Comunidade Leiga de Sorocaba Propõe Estudo de Daniel 8 Como Profecia do Tempo do Fim

 

E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne... O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue...e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor [Iehoshua, Rei de Israel] será salvo.(Atos 2:17-21)

 

O Fim do Mundo

E estando ele sentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Declara-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo. Respondeu-lhes Yehoshua: Acautelai-vos, que ninguém vos engane...(Mat 24:3-4)

Nessa profecia o Senhor relata a Destruição de Jerusalém,a qual prefigura a destruição final do mundo. A profecia se cumpre duas vezes: a primeira vez cumpriu-se no ano 70, quando Jerusalém foi destruída pelo exército romana. Porém, nos últimos dias, antes da volta do Senhor, há de cumprir-se novamente.Devemos, pois, analisá-la cuidadosamente. 

O que tem sido, isso é o que há de ser; e o que se tem feito, isso se tornará a fazer; nada há que seja novo debaixo do sol.(Ecles 1:9)

 

A Conexão com o Livro de Daniel

... haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá... mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. (Mat 24:21-22)

... e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. (Dan 12:1)

 

A Vinda de Yehoshua

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu... (Mat 24:30)

Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele..   (Apo 1:7)

“E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos.... (Mat 24: 31)

“...o Senhor...descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram no Messias ressuscitarão... (II Tess 5:15-17)

 

Os Sinais

“Aprendei, pois, da figueira a sua parábola: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão.  Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo...  Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram.”  (Mat 24: 32-34)

 

A Despreocupação do Mundo

...como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio... assim será também... (Mat 24:37-39)

 

Dois Grupos Distintos

... estando dois homens no campo, será levado um e deixado outro; estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma e deixada a outra. (Mat 24:40-41)

 

O Sinal de Daniel

Quando, pois, virdes estar no lugar santo a abominação de desolação, predita pelo profeta Daniel (quem lê, entenda),  então os que estiverem na Judéia fujam para os montes; quem estiver no eirado não desça para tirar as coisas de sua casa, e quem estiver no campo não volte atrás para apanhar a sua capa.    (Mat 24:15-18)

No Capítulo 8 do Livro de Daniel, encontramos a citação  sobre abominação da  desolação indicada por Nosso Senhor. Devemos estudá-la e compreendê-la corretamente para conhecermos o tempo do fim.

 

(Quem lê, entenda!)

Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão relativamente ao holocausto contínuo e à transgressão assoladora (Daniel 8:13)

 

Daniel 8 e o Tempo do Fim

No ano terceiro do reinado do rei Belsazar apareceu-me uma visão, a mim, Daniel, depois daquela que me apareceu no princípio.(Dan 8:1)

...Entende, filho do homem, pois esta visão se refere ao tempo do fim... e disse: Eis que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira; pois isso pertence ao determinado tempo do fim. (Dan 8: 15-19)

 

O Local Geográfico da Visão

E na visão que tive, parecia-me que eu estava na cidadela de Susã, na província de Elão; e conforme a visão, eu estava junto ao rio Ulai. (Dan 8: 2)

 

A Cidade de Susã

Conhecida atualmente como Shushtar, uma cidade no país do Irã.

 

O Rio Ulai

É o único que se encontra em Susã, corresponde ao rio Karun, o qual se une com o Chatt-el Arab, uma via fluvial formada pela confluência dos rios Tigres e Eufrates.

O Rio Chatt-el Arab, separa Iran do Iraque, em sua fronteira ao sul. É o único desembocadouro no Golfo Pérsico e tem sido motivo de várias guerras, inclusive em 2 de agosto de 1990 quando Iraque invadiu o Kuwait.

