A Mensagem da IASD é a Verdade que Liberta?

Por David Clayton

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)

Quando Jesus disse estas palavras, os judeus replicaram imediatamente: “Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém; como dizes tu: Sereis livres?” (João 8:33). Estas foram palavras estranhas vindas dos judeus. Como puderam dizer algo assim? Por quatrocentos e trinta anos eles foram escravos no Egito, por setenta anos estiveram cativos em Babilônia, e naquele preciso momento estavam sob o domínio do Império Romano. E então por que os judeus fizeram uma declaração tão prepotente e mentirosa?

A resposta pode ser encontrada nestas palavras, “Nós somos descendentes de Abraão”. Nestas palavras encontramos o grande fundamento da cegueira dos judeus. Deus prometeu abençoar Abraão e seus descendentes para sempre, e os judeus foram absolutamente convencidos de que por causa dessa promessa eles seriam um povo sagrado, especial e peculiar de Deus para sempre. Eles não compreenderam que isto somente seria verdade se eles permanecessem fiéis a Deus e fossem obedientes à Sua Palavra. Eles sentiram que jamais, sob qualquer circunstâncias, seriam abandonados ou rejeitados por Deus, não importa o quanto desobedientes e infiéis eles foram. Assim eles foram cegados por esta falsa idéia, que os levou até a negar o fato que eles estavam em escravidão naquele preciso momento.

Portanto, as palavras de Jesus, “Conhecereis a verdade”, irritaram os judeus. Aqui, Ele estava sugerindo que eles não conheciam a verdade, ainda assim eram descendentes de Abraão! Eles acreditaram que eram o povo escolhido de Deus, pertencentes à verdadeira igreja, e poderiam provar isso. Poderiam traçar a história de sua nação em uma linha contínua, voltando corretamente até a Abraão que foi o amigo de Deus. O próprio Deus deu-lhes muitas e muitas promessas que eles interpretaram de modo incorreto imaginando que Ele jamais os abandonaria (Veja Jeremias 31:35-37). Deus mesmo lhes deu, por Sua própria boca e por Sua própria mão, Suas sagradas leis.

Enquanto Jesus lhes disse essas palavras, os judeus se voltaram com orgulho para o grande templo, erigido por eles para a honra e glória de Deus e no íntimo rejeitaram Suas palavras. Se sempre existiu um povo que teve a verdade, este povo era os judeus, pensavam. Mas Jesus estava sugerido eles não conheciam a verdade, e que estavam em escravidão. Essa grave insinuação os deixou cheios de ira.

Mas será que os judeus realmente conheciam a verdade? O que é “a verdade?” É um conjunto de doutrinas cuidadosamente protegidas? É o conhecimento de cerimônias de Deus e de leis? É algo que pode ser aprisionado dentro dos muros de uma certa igreja? Em um sentido geral, quando falamos sobre a verdade nós pensamos que essa verdade é o contrário de falsidade, uma declaração correta. Quando não mentimos nem omitimos informações, nós acreditamos que estamos falando a verdade, isto é, realidade sobre as coisas.

Entretanto, Jesus estava falando sobre a verdade em um contexto particular. Ele estava falando sobre a verdade a qual nos habilitará a alcançar o completo objetivo e propósito do plano de Deus para as nossas vidas; a verdade que nos habilitará a nos tornar completamente aquilo que Deus deseja que nós sejamos. No contexto do discurso de Cristo, o que de fato é a verdade?

 

O que é a Verdade?

Bem, de acordo com Jesus, a verdade torna o homem livre. Livre de quê? Jesus continuou a dizer, “Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado... Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. (João 8:34, 36).

A verdade de Deus deixa os homens livres do pecado! Não importa em quais teorias acreditamos, não importa a que grupo religioso nós pertençamos, enquanto nós continuarmos a cometer pecado isso significa que não conhecemos a verdade de Deus. Conhecer a verdade de Deus é mais do que apenas ter um conhecimento intelectual da verdade. É uma experiência que temos com “a verdade” que nos torna livres do pecado. Quem comete pecado está em escravidão. Ele não conhece a verdade!

