Estou decepcionado com a Nova Semente!

Olá,

Fui adventista de berço, e como uma grande parte dos jovens da minha época, saí da igreja ao completar 17 anos. (Isto já daria muito assunto aqui!)

Hoje, com 42 anos, família constituída, um filho, resolvi que estava na hora de procurar a igreja. Dei um salto de mais de 20 anos.... Quanta mudança! Muitos irmãos que morreram há 20 anos, se ressuscitassem agora, teriam um choque e morreriam novamente.

Acho que as coisas evoluem naturalmente. Exemplo: Quando era criança, as mulheres usavam saias abaixo do joelho, saias por cima da calça nos passeios a lugares onde seria necessário algum tipo de exercício. Hoje, vemos uma verdadeira revolução no vestuário não só feminino como no masculino também. A música, nem se fala. No primeiro hino que cantei na igreja, levei um susto. Cadê o piano? Bom, evoluímos também. Já temos o CD, DVD, e etc.

Mas uma coisa não mudou.... O velho ritual (se posso chamar assim) do horário de sábado. Escola sabatina (carta missionária), anúncios, hino (pra lá de conhecido) para a entrada do púlpito, sermão, hino de despedida (este também muito conhecido) aperto de mão do pastor na saída... E vamos pra casa!

Pois bem, estava cansado deste ritual todo quando tinha 17 e achei que estava cansado dele agora também.

Mente aberta, aceitei um convite para assistir um culto na igreja batista... (Ok, vão me crucificar agora, né?) mas gostei. Gente simpática, cumprimenta com um largo sorriso na entrada, hinos que levantam você da cadeira, cultos com conteúdo... Uma pausa: Eles tem um diferencial importante. ELES TÊM PASTOR! (Uma igreja, como a adventista, onde um pastor atende a mais de 3, 4, 5 igrejas, lamentável!) Eles têm também ministérios que funcionam, gente motivada...

Onde quero chegar? Duas semanas atrás, li sobre a "Nova Semente" no site adventistas.com. Entrei no site deles e... pimba! Pensei que estava na igreja batista!. O mesmo ritual. Pensei comigo, legal! A igreja adventista mais moderna, participante, com pastor, mais ativa e o mais importante... com a doutrina que eu guardo comigo a sete chaves, não importa em que igreja eu estiver.... Não acredito em alma. Não acredito em céu/inferno, etc, etc...

Peguei a mulher e, lá vamos nós. Rua Dr. Barcelar, 1043.

Surpresa! O velho sorriso das duas recepcionistas... Frio, mecânico... É... Não mudou nada. Subimos a escada rolante (Achei que estava entrando nas portas do Céu!) Surpresa de novo! Entramos no salão oval, nos acomodamos nas confortáveis cadeiras vermelhas... Bom, a "decoração" já me era familiar, a igreja batista usa a mesma. Câmeras, luzes, ação! Começou o show....

Estou triste... Vi pessoas que nunca conheceram a doutrina adventista e intitulam-se "adventistas do 7o.Dia". Vi pessoas frias, que não tiveram a capacidade de perguntar "de onde vocês são?" Vi pessoas que estavam mais preocupadas em onde colocar a bolsa cara, do que cumprimentar o irmão ao lado. Vi um conjunto cantando onde a cantora estava mais preocupada em dar show do que louvar a Deus. Vi um pastor que estava mais preocupado em falar um português bonito do que passar uma mensagem. Vi uma igreja adventista nada diferente da qual eu sempre conheci. Evoluir? Sim! é necessário. Por que não posso bater palmas ao cantar um hino que fazem as lágrimas rolar do meu rosto? Mas, ainda falta algo importante... Falta calor humano. Frequentei igrejas pequenas, igrejas grandes. Isto é raro nos adventistas.

Então, vocês que deram testemunhos aqui dizendo que estavam maravilhados com esta "nova semente", não incluam o nome da igreja adventista nisso. Não vi a alma da igreja neste projeto!

Espero estar muito errado, porque, se não, acho que está na hora da sacudidura, da qual tanto ouvi falar quando jovem, e pensei que não veria na minha geração.

Se vou frequentar a batista? Bom... Isso já é outra história.

Abraço a todos e desculpem o desabafo de quem achou que veria a igreja finalmente nascer de uma nova semente...

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com