Fala Sério: Por Que o Cristão Não Deve Ir ao Cinema?

Robson, já tenho ouvido muitas explicações sobre porque o cristão não pode ir ao cinema, mas todas são facilmente combatidas. Até a liderança da igreja tem opiniões divergentes. Por isso, peço sua colaboração neste assunto. Como posso explicar para uma pessoa não-adventista que não é recomendável ir ao cinema?

Desde já agradeço,

..................


Resposta do Editor

É realmente difícil desaconselhar a freqüência ao cinema, porque no período bíblico sequer se sonhava com essa possibilidade. Por isso, as opiniões se divergem e torna-se um tanto complicado proibir, ou desestimular, quem quer que seja de fazê-lo.

Talvez estas idéias que me ocorrem no momento possam ajudar o irmão a formar uma opinião:

Creio que, para o cristão, a principal fonte de informações úteis e realmente importantes é a Bíblia, por ser tida como a inspirada Palavra de Deus. Isto é, através dela, mantemos comunicação com Deus, recebendo dEle instruções para a nossa vida. Então, com base no que lemos, devemos avaliar todas as outras informações que recebermos. E tudo que não estiver em harmonia com os ensinos bíblicos deve ser rejeitado por nós.

Sendo Deus nossa única fonte de dados tão vitais, entendo também que não podemos nos arriscar a permitir que outros emissores (fontes de informação) nos possam transmitir mensagens, que contenham valores morais diferentes da Bíblia e, especialmente, por meios e códigos superiores aos dela. Se o fizermos, nós os estaremos colocando em posição de rivalidade ou concorrência com Deus.

Com isso, quero lhe dizer o seguinte:

1. Nossa salvação futura e felicidade presente dependem de nossa contínua comunhão com Deus, que está no Céu, mas Se comunica conosco especialmente através da Bíblia. Não podemos interromper essa conexão para assistir a filmes, cujas cenas ainda que leves e engraçadas nos distanciam de Deus, retirando-O de nosso cenário mental, ainda que apenas por um curto período de tempo.

Salmos 119:25: A minha alma está apegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra.

Salmos 119:50: O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.

João 5:39: Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.

João 6:69: Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna.

2. Não devemos perder tempo precioso com aquilo que não nos alimenta espiritualmente. Se temos tempo disponível, por que não nos fortalecermos através do estudo de toda Palavra, que sai da boca de Deus?

Salmos 119:28: A minha alma, de tristeza, verte lágrimas; fortalece-me segundo a tua palavra.

Salmos 119:105: Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

Isaías 55:2-3: Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares. Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias prometidas a Davi.

Mateus 4:4: Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

3. Conhecendo o poder da Palavra de Deus, o inimigo da raça humana lança mão de todo subterfúgio possível para nos distrair a atenção e ocupar nosso tempo em qualquer outra atividade que não seja o estudo da Bíblia, pois sabe que, se a estamos lendo, podemos estar em conexão com Aquele que nos dá forças para derrotá-lo sem sucumbir às suas tentações.

Marcos 4:14, 18-19: O semeador semeia a palavra... Os outros, os semeados entre os espinhos, são os que ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a fascinação da riqueza e as demais ambições, concorrendo, sufocam a palavra, ficando ela infrutífera.

1 Pedro 5:8: Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.

4. De maneira geral, Deus não interfere e muito menos violenta nossa capacidade de raciocínio e escolha, invadindo nossa mente através de mensagens direcionadas simultânea e bombasticamente aos sentidos da visão e audição, como faz o cinema com seus efeitos especiais de som e imagem, além das fantásticas trilhas sonoras, os quais alcançam e se instalam em nosso cérebro diretamente sem qualquer possibilidade de avaliação prévia ou bloqueio.

I Reis 19:11-13: Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto; depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave. Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?

5. A Bíblia é um livro que pode ser lido e avaliado com toda a calma, para que então a aceitemos ou rejeitemos conscientemente. Já o cinema passa-nos suas mensagens e valores de modo impactante, contínuo e subliminar, a ponto de dificultar e até mesmo impedir qualquer avaliação de sua mensagem. Não há pausas na exibição para que o espectador possa refletir sobre o que acaba de ser mostrado. Já a Bíblia, permite leitura pausada e crítica, pois Deus espera de nós um culto racional.

Mateus 22:37: Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.

Romanos 12:1: Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

6. Importantíssimo: A Bíblia apresenta a Verdade. O cinema, apenas ficção (mentira!) extremamente elaborada de modo que pareça verdadeira.

Salmos 119:163: Abomino e detesto a mentira; porém amo a tua lei.

João 8:44: Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

João 17:17: Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

7. Ao colocarmos a Bíblia de lado para irmos ao cinema assistir a um filme, estamos naquele momento em comunhão com outros deuses (outras fontes de informação para a vida) e adorando a "ídolos"... Não é à toa que essa expressão ÍDOLO tem sido usada para identificar os "astros" e "estrelas" de Hollywood! O Dragão, quando foi expulso do Céu, arrastou consigo a terça parte das estrelas... (Apocalipse 12:4).

Êxodo 20:3: Não terás outros deuses diante de mim.

João 1:3 (última parte): Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.

O artigo encontrado em http://www.jovemadventista.com/religiao/matrix_reloaded.htm pode também ajudar.

Há ainda um bom livro do pastor Mauro Bueno, sobre esse tema, publicado pelo Departamento de Jovens da União Central-Brasileira. Entre em contato com o pessoal do www.ucb.org.br e peça informações sobre como adquirir o mesmo, se é que a edição ainda não se esgotou.

Obs. Creio que esses mesmos argumentos, em parte ou no todo, podem ser utilizados contra programas, filmes e novelas da tevê, jogos de computador e mesmo leituras inadequadas, inclusive de páginas da internet.  

Robson Ramos


Complemento do leitor

Li o artigo sobre o assunto cinema. Gostaria de fazer uma contribuição. Minha esposa estava fazendo comunicação numa universidade do RJ e foi solicitado a ela que lesse um livro sobre cinema para realização de um trabalho. Ao ler o livro, ela ficou surpresa com a declaração do autor, que afirma que a película inventada para a exibição de filmes, teve sua origem numa sessão mediúnica (espírita).

Quando mostramos isso aos nossos filhos, ficou mais fácil convencê-los dos perigos do cinema. O nome do  livro é "História do Cinema no Brasil", o autor é Antonio Moreno, eu acho. Espero que ajude aqueles que desejarem pesquisar um pouco mais sobre o assunto. Isto para nós foi o suficiente. Um grande abraço. -- Milton Figueiredo

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com