Mensagens Subliminares Espíritas no Hinário Adventista

Caros irmãos em Cristo,

Este artigo é apenas um alerta para prestarmos mais atenção nas letras dos hinos de louvor e adoração, que nos acostumamos a cantar, sem atentar para as mensagens subliminares que podem conter. Afinal, a música é um dos meios mais eficientes para fixar palavras e impressões em nossa mente e é um instrumento poderoso para o bem ou para o mal.

“Assim como os filhos de Israel, jornadeando pelo deserto, suavizavam pela música de cânticos sagrados a sua viagem, Deus ordena a Seus filhos hoje que alegrem a sua vida peregrina. Poucos meios há mais eficientes para fixar Suas palavras na memória do que repeti-las em cânticos. E tal cântico tem maravilhoso poder. Tem poder para subjugar as naturezas rudes e incultas; poder para suscitar pensamentos e despertar simpatia, para promover a harmonia de ação e banir a tristeza e os maus pressentimentos, os quais destroem o ânimo e debilitam o esforço”. Educação, 167 e 168 (1903), Ev. Finais, 76

Portanto, irmãos, a música é parte importante do culto e deve ser adequada também com relação a letra.

“A música faz parte do culto de Deus, nas cortes celestiais, e devemos esforçar-nos, em nossos cânticos de louvor, por nos aproximar tanto quanto possível da harmonia dos coros celestiais.... O cântico, como parte do culto religioso, é um ato de adoração, tanto quanto a prece”. Patriarcas e Profetas, pág. 594 (1890). -- Citado em Eventos Finais, pág. 76.

Todos já sabemos que existem muitos hinos, no Hinário Adventista, cuja letra foi feita para louvor e adoração de uma suposta trindade, o que contraria o ensino bíblico de que há somente um Deus, o Pai, e um só Senhor e mediador, Jesus Cristo. Apenas o Pai, Aquele que está assentado no trono, e o Cordeiro, Seu Filho unigênito, merecem nosso louvor e adoração. Conscientes disso, temos tomado cuidado de não usar esse tipo de hino, ou corrigir-lhes a letra, ajustando-a aos ensinamentos bíblicos.

Existem, porém, outros hinos, cujas letras possuem um grave erro, de inclusão de mensagem espírita implícita ou subliminar, o que vinha passando despercebido, até que a palavra “Além”, repetida em vários hinos, chamou-nos a atenção.

O hino 11, por exemplo, diz que “iremos louvar a Deus no Além”. O hino 52 diz que o
Salvador ressurgiu e “assentou-se junto ao Pai no Além”. O 392 diz que “iremos aportar no Além” e tem até uma música ensinada para as crianças que termina dizendo: “por esses anjos lá do Além muito obrigado oh, Deus!”

Enquanto os cantávamos, estranhamos porque sabemos de onde vêm os anjos, onde iremos louvar a Deus, onde está o Salvador e onde iremos “aportar”. Verificando no dicionário, encontramos que “Além” significa, entre outras coisas, “o que vem após a morte; o além-túmulo; o outro mundo.”

É de estranhar que um povo que não crê na imortalidade da alma esteja cantando como se assim cresse. Veja o que diz a Palavra de Deus em Eclesiastes 9:10:

"... no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos nem conhecimento, nem sabedoria alguma." Almeida Revista e Atualizada.

Fica claro, portanto, que, na linguagem bíblica, segundo o texto que acabamos de ler, o além é o lugar para onde vão os mortos e ali não há quaquer atividade. Mas a crença de Babilônia é que os mortos vão para Deus, ou seja para os de Babilônia, o além é onde está Deus. A Bíblia, porém, deixa claro que o deus do Além é o Diabo.

É claro que o nosso Deus verdadeiro não pode estar no mesmo lugar que o deus de Babilônia. Então devemos perguntar: o que estão querendo colocar em nossa mente com esses hinos?