Por centenas de anos os judeus foram fiéis cumpridores de seus serviços religiosos, eles tinham estudado as leis e os escritos sagrados; eles tinham zelosamente se precavido contra aqueles que tentaram mudar sua fé, mas a despeito de tudo isso, eles não conheceram a verdade, como demonstrado pelo fato de que eles não tinham se tornado livres do pecado! Eles jamais se voltaram para conhecer a verdade porque a verdade de Deus não é encontrada em uma mera doutrina; a verdade é uma pessoa que é a pessoa de Jesus Cristo.

A fim de conhecer a verdade é preciso ter um íntimo relacionamento e interação com Jesus Cristo, é assim que Ele e Sua justiça vivem e habitam em nós. “Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”. (Gálatas 2:20).

 

Jesus é a Verdade!

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.” (João 14:6)

A religião judaica não era a verdade, e ela jamais tinha sido a verdade. Deus tinha somente a intenção de que, através do judaísmo, a humanidade viesse a conhecer Seu Filho, Jesus cristo, porque Ele, e somente Ele, é a verdade. Os Judeus erraram completamente o alvo. Eles acreditaram que o próprio sistema era a verdade. Acreditaram que, pelo fato de fazerem parte do sistema eles tinham a verdade! Eles naturalmente chegaram ao ponto em que adoravam o sistema em si e consideravam a maior heresia alguém falar contra ele como Jesus fez.

Este, então, era o problema que os judeus tinham. Eles estavam tão seguros com o que tinham, tão certos de  que tinham a verdade, que não sentiram necessidade de qualquer outra coisa. Aos seus olhos eram “ricos e abastados e não precisavam de coisa alguma” (Apocalipse 3:17). O sistema havia cegado seus olhos e, portanto, não puderam ver a Jesus. A escolha que estava diante deles era: Jesus ou o sistema? Não poderiam ser leais a ambos porque o sistema tinha tomado o lugar de Deus.

Em primeiro lugar, para tomar Seu justo lugar no coração do povo, foi necessário que Jesus destruísse primeiro a reverência que eles tinham pela “igreja”. Mas os líderes dos judeus reconheceram o que Jesus estava fazendo e, então, para salvar “a igreja”, eles crucificaram Jesus. Em seu zelo para preservar “a igreja”, eles assassinaram a Verdade! (Veja João 11:49, 50).

 

Isso é diferente hoje?

Jesus ainda é a Verdade. Não o sistema, nem organização, nem igreja pode tornar o homem livre. Apesar disso, a grande maioria daqueles que declaram ser cristãos tem diligentemente andado nas pegados dos judeus. Eles adoram suas igrejas. Eles respeitam estes sistemas como a fonte de luz e verdade, e eles atacam ferozmente aqueles que ousam criticar, ou aqueles que tem verdadeiramente encontrado “a Verdade”.

Mas qual é nossa esperança de salvação? É o fato de que você foi batizado em uma certa igreja? É porque você tem aceitado as crenças fundamentais de uma organização? É porque tem cuidadosamente observado os mandamentos como ensinados por sua igreja?

Essa é a posição de milhões de pessoas hoje. Elas foram levadas a acreditar que quando se uniram às suas igrejas elas foram salvas. Elas falaram, “nossa igreja tem a verdade. Nós somos a verdadeira igreja”. E, no entanto, embora estas pessoas declarem conhecer e ter a verdade, falam uma mentira porque elas não estão livres do pecado!

Nossas igrejas podem tirar nossos pecados? Foi um conjunto de doutrinas falhas, que sangrou sobre a cruz por você? É a sua denominação que o(a) ama com um amor, mais forte que a morte? Não! Foi Jesus, uma pessoa cheia de amor, bondade, e ternura. Portanto, a realidade do cristianismo é conhecer Jesus; nem mais, nem menos. Você não deve lealdade a nenhuma organização humana; não deve segui-las. Mas você deve tudo a Jesus. Siga-O!

Repetidamente, Deus enviou homens santos às igrejas com mensagens para voltar os olhos do povo em direção a Jesus, e toda vez que Jesus é erguido ao alto, estas torres de babel dos dias atuais (sistemas de homens) são destruídas. Portanto, os sistemas religiosos jamais permitiram, e jamais permitirão, que Jesus seja o rei do povo. Eles O têm crucificado vez após vez, enquanto expulsam, ultrajam e tentam destruir Seus servos.

