Novo Livro da CPB Sobre
1888 Deturpa a Mensagem da Justificação pela Fé

 

IASD, IASD, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados...

Em sua infinita Misericórdia, enviou o Senhor, preciosa mensagem através dos pastores Waggoner e Jones...(Está no livro Eventos Finais...)

Vi que Jones e Waggoner correspondiam a Josué e Calebe. Vi que VOLUNTARIAMENTE REJEITASTES o que sabíeis ser verdade, tão somente porque isso era demasiado humilhante para vossa posição. GCB 9/5/1892.

Deparei-me recentemente com um livro, editado pela Casa Publicadora Brasileira, intitulado presunçosamente de A Mensagem de 1888, escrito por George R. Knight. Todos que já leram a verdadeira mensagem de 1888 em livros como Boas Novas (The Glad Tiddings), Cristo e Sua Justiça, O Poder do Perdão, Lições de Fé, Carta aos Romanos, de Waggoner e Jones, notarão claramente o desejo do autor de disfarçar, atacar e denegrir, mensagem e mensageiros.

Esse novo livro, espúrio e mentiroso, impresso pela Casa, na melhor das hipóteses, apresenta uma mensagem distorcida e que nada tem a ver com a realidade, mesmo quando adiciona alguns fatos reais (irrelevantes), que ocorreram durante a assembléia desse ano.

Wielland e Short, amados irmãos que escreveram o livro 1888 Re-Examinado, já haviam reconstruído a história de 1888. Preservaram, porém, isenta a mensagem dos livros e artigos produzidos então, exatamente por respeitar os mensageiros designados por Deus, Waggoner e Jones, a fim de que o leitor pudesse receber deles mesmos os refrigerantes sorvos do Bálsamo de Gileade que o Senhor se dignou a entregá-los para que repartissem com o mundo.

O livro de Knight, tristemente endossado e impresso pela Casa Publicadora, demonstra apenas duas realidades que a Igreja insiste em esconder. A MENSAGEM NUNCA FOI ACEITA, E OS MENSAGEIROS CONTINUAM SENDO APEDREJADOS.

Os espíritas, de forma quase infantil, para não dizer de forma ignorante, dizem: "Para entender Jesus, leia Kardec." Nós, os adventistas, protestantes e mesmo evangélicos dizemos: "Para entender Jesus, leia a Bíblia." Ou seja, dizemos ao mundo que para entender um autor e sua mensagem, devemos estudar seus próprios escritos. A Igreja (leia-se instituição), infantil ou ignorantemente, embora sem desculpa, diz: "Para entender a mensagem de 1888, leia Leroy From, leia Knight, leia Olsen, apenas não leia o que escreveram os verdadeiros autores, Waggoner e Jones, e tudo estará bem" (bem?).

A Igreja demonstra claramente que NUNCA ACEITOU ESTA MENSAGEM, pelo simples fato de não imprimir os livros de Waggonner e Jones. É como dizer que aceitamos Ellen White como mensageira do Senhor, mas não disponibilizarmos os livros dela.

Bem, que a Igreja insistentemente tenta camuflar a mensagem que Deus enviou à igreja e ao mundo em 1888, já é sabido de muitos. Tanto quanto pode, ela escondeu esta mensagem, mas hoje, visto que pessoas já as tem disponível, seja no site www.adventistas.info, sejam em livros impressos, a IASD, a exemplo de Roma, que já não dava mais conta de queimar e esconder a bíblia do povo de Deus, procura agora, num manto de aparente justiça, disponibilizá-la ao mundo, não sem antes porém, dar a esSa mensagem sua própria interpretação.

Não contente com as duas introduções espúrias, inseridas nos livros Mensagens Escolhidas, Vol. 3, e no Testemunhos para Ministros, sobre a assembléia de 1888, a IASD agora, aprofundando-se ainda mais em seu pecado e longe de reconhecer e pedir perdão por ele, tenta agora não apenas distorcer a história de Minneapolis, mas, a própria mensagem!

A mesma obra que se fez no passado continuará a ser realizada à maneira da Associação Geral. O caráter sagrado desta organização está desaparecendo rapidamente. O que será então respeitado como puro, santo e incontaminado? Haverá acaso alguma voz que o povo de Deus possa considerar como devendo ser respeitada? (The Work at Batlle Creek, 31/5/1896).

O livro 1888, de Knight, é uma sucessão de erros e mentiras tão grandes, que surpreenderá, com certeza, qualquer evangélico que tenha um mínimo de bom senso. Vejamos apenas alguns trechos deste livro espúrio que presunçosamente se chama: A Mensagem de 1888.

Logo à pág. 20, por exemplo, encontramos uma pergunta em que o leitor é questionado sobre o porquê da mensagem ter sido tão importante em 1888. O livro responde que há dois tipos de doutrinas interrelacionados, um que enfatiza o que temos em comum com os cristãos em geral e outro que enfatiza o que não temos em comum.

E imediatamente ele coloca a Justificação pela Fé como sendo uma convicção que teríamos em comum com os cristãos em geral, mas, quando fala do que não temos em comum, simplesmente esquece da única crença que, de fato, distingue-nos de TODAS as outras, que é o ministério de Cristo no santuário celestial, o qual diferencia copletamente nossa compreensão da justificação pela fé.