Que o Espírito do Deus Verdadeiro seja o Único a nos impressionar.

Cássia (Edição: Robson Ramos)


Mais passagens bíblicas sobre o "Além"

Jó 14:20-21: Tu prevaleces para sempre contra ele, e ele passa, mudas-lhe o semblante e o despedes para o além. Os seus filhos recebem honras, e ele o não sabe; são humilhados, e ele o não percebe.

Jó 26:6: O além está desnudo perante ele, e não há coberta para o abismo.

Provérbios 15:11: O além e o abismo estão descobertos perante o SENHOR; quanto mais o coração dos filhos dos homens!

O Além é o lugar da habitação de Satanás - Isaías 14:9-14: O além, desde o profundo, se turba por ti, para te sair ao encontro na tua chegada; ele, por tua causa, desperta as sombras e todos os príncipes da terra e faz levantar dos seus tronos a todos os reis das nações. Todos estes respondem e te dizem: Tu também, como nós, estás fraco? E és semelhante a nós? Derribada está na cova a tua soberba, e, também, o som da tua harpa; por baixo de ti, uma cama de gusanos, e os vermes são a tua coberta. Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo...

Isaías 28:15: Porquanto dizeis: Fizemos aliança com a morte e com o além fizemos acordo; quando passar o dilúvio do açoite, não chegará a nós, porque, por nosso refúgio, temos a mentira e debaixo da falsidade nos temos escondido.

Isaías 28:18: A vossa aliança com a morte será anulada, e o vosso acordo com o além não subsistirá; e, quando o dilúvio do açoite passar, sereis esmagados por ele.

Ezequiel 31:15-17: Assim diz o SENHOR Deus: No dia em que ele passou para o além, fiz eu que houvesse luto; por sua causa, cobri a profundeza da terra, retive as suas correntes, e as suas muitas águas se detiveram; cobri o Líbano de preto, por causa dele, e todas as árvores do campo desfaleceram por causa dele. Ao som da sua queda, fiz tremer as nações, quando o fiz passar para o além com os que descem à cova; todas as árvores do Éden, a fina flor e o melhor do Líbano, todas as que foram regadas pelas águas se consolavam nas profundezas da terra. Também estas, com ele, passarão para o além, a juntar-se aos que foram traspassados à espada; sim, aos que foram seu braço e que estavam assentados à sombra no meio das nações.

Apocalipse 20:13: Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.


Reações de Leitores

Prezado Robson,

Li o artigo a respeito de hinos e textos bíblicos que falam sobre o "além". Não desejo refutar a opinião da autora, mas apenas lembrar que todos os versos citados trazem no original a palavra "sheol" (AT) e "hades" (NT).

Como sabemos, estas palavras significam "inferno" (sepultura) e, portanto, a tradução "além" não é muito correta. Em português, "além" (do latim "ecce hinc", eis ali; "eccum illinc", de lá) tem o sentido de "lá, acolá, ao longe, mais adiante" (Larousse Cultural).

Portanto, "além" não significa necessariamente "vida além-túmulo", sendo esta somente uma das expressões em que a palavra ocorre. Creio que "além" pode ser usado para significar "além deste mundo, além da presente situação de pecado e mal, enfim, além de tudo que é conhecido por nós".

Como não há nenhuma palavra no original bíblico que possa ser traduzida fielmente por além, seria conveniente verificar o uso da mesma por Ellen White (em inglês, "beyond" e talvez mais alguma palavra). Grato. -- Matheus.


É incrível que pessoas como essa senhora escrevam tais coisas sobre os hinos. Todo adventista sabe que, após a morte, não há uma continuação imediata da vida. Será que é tão difícil entender que a palavra "além" usada aqui se refere à "Nova Terra", um lugar onde existirá a paz eterna? Ou será que a palavra "além" só tem um significado?