Todas as vezes que os homens voltavam-se a fim de conhecer a Jesus, ocorre um desligamento destes dos sistemas religiosos, como aconteceu no Pentecostes e durante a Reforma Protestante. E em todas as vezes, existiu também grande perseguição aos verdadeiros cristãos, pelas organizações religiosas, quando os líderes viam que os sistemas que eles adoravam estavam correndo o risco de desabar.

 

Perseguição

Hoje, não é diferente. Quando homens voltam-se a fim de conhecer Jesus, existirá liberdade e eles encontrarão o poder para subjugar suas fraquezas, tentações e pecados. Sem uma cega lealdade a uma denominação ou grupo religioso, as pessoas compreenderão a Palavra de Deus sem prejuízo ou preconceito, e terão a capacidade para ficar livres do engano.

Mas as igrejas se unirão para perseguir e destruir aqueles que ousam ser diferentes – que ousam adorar de uma forma diferente. Outra vez, como no passado, as igrejas estabelecidas verão a obra de Cristo como uma ameaça; como algo que é perigoso, e eles se levantarão para perseguir e exterminar aqueles que estão determinados seguir apenas a Cristo, no caminho da verdade. Jesus testificou que esta é a forma como a última grande perseguição virá contra o verdadeiro povo de Deus

Amigo, você ainda está escravizado ou já se tornou livre? Sua igreja não pode tornar você livre; suas doutrinas não podem tornar você livre. Na verdade, essas coisas podem se tornar o maior obstáculo para a sua liberdade!

Existe um caminho, e apenas um caminho para a salvação:

“Conhecereis a verdade [Jesus] e a Verdade deixará vocês livres.” (João 8:32)

“E a vida eterna é esta: que eles possam conhecer a ti, o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem Tu enviaste.” (João 17:3)

Você acredita que este é um assunto sem importância? A Palavra de Deus nos fala que nos últimos dias as pessoas não resistiriam à sã doutrina, mas que elas procurariam ensinadores para si mesmas como se tivessem “comichão nos ouvidos”, e voltariam seus ouvidos para longe da verdade e acreditariam em fábulas (II Timóteo 4:3, 4). A palavra de Deus assegura que, porque não amaram a verdade, Ele os levaria a receber poderosos enganos, e que eles acreditariam numa mentira, e o resultado é que serão “julgados todos quantos não deram crédito à verdade”. (II Tessalonicenses 2:10-12).

Meu amigo, as igrejas estão repletas de falsos ensinadores; homens que estão apenas no ministério para se sustentarem – pessoas que estão à procura do lucro, que são pagas para fazer o seu trabalho.  Estes homens devem ensinar o que elas (igrejas) desejam que preguem. Eles não ousam ensinar a Bíblia como ela ensina, ou isso custaria seus próprios empregos.

Você sabe em seu coração que esta é a verdade. O ponto principal, meu amigo, é que na maioria das religiões esta é uma questão de dinheiro. Você pode se permitir sacrificar sua alma pelo lucro de outro homem? Você pode se permitir perder a vida eterna porque outro homem esteve assegurando seu salário ou seu prestígio, poder e vaidade?

 

Um último apelo!

Meu amigo, Deus deseja que você seja livre. Ele está falando para você agora, através deste artigo. O mundo inteiro está em escravidão, mas você deseja ser livre? Você quer escapar do grande engano que tem cegado o mundo? Então, por favor, siga a Jesus. liberte-se dos sistemas criados pelo homem, que existem apenas para glorificar a eles mesmos.

Volte para o Senhor com todo o seu coração (Jeremias 29:13). Faça disso o assunto da sua vida a fim de gastar mais tempo em falar apenas com Deus. Encontre um lugar calmo onde você possa estar com Ele freqüentemente. Abra sua vida inteira para Ele e dê a Ele o controle dela. Desenvolva o hábito de comunicar-se com Ele em todo lugar em que estiver qualquer que seja a situação que talvez esteja. Adote a Bíblia como sua única fonte de ensino. Alimente-se com ela continuamente, e peça ao Senhor que deixe sua mente limpa, esvaziada das tradições dos homens e suas denominações.

Meu amigo, esta é a vida. Esta é a SUA vida. Eternidade por demais importante para você a tratar superficialmente. Deus possa nos tornar livres dos sistemas dos homens e que nós possamos ser habilitados a encontrar a vida real e a verdade de Deus em Jesus Cristo. -- Tradução: Marcelo Gomes. Edição: Robson Ramos.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com