"Pastor Proibido" do MS Ensina Fazer Sermão com Aplicação em Tempo Real

 

Olá, amigos do Adventistas.Com.

Já faz algum tempo que participei de um Curso de Oratória Sacra com o pastor Willian C. F. Fonseca, que trabalhou na Obra, mas atualmente colabora apenas como membro leigo no Mato Grosso do Sul. Colabora, não, colaborava, porque os pastores daqui andavam com uma dor-de-cotovelo danada da amizade que as pessoas tinham com ele e encontraram um jeito de acusá-lo e proibir de pregar nas igrejas deles.

Sei que ninguém é perfeito e que ele pode ter errado, mas achei injusto o que fizeram com ele, difamando-o, segundo soube, na frente de toda a igreja, sem que ele estivesse presente para se defender. Minha "vingança" é escrever para vocês e pedir que me permitam falar bem dele! Porque, mesmo que tenha errado, ensinou-me um segredo muito legal dos bons pregadores e é isso que quero partilhar com vocês.

O nome que dei para essa técnica é "sermão com aplicação em tempo real", ou seja, você vai lendo a Bíblia e aplicando imediatamente para si mesmo e para os outros a mensagem do texto que vocês está lendo. Sem ficar consultando livro de História para pesquisar o tal contexto, nem apelar para historinhas emocionais... É Bíblia pura, aplicada em tempo real para quem ouve!

O exemplo que o pastor Willian deu foi este aqui:

Texto Bíblico: São João 11 (A ressurreição de Lázaro)

v. 17 – Chegando Jesus, encontrou Lázaro já sepultado, havia quatro dias.

Lázaro estava morto há quatro dias e nós? Estamos mortos espiritualmente? Há quanto tempo? Tem um outro texto da Bíblia que fala que os pecadores "estão mortos em delitos e pecados".

v. 21 – Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão.

“Senhor, se tu estivesses comigo naquela época, eu não teria cometido aquele pecado.” Muitas vezes, nós mesmos não permitimos que Cristo estivesse conosco em certos momentos. E depois O culpamos! Todas as nossas decisões precisam ser tomadas com Jesus do nosso lado. Aliás, no Apocalipse, Ele diz que está à porta e bate porque quer entrar para ficar em nossa casa. Se O deixamos fora, depois não temos o direito de reclamar que Ele não estava conosco...

v. 22 - Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus te concederá.

Moisés pediu paciência e Deus deu. Elias pediu fogo e Deus deu. Eliseu pediu o dobro do espírito de Elias e Deus deu. Davi pediu um coração puro, Deus deu. Salomão pediu sabedoria e Deus deu. E você, vai pedir o quê? "Pedi e dar-se-vos-á", diz a promessa do próprio Jesus.

v. 23 - Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir.

Às vezes, o Filho de Deus nos diz uma coisa, nós entendemos outra! As promessas são para hoje, como ele fez ao bom ladrão na cruz. Mas nós pensamos que a ajuda oferecida por Cristo tem a ver só com o futuro...

v. 24 – Eu sei, replicou Marta, que ele há ressurgir da ressurreição, no último dia.

Somos daquele tipo de aluno meio lerdo de raciocínio, que o professor diz A e ele entende B. E todo mundo ri na classe. Foi o que aconteceu com Marta, Jesus estava pronto para ressuscitar seu irmão e ela pensando que Ele só seria capaz de fazer isso no futuro...

v. 25 – Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; v. 26 – e todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente. Crês isto?

O que Jesus disse, valia para Marta. Mas é também uma boa notícia para nós HOJE. É assim que temos de ler a Bíblia. Ler e aplicar ao nosso momento, interpretação em tempo real, com a iluminação do Espírito Santo! A lição aqui é: Podemos estar mortos espiritualmente... Sermos adventistas do sétimo dia, apenas no sétimo dia... Mas Jesus diz: Eu sou a ressurreição. Eu posso ressuscitar você... Mas você precisa se decidir AGORA! “Quem crer em mim, ainda que esteja morto, viverá! Crê Nisto?

v. 27 – Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo.