Como moro na América há mais de trinta anos, poderia ser que o significado dessa palavra mudou? Acho que entre os que escrevem para o adventistas.com, existem muitos que estão se tornando "fanáticos" tao elevados, que até o significado múltiplo de uma palavra está sendo ignorado, ao ponto de usarem essa palavra como motivo para controvérsia religiosa. -- EDV nos EUA


Robson

Sou tatuiana e meus pais o conheceram. Nunca entendi o seu ódio pela Igreja
e espero em Deus que um dia isso mude. Quando abro a sua página sinto vergonha das coisas que leio.

Como pode um hinário inspirado por Deus conter mensagens subliminares? Isso é loucura! Meu bisavô, que foi o primeiro adventista daqui de Tatuí, dizia que quem
procura o diabo acha. Cuidado irmão, cuidado!

Use sua página para ganhar irmãos e não perdê-los! Se algum dia você já ganhou
alguma estrela na sua coroa, agora você deve estar devendo muitas por ter uma página que só critica a Obra.

Robson, meu pai sempre diz que "a Obra é perfeita, mas quem a dirige não é." O mesmo digo da sua página, a idéia seria perfeita se você, em vez de agir tomado pelo ódio e o rancor pelo pastor Lessa e pela CPB, a usasse para ganhar almas.

A única coisa que eu temo é ver na sua página um tópico dizendo; Será que o sábado é o domingo? Isso seria uma vergonha maio do que eu posso suportar! -- Lenikinha.

Nota do editor: Você está enganada, Lenikinha. Primeiro, porque não sinto ódio pela CPB nem pelo pastor Lessa. Pergunte, por exemplo, ao pessoal do SAC da CPB, se não tenho lhes encaminhado com relativa freqüência e-mails de pessoas interessadas em assinar nossas revistas. E em segundo lugar, você demonstra estar no mínimo desinformada, porque nós adventistas do sétimo dia não cremos na inspiração do Hinário! -- Robson


Eu estava dia desses ouvindo algumas músicas do Pastor Fernando Iglésias, do CD "A Canção do Pastor" e, enquanto ouvia uma das musicas que mais gosto, a música "Eu o Servirei", observei que o refrão dizia o seguinte...

"Eu já Fiz minha escolha"
"Minha decisão"
"Decidi mostrar de quem eu sou"
"Tenho a marca em minha mão"

Um amigo até me falou que poderia ser a marca na mão de Cristo, mas não é pois a musica diz: "TENHO A MARCA EM MINHA MÃO".

Porém, a Bíblia diz claramente: "Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da ira de Deus." Apocalipse 14:9 e 10.

O Espírito de Profecia diz:

"'Seguiu-se a estes outro anjo, o terceiro, dizendo, em grande voz: Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.' Apocalipse 14:9 e 10. A besta mencionada nesta mensagem, cuja adoração é imposta pela besta de dois chifres, é a primeira, ou a besta semelhante ao leopardo, do capítulo 13 do Apocalipse: o papado. A imagem da besta representa a forma de protestantismo apóstata que se desenvolverá quando as igrejas protestantes buscarem o auxílio do poder civil para imposição de seus dogmas." - The Great Controversy (O Grande Conflito), pág. 445.

Outra música que me chama muito a atenção é a música: "A Rude Cruz Traz Vitória", do CD "Livre Outra Vez", que, no refrão, diz:

"Pois a cruz rude cruz traz vitória"
"A qualquer coração sofredor"
"Vou louvar para sempre meu mestre"
"Pois a cruz hoje é tudo pra mim"

Eu não sei o que acham disso mais penso que apenas Jesus é tudo para mim, pois
foi Ele quem venceu e não a Cruz por si só. Ou seja neste hino, a cruz é exaltada
e Jesus fica em segundo plano.

Creio que seja interessante ficarmos mais atentos ao que ouvimos, pois são suts
as armas do inimigo nestes últimos tempos, e seria o mínimo que poderíamos fazer
para prestar um louvor melhor ao nosso criador...

JM


Da mesma autora:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com