósito (PP,34). Também podemos aceitar que sejam CONSUBSTANCIAIS pois o Fílho é unigênito (João 1:18), ou seja, de mesma gênese, porque nós somos de barro, apesar de sermos filhos de Deus. Entretanto o Filho é plenamente homem, o que deixa o termo (consubstanciais) em dificuldades.

Quanto ao Espírito Santo, estes termos não podem ser aplicados. Pelo menos desconheço como aplicá-los.

Então, irmãos, bom sábado e vamos cuidar com o COCORICÓ. -- Fábio.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com