Ele finaliza dizendo que os mensageiros Waggoner e Jones enfatizaram o segundo tipo de doutrina, que nos sectariza, e afirma que isto “provocou uma espécie de separação entre o adventismo e o cristianismo em geral” (pág. 20 e 21). Knight coloca isto como algo ruim, quando, na verdade, isto seria maravilhoso, uma vez que, como um povo separado do mundo, nossas doutrinas nada devem ter a ver com as doutrinas dos chamados cristãos nominais.

Vejamos apenas mais alguns textos. Os textos do livro 1888 estarão com cor diferente e o comentário em letras normais. Textos do espírito de profecia estarão em itálico para diferenciar:

Diz o livro:

Em oposição a Smith e Butler, estavam Alonzo T. Jones e Ellet J. Waggoner, ...que desafiaram algumas das idéias acalentadas por seus colegas mais velhos do Leste. Pág. 24

Mas a mensageira do Senhor afirma claramente que quem moveu oposição foram os líderes Smith e Butler, e não os mensageiros, ou seja, os opositores não eram eles!

A mente de um homem enfermo exerceu um poder controlador sobre a comissão da Associação Geral, e os pastores têm sido a sombra e o eco do pastor Butler [Presidente na época] durante quase tanto tempo como seria salutar e benéfico para a causa. Inveja, más suspeitas, rivalidades atuaram como fermento até que toda a massa parecia estar levedada. (MEIII 178)

Até quando as pessoas NO CORAÇÃO DA OBRA, RESISTIRÃO A DEUS? Até quando os homens aqui os apoiarão ao fazerem isso? Saí do caminho, irmãos. Tirai a mão da arca de Deus, e permiti que o Espírito de Deus entre e opere com grande poder . (Manuscrito 9, 1890) MEIII 161.

 

Diz o livro:

Determinadas características de Jones e Waggoner não ajudaram a amenizar em nada a situação...O fato de pensar que tinha sempre razão agravou ainda mais essa tendência. Sua abrasividade contribuiu em muito para dar o tom às reuniões em Minneapolis...A postura agressiva adotada em Mineápolis para com os patriarcas da denominação fez pouco em favor da causa de Jones. Pág 26 e 27

Errado! Veja o que diz a Sra. White:

Eu devia insistir que fosse manifestado o devido espírito, um espírito semelhante ao de Cristo, como o que o Pastor E. J. Waggoner revelara durante toda a apresentação de suas idéias; e que esse assunto não fosse tratado em forma de debate.

Visto que o Pastor E. J. Waggoner se portara como um perfeito cavalheiro cristão, eles deviam fazer a mesma coisa, apresentando os argumentos de seu lado da questão de maneira direta...(MEIII 174)

 

Diz o livro:

Entre 1884 a 1886, a Sra. White tentou desempenhar a função de um mediador até certo ponto neutro entre as duas facções teológicas contendoras. Pág 29.

Errado novamente! Veja o que diz a Sra. White:

Transmiti minha mensagem com eles exatamente em harmonia com a própria mensagem que eles estavam apresentando. E o que vimos? MEIII 160

Na verdade, há muitos e muitos outros erros no livro 1888, do Knight, tantos e tantos que não há tempo, nem sei se seria necessário que os apresentássemos aqui, mas uma coisa fica mais que clara sobre este assunto:

Os preconceitos e opiniões que prevaleciam em Mineápolis, de modo algum estão mortos. As sementes ali semeadas em alguns corações estão prestes a saltar para a vida e produzir idêntica colheita. MEIII – 161

Se a mensageira do Senhor tivesse escrito isto hoje, não poderia ter sido mais precisa. Jerusalém continua a apedrejar seus mensageiros, e os preconceitos e opiniões distorcidas e erradas continuam a produzir uma colheita indigesta e uma messe morna.

Satanás sabe que a mensagem de 1888 irá sacudir primeiramente a igreja e depois o mundo. Sabe também que sua armadilha, a Trindade, foi desmascarada. Sabe ainda que Deus tem provido meios para a impressão desses livros entre os leigos. Por isso, cria como sempre sua contrafação, através de livros como A Trindade e 1888.

X
Divindade (Leigos)  Trindade (CPB)
X
Waggoner e Jones
(Leigos)
1888 – Knight (CPB)

É hora de escolher! As contradições são claras e irreconciliáveis. Uma é de Deus, outra é do Inimigo. Para entender 1888, leia Waggoner e Jones ou leia Knight. Mas saiba porém, que sua decisão, será pesada nas balanças celestiais, e terá conseqüências que serão um cheiro de vida para vida ou de morte para morte.

IASD, IASD, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados. Até quando isto se repetirá em nosso meio?

Deus tenha misericórdia de sua igreja, porque, de fato, e a menos que se arrependa verdadeiramente, não podemos ver a ela nenhum futuro que não seja o de que: Na verdade, na verdade vos digo, que não ficará pedra sobre pedra.

Rogério Buzzi

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com