 

A Visão do Carneiro

... olhei, e eis que estava em pé diante do rio um carneiro, que tinha dois chifres; e os dois chifres eram altos; mas um era mais alto do que o outro, e o mais alto subiu por último  Vi que o carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte e para o sul; e nenhum dos animais lhe podia resistir, nem havia quem pudesse livrar-se do seu poder... (Dan 8: 3-4)

Aquele carneiro que viste, o qual tinha dois chifres, são estes os reis da Média e da Pérsia. (Dan 8:20)

 

Identificação Geográfica – Média

O antigo império da Média corresponde, atualmente, a parte do Irã, do  Iraque e da Síria

 

Identificação Geográfica -  Pérsia

Antigo nome do Iran.

O Governo da Medo-Persa estendeu-se desde a Índia até a Etiópia

Sucedeu nos dias de Assuero, o Assuero que reinou desde a Índia até a Etiópia, sobre cento e vinte e seis províncias, que, estando o rei Assuero assentado no seu trono do seu reino em Susã, a capital, no terceiro ano de seu reinado, deu um banquete a todos os seus príncipes e seus servos, estando assim perante ele o poder da Pérsia e da Média, os nobres e os oficiais das províncias.( Ester 1:1-3)

 

A Visão do Bode

... eis que um bode vinha do ocidente sobre a face de toda a terra, mas sem tocar no chão; e aquele bode tinha um chifre notável entre os olhos.  E dirigiu-se ao carneiro que tinha os dois chifres, ao qual eu tinha visto em pé diante do rio, e correu contra ele no furor da sua força.Vi-o chegar perto do carneiro; e, movido de cólera contra ele, o feriu, e lhe quebrou os dois chifres; não havia força no carneiro para lhe resistir, e o bode o lançou por terra, e o pisou aos pés; também não havia quem pudesse livrar o carneiro do seu poder. O bode, pois, se engrandeceu sobremaneira; e estando ele forte, aquele grande chifre foi quebrado, e no seu lugar outros quatro também notáveis nasceram para os quatro ventos do céu. (Dan 8: 5-8)

Para identificarmos o Bode, faz-se necessário uma nova análise profética, a seguir.

 

Navios de Quitim

Agora, pois, eis que me vou ao meu povo; vem, avisar-te-ei do que este povo fará ao teu povo nos últimos dias.  Então proferiu Balaão a sua parábola, dizendo: Fala Balaão, filho de Beor; fala o homem que tem os olhos abertos; fala aquele que ouve as palavras de Deus e conhece os desígnios do Altíssimo, que vê a visão do Todo-Poderoso, que cai, e se lhe abrem os olhos... (Num 24: 14-16)

 

Naus virão das costas de Quitim, e afligirão a Assur; igualmente afligirão a Eber, que também será para destruição. (Num 24: 24)

Identificação Geográfica – QUITM

Atualmente CHIPRE, uma grande ilha no Mediterrâneo, muito importante para os EUA, que têm bases marítimas ali instaladas. Estas bases estão localizadas na  parte da Ilha controlada pela Grécia.

Note a profecia:

...E, estando eu considerando, eis que um bode vinha do ocidente sobre a face de toda a terra, mas sem tocar no chão; e aquele bode tinha um chifre notável entre os olhos.  Mas o bode peludo é o rei da Grécia; e o grande chifre que tinha entre os olhos é o primeiro rei. (Dan 8:5 e 21)

Identificação Geográfica - Assur. Atualmente corresponde a uma cidade no Iraque.

Identificação Geográfica - Eber, corresponde à Síria atual.

Analisemos: Nos últimos dias, o Bode vem do ocidente(ONU), com um chifre notável(EUA), sem tocar o chão (voando),  para atacar e destruir o Carneiro (Medo-Persa, atual Irã, Iraque Síria).

Foi no  atual Iraque que Nabucodonosor construiu sua grande Babilônia, e que Saddam Hussein estava reconstruindo.

 

Isaías 13 e Mateus 24.

