Respostas Bíblicas - 2:
Que Importância Tem a Doutrina da Trindade à Luz do Apocalipse?


Neste estudo, procuraremos demonstrar que não há margem para a defesa da doutrina da Trindade, dentro do livro do Apocalipse, uma vez que, segundo a "revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu", apenas Aquele que está assentado sobre o trono e o Cordeiro merecem louvor e honra.

1. A inexistência do Espírito Santo como uma terceira pessoa divina e a participação do anjo de Jesus (Gabriel) na revelação da última mensagem divina à humanidade são claramente evidenciadas já no primeiro versículo do livro de Apocalipse:

"Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João." Apocalipse 1:1

Note o processo da revelação: Deus (o Pai) => Jesus => o anjo Gabriel => João.

"... Maravilhoso pensamento que o anjo que ocupa, em honra, o lugar logo abaixo do Filho de Deus, é o escolhido para revelar os desígnios de Deus a homens pecadores. ...” – (O Desejado de Todas as Nações. 20ª ed. Tatuí – SP, CPB, 1997. p. 99.).

“Foi Gabriel, o anjo que ocupa a posição imediata ao Filho de Deus, que veio com a divina mensagem a Daniel. Foi Gabriel ‘Seu anjo’ que Cristo enviou a revelar o futuro ao amado João; e é proferida uma bênção sobre os que lêem e ouvem as palavras da profecia, e observam as coisas ali escritas.” (Ibidem. p. 234.)

Gabriel é, portanto, a terceira pessoa em autoridade no Céu, lugar que já foi ocupado por Lúcifer. A diferença é que Lúcifer pretendeu ser "semelhante ao Altíssimo" (Isaías 14:12-14) por causa da posição que ocupava (Ezequiel 28:14-18). E Gabriel não aceita ser adorado (Apocalipse 22:9).

2. Logo abaixo, no versículo 6, João afirma que Jesus tem um Deus e o identifica como o Pai:

Apocalipse 1:6: "E nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai, a ele a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!"

Essa não é a única passagem bíblica que se refere ao Deus e Pai de Jesus Cristo. Confira, por exemplo, João 20:17: "Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus."

3. Apocalipse 2:26-28 repete o que é dito em diferentes passagens bíblicas quanto à autoridade delegada pelo Pai ao Filho:

"Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro; assim como também eu recebi de meu Pai, dar-lhe-ei ainda a estrela da manhã."

4. Apocalipse 3:5 mostra Jesus como intercessor perante o Pai:

"O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos."

Confirma-se assim, o que é dito pelo apóstolo Paulo em 1 Timóteo 2:5: "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem." E também: "1 Coríntios 8:6: "Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele."

5. Jesus e o Pai possuem os "sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra". Portanto, a expressão "sete espíritos" não se refere ao Espírito Santo, como terceira pessoa da Trindade. Comparados pelo apóstolo a "sete olhos", parecem referir-se à onisciência divina e ao ministério dos anjos, como já demonstramos no artigo "Creio na Trindade Adventista - 2", publicado aqui no www.adventistas.com.

Apocalipse 5:6: "Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra."

6. O Apocalipse não deixa dúvida de que apenas o Pai e o Filho devem ser adorados.

Apocalipse 5:13: "Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos."

7. Até os ímpios reconhecerão, finalmente, a soberania apenas do Pai e do Filho.

Apocalipse 6:16: "E disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro."

8. Os salvos não incluirão uma terceira pessoa divina no louvor pela salvação.

Apocalipse 7:9-10: "Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação."

9. Pai e Filho serão nossos "Consoladores" pela eternidade sem fim.

Apocalipse 7:17: "Pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima."

10. Não há três tronos ou três lugares no trono divino.

Apocalipse 22:1-4: "Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. ...Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele."

11. Os 144 mil terão em sua fronte apenas o nome do Cordeiro e de Seu Pai.

Apocalipse 14:1: "Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai."

12. Apocalipse 22:18-19 proíbe inclusive que acrescentemos uma terceira divindade ou pessoa divina entre os únicos que merecem adoração e louvor, o Pai e o Cordeiro:

"Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro."

13. Por tudo isso, discordo veementemente daqueles que afirmam que essa é uma questão "lateral", secundária, que nada tem a ver com a salvação... A grande controvérsia iniciou-se no Céu com uma terceira pessoa querendo ser adorada como Deus. E como disse Jesus, de nossa decisão pela adoração somente do Pai, que se tornou conhecido através do Filho, depende nosso futuro eterno:

João 17:1-3: "Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti, assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste."

Apêndice:

Quem é o Espírito que diz todas estas coisas às igrejas?

Apocalipse 2:7: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus."

Apocalipse 2:11: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte."

Apocalipse 2:17: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe."

Apocalipse 2:29: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

Apocalipse 3:6: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

Apocalipse 3:13: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

Apocalipse 3:22: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

A própria Bíblia responde que é Jesus, veja:

Apocalipse 2:12: "Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes."

Apocalipse 2:18: "Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido."

Apocalipse 3:1: "Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto."

Apocalipse 3:7: "Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá."

Apocalipse 3:14-22: "Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: ...Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."

O Espírito, no Apocalipse, é, portanto, o próprio Filho de Deus. Sobre isto, leia com atenção II Coríntios 3:16-18:

"Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado. Ora, o SENHOR É O ESPÍRITO; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo SENHOR, O ESPÍRITO. (Leia também 4:1-6) -- Robson Ramos


Contribuição de Josiel Lima

Na introdução de cada carta diz: "Ao anjo da igreja em ... escreve." Contudo, no que diz respeito às promessas ou no final de cada carta, é dito: "Ouça o que o Espírito que diz às igrejas" (Apoc. 2:7; 11; 17; 29; 3:6; 3:13 e 3:22).

Quem disse: "Ouça" - foi o Messias ou o anjo Gabriel? Quem é "o Espírito"? É o anjo para quem foi escrita a carta? É o anjo Gabriel que trouxe a mensagem ao profeta? (Apoc. 1:1 e 22:16). Ou é o próprio Revelador? (Jesus Cristo - Apoc. 1:1 e 22:16).

Portanto, pelo contexto do próprio livro, só existem duas alternativas: O Filho do Eterno (Apoc. 1:1 e 22:16) ou o anjo Gabriel: "Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas". (Apoc. 22:16).

"O Salvador predisse que nos últimos dias apareceriam falsos profetas, e atrairiam os discípulos após si; e também que os que neste tempo de perigo permanecessem fiéis à verdade que está especificada no livro de Apocalipse, teriam de enfrentar erros doutrinários tão especiosos que, se possível, enganariam os próprios escolhidos." - (Cristo em Seu Santuário. 5ª ed. Tatuí - SP, CPB, 1997. p. 18. [Manuscrito 11, 1906. p. 19].)

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com