Depois que confessamos que cremos, Deus pode começar a agir. Temos que confessar que cremos todos os dias e confiar.

v. 35 – Jesus chorou.

Jesus tinha um refúgio em Betânia: a casa e o ombro de seu amigo Lázaro. Ele chorou e as pessoas viram o quanto Ele amava seu amigo! Seus amigos sabem que você gosta deles, que você os estima? Seus pais sabem que você é grato a eles? Jesus transparecia seus sentimentos de amizade e afeição. Pode estar certo de que Ele ainda hoje SORRI satisfeito por suas vitórias e CHORA por suas derrotas. Ele prometeu estar conosco todos os dias, em todos os momentos!

v. 39 – Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra.

Tire a pedra que separa você de Jesus! Faça a sua parte. Não super-dependa de Deus.

v. 39 - Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias.

Pessoas do tipo “sepulcro caiado”, têm medo de que a pedra seja tirada. A religião delas é apenas de fachada. Se tirar a pedra da hiprocrisia, vai cheirar mal. As pessoas vão saber quem, realmente, você é. Mas tire a pedra! Não permita que haja uma pedra no meio do caminho entre você e Cristo!

v. 43 – E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!

Adão e Eva esconderam-se de Deus logo depois que pecaram. Tiveram medo. Medo de se expor e serem rejeitados. Jesus promete nos aceitar como estamos. (Fulano de tal) vem para fora! Não continue levando esta vida falsa, religião de aparências. Fazendo tudo escondido e fingindo ser o que não é. Liberte-se da escuridão e venha para fora. Venha para a Luz. Eu sou a luz do mundo. É Jesus quem diz isto a você!

v. 44 -  Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.

E o morto saiu... E Jesus disse: desatai e deixai ir. Cristo fez a sua parte: deu a vida. Ele é a fonte de vida. A Palavra de Deus tem poder. Jesus diz: Já te dei o direito de ser feliz. Já te dei paz, agora você tem que senti-la. E diz para a igreja: Não atrapalhe, desatai e deixai ir.

v. 45 – Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, vendo o que fizera Jesus, creram nele. v. 46 – Outros porém, foram ter com os fariseus e lhes contaram dos feitos que Jesus realizara.

Quando você ressuscitar para uma nova vida espiritual, muita gente vai se espantar. Vão comentar. Fofocar. Zombar. Mas não se incomode. Você está livre da morte. Livre da condenação à morte. Livre do poder da morte a cada dia, por ligar-se a Jesus, a Fonte da Vida. E finalmente ficará livre da presença da morte, porque ela será destruída definitivamente por Jesus!

Apelo:

Estamos nós mortos espiritualmente? Estamos vivendo na escuridão dos nossos problemas?

Jesus diz: “Ei, psiu, eu posso ressuscitar você!”

“Eu sei, naquele último dia...”, a gente retruca.

Mas Jesus assegura: “Não! É AGORA! Eu sou a ressurreição! Você crê?”

Esse modelo super-prático e funcional de sermão eu aprendi com o pastor Willian C. F. Fonseca, que agora está sendo crucificado pelos outros "pastores" de Mato Grosso do Sul.

Torço para que ele vá à Justiça e comprove que estão falando mentiras contra ele, mas, de qualquer modo, ainda que seja culpado, dou aqui o meu testemunho de que aprendi uma coisa muito boa com ele, que foi aplicar a Bíblia imediatamente à minha vida. Aliás, talvez os pastores invejosos daqui não façam isso e por isso quase ninguém gosta dos sermões deles, ou talvez estejam aplicando a Bíblia com todo o rigor apenas sobre a vida dos outros e aí, a incoerência entre teoria e prática, faz com que sejam desacreditados.

Meu nome não digo, que é para não me censurarem por um ano também!

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com