 

Oráculo acerca de Babilônia... (IS 13:1)

Eis um tumulto sobre os montes, como o de grande multidão! Eis um tumulto de reinos, de nações congregadas! O Senhor dos exércitos passa em revista o exército para a guerra... Vêm duma terra de longe, desde a extremidade do céu, o Senhor e os instrumentos da sua indignação, para destruir toda aquela terra... Uivai, porque o dia do Senhor está perto...  (IS 13:4)

Pois as estrelas do céu e as suas constelações não deixarão brilhar a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não fará resplandecer a sua luz. (IS 13:10)

Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados.Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem (Mat 24:29-30)

E suas crianças serão despedaçadas perante os seus olhos... . (Is 13:16)

Ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! (Mat 24:19)

Babilônia, a glória dos reinos, o esplendor e o orgulho dos caldeus, será como Sodoma e Gomorra, quando Deus as transtornou.  Nunca mais será habitada, nem nela morará alguém de geração em geração; nem o árabe armará ali a sua tenda; nem tampouco os pastores ali farão deitar os seus rebanhos. (Is 13: 19-20)

Iraque (Antiga Babilonia, Assur, Medo Persa) foi destruído. Síria (Antiga Eber) é ameaçada pelos EUA na luta contra o terrorismo. Afeganistão, vizinho do Irã(Antiga Pérsia), foi atacado pelos EUA.

Estamos no fim dos tempos predito por Daniel? Segundo a profecia, o que ocorreria nestes dias? Veja Daniel 8:8-12.

 

O Chifre Pequeno

Ainda de um deles saiu um chifre pequeno, o qual cresceu muito para o sul, e para o oriente, e para a terra formosa; 0 e se engrandeceu até o exército do céu; e lançou por terra algumas das estrelas desse exército, e as pisou.Sim, ele se engrandeceu até o príncipe do exército; e lhe tirou o contínuo, e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo...lançou a verdade por terra; e fez o que era do seu agrado, e prosperou. (Dan 8: 9-12)

A explicação do Anjo sobre o Chifre Pequeno

...quando os transgressores tiverem chegado ao cúmulo, levantar-se-á um rei, feroz de semblante e que entende enigmas. Grande será o seu poder, mas não de si mesmo; e destruirá terrivelmente, e prosperará, e fará o que lhe aprouver; e destruirá os poderosos e o povo santo. Pela sua sutileza fará prosperar o engano na sua mão; no seu coração se engrandecerá, e destruirá a muitos que vivem em segurança; e se levantará contra o príncipe dos príncipes; mas será quebrado sem intervir mão de homem. (Dan 8:23-25)

A profecia cumpriu-se no passado com a 1ª Soberania Papal, de 538 até 1798, quando o Papa foi exilado por ocasião da Revolução Francesa.

Porém, nos últimos dias, a profecia se cumpre na 2ª Soberania Papal, quando será quebrado sem auxílio de mão de homem. (Dan 8:-25). A intervenção divina eliminará o poder papal.

Note como a figura papal se encaixa nas características do Chifre Pequeno:

(Dan 8: 9-12)

... saiu um chifre pequeno, o qual cresceu muito para o sul, e para o oriente, e para a terra formosa;

O Papado tem demonstrado publicamente o seu desejo de governar Jerusalém, o qual entende ser patrimônio da Humanidade. Isso, a ser ver, acabaria com o conflito entre Judeus e Palestinos. Talvez a saída para a paz em Israel.

e se engrandeceu até o príncipe do exército

Yeroshua, o Príncipe do exército celestial.

e lhe tirou o contínuo

O sábado é celebrado semanalmente. Um decreto dominical retira a liberdade de culto e adoração que se faz a cada sábado, desde a criação.

lançou a verdade por terra (v.24) = Apostasia mundial com a operação do erro (falsas doutrinas)

Grande será o seu poder, mas não de si mesmo = Poder do Dragão

destruirá os poderosos e o povo santo = Decreto Dominical

fará prosperar o engano (V.25)

“A luz que Daniel recebeu diretamente de Deus lhe foi dada especialmente para estes últimos dias.  As visões que teve nas margens do Ulai e do Hidekel, os grandes rios de Sinar, agora estão no processo de seu cumprimento, e breve haverão sucedido todos os acontecimentos preditos (EGW - Carta 57, 1896).

Por Ministério Leigo de Sorocaba.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com