Ciência e Tecnologia

12 de agosto, 2000 4:32 PM hora de Nova York (2032 GMT)

Vem aí o soldado cibernético

Vem aí o soldado cibernético

FORT BRAGG, Estados Unidos (CNN) -- Desde o começo de junho, 44 soldados da 82a Divisão Aérea estão experimentando um equipamento que o exército norte-americano chama de "Guerreiro Terrestre", cujas câmeras de vídeo permitem ao combatente examinar o terreno que tem pela frente sem se expor e pedir ajuda médica pelo sistema pessoal de comunicação.

"Este sistema vai nos pôr anos à frente da infantaria tradicional, num campo de batalha", disse o sargento John Petree, que está usando o "Guerreiro Terrestre" há pouco mais de dois meses.

As armas de assalto estão equipadas com miras térmicas, que localizam o alvo pelo calor do corpo mesmo à noite. Mapas computarizados são projetados em um visor diante do olho direito, mostrando o terreno pela frente, e o sistema global de posicionamento permite ao comandante seguir os passos de cada um dos seus soldados no meio da floresta.

Os trajes são tratados quimicamente para repelir insetos e cada soldado pode usar um pequeno computador preso à cintura para examinar o terreno. Fotos tomadas por uma câmera montada no fuzil podem ser enviadas aos companheiros através do computador, alimentado com baterias. Os capacetes de Kevlar tem microfones que permitem a intercomunicação de todos.

As empresas que estão desenvolvendo esses equipamentos de combate prevêem que o custo para cada soldado ficará entre 10 mil e 20 mil dólares.

"Acho que os contribuintes compreenderão que não é muito dinheiro, quando o uso desses sistemas ajudar a salvar a vida dos soldados", disse o tenente-coronel Scott Crizer, gerente de produção dos sistemas eletrônicos do Guerreiro Terrestre.

O sistema está sendo testado por soldados veteranos, que sugerem modificações. "Quando o equipamento estiver pronto, será algo confortável para o soldado", disse o coronel Mike Scaparotti, responsável pela experiência.

Em setembro, a equipe que está treinando em Fort Bragg irá para Fort Polk, na Louisiana, para enfrentar em manobras soldados que usam outros equipamentos.

(Com informações da Associated Press)

Fonte: http://cnnemportugues.com/2000/tec/08/12/soldado/index.html

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com